Excelente ideia de deslizar sobre trilhos para porta de correr... Parabéns.YanKleber escreveu:Então, pessoal, que bom que gostaram!!!!
![]()
E respondendo às perguntas, vamos lá...
2) Adenilson, o carrinho desliza sobre trilhos com roldanas para porta de correr. Quanto à tupia não sei o que é "vibrar muito". Mas acho que não. A utilizei para abrir rasgos nos rodapés (para passar fio) e a senti bastante estável.
Maravilha Yan!YanKleber escreveu:E eu consigo cortar e aparelhar bem pedaços com pouco mais de 2 metros.
Vespasiano escreveu: Melhor que isso, é só comprar uma esquadrejadeira que caiba uma chapa inteira de MDF (já falei isso hoje).
Tião, o projeto é muito simples. Trata-se de um tampo de MDF de 15mm revestido dos dois lados (sobra do material que estou usando para os armários da cozinha e closet), e uma estrutura de sustentação feita de caibro de eucalipto. Só isso.tiaoadao escreveu:Yan,
Tambem estou querendo usar da liberdade pra pedir pra voce, colocar mais detalhes da fixaçao da tupia.
Da pra voce informar a espessura do tampo onde esta fixado a tupia. Ela esta fixada em alguna placa de acrilico. ou outro material.
Gostei muito do seu projeto, ficou espetacular. Parabens
Abços.
Tiao Adao
Tião, talvez sim dependendo do tamanho da fresa. Eu tenho usado umas fresas retas da Freud que comprei no eBay, e elas perspassam cerca de 2 cm além do tampo, que até agora foi suficiente para mim. É possível que para outros trabalhos isso seja um problema. Até o momento o único uso que dei para a tupia foi abrir rasgos: em rodapés para passar fios e nos armários de MDF para colocar o fundo de eucatex.tiaoadao escreveu:Yan,
Nao querendo ser chato: com o tampo de MDF de 15mm as fresas da tupia nao ficam curtas?
Eu particularmente iria para uma mais parruda...acho que uns 8 mm. Tem umas mais fininhas (6 mm) que acabam envergando com o calor, aí fica complicado...Marcos escreveu:
NB.: Será que esta tal tábua de carne precisa ser parruda ou uma daquelas simples consegue segurar a tupia?
mellado escreveu:Outra opção para prender a tupia é um pedaço de carpete de madeira, eles tem entre 6, e 8mm é são bem resistentes, antes de fazer o meu com policarbonato, eu havia feito com carpete de madeira, é ficou bom.
Carlos, não sei se compreendi bem sua questão, mais especificamente o que você quis dizer com "problema na distância". O que eu posso lhe dizer é que eu tenho cortado pedaços bemmmmmmm longos de madeira. Até rodapés com 4m! Eu coloquei a quinta roda no carrinho justamente para ele não adernar com o peso da madeira a ser cortada, mas mesmo o carrinho ficando estável, muitas vezes é difícil conseguir manter a madeira no lugar devido ao seu peso. Nesse caso eu fixo a madeira ao carrinho usando grampos.carlosribeiro escreveu:Yan, parabens muito boas as adaptações e construções, simples e eficiente.
Uma duvida, algum problema na distancia da mesa guia até a serra?
Pergunto porque estou a fazer na minha BT e esta tem 320mm da lateral da mesa até a serra.
grato
Vou tentar, Lauro!Lauro escreveu:Dá para fazer um vídeo dela em operação?
Carlos, me desculpe, mas ainda não entendi o que seria o "problema" ao qual você se refere quando fala na distância entre o carrinho e a serra... acho que não estou muito bem hoje!!!carlosribeiro escreveu:Yan, verificando a primeira imagem do seu projeto, o carrinho esta a uma distancia paralela da serra e é esta distancia que me referi ao que tenho aqui na minha BT ( 320mm).
Qto ao nivel do carrinho ser da mesma altura ou 1mm mais alto entendi.
grato
Ah entendi...Lauro escreveu:Yan, pelo que entendi, o Carlos quer se referir à parte da mesa da serra ser fixa, e o carrinho móvel ficar distante da lâmina. Acho que a dúvida dele é se isso poderia causar algum atrito e prejudicar o corte. É isso, Carlos? Abraços!
Ah, Carlos, agora entendi a dúvida. Sua questão é a respeito do corte de peças pequenas. Perfeito! Respondendo à sua pergunta, quando preciso cortar peças pequenas eu não uso o carrinho, mas sim o "crosscut sled". O carrinho é só para peças grandes mesmo!carlosribeiro escreveu:Ola lauro e Yan
É isso mesmo lauro,
No caso do yan eu notei que tem uma distancia da serra ate a face do carrinho, distancia essa da mesa da serra circular.
No meu a Bt tem 320mm e é ai que eu estou com duvida.
Verifiquei que o yan colocou dois grampos, mas e se for preciso cortar peças menores.
Penso que serão apoiadas na regua abaixo dos grampos, é isso yan.
Yan, que trilho é esse que vc utilizou?
Valeu