Trata-se de uma fruteira com múltiplas cores com aproximadamente 2000 segmentos de madeira e neste trabalho eu usei PVC até porque era um material que a bastante tempo eu queria experimentar e que depois dos trabalhos do amigo Pedro e do amigo Oscar, resolvi fazer este teste.
Como disse; como teste até que o PVC se saiu muito bem, mas confesso que o tipo de projeto que usei não me agradou para o uso do PVC, porque são muitas peças de tamanho bem pequenas, então a colagem se torna muitas vezes ineficiente.
escolhi para este trabalho madeiras bem diferentes como o Cedro, o Amarelinho, o Roxinho uns toquinhos de Pau Brasil presente do amigo Sideni) e Jatobá (presente do amigo Marcos) além do PVC tirado de tubos hidráulicos.
As Madeiras
Comecei cortando os tubos de PVC com a esmerilhadeira

Com um soprador térmico, moldei o PVC em placas, reparem que o tubo é um material bem antigo que eu catei em uma caçamba.

Para a união das madeiras e o PVC eu usei cola de cianoacrilato conforme a foto

Quando a união era madeira com madeira usei cola banca Cascorex extra

Montei dois blocos simétricos com 20 ripas de madeiras e seis tiras de PVC desta forma

Depois de colado eu desempenei e lixei na Estrovenga os dois blocos, e cortei na Serrabic em tiras de 1cm cada

Ficou desta forma todo fatiado

Com tudo cortado colei novamente, tendo a preocupação de intercalar as cores, para que o efeito da textura sobressaia no conjunto.

Com o auxilio de um bloco central, eu marquei um furo e com um parafuso fiz o desenho dos anéis que irei cortar desta forma:

Novamente na Serrabic, cortei 5 semi círculos de cada bloco

Depois eu uni cada semi círculo e no anel maior eu fiz um anel de Pau Brasil para o fechamento, colei e prensei tudo deste jeito;

No começo do torneamento já notei a dificuldade que seria concluir esta peça, no final tive que improvisar uma ferramenta com a pota bem fina e super afiada pois o torneamento estava quebrando alguns segmentos no giro.

Reparem que estou usando minha mais nova aquisição, uma placa NOVA G3 que o amigo Marcos mandou vir dos states!!!

No final além da ferramenta adaptada, o torneamento só foi possível com a ajuda de uma lixadeira com o torno em movimento, pois as goivas estavam quebrando as emendas.

E ficou assim;
Espero que os amigos gostem.

Um grande abraço
Silvio