Compressor 100 litros montado em casa.

Máquinas e ferramentas feitas por membros de modo artesanal. Diy (Do it yourself), Faça Você Mesmo, homemade, Fuí eu quem fez. Ferramentas Manuais Para Marcenaria e Carpintaria.
Responder
sergiomontanha
Moderador Master
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Sérgio
Data de Nascimento: 27 Set 1974
Hobby: Som Automotivo
Profissão ou ocupação: Servidor Público
Localidade: Samambaia
Estado: DF
País: BR

Compressor 100 litros montado em casa.

Mensagem por sergiomontanha »

Boa tarde amigos,

Como havia comentado no tópico do graminho, vou apresentar o compressor de ar que montei com um reservatório Schulz de 100 litros e um motor de ar condicionado de 30.000 BTU's.

Gostaria de deixar bem claro que o cilindro de ar usado por mim está em ótimo estado e que a ferrugem vista nas fotos é apenas externa porque o dono anterior usou soda cáustica para começar a remover a pintura exterior e desistiu no meio do caminho. A montagem que fiz foi criteriosa e a pressão que estou usando no set do pressostato é de 80 a 120 libras.

Importante:

- O cilindro deve obrigatoriamente estar em bom estado.
- Todas as válvulas e peças usadas na montagem devem ser novas para evitar surpresas
- Use válvula de retenção na linha de entrada e válvula de segurança com set logo acima do limite do pressostato
- O pressostato deve ter válvula de alívio da linha de entrada, antes da válvula de retenção para aliviar a pressão da linha após o cilindro estar cheio e não pesar a partida do compressor quando religar

Esse é o cilindro e a ferrugem era apenas externa. Dentro do cilindro havia como se fosse uma graxa ou óleo para evitar a ferrugem. Notem que a ferrugem não está na parte de baixo onde a pintura não foi removida e era apenas superficial:
Imagem
Imagem

Ferrugem e restante da pintura removida.
Imagem

Primer aplicado para preparação para a pintura.
Imagem

Pintado e pronto para a montagem:
Imagem
Imagem

Borrachas do braço da suspensão do meu fiat que havia acabado de trocar serviram de calço anti-vibração para o motor do ar condicionado.
Imagem

Aqui o compressor já montado com rodas de carrinho de carga de 6 polegadas. Ficou muito leve para movimentá-lo.
Imagem
Imagem
Imagem

Capa para proteção da ventoinha do motor para evitar acidentes, feita com uma lixeirinha de 1,99, carpete sem resina, resina para fibra de vidro e a tampa de um balde. Caiu com uma luva mas não tenho foto no momento com a capa, depois posto pra vocês.
Imagem

Está faltando um filtro na entrada e um na saída. Assim que puder, testo com as minhas pistolas HVLP e posto pra vocês.

Segue um vídeo dele funcionando para testar o tempo de enchimento do cilindro de 80 a 120 libras. O tempo gasto foi menos de 3 minutos.
https://www.youtube.com/watch?v=6f-v-urmo_s

Quero ressaltar que fiz uma execução consciente e criteriosa da montagem e por isso estou tranquilo quanto ao uso desse compressor. O custo de um compressor novo com o deslocamento e volume desse que montei fica no mínimo em aproximadamente R$ 1000,00. A grande vantagem além do custo, é que não vou precisar aguentar aquele cabeçote barulhento e como vou trabalhar em casa, é excelente.

Segue a lista de materiais e os preços:

- Cilindro 150,00
- Compressor 30.000 BTU's 2,5 CV 120,00 ( Esse foi barato!)
- Válvulas, Dreno e Pressostato 136,00
- Primer e tinta 56,00
- Rodas 40,00
- Motor elgin de refrigeração novo 35,00
- Outras despesas (fios, fitas, plug...) 50,00

- Total 587,00

A montagem elétrica já veio pronta quando comprei o compressor em uma loja de manutenção em ar condicionado e já veio com o capacitor.

Só monte um se tiver realmente certeza do que está fazendo, caso contrário, compre um em uma loja que é mais seguro. Um cilindro desse estourando pode derubar paredes e é muito perigoso, podendo até matar.

Críticas e sugestões são bem vindas.

Um grande e fraterno abraço a todos,
Sérgio.
Editado pela última vez por Edu em Sáb Jul 19, 2014 8:57 pm, em um total de 1 vez.
Razão: O Conselho de ética do M&B achou improcedente a denuncia do autor, e decidiu por manter o tópico ativo.
"Todo homem que se vende, recebe mais do que vale" Barão de Itararé

Participe da Distribuição de Brindes M&B: viewforum.php?f=140
Você se diverte, concorre a brindes e o mais importante: Ajuda a manter a Família M&B no ar!

Redelease https://www.redelease.com.br/
mellado
Moderador Master
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Alexandre p mellado
Data de Nascimento: 29 Ago 1968
Hobby: marcenaria , informatica
Profissão ou ocupação: programador de computador
Localidade: São Bernardo do campo
Estado: SP

Re: Compressor 100 litros montado em casa.

Mensagem por mellado »

Sem duvida a grande vantagem é que ele é mais silencioso que o convencional, mas eu morro de medo de compressor, acho que é uma verdadeira bomba se algo der errado.
realmente isto é apenas para quem sabe o que esta fazendo.
Um abraço.
Alexandre Mellado.

PC64
Colaborador Master
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Paulo Celso
Data de Nascimento: 24 Mar 1964
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Engenheiro
Localidade: Sāo Paulo
Contato:

Mensagem por PC64 »

Sérgio,

No outro tópico eu adverti quanto ao cilindro porque quando postamos algo no fórum o post fica aberto para o mundo inteiro. Qualquer um pode ler.

Como nós prezamos pela segurança das coisas que fazemos, não queremos incentivar um desavisado a fazer ferramentas perigosas. Compressor de ar é considerada ferramenta perigosa.

No caso do seu compressor, se você estiver confiante no estado interior do cilindro, tudo bem, mas é importante destacar que não é qualquer cilindro comprado no ferro velho que vai servir...
Abs,
Paulo Celso

Meu blog: http://cafofodopc.blogspot.com.br/

sergiomontanha
Moderador Master

mellado escreveu:Sem duvida a grande vantagem é que ele é mais silencioso que o convencional, mas eu morro de medo de compressor, acho que é uma verdadeira bomba se algo der errado.
realmente isto é apenas para quem sabe o que esta fazendo.
Caro mellado,

Entendo a sua preocupação e me acendeu uma luz de advertência na consciência. Tenho uma certa desenvoltura para esses assuntos e acho a dica interessante, mas se for para expor algum colega do fórum ao perigo ou induzí-lo ao erro, prefiro que o tópico seja excluído. Solicitei uma avaliação eu mesmo à moderação, denunciando o meu tópico e pedi a ele que tomassem as medidas que achassem cabíveis. Se acharem pertinente, excluíssem o tópico ou se acharem válida informação, que deixassem o tópico ativo. Longe de mim querer prejudicar alguma amigo. Sempre esqueço que nem todo mundo tem essa facilidade para adaptações como eu. Se errei, fica aqui o meu mais sincero pedido de desculpas aos amigos.

Cordialmente,
Sérgio.

Você se diverte, concorre a brindes e o mais importante: Ajuda a manter a Família M&B no ar!

sergiomontanha
Moderador Master

PC64 escreveu:Sérgio,

No outro tópico eu adverti quanto ao cilindro porque quando postamos algo no fórum o post fica aberto para o mundo inteiro. Qualquer um pode ler.

Como nós prezamos pela segurança das coisas que fazemos, não queremos incentivar um desavisado a fazer ferramentas perigosas. Compressor de ar é considerada ferramenta perigosa.

No caso do seu compressor, se você estiver confiante no estado interior do cilindro, tudo bem, mas é importante destacar que não é qualquer cilindro comprado no ferro velho que vai servir...
Caro PC,

Como acabei de responder ao colega mellado acima, se achares pertinente, peço a gentileza que exclua o tópico. Não quero em nenhum momento expor algum colega do fórum ao perigo.

Peço desculpas se o assunto do tópico foi impertinente.

Muito grato,
Sérgio.

mellado
Moderador Master

Mensagem por mellado »

Sérgio eu acho que este tópico é bem interessante, pois você menciona, as medidas de segurança usadas, e deixa claro que é perigoso, e deve ser feito apenas se houver conhecimento a respeito, existem vários videos no youtube que mostram como fazer isso, e em muitos deles estas informações de segurança não são mencionadas, por isso acho que é valido mante-lo para quem tiver interesse em fazer ficar a par dos riscos existentes, sem contar que na internet existem pessoas que chegam ao absurdo de usar um bujão de gás como reservatório, o que realmente fabrica uma bomba.
Um abraço.
Alexandre Mellado.

mellado
Moderador Master

Mensagem por mellado »

Sergio apenas por curiosidade, se usar um cilindro de GNV ficaria mais seguro?
digo isso pois os cilindros de GNV são utilizados com 220 bar de pressão, e a pressão de ruptura deles é de cerca de 500 bar o que acredito que nenhum compressor consegue gerar.
Um abraço.
Alexandre Mellado.

sergiomontanha
Moderador Master

Caro Alexandre,

A minha intenção foi realmente ajudar, mas creio que o tópico pode prejudicar alguém. Solicitei à moderação que excuísse o tópico para evitar alguma surpresa futura. De qualquer forma, agradeço a sua atenção e comentários, bem como a visita ao tópico.

Um grande abraço,
Sérgio.

Fabioreis
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Fabio Reis
Data de Nascimento: 22 Jun 1966
Profissão ou ocupação: Aposentado
Localidade: Cotia, SP

Mensagem por Fabioreis »

Aparentemente você foi muito cuidadoso e criterioso na montagem do compressor.

Ou seja, você sabe o que está fazendo - e colocou vários alertas para os curiosos de plantão não se meterem a fazer algo que não conhecem. Acho o tópico totalmente válido.

E ainda conseguiu montar um compressor silencioso - sonho de consumo !
Abraços,
Fábio Reis.

"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."
Chico Xavier

Fabio
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Fabio
Data de Nascimento: 07 Jul 1968
Profissão ou ocupação: Analista de Sistemas
Localidade: Sao Paulo

Mensagem por Fabio »

Sergio, parabens pelo compressor, ficou muito bom. E voce deixou claro que isso não é coisa para curioso, é preciso ter conhecimento para executar um projeto desse e isso voce demostrou que tem, e principalmente deixou os alertas para que ninguém se atreva a se aventurar sem saber o que esta fazendo, vi o video e realmente é bem silencioso, mais uma vez parabens

Abraços,
Fábio Rogerio de Freitas

Com organização e tempo, acha-se o segredo de fazer tudo e bem feito.
Pitagoras

sergiomontanha
Moderador Master

Caros Fabioreis e Fabio,

Agradeço os comentários e elogios. O que eu quis realmente demonstrar é que com boa vontade e um pouco de criatividade é possível montar um equipamento com um investimento moderado, mas sem esquecer da segurança, mas como comentei anteriormente, não gostaria que essa tópico criasse um acidente ou prejudicasse alguém. Caso os senhores quiserem aventurar-se a montar o equipamento, mandem-me uma mp que terei prazer em ajudar no que for possível.

Muito obrigado e um abraço,
Sérgio.

chatara
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): josé carlos
Data de Nascimento: 26 Abr 1948
Profissão ou ocupação: comerciante
Localidade: São Paulo-Capital

Mensagem por chatara »

Sergio,excelente montagem :10: com todos os requisitos de segurança.

duas perguntas; que óleo você está usando no compressor?
e não vai um filtro condensador para reter o óleo na saída do compressor?

abss
Chatara

São paulo-Capital

o importante não é saber das coisas e sim o telefone de quem sabe.

paulosena
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Senna
Data de Nascimento: 15 Mar 1914
Hobby: Pescaria
Profissão ou ocupação: Pescador
Localidade: medford
Estado: MA
País: US

Mensagem por paulosena »

me borrei de medo , se ele ta enferrujado assim por fora e por dentro?
Se quiser ir rápido vá sozinho mas se quiser ir longe va acompanhado

sergiomontanha
Moderador Master

Caro chatara - O óleo já veio no compressor e é o óleo comum, utilizado em compressores de ar condicionado. Comentei no finalzinho do tópico sobre o filtro. Está faltando um filtro na entrada para evitar que sujeira entre no circuito e um filtro na linha de saída para retirar o óle e umidade do ar. :up:
Obrigado pelo comentário. Que bom que tenha gostado e visto que a montagem foi criteriosa.

Amigo paulosena - Como está escrito no tópico, o cilindro está em bom estado. Aquela ferrugem era superficial e apenas externa. Note que após o lixamento, até o fundo fosfatizante, aquela cor escura do cilindro, está intacto.

Um grande abraço,
Sérgio.

Edu
Administrador
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): José Eduardo
Data de Nascimento: 30 Out 1960
Hobby: Áudio, Marcenaria e Bricolagem
Profissão ou ocupação: Professor de TI PEB1
Localidade: Bady Bassitt

Mensagem por Edu »

Amigos sinceramente não vejo motivo para excluir o tópico :up:

Ele pode servir de alerta para o perigo do compressor sem manutenção ou falta de itens de segurança.

Todos que frequentam o fórum, são maiores de idade e sabem do perigo de um compressor, tanto os montados (DIY) como os comerciais, se não houver uma manutenção rigorosa com teste do reservatório, feito por empresas certificadas para isso, o risco de morte é iminente.

Deve-se periodicamente realizar teste Hidrostático do reservatório de ar, segundo a norma técnica

Lembre-se a explosão do reservatório, por falhas no sistemas de segurança, pode trazer serias consequências para saúde do individuo, o que seria equivalente a detonação de uma granada.
BOLETIM INFORMATIVO - 2 - NR13 SOBRE PRESSÃO

Explosão Compressor de AR

Abraços
Edú

Temos de respeitar nossas máquinas, excesso de confiança nunca foi boa compania!

-

-

chatara
Ativo

Mensagem por chatara »

boas Sérgio,esse óleo é comum para refrigeração, que bombeia gás em circuito fechado,portanto não tem contaminação externa, esse óleo, em contato com o ar oxida,e absorve umidade. Já montei vários compressores ,para um equipamento que usava ar direto e baixa pressão, onde a entrada era bem filtrada. Depois de um tempo o compressor engripava,abri o primeiro,
e o óleo parecia uma meleca, consultado o fabricante, ele disse que poderia acontecer isso, aconselhou um compressor com outro tipo de óleo, que era ecológico e mais outras coisas, durou um pouco mais, e novamente consultado o fabricante, disse que não via outra solução. Não tendo saída,resolvi por conta própria testar outros lubrificantes, como óleo de turbina, óleo Capella,
o que deu melhor resultado foi o óleo Singer com um pouco de querosene, e também óleo de silicone. que não lembro a especificação e era bem caro. Cada tentativa era um compressor jogado fora.
Quanto ao condensador na saída do compressor, é para reter a nevoa de óleo,e devolver pra dentro do compressor,já que não se tem visor de nível do óleo,

desculpe,mas é só um pitaco,

abss
Chatara

São paulo-Capital

sergiomontanha
Moderador Master

Ótimas informações. Fico grato por compartilhar. Se puderes depois, gostaria que me explicasse como devolver o óleo de volta ao compressor. Seria manualmente mesmo através da entrada de ar? Sugere que eu use o óleo singer com querosene? qual seria a proporção e a quantidade indicada para um motor como esse que estou usando? Essa questão do visor de óleo sempre foi uma dúvida. teria que virar o motor, esvaziar e colocar um óleo novo na quantidade correta.

Fico muito grato pelo seu "pitaco" e garanto que é muito bem vindo.

Um abraço,
Sérgio.

chatara
Ativo

Mensagem por chatara »

boas Sérgio, no sistema de refrigeração,tem logo na saída do compressor,um bulbo metálico,que fica na vertical,e acima da saída, dentro tem um material filtrante,que retém a névoa ,e formando gotículas ,e as gotas ficando pesadas , voltam por gravidade. No meu caso como a linha trabalhava sem pressão,eu fiz com um tubo de PVC,e dentro coloquei uma esponja tipo Bom Bril que era inoxidável.
Depois que eu desmontei o primeiro compressor deu pra ver onde era possível drenar o óleo,e são 3 tubos na carcaça do compressor, um deles é pra injetar o gás, só que ,eu fiz isso a 12 anos, e hoje eu não me lembro, dos detalhes.
Posteriormente,eu vi no comércio, conjuntos de compressor para aerografia, de construção bem simples, somente com filtro de ar na entrada, não sei quanto durava, e como ficava a questão do óleo.
Quanto a indicar um tipo de óleo,vou me abster,seria interessante você consultar o fornecedor,citando essas questões, pode ser que nesse meio tempo,mudou alguma coisa.
Qualquer coisa estou na área,

abss
Chatara

São paulo-Capital

sergiomontanha
Moderador Master

Obrigado Chatara. Vou consultar um técnico em ar condicionado e ver o que ele sugere.

Um abraço.

Adenilson
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Adenilson
Data de Nascimento: 25 Mai 1968
Profissão ou ocupação: Vendas
Localidade: Tanabi
País: Br

Mensagem por Adenilson »

sergiomontanha escreveu:Caro chatara - O óleo já veio no compressor e é o óleo comum, utilizado em compressores de ar condicionado. Comentei no finalzinho do tópico sobre o filtro. Está faltando um filtro na entrada para evitar que sujeira entre no circuito e um filtro na linha de saída para retirar o óle e umidade do ar. :up:
Obrigado pelo comentário. Que bom que tenha gostado e visto que a montagem foi criteriosa.

Amigo paulosena - Como está escrito no tópico, o cilindro está em bom estado. Aquela ferrugem era superficial e apenas externa. Note que após o lixamento, até o fundo fosfatizante, aquela cor escura do cilindro, está intacto.

Um grande abraço,
Sérgio.

Apesar de todo o seu cuidado, que pode ser observado na montagem.....

1. Como vc tem a segurança que "por dentro" esta em boas condições? vc mandou fazer testes com ultra som?

2. A quantos bar ou psi pode chegar um compressor de ar condicionado de 30.000 BTus?

3. 587,00 para ser bem feito (e realmente o seu está bem feito) é o custo de um moto compressor shulzs de 30 litros que para a maioria dos hobbystas é o suficiente. (custo x Beneficio)

4. quanto tempo leva um compressor de ar condicionado para encher um cilindro de 100 litros? o que significa isso em termos de consumo de energia (custo x beneficio)

mais uma vez reconheço que seu trabalho esta bem feito... e eu tambem ja fiz um compressor assim, se bem usei unidade bitzer..

Imagem

neste os cilindros são de 35 lyts cada e são de gnv, que acho uma opção muito boa para este tipo de coisa... a parede deste cilindro tem 1 cm de espessura.

valeu mano.
Adenilson Salmo da Silva
------------------------------------------------------------

Deus é Amor - Apóstolo João
Tudo o que se faz por amor acontece além do bem e do mal - Nietzsche
Ame e faça tudo o demais - Santo Agostinho

sergiomontanha
Moderador Master

Adenilson escreveu:
sergiomontanha escreveu:Caro chatara - O óleo já veio no compressor e é o óleo comum, utilizado em compressores de ar condicionado. Comentei no finalzinho do tópico sobre o filtro. Está faltando um filtro na entrada para evitar que sujeira entre no circuito e um filtro na linha de saída para retirar o óle e umidade do ar. :up:

Um grande abraço,
Sérgio.

Apesar de todo o seu cuidado, que pode ser observado na montagem.....

1. Como vc tem a segurança que "por dentro" esta em boas condições? vc mandou fazer testes com ultra som?

2. A quantos bar ou psi pode chegar um compressor de ar condicionado de 30.000 BTus?

3. 587,00 para ser bem feito (e realmente o seu está bem feito) é o custo de um moto compressor shulzs de 30 litros que para a maioria dos hobbystas é o suficiente. (custo x Beneficio)

4. quanto tempo leva um compressor de ar condicionado para encher um cilindro de 100 litros? o que significa isso em termos de consumo de energia (custo x beneficio)

mais uma vez reconheço que seu trabalho esta bem feito... e eu tambem ja fiz um compressor assim, se bem usei unidade bitzer..

Imagem

neste os cilindros são de 35 lyts cada e são de gnv, que acho uma opção muito boa para este tipo de coisa... a parede deste cilindro tem 1 cm de espessura.

valeu mano.
Caro Adenilso,

Entendo o seu comentário e vou lhe a presentar as minhas contra-razões:

1 - Realmente não mandei fazer o teste hidrostático e com ultrassom e a minha inspeção foi visual e no tato, mas pergunto: Sabes quanto custa um teste hidrostático? Um teste desses custa aproximadamente R$ 1000,00 para cilindros de compressor (aqui em Brasília, só achei um que fizesse por 2 salários mínimos), e os locais que fazem teste em extintores ou cilindros de GNV não são capacitados para um teste desse porte. Existe o depoimento de um usuário de compressor, que sofreu inclusive um acidente com a explosão de um, que tinha vaso com teste hidrostático e laudo e mesmo assim não foi o suficiente. Comprou cilindro novo, com laudo e teste hidrostático e estava vazando. Trocou por outro novo e também estava vazando. Creio que nenhum usuário faz uma vez por ano o teste hidrostático em seu compressor de 25 litros de 500 reais e pagando esse absurdo. Inclusive o teste com ultrassom é mais caro ainda.

O que quero dizer com esse meu argumento é que os cilindros antigos da Schulz se estiverem em bom estado são mais confiáveis do que qualquer desses cilindros de compressores hobby feitos hoje em dia que têm origem chinesa e são finos e estão programados para suportar 120 libras, a mesma pressão que estou usando no meu com a parede mais grossa.

A maior causa dos acidentes com compressor é a falta de verificação periódica do pressostato e da válvula de segurança. Pressostato com defeito e válvula de segurança travada é explosão na certa, principalmente aliados ao cilindro em mal estado. Minha válvula de segurança além de nova, tem o set para 125 libras, 5 libras apenas do limite de desligamento do pressostato. A causa dos acidentes não é um procedimento ou fator isolado e sim um conjunto deles.

2 - Até 550 psi.

3 - Entendo a sua colocação e realmente em custoxbenefício para quem vai pintar pouca coisa é o suficiente. Para o meu caso esse compressores pequenos não atendem. Vou pintar o meu carro com ele e o pequeno não me atende e não é suficiente para uma pistola HVLP para se ter um acabamento de 1ª, fora o barulho que é insuportável desses compressores pequenos.

4 - 8 e meio minutos de 0 a 120 e 2 minutos e meio de 80 a 120 libras. Quanto ao custo, não haveria diferença já que o volume de ar constante e o maior volume do cilindro compensa e creio que esse compressor deva gastar menos energia que o cabeçote convencional.

Comentei com o mellado a respeito desses cilindro para GNV e acho que seriam uma ótima opção para a montagem devido à espessura das paredes e à pressão suportada, mas mesmo assim, só indicaria a utilização até 120 libras para manter os níveis de segurança.

Agradeço os seus comentários e espero que entenda que concordo com você em quase tudo que comentou, mas confio mais nesse compressor montado por mim do que nesse chineses vendidos atualmente e creio que quem os utiliza come muito mais risco do que eu. Verifique a espessura de um cilindro desse compressores de de um compressor Schulz antigo e verás a diferença. Com o dinheiro de um teste hidrostático eu compro um compressor 10/100 novo, eis a questão.

Mais uma vez agradeço as suas indagações, pois foram muito pertinentes e com certeza vão dirimir muitas dúvidas.

Muito grato e um abraço,
Sérgio.

bange
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Célio
Data de Nascimento: 07 Ago 1956
Localidade: Rio de Janeiro
Estado: RJ

Mensagem por bange »

Sergio,

Você, ao final das contas, substituiu o motor original por outro que a meu ver corrige o problema da maioria dos compressores, que é o barulho, mantendo todos os demais itens operacionais e principalmente de segurança...show! :up:

Eu ia comentar, mas o chatara já o fez quanto ao aspecto do óleo, que nada tem a ver com segurança e sim com o bolso, pois sem óleo ou com ele ineficiente, a troca do motor será precipitada... /think

Agora me permita comentar sobre o cilindro, que por norma deve ser testado hidrostaticamente em períodos determinados pelo próprio fabricante e não sei se vc. tem noção da idade do que vc. reaproveitou.

O teste hidrostático não garante 100% de que o material não sofrerá fadiga futura, inclusive existem correntes de pensamento de ele pode acelerar um defeito, pois basicamente o teste consiste em injetar uma pressão (sob condições seguras), maior do que a indicada para uso normal e isto pode antecipar um problema que certamente ocorrerá no próximo teste hidrostático quando novamente uma super pressão será injetada...a segurança do dia-a-dia está na válvula automática de alívio e na observação do manômetro.

Mas embora que a válvula de alívio seja um item de segurança, ela não está isenta de defeito e também deve ser avaliada periodicamente.

Considerando isto eu sugiro que vc. gaste uns 80 a 120 Reais (estimativamente em comparação ao mesmo teste em cilindros de GNV), para o teste hidrostático do seu, pois prevenir é sempre melhor do que remediar.

Aliás eu aproveito o tópico para alertar a todos os possuidores de compressores, quer seja DIY ou adquiridos de fabricantes, que não só façam o teste periodicamente como também busquem operar o compressor de maneira que ele fique enclausurado ou no mínimo separado do ambiente de trabalho...um cômodo isolado por exemplo...mangueiras podem levar o ar até o local de trabalho...não necessitando que o compressor fique junto ao operador, pois novamente repito que acidentes acontecem e é sempre melhor prevenir do que remediar.

Bração,
Bange

sergiomontanha
Moderador Master

Caro Bange,

Obrigado pelos comentários e por suas informações. Como havia comentado acima, o teste hidrostático é caríssimo e pelo que me consta, empresas que fazem teste em extintores, cilindros de mergulho e gás GNV não têm capacidade técnica e nem podem emitir laudos para esses equipamentos. As suas observações sobre a válvula de segurança vieram muito a calhar e corroboram com o comentário que fiz sobre a mesma. A informação sobre a localização co compressor também veio muito a calhar e é um ponto muito importante a ser observado.

Muito grato e um abraço,
Sérgio.

paulosena
Ativo

Mensagem por paulosena »

Sergio. Como que vc fez a verificação interna?

bange
Ativo

Mensagem por bange »

Sergio,

Ano passado tive que fazer o teste no meu cilindro de GNV, e o preço foi de 90 Reais no local que optei...na nota de serviço veio que o prestador era credenciado pelo INMETRO, para o teste em questão.

Estou questionando a Shultz a respeito de locais e valores, mas é bom lembrar que a periodicidade acho que é de 5 anos e se diluído não deve sair tão caro assim.

paulosena,

Não há como saber, pois o cilindro é hermético...oxidação ela sempre existe...quem tem sabe que ao drenar a água ela sai amarronzada do ferrugem...

Bração,
Bange

Ilton
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Ilton
Data de Nascimento: 27 Out 1965
Profissão ou ocupação: Gráfico / CNC
Localidade: Sorocaba

Mensagem por Ilton »

Bange, só R$ 90,00 pelo teste no cilindro de GNV?

Aqui em Sorocaba me pediram a bagatela de R$ 280,00 - acredite se quiser...

Ilton
Grande abraço - Ilton

João 3:16 / Isaías 55:6

sergiomontanha
Moderador Master

Caro Bange,

Se achasse um teste hidrostático por R$ 100,00 eu desmontaria o compressor esse fim de semana e levaria para o teste com o maior prazer. Agradeço a sua iniciativa de consultar a Schulz e se tiver alguma notícia positiva eu ficarei muito grato.

Um abraço.

Lukas
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Lucas
Data de Nascimento: 27 Ago 1984
Hobby: cutelaria, marcenaria
Profissão ou ocupação: Balconista
Localidade: Londrina
Estado: PR

Mensagem por Lukas »

Belo compressor Sergio. Tb ja postei um compressor com o mesmo motor, porem com reservatorio menor,
mas o meu sim era uma bomba rsrsrs soh tinha o presostato, e nao tinha a valvula de segurança... deixando claro os perigos, nao tem problema em divulgar... se eu ver um video de alguem colocando a mao no fogo nao vou pot tb rsrsrs

Abraços

paulosena
Ativo

Mensagem por paulosena »

pois é bange , é nesse ponto q eu queria chegar ,pq houve uma afirmacao de q por dentro tava joia joia e o ferrugem era so por fora e nesse caso nao se sabe qual o tamanho do estrago interno ,

paulosena
Ativo

Mensagem por paulosena »

se o dono anterior era japones tudo bem , mas se era africano .... ele deve ta todo estragado por dentro

Lukas
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Lucas
Data de Nascimento: 27 Ago 1984
Hobby: cutelaria, marcenaria
Profissão ou ocupação: Balconista
Localidade: Londrina
Estado: PR

Mensagem por Lukas »

paulosena escreveu:se o dono anterior era japones tudo bem , mas se era africano .... ele deve ta todo estragado por dentro

Nao entendi! ???? :ipcnt:

Edu
Administrador

Mensagem por Edu »

Lukas escreveu:
paulosena escreveu:se o dono anterior era japones tudo bem , mas se era africano .... ele deve ta todo estragado por dentro

Nao entendi! ???? :ipcnt:
Eu também não entendi :Brv:
Abraços
Edú

Temos de respeitar nossas máquinas, excesso de confiança nunca foi boa compania!

-

-

bange
Ativo

Mensagem por bange »

Acho que o paulosena, quis se referir ao que conhecemos como "povo"...inegavelmente o povo Japonês é pra lá de meticuloso...já o Africano...não conheço nenhum rótulo como o de Alemães, Suíços, Franceses...

Bração,
Bange

bange
Ativo

Mensagem por bange »

Ilton escreveu:Bange, só R$ 90,00 pelo teste no cilindro de GNV?

Aqui em Sorocaba me pediram a bagatela de R$ 280,00 - acredite se quiser...

Ilton
Não achei o site do que eu fiz o teste, mas veja este...o meu é de 16m³

http://www.retestegnv.com.br/

sergiomontanha, veja o retorno da Shulz...

"Estimado Sr. Célio,

Inicialmente agradecemos pela preferência SCHULZ.

A Schulz realiza este procedimento em seus produtos no momento da fabricação. Não realiza este tipo de serviço, também não indica quem o faça. Sugerimos que seja contatado um engenheiro mecânico na sua região, visto que o teste hidrostático precisa ser realizado por um profissional credenciado ao CREA.

Havendo quaisquer dúvidas, por gentileza contatar nossa equipe técnica através do telefone DDG 0800 474141, de 2ª a 6ª feira (exceto feriados) em horário comercial.

Atenciosamente,

Equipe SAC

Departamento Técnico SAC

Divisão Compressores
"

Mandei e-mail hoje para algumas empresas aqui do RJ, vamos aguardar o retorno.

Bração,
Bange

sergiomontanha
Moderador Master

Caro Bange,

Aqui em Brasília, os locais que fazem teste hidrostático em extintores ou cilindros GNV, não fazem de compressores. O único lugar que "talvez" fizesse, seria na Alta Pressão, loja que vende e faz manutenção em vários componentes, inclusive compressores e que custaria 2 salários mínimos. Viu a minha dificuldade? De qualquer forma, vou continuar tentando encontrar um local que faça o teste a um preço justo.

Um grande abraço,
Sérgio.

Edit: Erro de grafia.

bange
Ativo

Mensagem por bange »

sergiomontanha,

Isso agora me preocupou, pois tenho um Chiaperini de 28L, que já deve estar beirando os 5 anos, tem muito pouco uso, mas o que importa é o tempo...

Também mandei e-mail pra lá...

Uma das empresas questionadas, já me retornou o valor de R$ 1.600,00, mas com uma quantidade de testes não solicitados:

Teste do compressor com ultra som
Teste de válvula de alívio do compressor
Calibração do manômetro
Teste hidrostático

Questionei o absurdo, considerando que o mesmo compressor novo está custando R$ 1.500,00.

Pedi agora o valor apenas do hidrostático...vamos aguardar...

Bração,
Bange

sergiomontanha
Moderador Master

Bange,

O valor desses serviços no eixo Rio - São Paulo é mais barato do que por aqui em Brasília. Pelo valor do orçamento que te passaram já dá pra imaginar a minha situação por aqui não é mesmo? Vamos aguardar a resposta da empresa à sua indagação e torçamos para que sejam positivas.

Obrigado pela força e um abraço,
Sérgio.

Edu
Administrador

Mensagem por Edu »

bange escreveu:já o Africano...não conheço nenhum rótulo como o de Alemães, Suíços, Franceses...
Realmente nunca vi produtos industrializados Made In África, com exceção de alguns anúncios de algodão vindos de lá :up:
Abraços
Edú

-

-

PC64
Colaborador Master
Contato:

Mensagem por PC64 »

Pessoal,

Na semana passada estive na Serra da Canastra. Ficamos hospedados em uma pousada e como havíamos andado muito em estrada de terra resolvi dar uma "assoprada" na poeira do carro. Na oficina da pousada havia esse compressor:

Ver em Tamanho realhttp://i1322.photobucket.com/albums/u57 ... f87036.jpg[/miniatura]

Será que ele é seguro?

Bem, eu liguei e ele não explodiu.... Mas que deu medo, isso deu!

Aproveitei e tirei umas fotos da bancada:

Ver em Tamanho realhttp://i1322.photobucket.com/albums/u57 ... 3f6134.jpg[/miniatura]

Ver em Tamanho realhttp://i1322.photobucket.com/albums/u57 ... d52935.jpg[/miniatura]
Abs,
Paulo Celso

bange
Ativo

Mensagem por bange »

Pessoal,

Segue novo retorno da JSRC...a mesma que deu o orçamento inicial de 1600,00.

Boa tarde.
Os serviços de teste hidrostático do compressor de ar, conforme mencionado, é para fins de segurança própria. Fornecemos o certificado dentro dos procedimentos de portaria 23 do ministério do trabalho.
O valor dos serviços com o compressor sendo trago aqui na empresa, custa R$ 380,00 (trezentos e oitenta reais), só para que o mesmo seja testado e que seja fornecido também o certificado do compressor. Desde já, obrigado.

JSRC.GNV.SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO LTDA-ME

Tel: (21) 3277-9777 / 78227270 ID: 24*65389

Continuo o meu questionamento do preço, considerando o reteste de um cilindro de GNV ser bem maior e ter aprox. 1/4 do preço...

Estou achando que como não é muito comum o reteste de cilindros de compressor de ar, eles estão dando um "chute"...se colar colou...

Bração,
Bange

sergiomontanha
Moderador Master

Caro Bange,

Que diferença não? Essa discrepância é que me deixa "encucado". Gostaria de saber o motivo de tal diferença entre os orçamentos. Como eu havia comentado antes, o valor de um serviço no eixo Rio-São Paulo quando chega aqui em Brasília, no mínimo triplica o preço. São as incorências que encontramos por aqui.

Grande abraço,
Sérgio.

PC64
Colaborador Master
Contato:

Mensagem por PC64 »

bange escreveu:Pessoal,

Segue novo retorno da JSRC...a mesma que deu o orçamento inicial de 1600,00.

Boa tarde.
Os serviços de teste hidrostático do compressor de ar, conforme mencionado, é para fins de segurança própria. Fornecemos o certificado dentro dos procedimentos de portaria 23 do ministério do trabalho.
O valor dos serviços com o compressor sendo trago aqui na empresa, custa R$ 380,00 (trezentos e oitenta reais), só para que o mesmo seja testado e que seja fornecido também o certificado do compressor. Desde já, obrigado.
....
Continuo o meu questionamento do preço, considerando o reteste de um cilindro de GNV ser bem maior e ter aprox. 1/4 do preço...

Estou achando que como não é muito comum o reteste de cilindros de compressor de ar, eles estão dando um "chute"...se colar colou...

Bange,

Pelo preço, não valeria a pena comprar essa para podermos fazer o teste? Ela custa o mesmo que 2 testes!
Abs,
Paulo Celso

bange
Ativo

Mensagem por bange »

Olá PC,

A princípio sim, mas pelo que já li a respeito, a coisa é mais complicada...ex.:

Já que os líquidos são praticamente inelásticos, uma determinada quantidade de ar deve ser colocada...quanto? Não sei...

Já vi num teste que deve-se medir milimetricamente o volume da água dentro do cilindro, antes e depois do teste...dependendo da nova capacidade (pois com a pressão o cilindro tende a expandir), o teste apontaria a aprovação ou a reprovação do cilindro...quanto? Não sei...

Nos cilindro de GNV, os testes são feitos com 2,5 vezes a pressão normal de funcionamento...e nos nossos compressores? Não sei...

O ambiente de teste deve ser preparado para uma possível ruptura do cilindro.

Na certificação é emitido um gráfico que nunca vi o que representa...

A coisa envolve uma razoável engenharia, mas na execução usam um "macaquinho" bem instruído...rs!

Eu voltei a questionar a JSRC, sobre a possibilidade de baixar mais o preço se eu desmontasse tudo e levasse apenas o cilindro...a resposta foi negativa.

Questionei a várias empresas, sendo que de todas as que responderam positivamente para o teste, a JSRC foi até agora a mais barata.

Teve uma segunda mais barata (450,00) em Sampa...(vendas@cilgastech.com.br).

Parece que o preço também está ligado a volume e concorrência...volume acho até que teria, porém como não é um ato obrigatório, como no GNV, 99% dos proprietários (comerciais ou hobbystas), nem estão aí pra coisa...a nossa (e de todos) sorte é que temos um mecanismo automático de desligamento e a válvula de segurança, sendo mais fácil perceber um funcionamento anormal.

Bração,
Bange

Responder

Voltar para “Máquinas e Ferramentas Homemade”