Dimmers para Ferramentas.
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Dimmers para Ferramentas.
Companheiros.
Dimmers são projetos eletrônicos capazes de controlarem lâmpadas, motores ( no caso velocidade ) de equipamentos tanto em Corrente alternada assim como Corrente Contínua. No nosso caso mais específico, dá para controlar a potência de nossas ferramentas elétricas, e consequentemente sua velocidade.
Postarei aqui os projetos de construção que irei conseguir localizar ao longo da caminhada.
Este projeto abaixo é de construção muito simples e de fácil aquisição dos componentes eletrônicos. Dá para controlar ferramentas até 1 HP. Pode ser utilizado, por exemplo, em controle de uma lixadeira tanto manual como de bancada, furadeira manual ou de bancada (sem necessitar trocar a posição da correia) ou qualquer outras ferramentas até 750 Watts.
Abraços.
Dimmers são projetos eletrônicos capazes de controlarem lâmpadas, motores ( no caso velocidade ) de equipamentos tanto em Corrente alternada assim como Corrente Contínua. No nosso caso mais específico, dá para controlar a potência de nossas ferramentas elétricas, e consequentemente sua velocidade.
Postarei aqui os projetos de construção que irei conseguir localizar ao longo da caminhada.
Este projeto abaixo é de construção muito simples e de fácil aquisição dos componentes eletrônicos. Dá para controlar ferramentas até 1 HP. Pode ser utilizado, por exemplo, em controle de uma lixadeira tanto manual como de bancada, furadeira manual ou de bancada (sem necessitar trocar a posição da correia) ou qualquer outras ferramentas até 750 Watts.
Abraços.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
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Re: Dimmers para Ferramentas.
Legal amigo Mila, o que é bastante interessante. E ai em se falando de quem não entende nada de eletricidade? Será que o amigo não teria um esquema destes para controle de velocidade de maquinas mais potentes do que 750W? Tipo assim um torno?
Ai eu forcei hem amigão??
Um grande abraço
Silvio
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Re: Dimmers para Ferramentas.
Bão... e quanto seria "tipo assim" a potência do motor de seu torno?silvio56 escreveu:Tipo assim um torno?

Cordialmente.
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Re: Dimmers para Ferramentas.
mas torno normalmente tem motor de indução e estes não aceitam dimmer até onde eu sei.
Adenilson Salmo da Silva
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Re: Dimmers para Ferramentas.
Nilson meu véio, como disse; conheço a eletricidade até o ponto de saber que não devo enfiar o dedo na tomada
Mas lendo o tópico do amigo Mila e analisando a grosso modo imaginei assim que poderia ser utilizado em motor de 1 hp com 1800 rpm, é só o que sei porque está escrito lá
Ai o amigo Adenilson vem com este papo de indução e coisa e tal, acho que fiz a pergunta mais idiota do século
Se fiz esta besteira, peço que deletem a minha pergunta
E vamo que vamo, um dia talvez eu aprenda juntar os fios....Acho que prefiro fazer serragem....
Um grande abraço
Silvio



Mas lendo o tópico do amigo Mila e analisando a grosso modo imaginei assim que poderia ser utilizado em motor de 1 hp com 1800 rpm, é só o que sei porque está escrito lá






Se fiz esta besteira, peço que deletem a minha pergunta




E vamo que vamo, um dia talvez eu aprenda juntar os fios....Acho que prefiro fazer serragem....



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Re: Dimmers para Ferramentas.
O silvio, meu mestre, longe de mim querer causar tal sentimento.... me perdoe mano.
mas também não sei quase nada de elétrica salvo o básico.. Mas os motores de indução, ou gaiola, ou ainda motores de escova são os motores que nos usamos nos tornos, policortes, etc. Estes motores não aceitam dimmer, para controlar velocidade ou rpm.
em contra partida temos os motores que são usados em nossas ferramentas elétricas manuais, como furadeiras, lixadeiras, serras circulares, esmerilhadeiras... Estes que usam aqueles carvões aceitam dimmer para diminuir a rotação, mas parece-me tambem que perdem potencia..
isso a grosso modo, mas é a forma que eu entendo.
mas também não sei quase nada de elétrica salvo o básico.. Mas os motores de indução, ou gaiola, ou ainda motores de escova são os motores que nos usamos nos tornos, policortes, etc. Estes motores não aceitam dimmer, para controlar velocidade ou rpm.
em contra partida temos os motores que são usados em nossas ferramentas elétricas manuais, como furadeiras, lixadeiras, serras circulares, esmerilhadeiras... Estes que usam aqueles carvões aceitam dimmer para diminuir a rotação, mas parece-me tambem que perdem potencia..
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Re: Dimmers para Ferramentas.
Então Adenilson, não fiquei milindrado não...
Sou meio tapado em matéria de elétrica, perguntei porque sinto a dificuldade dos amigos que tem torno, terem que ficar mudando de polias para alterar a rotação dos seus tornos, isso é um saco!!! E se este equipamento que o amigo Mila mostrou fosse fácil de adaptação ao torno, seria uma mão na roda, isso para não ter que comprar um inversor que é caro prá caramba..
Mas não fiquei magoado de jeito nenhum.
Um grande abraço meu bom..
Silvio




Mas não fiquei magoado de jeito nenhum.


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Re: Dimmers para Ferramentas.
Aí depende...Adenilson escreveu:mas torno normalmente tem motor de indução e estes não aceitam dimmer até onde eu sei.

Bem... antes de qualquer coisa... Mestre Sílvio poderia fazer a gentileza de informar quantas fases tem seu motor... e, se possível, o nome do fabricante e o modelo...
Conheço um pouquinho de eletrônica e elétrica e talvez encontre alguma coisa que possa ajudar ou, pelo menos, dirimir as dúvida... suas e do Adenilson... também tenho um conhecido que trabalha com máquinas e enrolamento de motores a quem posso consultar...
Cordialmente.
Nilson "Matuto"
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Re: Dimmers para Ferramentas.
Amigo Nilson, agradeço muito a gentileza, mas ao entrar neste bate papo, me interessou devido aos grandes problemas que os amigos giradores passam na ocasião que começam a girar; normalmente a gente compra um torno com motor normal e trabalha com alteração de polias para diminuir ou aumentar a velocidade do possante. Eu já superei esta fase com a compra de um inversor de velocidade e um motor trifásico, mas sei que o problema é bem chato para quando se inicia.
Por isso fiz a pergunta pois achei que a coisa podia se resolver, com o equipamento descrito pelo amigo Mila.
Então esta conversa poderá ser útil, para quem esta no começo da giração, não sei se o amigo concorda.
De qualquer forma, agradeço e se vc conseguir tirar esta dúvida, pode crer que servirá para vários colegas ok.
Um grande abraço
Silvio
Por isso fiz a pergunta pois achei que a coisa podia se resolver, com o equipamento descrito pelo amigo Mila.
Então esta conversa poderá ser útil, para quem esta no começo da giração, não sei se o amigo concorda.
De qualquer forma, agradeço e se vc conseguir tirar esta dúvida, pode crer que servirá para vários colegas ok.
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Re: Dimmers para Ferramentas.
Pelo que eu tinha pesquisado também, os motores de indução só com inversor para reduzir a velocidade, os de carvão(furadeira, tupia, liquidificador), aceitam o dimmer.
Um abraço.
Alexandre Mellado.
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Re: Dimmers para Ferramentas.
Mellado, ainda creio ser possível controlar um motor de indução com dimmer. O que ocorre é que a maioria dos dimmer montados com TRIACS (tais como o circuito acima) são desenvolvidos para controle de potência de cargas resistivas, para controlar cargas indutivas faz-se necessário adicionar um circuito amortecedor (snubber). Implementar um controle para motores trifásicos, sem um inversor, requer um dimmer desses para cada fase e ligá-los de formar que apenas uma chave (potenciometro) varie a potência deles.mellado escreveu:Pelo que eu tinha pesquisado também, os motores de indução só com inversor para reduzir a velocidade, os de carvão(furadeira, tupia, liquidificador), aceitam o dimmer.
De qualquer forma,
estou pesquisando... pode ser que não dê em nada


mas quem sabe possa descobrir algo de útil.
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Re: Dimmers para Ferramentas.
Eu conheço um pouquinho de eletrônica, mas pouco de motores elétricos. Montei um dimmer para controlar a velocodade do motor do meu torninho (1/2hp 3460 rpm).
Porém...
Como o motor tem chave centrifuga interna, (geralmente fios 5 e 6) toda vez que a velocidade baixava, a chave acionava. Tentei uma chave extra para depois de atingida a velocodade máxima, desligar um dos fios, no caso, escolhi o fio 5 e só depois acionar o dimmer.
O resultado foi que o dimmer era quase ineficiente, a velocidade diminui, mas quase imperceptível e quando chega em um ponto do cursor do potenciometro, o motor pára, ficando o ronco característico de quando um motor é travado, neste caso, tinha que desligar o motor, voltar a chave para religar o fio 5, voltar com o dimmer para rotação máxima e só então, religar o motor.
Muita função.
A conclusão é que realmente dimmers não funcionam bem com motores a indução.
Porém...
Como o motor tem chave centrifuga interna, (geralmente fios 5 e 6) toda vez que a velocidade baixava, a chave acionava. Tentei uma chave extra para depois de atingida a velocodade máxima, desligar um dos fios, no caso, escolhi o fio 5 e só depois acionar o dimmer.
O resultado foi que o dimmer era quase ineficiente, a velocidade diminui, mas quase imperceptível e quando chega em um ponto do cursor do potenciometro, o motor pára, ficando o ronco característico de quando um motor é travado, neste caso, tinha que desligar o motor, voltar a chave para religar o fio 5, voltar com o dimmer para rotação máxima e só então, religar o motor.
Muita função.
A conclusão é que realmente dimmers não funcionam bem com motores a indução.
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Re: Dimmers para Ferramentas.
Uma coisa que me chama atenção, é o ventilador de teto, ele tem um motor que acho que é de indução, tem capacitor, porem é controlado por dimmer, o problema é que quando ele diminuí a velocidade, também perde muita potencia.
Um abraço.
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Re: Dimmers para Ferramentas.
Material para estudos sobre eletrotécnica e motores que encontrei na internet.
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Re: Dimmers para Ferramentas.
RobertoPV escreveu:Eu conheço um pouquinho de eletrônica, mas pouco de motores elétricos. Montei um dimmer para controlar a velocodade do motor do meu torninho (1/2hp 3460 rpm).
Porém...
Como o motor tem chave centrifuga interna, (geralmente fios 5 e 6) toda vez que a velocidade baixava, a chave acionava. Tentei uma chave extra para depois de atingida a velocodade máxima, desligar um dos fios, no caso, escolhi o fio 5 e só depois acionar o dimmer.
O resultado foi que o dimmer era quase ineficiente, a velocidade diminui, mas quase imperceptível e quando chega em um ponto do cursor do potenciometro, o motor pára, ficando o ronco característico de quando um motor é travado, neste caso, tinha que desligar o motor, voltar a chave para religar o fio 5, voltar com o dimmer para rotação máxima e só então, religar o motor.
Muita função.
A conclusão é que realmente dimmers não funcionam bem com motores a indução.
Um detalhe que lembrei ontem ao olhar o dimmer jogado na mesa...
Fiz o teste com um motor de alta rotação 3465 rpm. Vou refazer o teste, mas com um motor de 1750 rpm.

- Vespasiano
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Re: Dimmers para Ferramentas.
Amigos, tentando elucidar o tema, e nem entrando muito a fundo na parte técnica...
Dimmer’s são dispositivos que variam a tensão, iniciando do 0v até sua máxima tensão estipulada.
Exemplo de funcionamento de uma lâmpada ou um simples ventilador (utiliza o chamado motor universal) onde a luminosidade ou a velocidade de rotação, respectivamente, dependem da tensão de entrada. No caso de motores pode haver perda de torque.
Inversores de frequência (a quem diga Conversores de frequência), variam as características de frequência (amplitude, comprimento de onda, etc).
No caso de controle de motores por indução o que varia é a frequência, devido à sua propria concepção. Um inversor não só controla a velocidade do motor, além da inversão da rotação, tempo de acionamento, tempo de parada, perda de torque compensada pela baixa rotação, etc. O motivo deles serem bem mais caros, utilizando componentes eletrônicos dedicados e em alguns casos até pequenos microprocessadores. Outro detalhe, inversores devem ser compatíveis com a potência do motor, sendo assim, quanto mais potente o motor, mais caro o inversor.
Portanto, um dimmer não vai funcionar no controle de um motor por indução, nem adianta tentar, pois corre-se o risco até de queimar o motor.
Novamente citando, o tópico do amigo Matuto sobre motores é uma boa literatura e fonte de consulta.
É isso, espero ter ajudado.
Abraço a todos,
Vespa
Dimmer’s são dispositivos que variam a tensão, iniciando do 0v até sua máxima tensão estipulada.
Exemplo de funcionamento de uma lâmpada ou um simples ventilador (utiliza o chamado motor universal) onde a luminosidade ou a velocidade de rotação, respectivamente, dependem da tensão de entrada. No caso de motores pode haver perda de torque.
Inversores de frequência (a quem diga Conversores de frequência), variam as características de frequência (amplitude, comprimento de onda, etc).
No caso de controle de motores por indução o que varia é a frequência, devido à sua propria concepção. Um inversor não só controla a velocidade do motor, além da inversão da rotação, tempo de acionamento, tempo de parada, perda de torque compensada pela baixa rotação, etc. O motivo deles serem bem mais caros, utilizando componentes eletrônicos dedicados e em alguns casos até pequenos microprocessadores. Outro detalhe, inversores devem ser compatíveis com a potência do motor, sendo assim, quanto mais potente o motor, mais caro o inversor.
Portanto, um dimmer não vai funcionar no controle de um motor por indução, nem adianta tentar, pois corre-se o risco até de queimar o motor.
Novamente citando, o tópico do amigo Matuto sobre motores é uma boa literatura e fonte de consulta.
É isso, espero ter ajudado.
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