Manuseio da Tupia na bancada.
- Emilio
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Emilio
- Data de Nascimento: 11 Jan 1980
- Hobby: Marcenaria
- Profissão ou ocupação: Fisioterapeuta
- Localidade: Santos
- Estado: SP
- País: BR
Manuseio da Tupia na bancada.
BOA NOITE, MESTRES.
To aqui dinovo solicitando o auxilio dos mais experientes.
Fiz uma bancada pra minha tupia B&D RP250bk. O problema é que não encontrava jeito de encaixar a fresa naquele pino central próprio para o encaixe (me esqueci o nome). Falei com um colega e ele disse pra encaixar a fresa juntamente com um pequeno suporte branco que veio junto dela, dentro da caixa da tupia. Eu pensei que fosse apenas um suporte para manter a fresa de pé dentro da caixa da ferramenta. De fato, a fresa encaixou e fiz alguns trabalhos com ela, mas ela se deteriora rapidamente dentro desse pino de encaixe da fresa e logo fica um "jogo" na fresa com o pino de encaixe.
Não encontrei outra forma de encaixar a fresa nesse pino de encaixe. As fresas só encaixam em um dos tres adaptadores pra diferentes tamanhos de fresa. Se de fato, as fresas devem ser encaixadas com esse pequeno suporte branco, os mesmos são encontrados em casa de ferramentas???
Espero ter sido claro na explicação...
E estou esperando a solução com urgência, pois vou entrar num ritmo mais acelerado de trabalho e necessito dela trabalhando bem.
Grande abraço a todos.
To aqui dinovo solicitando o auxilio dos mais experientes.
Fiz uma bancada pra minha tupia B&D RP250bk. O problema é que não encontrava jeito de encaixar a fresa naquele pino central próprio para o encaixe (me esqueci o nome). Falei com um colega e ele disse pra encaixar a fresa juntamente com um pequeno suporte branco que veio junto dela, dentro da caixa da tupia. Eu pensei que fosse apenas um suporte para manter a fresa de pé dentro da caixa da ferramenta. De fato, a fresa encaixou e fiz alguns trabalhos com ela, mas ela se deteriora rapidamente dentro desse pino de encaixe da fresa e logo fica um "jogo" na fresa com o pino de encaixe.
Não encontrei outra forma de encaixar a fresa nesse pino de encaixe. As fresas só encaixam em um dos tres adaptadores pra diferentes tamanhos de fresa. Se de fato, as fresas devem ser encaixadas com esse pequeno suporte branco, os mesmos são encontrados em casa de ferramentas???
Espero ter sido claro na explicação...
E estou esperando a solução com urgência, pois vou entrar num ritmo mais acelerado de trabalho e necessito dela trabalhando bem.
Grande abraço a todos.
Ft Emilio Carlos
Redelease https://www.redelease.com.br/
- JRMatt
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Jorge
- Data de Nascimento: 27 Ago 1967
- Profissão ou ocupação: Músico
- Localidade: Canoas\RS
- Estado: RS
Re: Manuseio da Tupia na bancada.
Olá Emílio,
As fresas que vieram com a RP250bk devem encaixar diretamente no adaptador de 1/4. Aquelas peças plásticas que vem nas hastes das fresas realmente são só para encaixar na maleta quando for guardar.
Abraço
Jorge
As fresas que vieram com a RP250bk devem encaixar diretamente no adaptador de 1/4. Aquelas peças plásticas que vem nas hastes das fresas realmente são só para encaixar na maleta quando for guardar.
Abraço
Jorge
- Fabioreis
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Fabio Reis
- Data de Nascimento: 22 Jun 1966
- Profissão ou ocupação: Aposentado
- Localidade: Cotia, SP
Emílio,
Tenho exatamente a mesma tupia que você.
"aquele pino central próprio para o encaixe" chama-se pinça.
O suporte de plástico é somente para guardar as fresas de volta na maleta. Não instale aquela peça de plástico na tupia de jeito nenhum - jamais.
A fresa tem que entrar diretamente na pinça, sem nenhum tipo de suporte. Depois que colocado, aperte bem a rosca.
Se não está entrando, talvez você esteja usando uma combinação pinça x fresa errada. Use ambas na mesma medida. O encaixe é bem justo e tem que entrar colocando-se com a mão. Não pode haver folga, senão não dá aperto.
Não use martelo, alicate, ou seja lá o que for para encaixar a fresa.
Leia o manual com atenção.
Tupia é uma ferramenta perigosa e se você não estiver 100% seguro do que está fazendo, não faça.
Uma fresa voando pela oficina será uma experiência inesquecível.
Abraços,
Fábio Reis.
Tenho exatamente a mesma tupia que você.
"aquele pino central próprio para o encaixe" chama-se pinça.
O suporte de plástico é somente para guardar as fresas de volta na maleta. Não instale aquela peça de plástico na tupia de jeito nenhum - jamais.
A fresa tem que entrar diretamente na pinça, sem nenhum tipo de suporte. Depois que colocado, aperte bem a rosca.
Se não está entrando, talvez você esteja usando uma combinação pinça x fresa errada. Use ambas na mesma medida. O encaixe é bem justo e tem que entrar colocando-se com a mão. Não pode haver folga, senão não dá aperto.
Não use martelo, alicate, ou seja lá o que for para encaixar a fresa.
Leia o manual com atenção.
Tupia é uma ferramenta perigosa e se você não estiver 100% seguro do que está fazendo, não faça.
Uma fresa voando pela oficina será uma experiência inesquecível.
Abraços,
Fábio Reis.
Abraços,
Fábio Reis.
"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."
Chico Xavier
Fábio Reis.
"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."
Chico Xavier
- Lauro
- Membro Mebista
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Lauro
- Data de Nascimento: 08 Fev 1970
- Hobby: marcenaria
- Profissão ou ocupação: cartorário
- Localidade: São Paulo
Emilio, se você já usou assim, considere-se um homem de sorte, pois correu um risco imenso da fresa escapar do mandril e sair voando pela oficina. Também tenho essa tupia e ela vem com três pinças: 6mm, 1/4" e 8mm. A haste da fresa deve encaixar perfeitamente na pinça SEM esse suporte de plástico. Se encaixou com o suporte, provavelmente você usou a pinça para fresas com haste de 8mm. Como disse o Fábio, o encaixe tem que ser preciso, sem folgas, da haste de aço com a boca da pinça. O aperto da porca do mandril fará a pinça fechar e travar a haste da fresa. Boa sorte e, havendo dúvidas, pergunte novamente. Aproveite e avise seu amigo também, pois, se aconselhou-o assim, deve estar incorrendo no mesmo erro. Abraços!
Lauro.
- Emilio
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Emilio
- Data de Nascimento: 11 Jan 1980
- Profissão ou ocupação: Fisioterapeuta
- Localidade: Santos
Caracas, gente!
Que legal receber orientações de pessoas mais experientes.
Acabei de chegar do meu serviço (FISIOTERAPEUTA NEUROPEDIATRA) ansioso pra ver as respostas e fiquei feliz pela ajuda e orientação.
Que DEUS abençoe a todos (de verdade!!!)
Tô indo pro meu cafofo agora ver se consigo colocar tais orientações em prática.
Grande abraço a todos e bom final de semana.
Que legal receber orientações de pessoas mais experientes.
Acabei de chegar do meu serviço (FISIOTERAPEUTA NEUROPEDIATRA) ansioso pra ver as respostas e fiquei feliz pela ajuda e orientação.
Que DEUS abençoe a todos (de verdade!!!)
Tô indo pro meu cafofo agora ver se consigo colocar tais orientações em prática.
Grande abraço a todos e bom final de semana.
Ft Emilio Carlos
- robertoguz
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Roberto
- Data de Nascimento: 06 Mar 1953
- Profissão ou ocupação: Médico
- Localidade: Marilia
Cada vez que eu vejo o Lauro e o Fábio postando sobre tupias e seus riscos de mau manuseio, deixo a minha mais uns dias na caixa, estudando um pouco sobre o uso.
Me parece ser uma ferramenta versátil e poderosa...mas que pode trazer grandes dissabores se utilizada incorretamente. Só vou tirar a bitela da caixa quando me sentir seguro.
Me parece ser uma ferramenta versátil e poderosa...mas que pode trazer grandes dissabores se utilizada incorretamente. Só vou tirar a bitela da caixa quando me sentir seguro.
Abraços
Roberto
Em filmes de suspense o vilão é sempre o mordomo... já na marcenaria é o esquadro!!
Roberto
Em filmes de suspense o vilão é sempre o mordomo... já na marcenaria é o esquadro!!
- SergioN
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Sergio Nakasone
- Data de Nascimento: 27 Jan 1965
- Profissão ou ocupação: Servidor Publico
- Localidade: Mogi das Cruzes
Olá Emílio,
Eu também possuo o modelo da B&D. Se você diz que a fresa só encaixa com a utilização do suporte plástico significa que a pinça tem um diâmetro maior do que aquela que você deveria usar. Se veio assim quando você comprou trata-se de um erro que poderia causar graves acidentes pois a pinça que deveria vir colocada na tupia deveria ser exatamente a compatível com as fresas que acompanham o produto. De qualquer forma é sempre importante observar atentamente o manual pois me lembro que falam algo sobre os três tamanhos de pinça.
Abraços
Eu também possuo o modelo da B&D. Se você diz que a fresa só encaixa com a utilização do suporte plástico significa que a pinça tem um diâmetro maior do que aquela que você deveria usar. Se veio assim quando você comprou trata-se de um erro que poderia causar graves acidentes pois a pinça que deveria vir colocada na tupia deveria ser exatamente a compatível com as fresas que acompanham o produto. De qualquer forma é sempre importante observar atentamente o manual pois me lembro que falam algo sobre os três tamanhos de pinça.
Abraços
- chwdy
- Moderador Master
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Claudia
- Data de Nascimento: 03 Jul 1959
- Hobby: restauração
- Profissão ou ocupação: Médica Veterinária
- Localidade: Ribeirão Pires
- País: br
pessoal, muito obrigada pelas informações, foram muito úteis, tenho uma tupia BD com pouco uso.
abraços
Claudia
Claudia
- cupim1974
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Claudio
- Data de Nascimento: 08 Jan 1974
- Profissão ou ocupação: Analista de Sistemas
- Localidade: Rio de Janeiro
- Estado: RJ
Eu tbm tenho um "robozinho" desses
e gostaria de fazer um projeto pra usar invertido, temos algum aqui pelo fórum?

Aprendiz de auxiliar de marceneiro de final de semana... 
Cortando e aprendendo

Cortando e aprendendo

- PC64
- Colaborador Master
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Paulo Celso
- Data de Nascimento: 24 Mar 1964
- Profissão ou ocupação: Engenheiro
- Localidade: Sāo Paulo
- Contato:
Claudio,
Se você procurar aqui no forum vai encontrar bastante material.
O Fabio Reis fez uma mesa muito bacana. Ele documentou todo o processo construtivo. Uma verdadeira aula! Dê uma olhada no link abaixo:
Se você procurar aqui no forum vai encontrar bastante material.
O Fabio Reis fez uma mesa muito bacana. Ele documentou todo o processo construtivo. Uma verdadeira aula! Dê uma olhada no link abaixo:
Abs,
Paulo Celso
Paulo Celso