Mila escreveu:Acrileu, bom dia!
Tenho duas serras desta Dewalt de 100 dentes, um disco de 100 dentes da makita e um disco Irwin de 60 dentes. E na prática percebi o seguinte:
A escolha da lâmina ideal depende do que você pretende fazer.
Eu aqui, por exemplo, se fosse trabalhar somente com madeiras ecolheria esta de 80 dentes porque a que eu tenho de 60 dentes já dá um excelente acabamento na madeira (não dá resbarba nenhuma na madeira), então, fico até imaginando que maravilha seria esta de 80 dentes. Porém esta de 80 dentes não se pode trabalhar em alumínio, pois seus dentes são mais em pé, ou seja, são próprias para madeira devido a inclinação e o formato dos dentes (que batem na madeira cortando-a).
Agora se você pretende trabalhar com alumínio e madeira a curto prazo esta de 100 dentes é a ideal. O que quis dizer a curto prazo é o seguinte: para alumínio a lâmina de 100 dentes vai funcionar bastante, mas para madeira, com o passar do tempo e do uso, os dentes ficam mais sem afiação e vão cortar a madeira de forma mais lenta e se tentar acelerar o corte vai queimar a madeira.
Se você for trabalhar somente com madeira prefira a de 80 dentes. O corte dela não perde em nada para uma de 100 dentes. Nem mesmo a de 60 dentes deixa nenhuma resbarba seja em qualquer madeira. Já cortei com ela desde MDF até sucupira com corte perfeito e de quinas vivas.
Se você for trabalhar com alumínio somente e a longo prazo prefira a de 100 dentes.
A diferença básica dos dois discos é como nosso amigo Adenilson disse: está na angulação dos dentes (ângulo este referente à posição da pastilha de vídea até o centro do furo do disco). E também está no formato dos dentes. Os dentes do disco de alumínio foram projetados para baterem e rasgarem o alumínio e tem os dentes mais deitados; e o de madeira foram projetados para baterem e cortarem a madeira e possuem os dentes mais em pés.
Note que rasgar e cortar tem diferenças.
Agora, pessoalmente percebi o seguinte: com alumínio eu não trabalho e referente aos meus dois disco de 100 dentes da dewalt, já estão ficando ruins de corte com pouco tempo de uso e o outro disco de 100 dentes da Makita já estão banguela. Este disco da Makita não presta não. É comprar e se arrepender depois, pois não dura nada.
Por ironia do destino, o que uso hoje em dia é um disco de 60 dentes de 91/4 de polegadas da marca Irwin em minha serra de bancada e é um excelente disco. Se puder escolha a marca Irwin e ela é bastante durável. Acho o disco da Irwin bem melhor que Dewalt. Mas isto é gosto meu (pessoal).
Abraços.
Mila,
Tá vendo como há mais coisas entre o céu e a terra do que sonha a nossa vã filosofia?
Entendi perfeitamente a sua explicação, é profundamente didática e inteligível.
A princípio parece um bom negócio comprar um modelo para usar nas duas matérias, mas como você mesmo disse, usar nas duas, uma delas vai sofrer com o tempo.
Se for a de 100d para aluminio, se usar para aluminio e madeira com o passar do tempo, a madeira vai sofrer.
Se for só para madeira a de 80d ou mesmo 60d dentes não perde em nada para a de 100d, aí entra o custo/benefício já que a de 80d e a de 60d dentes são mais baratas... Correto? Até a de 40d que veio na meia esquadria da AEG corta em cantos vivos e "silenciosamente" e é disco AEG, como você mesmo disse, eu também fico pensando como seria a de 60d ou a de 80d dentes!
Vou dar uma pesquisada nas Irwin's...
Quanto a rasgar e cortar, também deu pra entender.
Rasgar porque o aluminio apesar de ser metal, é mole, portanto não quebra, ela enverga e dobra, daí tem que ser rasgado!
Cortar porque a madeira é dura, a fibra não dobra, tem que ser cortada!
Bom, depois de toda essa aula vou refletir melhor, pois minha direção é madeira, por isso estou no M&B.
Mila, fico grato pela aula e pelo tempo oferecido, digitando num excelente português as explicações dadas.
Além de servir também para os amigos não tão avisados como eu!