Ferramentas Gamma

Fórum dedicado a máquinas e ferramentas: Hobby e Profissionais
Responder
Jose_de_Moraes
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): José
Data de Nascimento: 18 Set 1987
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Funcionário Público
Localidade: Goiânia
Estado: GO
País: BR

Ferramentas Gamma

Mensagem por Jose_de_Moraes »

Boa tarde,

Já vi comentários positivos dos amigos sobre máquina da marca Gamma, especialmente das desengrossadeira.

Acontece que eles possuem toda uma linha de ferramentas e os preços são muito convidativos...

Por exemplo, achei essa lixadeira orbital
Imagem
por R$ 111,00 (https://www.walmart.com.br/lixadeira-or ... m=22253743)

Ela tem 180w e 12.000 oscilações por minuto, nada muito diferente de máquina da B+D e Skill com as mesmas especificações, que valem quase 100 reais a mais.

Mesma coisa com essa plaina
Imagem
que encontrei de R$ 295,00 (https://www.walmart.com.br/plaina-eletr ... m=22253743).

Essa tem 900W e 16.000 RPM, valor muito inferior a outras com as mesmas especificações de outras marcas.

Porém, como eu disse em outro tópico, estou com uma serra de bancada defeituosa justamente por ser muito barata... então o que os amigos acham? a qualidade da marca Gamma é restrita as desengrossadeiras ou é aplicável aos demais produtos?

Por estes valores, consigo me apertar e comprar várias ferramentas que preciso...

Redelease https://www.redelease.com.br/
PC64
Colaborador Master
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Paulo Celso
Data de Nascimento: 24 Mar 1964
Profissão ou ocupação: Engenheiro
Localidade: Sāo Paulo
Estado: SP
Contato:

Re: Ferramentas Gamma

Mensagem por PC64 »

A única máquina da Gamma que eu posso recomendar é o desengrosso. Eu não tenho, mas o Ilton tem um e trabalha pesado com ele e até agora a máquina respondeu bem. O Pedro e o Mellado também possuem e estão contentes com a máquina. Já vi elogios na internet a essa máquina dizendo que a diferença de preço para um Makita (R$ 1.000) não vale a pena.
Abs,
Paulo Celso

Meu blog: http://cafofodopc.blogspot.com.br/

fsimoesjr
In Memoriam
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Fernando
Data de Nascimento: 13 Abr 1964
Profissão ou ocupação: Militar
Localidade: Parati
Estado: RJ
Contato:

Mensagem por fsimoesjr »

Tem um vídeo na Internet no qual o sujeito reclama que o desengrosso dele da Gamma não funcionou mais direito depois da troca das lâminas.
Eu tenho aquele combinado plaina/desengrosso de 8 polegados. Sempre funcionou bem. Um dia, parou de puxar a madeira no desengrosso. Então, desmontei a máquina para verificar o que poderia ser. Fiquei bem chateado. Tem uma polia para reduzir a rotação do motor e girar os roletes de avanço da madeira. Essa polia é de ferro fundido e atua em um eixo de fero fundido também. Não tem nem mancal nem rolamento. Com o mínimo de aquecimento, o ferro da polia carregou material do eixo e travou tudo. Tirei a polia com um saca polia e com muito esforço (algo que deveria rodar frouxo). Verifiquei que o eixo estava com várias saliências de material (ferro) carregado pela polia. Ainda bem que eu parei a máquina rápido e não chegou a queimar a correia.
Limei o eixo e consegui que a polia voltasse a girar livremente. Não sei por quanto tempo.
Comprei um desengrosso Makita de 12 polegadas em 12 prestações e não quero mais saber de Gamma. Uso o desengrosso Gamma para aquelas madeiras mais "casca" mesmo e, então, poupo o Makita das brutalidades. Mas sempre ouvindo para tentar perceber outra travada da polia e ver se não queima a correia de vez.
Maquininha xumbrega.
Uma das coisas mais belas da Internet
é a troca de conhecimento sem fins lucrativos.
Parabéns a todos vocês.
Fernando Simões.

PC64
Colaborador Master
Contato:

Mensagem por PC64 »

Fernando,

Você está falando da plaina combinada com desengrosso. Essa máquina eu não compraria, pois acho ela muito pequena.

O desengrosso Gamma G683BR é outra coisa. Não é máquina de brinquedo!
Abs,
Paulo Celso

marcioreis
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Márcio de Oliveira
Data de Nascimento: 22 Fev 1985
Hobby: Decoração
Profissão ou ocupação: Estudante
Localidade: Brasilia
Estado: DF

Mensagem por marcioreis »

A Gamma apenas coloca o nome em produtos que normalmente são feitos na china e de fabricas variadas, então não sei se dá para dizer que todos os produtos estejam no mesmo patamar de qualidade. Acho que seria interessante consultar quem tem os modelos especificados.

Mila
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Artur
Data de Nascimento: 19 Set 1969
Hobby: Artesanato
Profissão ou ocupação: Marcenaria
Localidade: Campo Belo
Estado: MG

Mensagem por Mila »

Acho que o Fernando é o único que fala o que é realmente estas ferramentas e o que elas representam a longo prazo de uso.
Estas marcas tem gente que fala bem é porque não conhece outras da Makita ou da Dewalt. Senão sentariam a lenha.
Comprar marca mais barata que as da Makita ou Dewalt satisfaz na hora de pagar mais em conta. Mas quando começa a dar seu problemas, cospem marimbondos.
Jamais compraria este desengrosso da Gamma. Mesmo se fosse metade do preço da Makita.
Há mais coisas entre o céu e a terra do que sonha a nossa vã filosofia. - XEIKISPIR

fsimoesjr
In Memoriam
Contato:

Mensagem por fsimoesjr »

Realmente, eu não conheço o desengrosso de 12 polegadas da Gamma. Pode ser que seja uma máquina muito boa. Mas eu jamais o compraria pois, uma empresa que coloca sua marca em uma ferramenta como a que eu citei e que sabe a "lambança" que tem ali dentro, não merece mais a minha confiança.
Tudo isso pela falta de um rolamento de R$3,00, ou seja, é uma empresa que fornece uma ferramente destinada a quebrar rápido. Isso para mim é inadmissível pois eu ainda tenho minha primeira serra tico tico, minha primeira furadeira, minha primeira lixadeira e, recentemente, cedi aqui para o fórum minha primeira serra circular em perfeito estado.
Tchau Gamma.
Parabéns a todos vocês.
Fernando Simões.

Jose_de_Moraes
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): José
Data de Nascimento: 18 Set 1987
Profissão ou ocupação: Funcionário Público
Localidade: Goiânia
Estado: GO

Mensagem por Jose_de_Moraes »

Muito obrigado por compartilhar sua experiência com a marca fsimoesjr.

Concordo quando diz que se a empresa não se importa com a qualidade de um de seus produtos, pode não se importar com todos os outros.

A desconfiança que fica é grande.

Estou com uma serra de bancada nova e perigosa justamente porque comprei a mais barata do mercado.

Vejo que não tem jeito, ferramenta é Bosh, DeWalt e Makita. Vou ter que arrochar o cinto.

Abraços,

PC64
Colaborador Master
Contato:

Mensagem por PC64 »

Jose_de_Moraes escreveu:...
Vejo que não tem jeito, ferramenta é Bosh, DeWalt e Makita. Vou ter que arrochar o cinto.
...
José,

Tem o lado bom da coisa:

- trabalhar com ferramenta boa é outra coisa (desde uma simples chave de boca...)
- uma boa ferramenta, se bem cuidada, vai lhe acompanhar por toda a vida.

Eu tenho ciúmes das minhas ferramentas e não empresto para qualquer um. As pessoas não sabem usar e acabam estragando a ferramenta!

Pense em uma ferramenta como um investimento. Você pode começar a fazer coisas para a casa com elas, economizando muito dinheiro....
Abs,
Paulo Celso

evandrorp
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Evandro
Data de Nascimento: 12 Jul 1975
Profissão ou ocupação: Advogado
Localidade: São José do Rio Preto

Mensagem por evandrorp »

Olha eu tenho o desengrosso e desempeno tá gamma. Tenho também a furadeira de bancada de 16mm. Não tenho do que reclamar das máquinas. Para o meu uso hobby dá e sobra.

Giulliano
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Giulliano Morais Pir
Data de Nascimento: 18 Jan 1972
Profissão ou ocupação: Técnico de Mecânica
Localidade: Volta Redonda

Mensagem por Giulliano »

Evandro, seu relato é muito importante, assim como o do Fernando, mas eu não iria nessa máquina não.

O Marcos (Amaral), moderador, fez um excelente vídeo sobre ela e como técnico de mecânica, fiquei meio assustado com o que vi, pois trata-se de alta rotação e peças de materiais frágeis.

A furadeira é a mesma de outras marcas, só muda os adesivos e pequenos detalhes.

Agora, o desengrosso de 12", concordo com o PC, não vou de Makita não, pois a diferença de potência, se compensa com o modo de uso e a de $$$$, compro um detector de material (metal principalmente da Bosch).

Como dito, vários amigos aqui tem e falaram muito bem e eu o vi em ação na FORMÓBILE do ano passado e sempre vejo um exposto aqui em uma loja de minha cidade.

Abraço.
Att;
Giulliano.

"A vida é muito simples, nós que a complicamos"

"O que somos é consequência do que pensamos"

Alguns

sergiomontanha
Moderador Master
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Sérgio
Data de Nascimento: 27 Set 1974
Hobby: Som Automotivo
Profissão ou ocupação: Servidor Público
Localidade: Samambaia

Mensagem por sergiomontanha »

PC64 escreveu:
Jose_de_Moraes escreveu:...
...
Eu tenho ciúmes das minhas ferramentas e não empresto para qualquer um. As pessoas não sabem usar e acabam estragando a ferramenta!
Também tenho PC, e muito!
Vou ser honesto. Eu não empresto as minhas ferramentas pra ninguém! Mesmo o mais cuidadoso dos usuários, já me devolveu uma ferramenta com algum tipo de dano. Resumindo, eu não empresto ferramentas a ninguém e nem peço ferramentas emprestadas. Prefiro esperar e comprar a ferramenta do que pedir emprestado. Sou o tipo de pessoa, que se o camarada me emprestar uma ferramenta já quase estragando e ver isso acontecer nas minhas mãos, mesmo sem poder, vou lá e compro uma nova, então decidi não pedir emprestado mais nada, salvo um carrinho de mão e olhe lá, pra evitar essas situações e não perder a amizade. Se o sujeito pra ser seu amigo, necessita de que você empreste suas ferramentas, a meu ver não serve para amigo.

Sou viciado em ferramentas, então prefiro comprar porque ferramentas nunca são demais. Nada melhor que usar a ferramenta certa para o serviço que está executando, fora que ferramenta nova, é tudo de bom! :happy; :happy; :fio: :fio:

Grande abraço.
"Todo homem que se vende, recebe mais do que vale" Barão de Itararé

Participe da Distribuição de Brindes M&B: viewforum.php?f=140
Você se diverte, concorre a brindes e o mais importante: Ajuda a manter a Família M&B no ar!

PC64
Colaborador Master
Contato:

Mensagem por PC64 »

sergiomontanha escreveu: Vou ser honesto. Eu não empresto as minhas ferramentas pra ninguém! Mesmo o mais cuidadoso dos usuários, já me devolveu uma ferramenta com algum tipo de dano. Resumindo, eu não empresto ferramentas a ninguém e nem peço ferramentas emprestadas. Prefiro esperar e comprar a ferramenta do que pedir emprestado. Sou o tipo de pessoa, que se o camarada me emprestar uma ferramenta já quase estragando e ver isso acontecer nas minhas mãos, mesmo sem poder, vou lá e compro uma nova, então decidi não pedir emprestado mais nada, salvo um carrinho de mão e olhe lá, pra evitar essas situações e não perder a amizade. Se o sujeito pra ser seu amigo, necessita de que você empreste suas ferramentas, a meu ver não serve para amigo.
...
Eu não sou tão radical assim, mas também sou muito cauteloso na hora de emprestar. Se não tiver certeza de que a pessoa vai saber usar a ferramenta corretamente, não empresto. Prefiro ir lá e fazer o serviço.

A única pessoa que não faço restrições é meu irmão. Empresto o que ele quiser, e se não der para ele levar (serra circular, por exemplo), pode usar aqui em casa. Ele também gosta de ferramentas, sabe usar e é cuidadoso. Ele tem algumas coisas que eu não tenho, assim como eu tenho coisas que ele não tem. Combinamos que coisas caras que são pouco usadas não compraremos duplicado: quem precisar pega do outro (atualmente ele está com todo o meu arsenal de serralheria: inversor, máscara, policorte, eletrodos, luvas, etc...).

O problema é que as pessoas não entendem que as máquinas têm limites, que se ultrapassados provocam danos.... O usuário tem que perceber quando está exigindo da máquina mais do que ela foi projetada para oferecer e dar uma aliviada. Se insistir será prejuízo na certa.

Você falou em carrinho de mão. Emprestei um carrinho de mão para a minha vizinha. Os carrinhos de mão de hoje em dia são feitos para acabar junto com a obra. Esse carrinho não era novo, mas estava inteiro. Ela reclamou porque teve que consertar o pneu que havia furado na obra dela. Não estava furado quando emprestei!!!! Pelo menos o carrinho foi devolvido limpo e com o pneu consertado. Esse carrinho não existe mais, pois não suportou uma reforma na casa do meu irmão... Ele até queria me dar outro, mas combinamos de comprar quando fossemos precisar novamente (tomara que ele precise primeiro: ele compra, guarda e eu só pego se precisar). Carrinhos de mão ocupam muito espaço...
sergiomontanha escreveu: ...
Sou viciado em ferramentas, então prefiro comprar porque ferramentas nunca são demais. Nada melhor que usar a ferramenta certa para o serviço que está executando, fora que ferramenta nova, é tudo de bom! :happy; :happy; :fio: :fio:
...
Concordo em gênero, número e grau !!!
Abs,
Paulo Celso

Edu
Administrador
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): José Eduardo
Data de Nascimento: 30 Out 1960
Hobby: Áudio, Marcenaria e Bricolagem
Profissão ou ocupação: Professor de TI PEB1
Localidade: Bady Bassitt

Mensagem por Edu »

PC64 escreveu:Eu não sou tão radical assim, mas também sou muito cauteloso na hora de emprestar.
Eu também não sou radical :[-X: :[-X: :[-X:

Só empresto a ferramenta se o operador for eu :saint:

Meu lema é "VEJA COM OS OLHOS, NÃO TOQUE NAS FERRAMENTAS DONO É BRAVO"

Quer ver eu ficar P da vida é quando um parente precisa de uma ferramenta e minha esposa diz "O Eduardo tem está ferramenta", dou um olhar 43 pra ela que ela engole seco, e pensa dei um fora :doh: :loll: :loll: :loll:
Abraços
Edú

Temos de respeitar nossas máquinas, excesso de confiança nunca foi boa compania!

-

-

fsimoesjr
In Memoriam
Contato:

Mensagem por fsimoesjr »

Somente peço ferramentas emprestado quando percebo que a pessoa não tem nenhum cuidado com elas e, certamente, não terão nem ciúmes nem medo de emprestar. Aí as devolvo melhores do que vieram. Lubrificadas, limpas com produtos apropriados, alinhadas e afiadas. Muitos percebem e agradecem.
Quanto a emprestar, faço como o Edu. Empresto a ferramenta e o operador.
Parabéns a todos vocês.
Fernando Simões.

PC64
Colaborador Master
Contato:

Mensagem por PC64 »

fsimoesjr escreveu:... Aí as devolvo melhores do que vieram. Lubrificadas, limpas com produtos apropriados, alinhadas e afiadas. Muitos percebem e agradecem.
....
Tem ferramenta que se a gente não limpar antes não consegue nem trabalhar com ela.

Meu sogro era assim... Tinha até algumas ferramentas boas. Certa vez ele me emprestou uma serra-mármore (eu ainda não tinha a minha). Uma DeWalt (não era porcaria). A máquina veio toda suja de cimento, cabo remendado e com a maleta suja de tinta (parecia zarcão). Usei bastante a máquina na reforma da minha casa. Na hora de devolver dei aquele trato nela: limpei, lubrifiquei, cortei o pedaço do fio que estava com remendo (um perigo emendas em fios que operam em áreas molhadas) e tirei toda a sujeira da caixa. Aproveitei para "dar um gato" em dois discos de cortar madeira (ainda na embalagem) porque aquilo é muito perigoso. Coloquei um disco novo e devolvi a máquina. Ele também não reconheceu. Não fosse por algumas marcas indeléveis na carcaça, parecia que a máquina havia saído da loja.

Outra vez eu peguei 3 furadeiras que estavam "quebradas". Não eram máquinas profissionais, mas havia uma Skil e uma Bosch antiga (ainda daquela linha verde). A outra não me lembro a marca. Lefei para casa, desmontei, troquei carvão, limpei o coletor, troquei a graxa, dei aquele trato... deixei as 3 máquinas praticamente novas. Devolvi a ele as 3 máquinas funcionando. Alguns meses mais tarde eu vi uma caixa de furadeira Skil novinha jogada na casa dele. Perguntei o que havia ocorrido com as 3 máquinas que eu havia reformado e ele me disse que quebraram e ele havia dado para o pedreiro.... Antes eu tivesse dito a ele que as máquinas não tinham conserto e ficado com elas. Gastei meu tempo a toa. Estória semelhante ocorreu com um cortador de cerâmica bom que ele tinha. Usei uma vez, devolvi, quando precisei novamente ele me emprestou um chinesinho vagabundo. O bom havia sumido.

Mas meu sogro era assim... desprendido... não ligava para coisas materiais. Se alguém precisasse de ajuda, mesmo não podendo, ele dava um jeito de ajudar: fazia dívida para ajudar os outros. Há dois anos e meio ele partiu e deixou muita saudade.
Abs,
Paulo Celso

danilofreitas
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Danilo Reis freitas
Data de Nascimento: 07 Jun 1977
Profissão ou ocupação: Motoboy
Localidade: Frutal/MG
Estado: MG

Mensagem por danilofreitas »

Também não conheço o desengrosso da gamma, realmente vejo boas indicações a ele na net, o da makita já trabalhei com um(Mas não é meu) e posso dizer que se eu pudesse investir tal grana nem pensaria em gamma, pois ultimamente minha oficina deixou de ser hobby e com meus trabalhos já tenho um pequeno rendimento então por isso de dois anos pra cá desfiz de minhas ferramentas hobby e compro só Makita, bosch ou DeWalt, pois além de precisar de máquinas melhores eu vejo muito o quesito assistência técnica e nesse ponto a gamma não é tão indicada assim, como me decepcionei com a einhell que chegou no país com ótimas referências mas pecavam na assistência, tive decepção com eles várias vezes e também não indico DWT/AWT e Macrotop/Lynus pois também me deixaram na mão neste quesito, depois de tanto sofrimento deixei de lado a economia, se eu não puder comprar uma máquina de boa marca fico sem até quando eu puder investir, vale a pena.
Ter problemas na vida é inevitável, ser derrotado por eles é opcional.

XISLAIR
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): XISLAIR
Data de Nascimento: 24 Jul 1978
Localidade: Brasília
Contato:

Mensagem por XISLAIR »

Edu escreveu:
PC64 escreveu:Eu não sou tão radical assim, mas também sou muito cauteloso na hora de emprestar.
Eu também não sou radical :[-X: :[-X: :[-X:

Só empresto a ferramenta se o operador for eu :saint:

Meu lema é "VEJA COM OS OLHOS, NÃO TOQUE NAS FERRAMENTAS DONO É BRAVO"

Quer ver eu ficar P da vida é quando um parente precisa de uma ferramenta e minha esposa diz "O Eduardo tem está ferramenta", dou um olhar 43 pra ela que ela engole seco, e pensa dei um fora :doh: :loll: :loll: :loll:
Caracas Edu sou igualzinho a você, não empresto nem a pau juvenal!!! Certa vez emprestei um alicate de climpar novinho ainda na embalagem, o sujeito quando veio me devolver não reconheci o alicate, estava todo enferrujado :Brv: isso porque ele ficou com ele apenas uma semana, mas deve ter deixado pegar chuva ou sei lá o que, não aceitei o alicate e lhe disse que para mim daquele jeito não me servia e que poderia ficar com ele!! O sem noção aceitou numa boa, o que me deu mais raiva ainda!! :Brv: :Brv:

Tambem sou igual o PC prefiro fazer o trabalho se for o caso do que ter que emprestar uma ferramenta!!

Abraços,
Xislair!!!

"Dormientibus non succurrit jus"
(O Direito não socorre aos que dormem)
(...as tuas vitórias comemore abrindo uma garrafa de vinho não a boca \_/ )

Brasília - Distrito Federal

Responder

Voltar para “Máquinas, Ferramentas, Review, Hobby e Profissional”