Há algum tempo eu comprei uma serra de fita Ferrari, das antigas. Há algumas semanas eu fiz uma mesa para ela. Agora chegou a vez de colocar iluminação:
Para iluminar a área de trabalho eu comprei uma luminária daquelas de notebook, que trabalha com lâmpadas de led e vem com uma haste flexível, ideal para poder posicionar a luz de acordo com a necessidade.
Para alimentar a luminária eu usei um carregador de MP3, mas poderia ser um de celular (5V).
Vamos ao passo-a-passo:
1 - Material Utilizado
Luminária de notebook - 8 leds: Carregador de MP3: 2 - Preparando o Carregador
Desmontando o carregador para fazer as adaptações: Eu retirei os pinos que engatavam na tomada para soldar fios diretamente na placa de circuito impresso: Fios de alimentação (110V) soldados diretamente na placa de circuito impresso
Também retirei o conector USB para soldar fios na saída da placa para ligar a luminária (5V): Montando o carregador:
3 - Preparando a Luminária
Eu retirei o conector USB da luminária para a extremidade ficar menor e poder passar por um furo pequeno a ser feito na parte traseira da serra:
4 - Instalando o conjunto na serra
Nesse projeto eu liguei a luz junto com a alimentação do motor: a luz só acende quando o motor estiver ligado, ao contrário do que eu fiz na furadeira, que tinha alimentação independente. Fiz isso por 2 motivos: achei que a luz não seria necessária com a serra desligada, pois o posicionamento na serra é menos complicado do que o na mesa da furadeira; também não queria o carregador energizado o tempo todo quando a serra não está sendo utilizada. As vezes ela fica ligada na tomada. Desse modo, quando eu desligo o motor da serra o carregador também desliga.
Interruptor da serra: Desmontando o interruptor: Fiz 2 furos na caixa do interruptor (não aparece nas fotos): um na parte de baixo para passar os fios em direção ao carregador e outro na parte de cima, para sair com os fios para a luminária. Desse modo os fios passam por dentro da caixa do interruptor, evitando de ficarem soltos e acabarem pegando na fita.
O carregador será instalado abaixo da caixa do interruptor: O carregador foi preso com fita dupla-face e ligado na alimentação do motor: Fiz mais um furo acima da caixa do interruptor para passa a haste da luminária.
Ligação da alimentação da luminária: solda e.... ... acabamento com espaguete termo-retrátil:
5 - Prendendo a luminária
Para prender a haste da luminária eu fiz um prendedor em alumínio.... --- e prendi com um parafuso passante com porca:
6 - Como ficou....
Luminária funcionando: Com a haste flexível, dá para posicionar a luz de acordo com a necessidade: Foto tirada no escuro, só com a luminária: É isso aí

Espero que sirva de inspiração para outros...