Fórum com assuntos sobre marcenaria e bricolagem em geral
Ad blocker detected: Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker on our website.
Chatara.
É como vc disse, uma máquina perigosa. Enquanto uma circular normal gira em torno dos 5 ou 6 mil rpm, essa gira acima de 11 mil rpm. Outro aspecto importante a observar é o disco que fica pro lado do operador (para os destros); qualquer descuido lá vai um pedaço da perna.
Abraço.
Carlos José
Curitiba-PR
A ferramenta ou a máquina mais perigosa é a que você está utilizando!
CJRODRIGUES escreveu:Enquanto uma circular normal gira em torno dos 5 ou 6 mil rpm, essa gira acima de 11 mil rpm.
Concordo com o Carlos, mas o interessante que é produto original da Bosch, e seguramente eles devem estar à par dos vários acidentes causados por conta disso.
só num achei no exterior, que privilégio brasileiro, porque sera?????.
ha e sera que a bosch mudou o manual das serras marmores, especificando elas agora pra corte de madeira.
rocco
oi gente, tem gente, usando de gente, pra ser gente, na vida
- Enquanto na serra manual para madeira o disco fica do lado oposto do operador, na serra mármore ele gira ao seu lado...
- Não tem disco de proteção....
- Tem a questão do rpm....
Amigo Chatara, sei que você é bastante experiente no manuseio dessas máquinas, mas fico me perguntando... será que vale o risco ?
Abraços,
Fábio Reis.
"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."
Chico Xavier
lembrando, (e não desculpando) que o disco se diz próprio para o corte de madeira com a serra mármore, então acredito que a questão do RPM (ao menos essa) tenha sido resolvido...
Adenilson Salmo da Silva
------------------------------------------------------------ Deus é Amor - Apóstolo João
Tudo o que se faz por amor acontece além do bem e do mal - Nietzsche
Ame e faça tudo o demais - Santo Agostinho
Por muito tempo sonhava com uma makita, uma máquina que sempre foi popular, todo mundo sabia da qualidade, mas ningúem tinha dinheiro para comprar...., eu não podia ser diferente, acabei comprando uma ching ling, e um disco de serra e alguns de marmore. Com este disco fiz misérias, cortei vigas de peroba, garapeira, compensado 15mm e outras sem falar que a usei para podar arvores. Nunca tive um problema, os cortes saiam retos e perfeitos. Com medo comprei uma circular, Não consegui cortar nada certo com ela, Hoje a utilizo muito pouco, a serra circular então é só enfeite de prateleira.
Pedro
"O impossível foi criado em seis dias "
"Errar é humano, acertar é divino"
É, esse tema é complicado e já gerou muitos debates. Embora esse disco seja próprio para madeira, dá para ver na quarta foto que queimou um pouco a peça, embora novo. Esses queimados aumentam o risco de coice, já que a madeira fica mais dura nessa parte, e, como o disco é novo, só podem ter ocorrido devido à velocidade muito alta da máquina. Isso aliado à inexistência de guarda na máquina é uma receita perigosa. Esse disco, pelo menos, não tem os dentes do outro e, por ser liso, talvez não gere o mesmo efeito dele. Mesmo assim, eu prefiro não arriscar. Abraços!
Eu queria uma máquina circular pequena e leve para cortar madeira, sempre descartei a makita pela velocidade, acabei comprando e gostando muito da dremel saw que é leve, muito anatômica e com serras para vários materiais.
eu também não arriso pelo simples fato da máquina não ter a proteção que recolhe em caso
de uma saída inesperada da madeira, mas isso com esses discos que se compra nos depósitos
agora, pelo que vi esse disco tem dentes minúsculos e muitos, muitos dentes, e isso deve ser
a consideração que levou a empresa a vender os discos, pois com certeza com muitos dentes e
minúsculos, não deve acontecer o que acontece com esses discos comuns que achamos nos depósitos
mas mesmo assima amigo, todo cuidado é pouco, se por acaso achar que em determinado instante
está em dúvida, não arrisque, blz . . .
Vespasiano, ando muito atarefado, to evitando participar, pois uma vez dado uma opinião se tem obrigação de acompanhar.
a ultima serra marmore que comprei foi a dwalt, ja tive makita e bosch, os materias que os manuais citavam, tem varios,
mas nunca vi citarem o corte de madeira, seria até interessante se alguem recentemente adquiriu a bosch, ver se
ela teve a coragem de recomendar, mesmo com o disco apropiado.
e volto a reiterar, alguem achou o disco no exterior.
a legislação brasileira protege o industrial e o criminoso comum.
acho que se o disco fosse de fato apropiado, teriamos anuncio no ebay, na amazon, se a bosch, tem varias linhas que não vendem no brezil, porque só nós temos a exclusividade, sera porque os pronto socorros num detalham os acidentes com serra.
inclusive a hora que o cixa se recuperar, vou adquirir, um disco da bosch, para a minha serra circular o multi contrução,
pois estes dias ao tirar um pedaço de pórta, pequei um grampo, e tava com meu disco pra mdf.
rocco
Amigos venho acompanhando esta discussão, e todos estão certos, mas analisando o disco resolvi ir atrás da fonte ""
Vejam o que a Bosch diz em seu site:
- Novidade garante mais diversidade de uso com segurança conforto e agilidade ao operador.
- Alto desempenho nos cortes em madeira dura mesmo com resíduos de cimento e pregos
Cortar madeira utilizando uma serra mármore é considerada uma prática perigosa e proibida em todos os canteiros de obras, pois pode provocar acidentes ou até colocar em perigo a vida dos operários. Atenta a isso, a divisão de Ferramentas Elétrica da Bosch abre uma nova categoria de produto e lança no mercado o Disco de Serra Mármore especial para corte em madeira, o que torna agora a tarefa possível e segura.
"A incidência de acidentes pela utilização de discos inapropriados na serra mármore é grande. Pensando na necessidade dos profissionais que precisam de agilidade, mas que não abrem mão da segurança, a Bosch sai na frente e insere no mercado o disco que maximizará o uso da serra mármore", explica Thiago Chagas, Regional Brand Manager da Linha de Acessórios da Robert Bosch.
Rápido, seguro e confortável
A novidade conta com a alta tecnologia dos produtos Bosch e tornará o trabalho dos operadores mais seguro, rápido e confortável, garantindo mais produtividade e melhor performance nas construções.
De acordo com Chagas, a geometria do novo disco é diferente dos discos diamantados utilizados para cortar pedras, piso, mármore, granito, entre outros materiais, o que o torna mais seguro e garante que não haja deformação e nem travamento no momento do corte. "Além disso, o novo formato contribui para refrigeração do disco durante o uso. Ou seja, a Bosch adaptou o acessório à serra mármore e agora é possível utilizar a ferramenta sem medo e com a certeza de um bom resultado".
O novo disco é produzido com material e tecnologia de ponta, o que garante mais resistência. Ele assegura, por exemplo, uma durabilidade duas vezes superior ao disco de vídea (metal duro) quando exposto à condição extrema de corte em madeira coberta com chapa de aço meio milímetro.
O operador ainda ganhará em conforto - já que o novo disco possui borda contínua, evitando trancos ou vibrações - e em agilidade, pois o acessório opera em alta velocidade, até quando corta madeira dura com resíduos de cimento ou pregos.
"Manusear uma única ferramenta em diversas tarefas, facilita o dia a dia pesado de quem está nos canteiros de obras. A Bosch reuniu os conceitos de praticidade e conforto para suprir uma necessidade do mercado da construção e colaborar com a segurança de quem trabalha com as suas ferramentas", finaliza Chagas.
Vídeos
Abraços Edú
Temos de respeitar nossas máquinas, excesso de confiança nunca foi boa compania!
Excelente pesquisa Edú!!
Acredito ter elucidado bem o tema, visto que é a palavra do próprio fabricante.
E pelo visto, foi algo projetado, adaptado e testado, tendo em vista os inúmeros acidentes causados, de conhecimento do fabricante.
Muito bom mesmo!
Só ficou o detalhe, como o Fábio Reis bem colocou, o disco estar do lado do operador, diferente de uma serra circular manual.
Resumindo, tem o aval do fabricante.
Quanto à sua utilização, vai de cada um, certo?
Como disse o Rocco, só tem aqui, ou será que o terceiro mundo continua sendo cobaia para produtos novos.
Quando fiz o teste,tentei forçar lateralmente,pra ver se engasgava,não aconteceu,tentei empurrar mais rápido,a maquina sofre,mas vai.
Por ser uma maquina bem leve,ela aceita qualquer pressão da mão,aí que mora o perigo!!!, eu fiz os testes segurando firmemente a maquina, também longe do corpo e das roupas.
Continuo achando duvidosa
Vamos aguardar mais opiniões,porque até agora só vi contras.
abss
Chatara
São paulo-Capital
o importante não é saber das coisas e sim o telefone de quem sabe.
Já usei também por muito tempo uma serra mármore com disco para madeira, não tive nenhum acidente, mas que é perigoso, isso é, a circular manual também é difícil manusear, concordo com o Redbaron, elá é pesada , dá um pouco de medo, mas hoje temos em mãos algumas alternativas como a mini serra circular, worx, einhell e a já citada dremel saw, adquiri a pouco tempo a da einhell e ela substitui bem a velha adaptação com a serra mármore.E na loja do mecânico tá com um preço bacana ainda
danilofreitas escreveu: adquiri a pouco tempo a da einhell e ela substitui bem a velha adaptação com a serra mármore.E na loja do mecânico tá com um preço bacana ainda
Danilo meu caro, posso assegurar que essa Einhell está na minha lista de desejos.
Mas não precisava me lembrar disso agora né?
Entendi que a bosch disse que a serra marmore causadora de inumeros acidentes
Interessante , até entao nenhum comentario ,e as laminas comuns vendidas livremente no comercio
Entendi que a lamina deles dará maior segurança , dará , nao quer dizer que é seguro
A pergunta se existe o mesmo produto lá fora é importante pois se nao encxontramos ..... se nao tem a capa de proteção já esta faltando um item importante de segurança
agora , que economia heim ?
Uma serra marmore , encontramos vendedores levando de baciada na sacola , mesmo original maquina barata , vale a pena arriscar?
Pedreiro corta granito, marmore, piso constantemente e madeira de vez em quando
E voce ? hobbysta corta mais oque?
Gaste um pouco mais e use ferramenta adequada
E tem mais , pedreiro esta acostumado a levar dois sacos de cimento todo dia e revirar massa para concreto , tem força , muita força e voce?
A maquina na mao dele queima , na sua dará um coice !!!!
Digo que um acidente é para o resto da vida , sempre terá sequelas , vira e mexe , novos problemas para um acidente velho.
E mais o fato de voce nao ter sofrido um acidente nao quer dizer que é seguro , voce esta com sorte por enquanto......
Interessante que enquanto os mais experientes falam para nao usar que é perigoso ninguem liga , agora a bosch disse , acreditam mas agora temos uma nova lamina e podemos usa-la e se a bosch disse , tá falado
Mas se perder os dedos e a bosch mais a frente mudar de ideia e fizer um recall
Lembram daquele carro cujo banco decepava o dedo do proprietario e a empresa dizia que nao e tal , até um ir a justiça e ai a coisa mudou de figura
eu tambem comcordo você strada eu tambem esses dias atras ia inverter a minha serra circular mas desisti da ideia. vou fazer uma economia e comprar serra de bancada inverter a serra de mão nem pensar é muita gambiarra ai eu tõ fora. abç.
alexand.
Embora eu tenha visto a máquina do Chatara no dia do churrasco e o disco tenha parecido ser "inofensivo" eu sou obrigado a concordar com o Rocco:
Só confiarei nesse disco quando ele for vendido nos Estados Unidos e Europa. Será que ele é vendido na Alemanha?
Acho que a Bosch criou esse disco para aumentar a segurança de uma situação de fato: todo pedreiro usa a serra mármore (as makitas) para cortar madeira, e para isso colocam um disco muito perigoso.
Levando em consideração que pedreiro nunca vai comprar uma serra circular, pois ele só serra madeira para fazer um cavalete, uma forma, uma escora, tudo com madeira bruta e acabamento tosco, esse novo disco da Bosch torna essa operação mais segura: não tão segura quanto a utilização de uma serra circular, mas certamente mais segura que o uso de um disco de serra com pontas de vídea!
Eu tenho uma serra mármore e nunca a usei, e nem pretendo usá-la, para serrar madeira. Se um dia eu precisar de uma serra circular pequena, pois eu tenho uma grande, eu farei como o Danilo sugeriu.
Esse disco é destinado às pessoas que usam a serra mármore para cortar madeira eventualmente, e mesmo assim para serviços onde não há necessidade de acabamento pois a rotação da serra mármore é muito alta e acaba por queimar a madeira que está sendo cortada
Abs,
Paulo Celso
________________________________ Na minha oficina sigo a máxima me meu avô: "UM LUGAR PARA CADA COISA, E CADA COISA FORA DO SEU LUGAR."
o Strada, tocou, num ponto importante ao meu ver, além da força do trabalhador diario, vem a pratica, inda hontem o
marmorista veio me entregar uma soleira, aproveitei e pedi, pra furar um piso na medida do ralo de 4 pol, pois o pedreiro
ja havia perdido um piso, muito na beirada e o marmorista fez usando a serra para marmore, até o pedreiro que faz uso diario,
parou pra ver a tecnica.
eu mesmo vou acabar adquirindo este disco, mais pra ter sempre outra opção, e na madeira dificilmente vou usar,
agora tão apresentando varias maquinas pequenas e leves, pra quem corta 4 mm, podem ser boas, mas cortar tabuas com reboque seco, sujas, nem me ateveria usar a versCut em algo acima de 5 mm, em pedra piorou.
rocco
Chatara, o que observo e tb fço uso é conforme o caso, se empurra, noutros se puxa, e também se usa de lado, imitando esmerilhadeira, como nem sempre da pra se usar com agua, vai-se no disco seco, geralmente se usa pra acertos,
quando se tem de fazer cortes longos e retos, vai-se no marmorista, onde se tem uma maquina, que seria a esquadrejadeira de pedras, to com 3 rodapés de 1 m e meio, onde se tem de tirar meio centimetro, o pedreiro insiste em tirar com a manual,
mas como é de minha responsabilidade, vou levar onde comprei.
observo, que quando se tem de cortar madeira, geralmente é ripa, cortes de 5 cm de cumprimento, por 2 cm de espessura,
e duvido que algum pedreiro, va substituir o disco, pro de madeira, a menos que seja doido como eu, que sempre gosto de ter 2 maquinas, com discos variados, mas num seria meu caso, pois sempre levo junto a de madeira.
estes dias o marmorista foi, cortar a inclusão do cok top, teve de ser no lugar, inda to traumatizado, pois com uma garrafa pet, eu ia lubrificando a linha de corte, ele num movimento empurra, ai de repente ele puxa, voa fogo pra todo lado e barro.
rocco
o que nós fazemos,é tecnologia de ponta,o famoso jeitinho brasileiro,nem sempre é possível ter todos os recursos à mão,vai como dá.
hoje tive que encurtar uma coluna de concreto em 20 cm,com ferragem ,foi na Makita,a seco,e fiz o rasgo pra viga. a outra tive que derrubar,2,50 de altura, cortei o pé dela e derrubei. Sera que faz isso
no primeiro mundo?
abss
Chatara
São paulo-Capital
o importante não é saber das coisas e sim o telefone de quem sabe.
Chatara, num sei quem ta certo, mas que o brasileiro é milagroso, ha isto é.
trabalhei com um sr. que participou da 2 grande guerra, e estava no rio grande do sul, contava que tinha uns canhões por la,
e os engenheiros que vieram dos states, ficaram bobos do que o brasileiro fazia com um alicates e pedaços de arame.
rocco
estou ela pra fazer pequenos cortes - com esse disco - só que estou usando ela invertida - o corte é perfeito - o cuidado é que o disco tem pouca trava - do resto é paciência
Ola sou novo aqui no fórum (e muito medroso no trato com ferramentas elétricas) tentei muitas vezes fazer uma circular de mesa invertendo uma Enheill de mão que possuo, mas não ficou bom, pois ele possui folga na base dela, cortando fora do esquadro, tenho uma serra mármore famastil, e então descobri esse disco da bosch para ser usado na serra mármore, pesquisei muito e comprei, confesso que me surpreendi, ele é feito na Suíça, possui dentes quase invisiveis para justamente não travar, foi feito para os funcionários de obras não usarem os discos comuns de serra, na serra marmore, corta tábuas. caibros e pontaletes, sujos de cimento e passa sem dó nos pregos e grampos, agora, eu uso o meu para diminuir o tamanho da tábua (quase sempre em aglomerados. mdf e madeira branca, sempre sobre uma bancada firme, com uma madeira (mpf) por baixo e presos com grampos e uso também um guia feito com MDF, garantindo que segure a máquina com as duas mãos, lógico que é mais perigoso, o ideal seria uma serra de bancada, mas como disse, para cortes em que se precise diminuir o tamanho da prancha vai bem, tomando-se os devidos cuidados, não acho que a Bosch arriscaria seu nome num produto perigoso, e os discos de serras feitas made in china será que não são perigosas?
Bom dia amigos,
Sobre esse disco para corte de madeira da Bosch usado na Serra Marmore, acredito ser muito bom "minha opinião".
Não podemos comparar uma serra de "ontem" com uma lançada hoje no mercado, hoje em dia temos os cortes a laser, a água...etc.
Lógico que o perigo sempre vai existir e jamais eu iria incentivar uma pessoa sem o mínimo de conhecimento básico operar uma máquina, seja ela qual for.
Bom...fica aqui minha humilde opinião sobre cortar madeira com serra marmore, com esse disco lançado pela Bosch creio que arrasou em tecnologia.
Obs: não estou ganhando "jabá" da empresa ok
Abraços!
No começo, ficamos mais perdidos que cupim em metalúrgica
Esse disco, como um vídeo demonstrativo diz, é destinado a carpinteiros e pedreiros. Como em uma obra a serra-mármore (as makitas, como eles chamam) é uma ferramenta comum os pedreiros começaram a colocar disco dentado para cortar madeira para fazer andaime, escora, forma etc... Um pedreiro jamais compraria uma serra circular para madeira.
Esses discos eram muito perigosos e causavam acidentes graves. A Bosh resolveu então a fazer um disco para cortar madeira com segurança, que é o esse disco (semelhante ao disco da Dremel Saw Max - a Dremel é da Bosh). Ele não tem dentes, portanto não pula na madeira. O que eles fizeram foi criar um disco para que os pedreiros possam cortar madeira com a serra-mármore.
Eles dizem que o disco dá um bom acabamento, mas isso é relativo: uma coisa é um bom acabamento em uma tábua bruta (não aparelhada) para fazer um andaime e outra coisa é um bom acabamento em uma chapa de MDF com revestimento em ambos os lados para fazer a porta de um móvel para a sua sala. Veja que na propaganda eles enfatizam que ele corta bem mesmo madeira suja de cimento.
Portanto, continuo com minha opinião: Serra-mármore não é para cortar madeira
Abs,
Paulo Celso
________________________________ Na minha oficina sigo a máxima me meu avô: "UM LUGAR PARA CADA COISA, E CADA COISA FORA DO SEU LUGAR."