A todos os amigos, meu muito obrigado pelos comentários !
Dago,
O papel carbono foi comprado em uma papelaria. A ferramenta de contornos foi comprada na Dutra Máquinas.
Vespa,
A plaina está firme entre os encaixes e a tampa (ou mesa), que vem por cima. Se gostou, copie à vontade

!
RobertoPV,
O fundo da caixa é aberto, então eu tenho acesso à manopla para alterar a altura do desbaste. Mas não posso fazer isso, pois a mesa é fixa. Se eu alterar a altura de corte, teria que ajustar a mesa. Essa é uma limitação do jig.
Carlos José,
Eu não desmontaria a ferramenta, pois acho que o problema está no operador (eu !

).
Strada, Edu,
Eu conheço uma pessoa que perdeu uma falange do dedo numa máquina dessas. Foi justamente ao empurrar a madeira e deixar um dedinho no "bumbum" da madeira. Eu estou usando um "empurra-pau" e/ou uma desempenadeira manual, daquelas emborrachadas que os pedreiros usam para aplicar rejunte em azulejos.
Robertoguz,
Realmente, essa foi uma rara coincidência !
Lauro,
Familiar, né

? Foi comprado justamente para isso. Desde aquele dia que fomos à Dutra que eu tenho na cabeça o projeto de inverter a plaina. Demorou, mas saiu !
Mas você levantou um ponto que pode ter sido um erro de interpretação da minha parte.
Eu gostaria de explorar melhor esse aspecto do jig com você. Note que minha mesa de entrada é mais longa que minha mesa de saída. Eu estava imaginando que a referência deveria ser a entrada.
Faz parte dos meus planos fazer um mesa mais longa em breve, pelo menos 1 metro. Nas plainas profissionais a faca fica bem no meio da mesa, mas eu tenho uma limitação de espaço, então optei por uma mesa mais longa na entrada....
Na sua opinião eu tenho um erro no projeto ?