Como havia comentado no tópico do graminho, vou apresentar o compressor de ar que montei com um reservatório Schulz de 100 litros e um motor de ar condicionado de 30.000 BTU's.
Gostaria de deixar bem claro que o cilindro de ar usado por mim está em ótimo estado e que a ferrugem vista nas fotos é apenas externa porque o dono anterior usou soda cáustica para começar a remover a pintura exterior e desistiu no meio do caminho. A montagem que fiz foi criteriosa e a pressão que estou usando no set do pressostato é de 80 a 120 libras.
Importante:
- O cilindro deve obrigatoriamente estar em bom estado.
- Todas as válvulas e peças usadas na montagem devem ser novas para evitar surpresas
- Use válvula de retenção na linha de entrada e válvula de segurança com set logo acima do limite do pressostato
- O pressostato deve ter válvula de alívio da linha de entrada, antes da válvula de retenção para aliviar a pressão da linha após o cilindro estar cheio e não pesar a partida do compressor quando religar
Esse é o cilindro e a ferrugem era apenas externa. Dentro do cilindro havia como se fosse uma graxa ou óleo para evitar a ferrugem. Notem que a ferrugem não está na parte de baixo onde a pintura não foi removida e era apenas superficial:

Ferrugem e restante da pintura removida.

Primer aplicado para preparação para a pintura.

Pintado e pronto para a montagem:

Borrachas do braço da suspensão do meu fiat que havia acabado de trocar serviram de calço anti-vibração para o motor do ar condicionado.

Aqui o compressor já montado com rodas de carrinho de carga de 6 polegadas. Ficou muito leve para movimentá-lo.

Capa para proteção da ventoinha do motor para evitar acidentes, feita com uma lixeirinha de 1,99, carpete sem resina, resina para fibra de vidro e a tampa de um balde. Caiu com uma luva mas não tenho foto no momento com a capa, depois posto pra vocês.

Está faltando um filtro na entrada e um na saída. Assim que puder, testo com as minhas pistolas HVLP e posto pra vocês.
Segue um vídeo dele funcionando para testar o tempo de enchimento do cilindro de 80 a 120 libras. O tempo gasto foi menos de 3 minutos.
https://www.youtube.com/watch?v=6f-v-urmo_s
Quero ressaltar que fiz uma execução consciente e criteriosa da montagem e por isso estou tranquilo quanto ao uso desse compressor. O custo de um compressor novo com o deslocamento e volume desse que montei fica no mínimo em aproximadamente R$ 1000,00. A grande vantagem além do custo, é que não vou precisar aguentar aquele cabeçote barulhento e como vou trabalhar em casa, é excelente.
Segue a lista de materiais e os preços:
- Cilindro 150,00
- Compressor 30.000 BTU's 2,5 CV 120,00 ( Esse foi barato!)
- Válvulas, Dreno e Pressostato 136,00
- Primer e tinta 56,00
- Rodas 40,00
- Motor elgin de refrigeração novo 35,00
- Outras despesas (fios, fitas, plug...) 50,00
- Total 587,00
A montagem elétrica já veio pronta quando comprei o compressor em uma loja de manutenção em ar condicionado e já veio com o capacitor.
Só monte um se tiver realmente certeza do que está fazendo, caso contrário, compre um em uma loja que é mais seguro. Um cilindro desse estourando pode derubar paredes e é muito perigoso, podendo até matar.
Críticas e sugestões são bem vindas.
Um grande e fraterno abraço a todos,
Sérgio.