Segue mais um tutorial, que eu tinha aqui nos meus arquivos, espero que sirva à alguém.
Bom vamos lá:
O primeiro e maior desafio, (e por isso que não tinha feito antes) é que para os Handscrew funcionarem perfeitamente, a barra rosqueada deve ser híbrida (metade rosca direita, metade rosca esquerda) como essa barra não existe para vender no comercio, e eu não tenho e não sei usar um torno mecânico, resolvi me aventurar com as barras rosqueadas comuns. Deu certo. Não ficou igual, mas funciona muito bem.
Chega de papo.
O que eu precisei ter para fazer os grampos:

1 tubo de alumínio de 1 pol.
1 cabo de vassoura
Sarrafos de madeira
barras redondas de madeira (sobra de um outro serviço - porta carretel de linha na loja da minha mulher)
barras rosqueadas
porcas
Começando:

Deixando os sarrafos no esquadro.

Usei sarrafos de maçaranduba neste trabalho.

Meus maços feitos também com sobra de maçaranduba e os mesmos tarugos de madeira.

Aqui os tarugos, que serão as manoplas do Handscrew.

As barras rosqueadas e a foto do projeto

Aqui estou em pensando: "O que eu vou fazer com esta m.... tô ferrado!"

Usando um graminho tosco que fiz, com parafusos e sobras... Ó vida cruel...hehehehe

Marcando a posição dos furos das buchas bailarinas

Transferindo o risco para o furo das barras rosqueadas

Começando a furar

Testando

Dobrando o furo para a barra rosqueada poder "bailar"

Furos prontos, agora é furar a sede da bucha bailarina, que fiz com alumínio na falta de latão.

Usei uma broca chata em vez da Forstner (que é mais cega que o mister magoo) a chata fez o trabalho e ficou até muito justa.

Embutindo as porcas no cabo da vassoura. (que será o miolo da bucha)

Tirando o excesso de porca.... hehehehe
sobrou porca, tive que desbastar no esmeril.

Fazendo o furo no tubo de alumínio.

Cortanto o tubo com a esmerilhadeira e o disco de 1mm (bicho perigoso, este disco EPI - sempre)

Aqui sou eu fazendo pose. Um dia vou ser quinem o Marcão. hehehehehehehehe

Bucha pronta

Aqui colocando o cabo de vassoura (miolo) com a porca na bucha de alumínio

É para ficar assim.

Alargando um pouco o furo da bucha que ficou muito justa. A bucha tem que trabalhar bem suave.

Cortando a barra rosqueada

Abrindo a sede da barra rosqueada no manípulo de tarugo de madeira.

Colocando a barra no manípulo usando porca e contraporca, usando uma chave de catraca.

A idéia já tomando forma. Neste momento fui dormir. Continuei hoje (domingo)

Continuando: Com a multicortadora DWT (boa ferramenta, me atende... hahahahahahaha) cortei rapidamente o excesso de madeira e alumínio (usando discos diferentes)
A foto ficou fora de foco, pois estava no tripé e não regulei direito... falha minha... ainda bem que não vivo mais de fotografia.. heheheh)

Lixando o excesso e dando um pré-acabamento.

Vejam os detalhes:
Aqui o Handscrew Clamp terminado. Note que por não ter usado a barra hibrida, para regular a bailarina que não tem porca (inferior) eu ajusto com uma porca castelo, no bico e
para ajustar a altura da peça (manípulo traseiro) eu uso uma porca comum. Fica fácil de ajustar, e resolve o fato da barra não ser híbrida.
Agora é esperar um dia mais quente e menos úmido para selar e passar o stain.
Quando estiver pronto eu mostro.
É isso...., e bom domingo para todos.
Vou agora para uma cerva gelada que ninguém é de ferro (digo, madeira... hehehehheh)
Ah, o crédito das fotos é do meu ajudante, meu filho Victor.
Abração a todos
--------------------------------------------------------------------------------------------
Aos amigos do Bricoleiros,
Neste tutorial, eu ainda estava usando o sistema de contra porca para regular o aperto. Até que me veio a inspiração de colocar essa contra porca, antes e depois do eixo bailarina (cabo de vassoura), próximo ao manípulo da barra roscada, Isso fez funcionar certinho, sem precisar de mais nada, substituindo com eficiência a barra híbrida.
Agora funciona, como se eu estivesse usando uma barra hibrida.
Vejam a primeira foto, que tirei hoje, do grampo em cima da cadeira, notem que não uso mais a porca no meio do grampo. Não precisa mais.
O segredo é, no pino, próximo ao manípulo, ele não leva rosca... e sim 2 contra-porcas antes e depois dele, fazendo ele girar livre, e assim tracionar a porca que está instalada no eixo articulado da ponta.
Assim, ele gira livre em baixo, e puxa ou empurra a porca da ponta da barra roscada.
Funciona beleza.
Eu só fiz esse, por preguiça, mas já estão nos meus planos, fazer uns 10 pares....
É facim, facim.
Resumo... esqueçam a barra hibrida.
Fiz um desenho para ajudar na compreensão, do sistema de contra porcas no pino bailarina do eixo próximo ao manípulo.
Espero ter ajudado.
Bração a todos.
Aqui ele pronto e envernizado, pronto para uso. Agora ele aperta totalmente garra com garra.