Olá amigos.
Depois de comprar um carro mais novo tive de encostar o meu velho Gol Plus, ano 95. Ocorre que, por não estar circulando com ele, tenho que vez ou outra dar uma ligadinha no bichinho, mas à vezes passam-se muitos dias e quando vou ligar, cadê a bateria? Aí, tenho duas opções: uma "chupeta" (que não gosto muito de fazer.) ou tirar a bateria para dar uma carga. Pois bem, enjoei de tirar a bateria e resolvi fazer um carregador para ela, cuja carga pode ser dada com a bateria no local.
Em minhas buscas pela internet encontrei, entre outros, o site a seguir que nos oferece um tutorial de como construir um
Baseado nas informações do site construí o carregador para baterias abaixo:
O ESQUEMA DAS LIGAÇÕES ELÉTRICAS: MATERIAL EMPREGADO NA CONSTRUÇÃO DO CARREGADOR DE BATERIAS:Em 31 Mai 2013, joaotex escreveu:CUIDADO!
Nunca use um carregador deste tipo em carros com injeção eletrônica sem retirar a bateria. A tensão em aberto é alta e pode danificar a ECU (Unidade Central Eletrônica) ao ligar.
Como utilizar o carregador: Rosqueie a lâmpada, conecte os jacarés nos terminais da bateria e SÓ DEPOIS DISSO, ligue o carregador na tomada. O uso mais eficiente desse carregador, é para baterias de 12V e com capacidade de carga entre 30Ah e 70Ah.
[ ]s JCTeixeira
- 01 (uma) lâmpada incandescente de 100w ou maior;
- 01 (um) soquete de porcelana para a lâmpada;
- 01 (uma) tomada;
- 01 (uma) caixinha de madeira com tampa;
- Ferro de soldar e solda;
- 04 (quatro) diodos 1N4007;
- 02 (dois) jacarés médios;
- Fio paralelo de 2.5mm e 2 cabos (cores diferentes) de no mínimo 2.5mm;
O TESTE:
A bateria com carga zero foi ligada ao carregador por um período de 24 (vinte e quatro) horas, e logo após esse período foi colocada no carro e foi dada a partida sem maiores problemas. CONCLUSÃO:
Por não possuir um multímetro não pude medir a carga final da bateria, mas pelo teste realizado foi comprovado que este carregador funciona e quebra um galhão.
Um forte abraço,