Maquina de solda a partir de um microondas.
- tonovideo
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Eduardo
- Data de Nascimento: 02 Jun 1971
- Hobby: Artesanato
- Profissão ou ocupação: Aposentado
- Localidade: São Bernardo
- Estado: SP
- País: BR
Maquina de solda a partir de um microondas.
Apesar do titulo ser maquina de solda, ela não se comporta bem como uma, digo porque não da para fazer soldas grandes, devido o super aquecimento, mas para pequenas soldas, é o suficiente:
Editado pela última vez por microscheme em Dom Abr 06, 2014 6:13 pm, em um total de 1 vez.
Razão: corrigido link do vídeo e botão do video no youtube
Razão: corrigido link do vídeo e botão do video no youtube
Abraço !!!
Eduardo.
Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á.
Eduardo.
Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á.
Redelease https://www.redelease.com.br/
- PC64
- Colaborador Master
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Paulo Celso
- Data de Nascimento: 24 Mar 1964
- Hobby: Marcenaria
- Profissão ou ocupação: Engenheiro
- Localidade: Sāo Paulo
- Contato:
Re: Maquina de solda a partir de um microondas.
Eduardo,
SENSACIONAL!!!
Gostei do seu projeto
E vamos reciclando...
SENSACIONAL!!!
Gostei do seu projeto

E vamos reciclando...
Abs,
Paulo Celso
Paulo Celso
- microscheme
- In Memoriam
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): João Batista de Oliv
- Data de Nascimento: 01 Jan 1963
- Hobby: Marcenaria e Tornearia
- Profissão ou ocupação: aeroportuario
- Localidade: Guarulhos
. . .
Segunda parte do vídeo
Segunda parte do vídeo
MicroScheme
I'm Going Slow . . . Forever Sloooooooooooow
I'm Going Slow . . . Forever Sloooooooooooow
- chatara
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): josé carlos
- Data de Nascimento: 26 Abr 1948
- Profissão ou ocupação: comerciante
- Localidade: São Paulo-Capital
boa iniciativa Eduardo, ficou interessante, você fala em 30 V no video , os transformadores estão em série? a lampada também está em série?
abss
abss
Chatara
São paulo-Capital
o importante não é saber das coisas e sim o telefone de quem sabe.
São paulo-Capital
- tonovideo
- Ativo
Chatara, a lampada liguei na saída dos disjuntores, ou seja esta em paralelo com a alimentação dos trafos,
coloquei ali para servir de aviso, pra não esquecer os trafos ligados, e a ventoinha esta antes dos disjuntores,
assim quando ligo na tomada, a ventoinha já entra em serviço, e quando desligo os trafos ela (ventoinha) continua a refrigerar
e deixando os trafos prontos para próxima solda, para pequenas soldas com eletrodo 2 mm e 2,5 mm é suficiente.
coloquei ali para servir de aviso, pra não esquecer os trafos ligados, e a ventoinha esta antes dos disjuntores,
assim quando ligo na tomada, a ventoinha já entra em serviço, e quando desligo os trafos ela (ventoinha) continua a refrigerar
e deixando os trafos prontos para próxima solda, para pequenas soldas com eletrodo 2 mm e 2,5 mm é suficiente.
Abraço !!!
Eduardo.
Eduardo.
- Fabiocuiab
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Fabio
- Data de Nascimento: 23 Jan 1976
- Profissão ou ocupação: Empresario
- Localidade: Cuiaba
- Estado: MT
bacana gostei muito, se possivel o amigo poderia colocar o esquema de ligação dos trafos e como foi feito todo o projeto.
abraço
abraço
- Lauro
- Membro Mebista
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Lauro
- Data de Nascimento: 08 Fev 1970
- Hobby: marcenaria
- Profissão ou ocupação: cartorário
- Localidade: São Paulo
Entendo muito pouco de eletricidade, então não posso dizer se ficou bom ou não, mas, no mínimo, é um projeto bastante corajoso. Se funcionou a contento e sem gerar riscos à sua segurança, isso é o que importa. Parabéns e abraços!
Lauro.
- Fabioreis
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Fabio Reis
- Data de Nascimento: 22 Jun 1966
- Localidade: Cotia, SP
Nossa ! Eu jamais poderia tentar montar essa máquina. Não tenho conhecimento sobre o assunto e certamente iria me machucar.
Não consigo nem mesmo dizer se isso é seguro ou não.
Mas parece que você sabe o que está fazendo, então, parabéns pelo seu projeto !
Não consigo nem mesmo dizer se isso é seguro ou não.
Mas parece que você sabe o que está fazendo, então, parabéns pelo seu projeto !
Abraços,
Fábio Reis.
"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."
Chico Xavier
Fábio Reis.
"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."
Chico Xavier
- tonovideo
- Ativo
Obrigado pelos comentários amigos,
Fabiocuiab, fiz um esquema improvisado aqui no paint, não sei fazer esquemas elétricos,
mas creio que deve compreender as ligações que fiz:

Fabiocuiab, fiz um esquema improvisado aqui no paint, não sei fazer esquemas elétricos,
mas creio que deve compreender as ligações que fiz:

Abraço !!!
Eduardo.
Eduardo.
- paulosena
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Senna
- Data de Nascimento: 15 Mar 1914
- Hobby: Pescaria
- Profissão ou ocupação: Pescador
- Localidade: medford
- Estado: MA
- País: US
nao sei pq as pessoas gostam tano de brincar de morrer
Se quiser ir rápido vá sozinho mas se quiser ir longe va acompanhado
- chicodo15
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Francisco
- Data de Nascimento: 08 Fev 1980
- Localidade: Belford Roxo
- Estado: RJ
Nessas horas sinto falta do Strada... Tive pouco contato com ele no fórum, mas sempre estava disposto a ajudar a todos, principalmente quando o assunto era segurança!
Há bastante discussão sobre máquinas diy, e até onde elas podem ser seguras... existe tanta coisa q poderia fazer e conseguir o resultado parecido com máquinas industriais, mas que seriam de extremo perigo pra mim e pessoas em volta.
Eu sinceramente não me aventuraria, não sei se é covardia ou outra coisa. mas o deve ser levado em consideração aqui? reciclagem? inventividade? Com a vida e seu bem estar não podemos dar mole... como nosso amigo uma vez falou e guardei isso (e sinceramente guardarei pra sempre) Não é pq não aconteceu um acidente, que não quer dizer que a máquina é segura.
Há bastante discussão sobre máquinas diy, e até onde elas podem ser seguras... existe tanta coisa q poderia fazer e conseguir o resultado parecido com máquinas industriais, mas que seriam de extremo perigo pra mim e pessoas em volta.
Eu sinceramente não me aventuraria, não sei se é covardia ou outra coisa. mas o deve ser levado em consideração aqui? reciclagem? inventividade? Com a vida e seu bem estar não podemos dar mole... como nosso amigo uma vez falou e guardei isso (e sinceramente guardarei pra sempre) Não é pq não aconteceu um acidente, que não quer dizer que a máquina é segura.
E Vamo Fazendo 

- chatara
- Ativo
sábias palavras Chico
abs
abs
Chatara
São paulo-Capital
São paulo-Capital
- Lauro
- Membro Mebista
- Lauro
- Membro Mebista
Destrancado a pedido do autor, que deseja prestar alguns esclarecimentos acerca de seu trabalho. Abraços!
Lauro.
- tonovideo
- Ativo
Amigos, para tentar esclarecer sobre esta maquina e claro preservar a integridade física dos participantes deste seleto fórum, segue as indicações abaixo:
1. NUNCA manusear componentes elétricos e eletrônicos em uma rede energizada se você não tiver conhecimento básico!
2. Todo e qualquer trabalho em rede energizada DEVE ser feito por pessoas habilitadas, e SEMPRE fazendo uso de EPI (Equipamento de proteção individual), EPI é todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado a proteção contra riscos capazes de ameaçar a sua segurança e a sua saúde.
3. Caso tenha conhecimento e vai manusear um transformador de microondas NÃO ESQUEÇA, nunca ligue-o na rede elétrica com o secundário original de fabrica, este produz aproximadamente 4.000 volts.
4. Quando desmontar um microondas, o capacitor poderá estar carregado, (Use procedimento básico de descarga de capacitores) e somente com a certeza de que não há mais energia nos componentes, comece o desmonte das peças.
5. O trafo (transformador) só ira para a maquina depois que o seu secundário for removido, caso não tenha conhecimento de transformadores leve para um técnico e peça para ele remover o secundário e faça o enrolamento do fio encapado flexível 6 mm, 4 mm ou fio esmaltado.
6. Utilize disjuntores de 15 amperes, pois a menor oscilação da maquina eles desarmarão, sempre use dois disjuntores um para cada fase (220 v) e também para o neutro (110 v), ou ´disjuntor bipolar.
7. Esta maquina ligada gera entre 28 v a 30 v, e em serviço (durante a solda) cai para 15 v até menos, estes valores não são suficientes para causar danos físicos, porém, SÓ DEVE SER USADA POR PESSOAS QUE TENHAM CONHECIMENTO DE SOLDA, assim como qualquer ferramenta profissional se for usada por pessoas leigas o risco de acidente é eminente.
8. Amigos soldadores usem, usem, usem a Máscaras tipo escudo ou capacete, e sugeridos: Botas com solado isolante, Perneiras em couro, Avental em couro, Mangotes, Luvas de raspa, Touca de solda, Abafador de ruído, óculos de proteção.
Eu aprendi algo a muito tempo e acho oportuno dizer aqui:
Se você tem duvida, NÃO FAÇA, assim como o medo nos protege do perigo a duvida idem!
1. NUNCA manusear componentes elétricos e eletrônicos em uma rede energizada se você não tiver conhecimento básico!
2. Todo e qualquer trabalho em rede energizada DEVE ser feito por pessoas habilitadas, e SEMPRE fazendo uso de EPI (Equipamento de proteção individual), EPI é todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado a proteção contra riscos capazes de ameaçar a sua segurança e a sua saúde.
3. Caso tenha conhecimento e vai manusear um transformador de microondas NÃO ESQUEÇA, nunca ligue-o na rede elétrica com o secundário original de fabrica, este produz aproximadamente 4.000 volts.
4. Quando desmontar um microondas, o capacitor poderá estar carregado, (Use procedimento básico de descarga de capacitores) e somente com a certeza de que não há mais energia nos componentes, comece o desmonte das peças.
5. O trafo (transformador) só ira para a maquina depois que o seu secundário for removido, caso não tenha conhecimento de transformadores leve para um técnico e peça para ele remover o secundário e faça o enrolamento do fio encapado flexível 6 mm, 4 mm ou fio esmaltado.
6. Utilize disjuntores de 15 amperes, pois a menor oscilação da maquina eles desarmarão, sempre use dois disjuntores um para cada fase (220 v) e também para o neutro (110 v), ou ´disjuntor bipolar.
7. Esta maquina ligada gera entre 28 v a 30 v, e em serviço (durante a solda) cai para 15 v até menos, estes valores não são suficientes para causar danos físicos, porém, SÓ DEVE SER USADA POR PESSOAS QUE TENHAM CONHECIMENTO DE SOLDA, assim como qualquer ferramenta profissional se for usada por pessoas leigas o risco de acidente é eminente.
8. Amigos soldadores usem, usem, usem a Máscaras tipo escudo ou capacete, e sugeridos: Botas com solado isolante, Perneiras em couro, Avental em couro, Mangotes, Luvas de raspa, Touca de solda, Abafador de ruído, óculos de proteção.
Eu aprendi algo a muito tempo e acho oportuno dizer aqui:
Se você tem duvida, NÃO FAÇA, assim como o medo nos protege do perigo a duvida idem!
Abraço !!!
Eduardo.
Eduardo.
- paulosena
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Senna
- Data de Nascimento: 15 Mar 1914
- Hobby: Pescaria
- Profissão ou ocupação: Pescador
- Localidade: medford
- Estado: MA
- País: US
Nao sei se o topico ressulcitou apenas para interacoes finais do autor e morrera outra vez ou permanecera vivo , portanto apaguem meu post caso ele seja descabido, mas entendo q esse brinquedinho nao é viavel nem mesmo para os entendidos pela trabalheira toda pra um uso limitado alem do grande risco pra quem o executa mesmo q ele seja profundo conhecedor ate pq acidentes acontecem, ja vi salva-vidas morrerem afogados , bombeiros morrer queimado, marceneiros perder os dedos etc , esse lance de brincar de morrer é meio tenso tao tenso qnt uma estacao de amolacao tormek 7 q comprei ano passado q veio com um kit completo de primeiros socorros
Se quiser ir rápido vá sozinho mas se quiser ir longe va acompanhado
- PC64
- Colaborador Master
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Paulo Celso
- Data de Nascimento: 24 Mar 1964
- Profissão ou ocupação: Engenheiro
- Localidade: Sāo Paulo
- Contato:
Pessoal,
Eu não acho esse transformador de solda mais perigoso do que uma serra circular, uma tupia ou um torno.... O problema é que somos Marceneiros e esse é um projeto de Eletricista. É a mesma coisa que a gente publicar uma máquina de marcenaria homemade num fórum de eletricidade. Como as pessoas não são do ramo vão achá-la perigosa.
É obvio que essa máquina só deve ser montada por pessoas que têm intimidade com projetos elétricos, do mesmo modo que só deve manusear uma serra circular aquelas pessoas que sabem com fazê-lo.
Um transformador de solda comum funciona desse mesmo modo. A única diferença é que nesse projeto foram ligados 3 transformadores em série para dar a potência necessária, visto que os transformadores utilizados não foram projetados para essa finalidade.
Além de tudo a máquina tem um disjuntor que limita a corrente em 15 A, ou seja, ele desarma com uma corrente relativamente baixa. (para se ter uma ideia um secador de cabelos trabalha com 20A e ninguém tem medo de usá-lo no banheiro, um local sabidamente úmido).
Acho que se a pessoa tiver conhecimento de eletricidade consegue montar tranquilamente uma máquina dessas. Eu apenas me certificaria da tensão obtida no secundário, uma vez que os transformadores têm características diferentes e pode ser que se esteja atingindo tensões maiores que os 30V. Isso é fácil de fazer, colocando-se o multímetro no secundário, entre o alicate de terra e o porta-eletrodos.
Na hora da utilização valem os mesmo cuidados que nós sempre discutimos aqui: SEGURANÇA e uso dos EPIs adequados à atividade, principalmente a máscara, pois a forte luz que sai do arco voltaico queima a retina.
Essa é a minha opinião pessoal. Tenho muita segurança em mexer com eletricidade, pois faço isso desde pequeno e nunca me acidentei.
Respeito a opinião das pessoas que não se sentem a vontade quando o assunto é eletricidade. Essas pessoas não devem tentar um projeto desses.
Eu não acho esse transformador de solda mais perigoso do que uma serra circular, uma tupia ou um torno.... O problema é que somos Marceneiros e esse é um projeto de Eletricista. É a mesma coisa que a gente publicar uma máquina de marcenaria homemade num fórum de eletricidade. Como as pessoas não são do ramo vão achá-la perigosa.
É obvio que essa máquina só deve ser montada por pessoas que têm intimidade com projetos elétricos, do mesmo modo que só deve manusear uma serra circular aquelas pessoas que sabem com fazê-lo.
Um transformador de solda comum funciona desse mesmo modo. A única diferença é que nesse projeto foram ligados 3 transformadores em série para dar a potência necessária, visto que os transformadores utilizados não foram projetados para essa finalidade.
Além de tudo a máquina tem um disjuntor que limita a corrente em 15 A, ou seja, ele desarma com uma corrente relativamente baixa. (para se ter uma ideia um secador de cabelos trabalha com 20A e ninguém tem medo de usá-lo no banheiro, um local sabidamente úmido).
Acho que se a pessoa tiver conhecimento de eletricidade consegue montar tranquilamente uma máquina dessas. Eu apenas me certificaria da tensão obtida no secundário, uma vez que os transformadores têm características diferentes e pode ser que se esteja atingindo tensões maiores que os 30V. Isso é fácil de fazer, colocando-se o multímetro no secundário, entre o alicate de terra e o porta-eletrodos.
Na hora da utilização valem os mesmo cuidados que nós sempre discutimos aqui: SEGURANÇA e uso dos EPIs adequados à atividade, principalmente a máscara, pois a forte luz que sai do arco voltaico queima a retina.
Essa é a minha opinião pessoal. Tenho muita segurança em mexer com eletricidade, pois faço isso desde pequeno e nunca me acidentei.
Respeito a opinião das pessoas que não se sentem a vontade quando o assunto é eletricidade. Essas pessoas não devem tentar um projeto desses.
Abs,
Paulo Celso
Paulo Celso
- Lauro
- Membro Mebista
Amigos, o tópico não será novamente trancado. O trancamento foi provisório, devido a uma conversa minha com o Eduardo, autor do tópico. Ele achou, a princípio, que o tema não havia sido bem recebido e pediu-me a exclusão do tópico. Eu entendo ser de muita valia este assunto, pois o fórum é feito para discutirmos temas por vezes controversos, que é o caso aqui. Como disse a ele, algum interessado em fazer uma máquina desse tipo, vendo o tópico e as colocações de todos nós, terá mais subsidios para decidir se segue com o projeto ou não! Muitas vezes as pessoas têm a ideia em mente, mas não sabem que podem estar correndo um risco fazendo uma coisa sem uma base de orientação. Recentemente tivemos um caso aqui de um colega que estava cortando peças em uma meia esquadria prensando a madeira de um lado do disco com o limitador de corte forçando do outro. O Fábio Reis orientou que aquilo poderia fazer a peça cortada pular e o usuário disse que realmente tinha acontecido, ou seja, ele correu um risco por não conhecer plenamente a mecânica da coisa. Este tópico pode servir para orientar um usuário dessa mesma forma! Vendo as ponderações de todos, o indivíduo estará orientado no que for fazer, e na sua decisão de seguir com o projeto ou não. Acho a discussão muito sadia acerca disso, pois assim aprendemos todos. Abraços!
Lauro.
- Edu
- Administrador
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): José Eduardo
- Data de Nascimento: 30 Out 1960
- Hobby: Áudio, Marcenaria e Bricolagem
- Profissão ou ocupação: Professor de TI PEB1
- Localidade: Bady Bassitt
PC64 escreveu:Pessoal,
Eu não acho esse transformador de solda mais perigoso do que uma serra circular, uma tupia ou um torno....
Amigos eu corroboro tudo o que escreveu o PC64
Vejam que perigo está em toda parte
Uma linha telefônica tem 48V~62V AC dependendo da região, essa tensão ocorre quando toca a campainha.
Essa tensão mata
Nãooo
Depende... se a pessoa usar marca-passo e segurar nos fios da linha ao receber uma chamada, recebe uma tensão de 48V~62Vac, e essa tensão sobre baixa corrente pode parar o marca-passo, mas quem é o maluco que vai ficar segurando os 2 fios da linha.
12V dá choque
só se encostar num machucado ou na língua, mas não mata 
Comecei a trabalhar em fabrica de rádios, era menor de idade, "naquela época menor podia trabalhar", mas sempre tive respeito pela eletricidade, raras as vezes que levei algum choque elétrico, mesmo quando consertava TV a válvula, que trabalha com tensões na ordem de 380V, e o Flay-Back com saída de 28.000V, transmissores de radiodifusão com 50.000W.
Existe algumas coisas que não se deve brincar como o caso dos compressores de ar, onde nosso amigo Strada sofrei um serio acidente.
Ficar dando bobeira com uma Tupia ligada, uma Serra, até uma furadeira é dar mole ao azar, deve-se segurar firmemente uma peça ao furar na furadeira de bancada, de preferência prende-la com sargento, tenho até hoje a cicatriz no braço à me lembrar de minha mancada, a peça escapou, prendeu na broca e girou como uma bailarina, deixando marcas de unhadas de onça em meu braço
.
Cuido de minha integralidade, faço meu exame Mineralograma cada 10 anos, e também tomo minha vacina antitetânica nas datas determinadas, assim como uso IPIs e procuro me conscientizar daquilo onde vou atuar para não sofrer surpresas, por falta de preparo técnico.
Não devemos viver a paranoia de que tudo mata, assim seremos eternos consumidores de produtos comerciais e adeus ao mundo DIY.
E eu sou um adepto do mundo DIY.
Um lembrete: Mesmo produtos comerciais, com mau uso ou manutenção precária pode ferir ou matar.
Coaduno com a opinião do Paulo
"Respeito a opinião das pessoas que não se sentem a vontade quando o assunto é eletricidade. Essas pessoas não devem tentar um projeto desses."
Este tópico é interessante continuar aberto, e mesmo aqueles que não tem familiaridade de lidar com eletricidade, podem tirar proveito dos ensinamentos aqui expostos.

Vejam que perigo está em toda parte

Uma linha telefônica tem 48V~62V AC dependendo da região, essa tensão ocorre quando toca a campainha.
Essa tensão mata

Nãooo

Depende... se a pessoa usar marca-passo e segurar nos fios da linha ao receber uma chamada, recebe uma tensão de 48V~62Vac, e essa tensão sobre baixa corrente pode parar o marca-passo, mas quem é o maluco que vai ficar segurando os 2 fios da linha.
12V dá choque

Comecei a trabalhar em fabrica de rádios, era menor de idade, "naquela época menor podia trabalhar", mas sempre tive respeito pela eletricidade, raras as vezes que levei algum choque elétrico, mesmo quando consertava TV a válvula, que trabalha com tensões na ordem de 380V, e o Flay-Back com saída de 28.000V, transmissores de radiodifusão com 50.000W.
Existe algumas coisas que não se deve brincar como o caso dos compressores de ar, onde nosso amigo Strada sofrei um serio acidente.
Ficar dando bobeira com uma Tupia ligada, uma Serra, até uma furadeira é dar mole ao azar, deve-se segurar firmemente uma peça ao furar na furadeira de bancada, de preferência prende-la com sargento, tenho até hoje a cicatriz no braço à me lembrar de minha mancada, a peça escapou, prendeu na broca e girou como uma bailarina, deixando marcas de unhadas de onça em meu braço

Cuido de minha integralidade, faço meu exame Mineralograma cada 10 anos, e também tomo minha vacina antitetânica nas datas determinadas, assim como uso IPIs e procuro me conscientizar daquilo onde vou atuar para não sofrer surpresas, por falta de preparo técnico.
Não devemos viver a paranoia de que tudo mata, assim seremos eternos consumidores de produtos comerciais e adeus ao mundo DIY.
E eu sou um adepto do mundo DIY.

Coaduno com a opinião do Paulo

"Respeito a opinião das pessoas que não se sentem a vontade quando o assunto é eletricidade. Essas pessoas não devem tentar um projeto desses."
Este tópico é interessante continuar aberto, e mesmo aqueles que não tem familiaridade de lidar com eletricidade, podem tirar proveito dos ensinamentos aqui expostos.
Abraços
Edú
Temos de respeitar nossas máquinas, excesso de confiança nunca foi boa compania!
-
-
Edú
Temos de respeitar nossas máquinas, excesso de confiança nunca foi boa compania!
-
-
- Fabioreis
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Fabio Reis
- Data de Nascimento: 22 Jun 1966
- Localidade: Cotia, SP
Eu sou plenamente favorável à manutenção desse tópico em aberto.
Eu venho sonhando com uma máquina de solda faz um tempão, poderia ter me arriscado a montar uma...
Mas o post original do Eduardo logo me fez entender que isso não é brinquedo para criança. Se você não souber o que está fazendo, pode se machucar seriamente.
Esse tópico foi muito sadio e me fez entender que eu não tenho conhecimento para uma empreitada dessas.
Agradeço ao Eduardo pela postagem esclarecedora
!
Eu venho sonhando com uma máquina de solda faz um tempão, poderia ter me arriscado a montar uma...
Mas o post original do Eduardo logo me fez entender que isso não é brinquedo para criança. Se você não souber o que está fazendo, pode se machucar seriamente.
Esse tópico foi muito sadio e me fez entender que eu não tenho conhecimento para uma empreitada dessas.
Agradeço ao Eduardo pela postagem esclarecedora

Abraços,
Fábio Reis.
Chico Xavier
Fábio Reis.
Chico Xavier
- XISLAIR
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): XISLAIR
- Data de Nascimento: 24 Jul 1978
- Profissão ou ocupação: Militar
- Localidade: Brasília
- Estado: DF
- Contato:
Amigos, venho acompanhando as discussões aqui, e o assunto é bem interessante, sou da mesma opinião do Fábioreis, Tb não tenho nenhum conhecimento para tentar algo assim e mesmo que tivesse eu particularmente não teria coragem, sou muito medroso qd se trata de eletricidade!!! Esse projeto é para quem realmente sabe o que esta fazendo, vendo os vídeos, (muito bem feitos por sinal) fiquei mais perdido que cupim em metalurgia!!!!Fabioreis escreveu:Eu sou plenamente favorável à manutenção desse tópico em aberto...
Eu venho sonhando com uma máquina de solda faz um tempão...
Agradeço ao Eduardo pela postagem esclarecedora!
Acho importante a manutenção desse tópico, as informações aqui servirão para retirar as duvidas de muitos que pretendem se aventurar nessa empreitada.
É isso ai PC, vc foi no ponto certo, esse é o grande motivo de o pessoal estar “com um pé atrás” com esse assunto.PC64 escreveu:Pessoal,
Abraços,
Xislair!!!
"Dormientibus non succurrit jus"
(O Direito não socorre aos que dormem)
(...as tuas vitórias comemore abrindo uma garrafa de vinho não a boca

Brasília - Distrito Federal
-
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Carlos Eduardo
- Data de Nascimento: 27 Nov 1957
- Hobby: tornearia
- Profissão ou ocupação: Técnico mecânico
Meu Deus, voces trnsformaram uma simples máquina de solda, num verdadeiro Titanic, o alerta maior é não ligar o transformador do micro ondas diretamente na tomada, ou mexer em um microondas ligado, depois de modificado o transformador não oferece esse risco.
Não conhecia essa aplicação como máquina de solda comum, mas como solda ponto eu já conhecia e pretendia fazer uma, cheguei até comprar um desses transformadores, mas o problema era a pouca espessura das chapas a serem soldadas que não podiam ser maior que 2mm. Particularmente eu não recomendaria a fabricação de uma solda comum, pois o preço de uma pronta é bastante acessível, a menos que se tenha o material necessário disponível.
Pedro
Não conhecia essa aplicação como máquina de solda comum, mas como solda ponto eu já conhecia e pretendia fazer uma, cheguei até comprar um desses transformadores, mas o problema era a pouca espessura das chapas a serem soldadas que não podiam ser maior que 2mm. Particularmente eu não recomendaria a fabricação de uma solda comum, pois o preço de uma pronta é bastante acessível, a menos que se tenha o material necessário disponível.
Pedro
Editado pela última vez por Edu em Sex Abr 11, 2014 9:15 pm, em um total de 1 vez.
Razão: Visualização do vídeo
Razão: Visualização do vídeo
"O impossível foi criado em seis dias "
"Errar é humano, acertar é divino"
- XISLAIR
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): XISLAIR
- Data de Nascimento: 24 Jul 1978
- Profissão ou ocupação: Militar
- Localidade: Brasília
- Estado: DF
- Contato:
Pedro, no minuto 5:31 ele solda duas plaquinhas de metal e me parece que ficou realmente bem soldada, será que esta máquina serve para soldar as serras da serra de fita?
Compra maior, de uma marca melhor, corta no tamanho e solda em casa mesmo?
será que dá certo?
é mais por curiosidade mesmo, pq ainda não tenho conhecimento e CORAGEM
necessária para fazer uma menina dessas, mas achei muito interessante!!!
Abraços,
Xislair!!

Abraços,
Xislair!!
"Dormientibus non succurrit jus"
(O Direito não socorre aos que dormem)
(...as tuas vitórias comemore abrindo uma garrafa de vinho não a boca

Brasília - Distrito Federal
-
- Ativo
Xislair
Essa do jeito que está não teria condições, pois a serra de fita tem que ser soldada no topo e não um lado em cima do outro, acredito que teria que se usar mais de um transformador para conseguir, mas realmente é uma idéia a ser tentada, agora me animei a fazer uma, pois serra é o que não me falta, se conseguir recupera-las já é lucro, um época pesquisei sobre estas máquinas, usadas eles pediam em torno de 2000,00, a melhor que encontrei foi uma serra de fita metalúrgica, que tinha esse sistema, e o preço estava bom, o problema é que tinha uma mesa enorme, só com caminhão com guindaste para retira-la, ai desisti.
Um grande abraço
Pedro
Essa do jeito que está não teria condições, pois a serra de fita tem que ser soldada no topo e não um lado em cima do outro, acredito que teria que se usar mais de um transformador para conseguir, mas realmente é uma idéia a ser tentada, agora me animei a fazer uma, pois serra é o que não me falta, se conseguir recupera-las já é lucro, um época pesquisei sobre estas máquinas, usadas eles pediam em torno de 2000,00, a melhor que encontrei foi uma serra de fita metalúrgica, que tinha esse sistema, e o preço estava bom, o problema é que tinha uma mesa enorme, só com caminhão com guindaste para retira-la, ai desisti.
Um grande abraço
Pedro
- chatara
- Ativo
olá X, a maquina que solda as serras de fita são bem parecidas com esta ,só que mais potentes, nas solda de fita se usa uma plaquinha de solda prata,entre as laminas, tendo contato integral entre as fitas,depois é só retificar a espessura da serra.Também se usa solda de topo e solda por indução. Em casa pode soldar com maçarico e solda prata.
abss
abss
Chatara
São paulo-Capital
São paulo-Capital
-
- Ativo
Amigo Chatarachatara escreveu:olá X, a maquina que solda as serras de fita são bem parecidas com esta ,só que mais potentes, nas solda de fita se usa uma plaquinha de solda prata,entre as laminas, tendo contato integral entre as fitas,depois é só retificar a espessura da serra.Também se usa solda de topo e solda por indução. Em casa pode soldar com maçarico e solda prata.
abss
Você já soldou serra de fita, fiquei interessado, apesar de já ter soldado com solda prata, faz algum tempo, acredito que faz muito tempo rsss, Eu me lembrei que tenho uma oxigas, (oxigênio/glp) que nunca usei, e como tenho algumas serras vale a pena tentar, ao que me lembro preciso de uma vareta de solda e fluxo, é isto?
Pedro
- Edu
- Administrador
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): José Eduardo
- Data de Nascimento: 30 Out 1960
- Hobby: Áudio, Marcenaria e Bricolagem
- Profissão ou ocupação: Professor de TI PEB1
- Localidade: Bady Bassitt
Amigos este é um assunto que sempre rondou minha mente, então abri um tópico sobre solda a gás poderíamos continuar este assunto láRedbaron escreveu:Amigo Chatarachatara escreveu:olá X, a maquina que solda as serras de fita são bem parecidas com esta ,só que mais potentes, nas solda de fita se usa uma plaquinha de solda prata,entre as laminas, tendo contato integral entre as fitas,depois é só retificar a espessura da serra.Também se usa solda de topo e solda por indução. Em casa pode soldar com maçarico e solda prata.
abss
Você já soldou serra de fita, fiquei interessado, apesar de já ter soldado com solda prata, faz algum tempo, acredito que faz muito tempo rsss, Eu me lembrei que tenho uma oxigas, (oxigênio/glp) que nunca usei, e como tenho algumas serras vale a pena tentar, ao que me lembro preciso de uma vareta de solda e fluxo, é isto?
Pedro

Abraços
Edú
-
-
Edú
-
-
- chatara
- Ativo
ok Edú ,vamos migrar
abss
abss
Chatara
São paulo-Capital
São paulo-Capital