adaptador de serra para furadeira... ferramenta antiga...

Fórum dedicado a máquinas e ferramentas: Hobby e Profissionais
Responder
jaugustog
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): José Augusto Gomes
Data de Nascimento: 28 Mai 1964
Hobby: marcenaria
Profissão ou ocupação: funcionario publico
Localidade: Rio de Janeiro
Estado: RJ
País: BR

adaptador de serra para furadeira... ferramenta antiga...

Mensagem por jaugustog »

Não sei se os amigos já conheciam... eu não... falamos tanto em segurança, principalmente para aqueles que gostam de gambiarras, que a maioria descarta a utilização de serras adaptadas nas furadeiras... mas esse ferramental antigo acho que afasta um pouco as preocupações... o que acham? [youtube]a6RUidNj45c[/youtube]
[b]Ninguém faz bem o que faz contra a vontade, mesmo que seja bom o que faz. Santo Agostinho Na vida tudo é providência... nada é coincidência... portanto, não devemos deixar guardados nossos talentos e, sim, mostrá-los a fim de dividir experiências... [/b]

Redelease https://www.redelease.com.br/
PC64
Colaborador Master
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Paulo Celso
Data de Nascimento: 24 Mar 1964
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Engenheiro
Localidade: Sāo Paulo
Estado: SP
País: BR
Contato:

Re: adaptador de serra para furadeira... ferramenta antiga..

Mensagem por PC64 »

Como bem foi dito no vídeo, é uma curiosidade.... Foi bom você ter postado. Vamos às minhas considerações. O acessório é muito ruim. Reparem que a serra não tem mesa. Você tem que apoiá-la na madeira com uma base de poucos centímetros. Outro problema sério, e é aí que vão ocorrer os acidentes, é que a máquina é desequilibrada. A furadeira fica longe do disco, o que obriga o operador a segurar com as duas mãos. Agora imagine: você está empurrando a serra com as duas mãos - qualquer entortadinha ela pode forçar o disco contra a madeira e aí, a menor consequência seria um "corte torto". Não notei algum dispositivo que prenda a furadeira ao acessório além do mandril. Isso significa que se o disco travar, a furadeira gira. Já imaginou? O disco trava na madeira, a furadeira gira em sentido contrário, você se assusta e perde o controle, o disco salta para fora da madeira. Desvencilhado daquilo que o prendia, ele começa a girar novamente, agora fora da madeira, sabe-se lá como. Temos um disco de serra girando livre no ar. Furadeiras pequenas não tem grande potência. Esse é outro fator importante. Isso seria para serviços muito leves... Se for ser utilizado em serviços mais pesados, a chance do disco travar é grande, e aí pode ocorrer acidente. Achei extremamente perigoso.
Abs,
Paulo Celso

Meu blog: http://cafofodopc.blogspot.com.br/

Responder

Voltar para “Máquinas, Ferramentas, Review, Hobby e Profissional”