adaptador de serra para furadeira... ferramenta antiga...
- jaugustog
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): José Augusto Gomes
- Data de Nascimento: 28 Mai 1964
- Hobby: marcenaria
- Profissão ou ocupação: funcionario publico
- Localidade: Rio de Janeiro
- Estado: RJ
- País: BR
adaptador de serra para furadeira... ferramenta antiga...
Não sei se os amigos já conheciam... eu não... falamos tanto em segurança, principalmente para aqueles que gostam de gambiarras, que a maioria descarta a utilização de serras adaptadas nas furadeiras... mas esse ferramental antigo acho que afasta um pouco as preocupações... o que acham?
[youtube]a6RUidNj45c[/youtube]
[b]Ninguém faz bem o que faz contra a vontade, mesmo que seja bom o que faz.
Santo Agostinho
Na vida tudo é providência... nada é coincidência... portanto, não devemos deixar guardados nossos talentos e, sim, mostrá-los a fim de dividir experiências...
[/b]
Redelease https://www.redelease.com.br/
- PC64
- Colaborador Master
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Paulo Celso
- Data de Nascimento: 24 Mar 1964
- Hobby: Marcenaria
- Profissão ou ocupação: Engenheiro
- Localidade: Sāo Paulo
- Estado: SP
- País: BR
- Contato:
Re: adaptador de serra para furadeira... ferramenta antiga..
Como bem foi dito no vídeo, é uma curiosidade....
Foi bom você ter postado. Vamos às minhas considerações.
O acessório é muito ruim. Reparem que a serra não tem mesa. Você tem que apoiá-la na madeira com uma base de poucos centímetros. Outro problema sério, e é aí que vão ocorrer os acidentes, é que a máquina é desequilibrada. A furadeira fica longe do disco, o que obriga o operador a segurar com as duas mãos. Agora imagine: você está empurrando a serra com as duas mãos - qualquer entortadinha ela pode forçar o disco contra a madeira e aí, a menor consequência seria um "corte torto".
Não notei algum dispositivo que prenda a furadeira ao acessório além do mandril. Isso significa que se o disco travar, a furadeira gira. Já imaginou? O disco trava na madeira, a furadeira gira em sentido contrário, você se assusta e perde o controle, o disco salta para fora da madeira. Desvencilhado daquilo que o prendia, ele começa a girar novamente, agora fora da madeira, sabe-se lá como. Temos um disco de serra girando livre no ar.
Furadeiras pequenas não tem grande potência. Esse é outro fator importante. Isso seria para serviços muito leves... Se for ser utilizado em serviços mais pesados, a chance do disco travar é grande, e aí pode ocorrer acidente.
Achei extremamente perigoso.
Abs,
Paulo Celso
Paulo Celso