Fórum com assuntos sobre marcenaria e bricolagem em geral
Ad blocker detected: Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker on our website.
eu tô estreando nessa história de torno e gostaria de alguma orientação com relação a prato e as castanhas. Eu comprei um torninho simples da Ferrari, só pra não passar vontade enquanto os recursos pra comprar um torno de respeito não chegam. Esse torninho da Ferrari veio só com um prato, sem qualquer castanha.
O conjunto prato/castanha usado nos tornos pra madeira são os mesmos usados na metalurgia? Parece que os melhores conjuntos são os tais dos "autocentrantes", que custam uma boa nota. O que são as castanhas moles e duras? Faz muita diferença a placa ter 4 ou 3 castanhas?
Alguns mestres do torno dizem que a placa não é tão imprescindível assim.
Dá pra se fazer muita coisa com adaptações, eu por exemplo fiz um torno caseiro e fiz uns testes com "garras" caseiras .
Um abraço!! Júlio Descobri com o passar dos anos que o tempo é um forte veneno para o corpo,
mas um poderoso fortificante para o espírito...
Quanto mais o homem for homem, mais Deus será Deus!!
Grande Rafa, vamos tentar elucidar suas dúvidas.
Acredito que seu torno tenha vindo com o que chamamos de placa, que na tornearia tem diversas formas. O prato que você se refere é uma placa (chuck em ingles), ou flange, mas sem as castanhas (jaw em ingles).
Neste caso, acredito que esse prato tenha furos, são usados parafusos que transpassam esse prato, prendendo a madeira no prato. Geralmente essa madeira é chamada de madeira de sacrifício e a madeira a ser torneada é colada nessa de sacrifício, para manter um melhor acabamento.
No caso de torneamento em madeira, as placas usadas são e devem ser diferentes das utilizadas em metalurgia. Alguns até utilizam as de metalurgia, mas o risco de uma peça escapar é maior.
Com relação a três ou quatro castanhas, se for utilizar a de metalurgia, dê preferência para a de quatro castanhas, pois com essa você pode prender uma peça quadrada, sem problema e o "agarre" delas é mais garantido. Dê preferência também a castanhas auto-centrantes, pois ao fechar, as castanhas fecham por igual, diferentes das castanhas independentes, onde se tem um aperto para cada uma delas, e achar o centro se torna mais difícil.
As placas para madeira possuem uma variedade grande de castanhas, vai depender do que, e como você vai tornear.
O problema é que essa placas são caras, tanto as de metalurgia quanto as de madeira, por isso usamos esse paliativo
de utilizar os "pratos" ou flanges, e garras artesanais, tudo feito com muita segurança, mas o ideal mesmo é trabalhar com a ferramenta correta.
Agora, não é propaganda, essas abaixo são o sonho de qualquer girador, logicamente que existem várias marcas no mercado, mas essas, na minha opinião são top, só que o preço...
É isso, espero ter ajudado, mas espere a opinião dos Mestres em tornearia aqui do fórum.
Rafael
Para iniciar na tornearia, a placa não é tão essencial assim, se quiser a Celmar tem dois tipos, uma mais barata, por sistema de alavanca e outra por cremalheira.
Eu optei pela de cremalheira por ser mais prática, mas a qualidade da outra também é muito boa, o único problema é que voce terá que mandar fazer um adaptador para a rosca do teu torno, que se não me engano é m18x2,5 e a da placa M33x3,5.
As placas de torno mecânico também quebram um galho, mas são mais perigosas de trabalhar, pois as castanhas ficam expostas.
Pedro
"O impossível foi criado em seis dias "
"Errar é humano, acertar é divino"
Então Rafa, como bem disse nosso amigo Pedro, um dos problemas é adaptar as placas ao eixo do torno. Existem várias medidas de rosca e adaptadores que podem ser adquiridos do próprio fabricante. Os tornos homemade são mais difíceis, pois se não foram feitos com um eixo e rosca meio no padrão, aí a adaptação é mais complicada, só mesmo um torneiro mecânico pra fazer esse adaptador.
Essa placa do Pedro foi um grande achado, pois é difícil encontrar aqui no Brasil.
Mais uma vez, não é propaganda, mas veja o vídeo abaixo da Teknatool, achei bem interessante, dá vontade de ter tudo , pena que só importadas .
Adenilson Salmo da Silva
------------------------------------------------------------ Deus é Amor - Apóstolo João
Tudo o que se faz por amor acontece além do bem e do mal - Nietzsche
Ame e faça tudo o demais - Santo Agostinho
Vespa, é maldade você ficar postando esses vídeos! rs
Adenilson, também fiquei curioso com o preço das tais placas e resolvi ligar pra lá pra me informar. Vou te falar, ô atendimento ruim! Pra começar pelo preço não estar informado no site. Liguei pra filial de SP, me pediram pra ligar pra filial do Vale do Paraíba porque eles não atendiam o RJ e também não quiseram me passar preços. Tudo bem, liguei pra outra filial. A moça que me atendeu, pra variar, não quis passar preços e pediu que eu enviasse um e-mail solicitando-os. Enviei o tal e-mail às 14:49 e até às 17:00 não tive resposta nenhuma. Liguei pra lá para cobrá-los e falei com a mesma moça que havia me atendido anteriormente - Talita se não me falha a memória - ela disse que iria cobrar um resposta da vendedora. Adivinhem se eu recebi algum resposta até agora?
Amigo Rafa, parece que os amigos elucidaram quase todas as suas dúvidas, só faltou falar a respeito das castanhas (moles ou duras), então sobre este tema por experiência própria, as castanhas moles para se adaptar a um torno para madeiras é mais aconselháveis uma vez que te dão a possibilidade de efetuar furos para a adaptação de flanges de maior agarre.
Vou tentar ser o mais sucinto possivel:
Quando se adquire uma placa de torno mecanico para trabalhar em torno de madeira, geralmente elas vem com castanhas duras ou seja vem forjadas numa relação que não te permite efetuar furos, neste caso é necessário fazer a destempera do aço para se fazer furos.
Ao contrário de castanhas moles que o aço é mais maleável e portanto possivel fazer furos para as adaptações.
Se vc quiser ver um exemplo deste tipo de castanhas, existe um tópico meu a respeito da construção de uma Chucks para agarre de maior diametro onde eu exemplifico este problema bem fotografado ok.
Se tiver problemas em encontra-lo, me diga que eu acho pra voce.
Um abraço
Silvio
Nada sei, observo muito, quase tudo aprendo, tudo que posso ensino
Vou ficar só na escuta. Este tópico ainda vai render de montão e quero ver até onde o Rafa vai com o Ferrari. Torcendo para o sucesso e sem comentários porque suas perguntas já foram muito bem respondidas ( acho ). Vai na sugestão do Vespa que o negócio é de primeiríssima e compra uma vez só.
rafa0173 escreveu:Vespa, é maldade você ficar postando esses vídeos! rs
Adenilson, também fiquei curioso com o preço das tais placas e resolvi ligar pra lá pra me informar. Vou te falar, ô atendimento ruim! Pra começar pelo preço não estar informado no site. Liguei pra filial de SP, me pediram pra ligar pra filial do Vale do Paraíba porque eles não atendiam o RJ e também não quiseram me passar preços. Tudo bem, liguei pra outra filial. A moça que me atendeu, pra variar, não quis passar preços e pediu que eu enviasse um e-mail solicitando-os. Enviei o tal e-mail às 14:49 e até às 17:00 não tive resposta nenhuma. Liguei pra lá para cobrá-los e falei com a mesma moça que havia me atendido anteriormente - Talita se não me falha a memória - ela disse que iria cobrar um resposta da vendedora. Adivinhem se eu recebi algum resposta até agora?
KKKK péssimo mesmo, eu tb tentei ligar e nem atendeu, tentei mandar e-mail e deu erro no site e o e-mail não foi... ou seja, não tenho ideia do valor...
O o Paulo vendeu as duas que esta mandando dos EUA.... snifff
Adenilson Salmo da Silva
------------------------------------------------------------ Deus é Amor - Apóstolo João
rafa0173 escreveu:Vespa, é maldade você ficar postando esses vídeos! rs
Vejo esse vídeo quase toda semana, e já faz tempo...
silvio56 escreveu:Amigo Rafa, parece que os amigos elucidaram quase todas as suas dúvidas, só faltou falar a respeito das castanhas (moles ou duras), então sobre este tema por experiência própria, as castanhas moles para se adaptar a um torno para madeiras é mais aconselháveis uma vez que te dão a possibilidade de efetuar furos para a adaptação de flanges de maior agarre.
Tá vendo Rafa, é só esperar os Mestres aparecerem...
Valeu Mestre Silvio!
Marcos escreveu:Vai na sugestão do Vespa que o negócio é de primeiríssima e compra uma vez só.
novidades né vespa.. era para eu ter tambem... mas me ferrei.
Adenilson Salmo da Silva
Adenilson Salmo da Silva
Rafa, no caso das placas importadas, fatalmente você será taxado, mais frete internacional, etc, etc... Aí o preço vai nas alturas, a não ser que você tenha alguém que possa te trazer.
Achei que essas placas da Celmar estavam mais caras, mas o preço tá razoável, levando em consideração todo o trâmite das importadas.
Agora é com você.
Aproveitando, tem mais uma placa de grande serventia na tornearia. Dá uma olhada nesse tópico do Chatara e vai se acostumando com os acessórios e preparando o bolso.
como disseram lá no tópico do Chatara, acho que vou vender meu torno enquanto é tempo! rs
Eu ainda não decidi o que fazer, como disse o Adenilson, até que a placa de R$ 230,00 tá num preço razoável. O negócio é que eu tenho parentes que volta e meia viajam para o exterior, já consegui alguns brinquedos interessantes por essa via. Talvez eu espere um pouco pela próxima viagem, ou possa comprar a placa de R$ 230,00 e vendê-la caso eu consiga uma das placas que você indicou.
rafa0173 escreveu:como disseram lá no tópico do Chatara, acho que vou vender meu torno enquanto é tempo! rs
Calma Rafa, nós ainda nem começamos, ainda faltam as goivas, esmeril e jig's para afiação, etc, etc...
Que nada, a gente acaba tomando gosto pela coisa e não quer parar mais. Aos poucos tudo vai se ajeitando, e se você tem facilidade em adquirir peças importadas, aí então fica mais fácil.
Desejo a você muita sorte nessa nova empreitada, e seguramente os giradores daqui te darão o apoio necessário, valeu?
sera que esse negocio de ...placa pra cá...placa pra láá contamina a gemte
Sideni Inocencio
....................................................................................
A MADEIRA BRUTA É COMO DIAMANTE , SO É BELA QUANDO LAPIDADA.
Adenilson Salmo da Silva
Rafa
Em se falando de maquinas, a propaganda deveria ser essa compre uma e nunca mais pare de gastar
Até uma simples furadeira, tem inúmeros acessórios, mas voltando ao assunto, a Placa que o Vespa mostrou, tem bastantes acessórios, mas cada um é cobrado individualmente. Só compensa comprar lá fora se voce tiver portador, pois se for pagar frete e o risco de ser taxado sai mais barato a da Celmar. Mas com a placa lisa dá para fazer muita coisa, se voce ver na net, tem torneiros que nunca usaram uma placa e fazem trabalhos fantásticos. Agora se vai comprar lá fora peça junto a longwork, pois com certeza será a que mais vai lhe fazer falta.
Um grande abraço
Pedro
"O impossível foi criado em seis dias "
"Errar é humano, acertar é divino"