Fórum com assuntos sobre marcenaria e bricolagem em geral
Ad blocker detected: Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker on our website.
não sei quanto a vocês, mas eu particularmente acho esse negócio de fazer a furação de cavilhas uma coisa meio chatinha. Um milímetro que seja, de desalinhamento entre os furos, já acaba comprometendo o encaixe. Eu tenho o tal do centralizador de cavilha, mas não acho o uso desse dispositivo lá muito prático.
Eis que me deparo com o vídeo abaixo no Youtube. Achei-o simples e eficiente, o único porém é que ele não pode ser feito na oficina, a ajuda de um serralheiro é necessária.
Você tem razão. Trabalhar com cavilha é chato. É muito eficiente na indústria, onde a furação é feita em máquinas. Fazer em casa, na mão, é difícil. Há vários gabaritos que prometem milagres, mas a gente acaba fazendo o furo desalinhado, pois normalmente utilizamos uma furadeira manual. O ideal seria utilizar uma furadeira horizontal para fazer os furos de topo e uma furadeira de bancada para os furos na chapa.
Eu tenho um , mas também não são perfeitos. Como a gente segura o gabarito com uma mão e a furadeira com outra, não dá muita firmeza.
O gabarito do vídeo parece interessante.
Caso você venha a fazê-lo, poste suas impressões para a gente.
Abs,
Paulo Celso
________________________________ Na minha oficina sigo a máxima me meu avô: "UM LUGAR PARA CADA COISA, E CADA COISA FORA DO SEU LUGAR."
Gostaria que algum colega que tivesse experiência positiva com jigs de cavilhas, dessas tipo gabarito mestre que se compra pronta, pudesse me dizer. Preciso de algo que sirva com máxima exatidão e rapidez.
Abraços,
Karina.
Quando você pensa que tem todas as respostas,
a vida muda todas as perguntas.
gostei deste segundo exemplo Paulo.. ja que prende as duas peças ao mesmo tempo... acho que deve funcionar legal
Adenilson Salmo da Silva
------------------------------------------------------------ Deus é Amor - Apóstolo João
Tudo o que se faz por amor acontece além do bem e do mal - Nietzsche
Ame e faça tudo o demais - Santo Agostinho
Eu tenho segundo modelo mencionado pelo Paulo Sena e estou muito satisfeito com ele. É um pouco mais caro, mas por possuir travas, evita o problema da "firmeza" mencionado pelo PC. Eu uso ele tanto para cavilhas quanto dispositivos de montagem tipo "Girofix".
Eu tenho um desses aqui , apesar de ser meio frágil porque é de plástico, ainda esta aguentando bem, mas existem melhores.
Na época, com impostos e tudo, saiu por uns R$40,00, o problema é a demora, aqui no Brasil estão vendendo a R$100,00 no ML.
Aproveitando...
Amigo cecs1202, bom te ver por aqui novamente!
Seus comentários e dicas estavam fazendo falta.
Abraço Carlão!!
Obrigado pela mensagem, é um grande prazer revê-lo também !
O meu gabarito também foi comprado no ebay, mas um parente meu que mora no USA trouxe para mim na mala, portanto não tive gasto com impostos. Tentei achar algum vendedor deste gabarito que enviasse para o Brasil, mas não consegui achar nenhum, todos que o vendem só enviam para dentro do USA.
De qualquer forma, segue alguns anuncios do produto, caso alguém tenha interesse:
E aqui tem um vídeo que mostra como usar o gabarito:
Tempos atrás eu vi esse gabarito postado pelo Carlos à venda na Leroy Merlin.
Eu não prestei muita atenção no gabarito pois ele estava bem caro (para o meu bolso), mas vi que era importado da Alemanha. Então imagino que deve ser sistema métrico.
Abraços,
Fábio Reis.
"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."
Chico Xavier
karinacampos escreveu:Gostaria que algum colega que tivesse experiência positiva com jigs de cavilhas, dessas tipo gabarito mestre que se compra pronta, pudesse me dizer. Preciso de algo que sirva com máxima exatidão e rapidez.
Karina, tenho um da Wolfcraft, bom, barato e eficiente.
Acabei encontrando esse aqui: http://www.youtube.com/watch?v=Z_lw_0QrSuE
Sua vantagem é que é em mm, só não consegui saber onde comprar.
Se alguém souber, ficarei grato pois, também me interessou muito.
Também acho complicado fazer essa furação. No meu caso sempre dá uma diferença, mesmo usando o gabarito mestre da Milescraft. O problema é gabarito numa mão e a furadeira em outra... Creio que seja apenas uma questão de prática.
O gabarito da Black&Decker, que o Giardino sugeriu, parece ser uma opção mais interessante já que permite trabalhar com as duas mãos na furadeira.
ficou muito bom, so quero dar um toque pede para o serralheiro soldar uma barra chata grossa no gabarito de topo do lado onde fura, e furar a mesma igual a do gabarito, ai vc ta almentando a area por onde a broca vai passar para servi de guia não deixando q vc fure fora de esquado ai as cavilhas ficão sempre sertinhas no esquadro
Eu tenho uma dúvida com relação a este Jig que foi comprado pela Karina. Nos vídeos observei que as peças são sempre da mesma espessura e me pergunto se é possível unir peças de espessuras diferentes como na montagem de uma mesa onde a perna da mesa seja de 7 cm e a travessa (que une uma perna à outra) é de 3 cm e eu quero que a cavilha seja fixada no centro da peça de 7 cm. Como não achei a resposta. estive pensando se não seria mais versátil, muito embora seja caro pra caramba.
Marcos, estive lendo o manual e não encontrei nenhuma especificação sobre as espessuras das peças. Mas como trabalho com mdf de 6 a 18mm, esse jig me atende bem.
Vou tentar entrar em contato com a wolfcraft e ver se eles repondem e volto aqui para dar notícias.
Abraços,
Karina.
Certo Karina e já vou te agradecendo desde agora. Vi em seu perfil que "... fazer todos os móveis do apartamento ..." você está animada e estou torcendo para que tenha sucesso na empreitada. Ainda não me aventurei em móveis em MDF, mas agora como o Barracão está pronto, vou precisar de pelo menos UM armário e por isto o meu interesse no assunto.
Se tiver sucesso - coisa que não estou confiando muito - vou ter que refazer uns armários de minha cozinha que estão literalmente despencando. O que fica embaixo da pia está horroroso ... para não usar a palavra correta.
Quando e se tiver algum retorno, vai ser ótimo tomar conhecimento.
Marcos, infelizmente não tive retorno da wolfcraft, mas eu mesma te respondo.
Na parte em que o suporte prende-se na mesa, ele tem até 6,5 cm. Desconte a espessura
da mesa mais a peça que irar furar.
Na parte que ele prende a peça, tem 3,5 cm. A partir daí vc fica sabendo se atende suas necessidades.
Enviei fotos que tirei para ilustrar melhor.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Abraços,
Karina.
Isso mesmo. O gabarito vem com várias cavilhas. Mas ja comprei aqui e quase todas servem. Digo isso porque tem algumas que ficam bem apertadas. Mas a maioria entra bem. Nada que uma boa martelada naõ resolva.
Abraços,
Karina.
karinacampos escreveu:Isso mesmo. O gabarito vem com várias cavilhas. Mas ja comprei aqui e quase todas servem. Digo isso porque tem algumas que ficam bem apertadas. Mas a maioria entra bem. Nada que uma boa martelada naõ resolva.
Aumenta o tamanho do martelo que nāo precisa nem do gabarito!
Brincadeirinha!
Gostei desse seu jig. O meu é bem vagabundo.
Gostei também da neném em cima da bancada, no fundo da foto. Já colocou a bichinha para trabalhar....
Abs,
Paulo Celso
________________________________ Na minha oficina sigo a máxima me meu avô: "UM LUGAR PARA CADA COISA, E CADA COISA FORA DO SEU LUGAR."
Karina muito obrigado por ter postado e comentado várias fotos para esclarecimento de minha dúvida. Agora já posso tirar as minhas conclusões sobre o assunto. Aliás, penso que para a aplicação que citei. teria que ser outro modelo.
Esquisito é a WC não ter te respondido... geralmente me respondem em no máximo 2 dias...
Resumindo: achei este seu Jig bem legal e muito mais fácil de usar do que o do M.Leitão, que também funciona certinho, mas é menos amigável
Bem, minha opção acabou sendo o que vai mostrado nas fotos abaixo. Chegou hoje e ainda não usei mas para registro e talvez esclarecer alguém que esteja pesquisando sobre os JIGs para instalação de cavilhas, pode ser interessante. Caso algum detalhe não apareça corretamente nas fotos, é só perguntar.
Mas o Jig vem com 6 buchas. Duas instaladas no corpo e quatro encaixadas no papelão branco. A abertura máxima - largura da peça - é de quase 6 cm. O acabamento é muito bom e todas peças são bem robustas.
Uma coisa que me deixou com certa preocupação é que para furar "Exatamente" onde desejo, vou precisar marcar nas peças e alinhar com as marcas que existem na parte interna - veja a última foto - do Jig. Não estou certo se terei conforto com esta operação porque a peça interna é preta e risco não é muito "visível" com pouca iluminação. Acho que vou precisar de uma lupa
A parte financeira é salga... U$ 66 da peça, U$ 49 de frete e 60% de imposto sobre tudo... doeu. Vendedor http://www.Woodcraft.com
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Caro Ilton. O modelo do Ebay é bem parecido mesmo com o que comprei e o preço está bem atrativo. O vendedor não deu muitos detalhes do produto. A foto é boa mas não aparece a marca. Valeu
Marcos, você já testou o danado? fale da sua experiência com ele...
não me atentei no caso da marca, mas se funcionar legal, acho que a marca não importa muito, pois existem muitas cópias de várias marcas no mercado...não é mesmo? no meu caso, o jig que eu comprei é da marca Clark, que é cópia fiel da Wolfcraft, e nem por isso deixa a desejar...
ficou muito bonito o seu cafofo...estou na mesma empreitada...construindo o meu...
De fato Ilton. A marca por si só não é garantia de satisfação, mas é sempre uma referência. As "cópias" podem funcionar muito bem e a grande diferença geralmente é na qualidade do produto final, tanto do material quanto da precisão.
Concordo com você que não precisa necessariamente ser "original", para funcionar direito e como quase tudo é fabricado na China, estamos com quase todos os ovos no mesmo balaio.
Ainda não usei o Jig. Estou no processo de arrumação e mudança, mas tenho como prioridade fazer umas encomendas da Dona do Dinheiro. Afinal, tenho que justificar a obra. Caso contrário ela arranja um jeito de me expulsar de lá e toma conta né? Ontem fiquei tão cansado de dormi lendo as notícias aqui do Fórum e acordei todo doído. Hoje estou mais esperto e vou me mandar para a cama já já.
Tomara que sua obra seja menos lenta que a minha e que logo logo você esteja instalado e confortável.
Dá pra trabalhar com peças de 12 a 30mm de espessura.
Eu pensei no da Aluzini, me pareceu bem bacana, apesar de ser para chapas de 15 e 18mm apenas...
Esse da WC me pareceu bem mais versátil, apesar de ser estruturalmente mais simples. O da Aluzini tem um ponto positivo para a instalação de dobradiças...