110v no 220v

Fórum dedicado a máquinas e ferramentas: Hobby e Profissionais
Responder
Fabioreis
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Fabio Reis
Data de Nascimento: 22 Jun 1966
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Aposentado
Localidade: Cotia, SP
Estado: SP
País: BR

110v no 220v

Mensagem por Fabioreis »

Em um momento de desatenção liguei minha Serra Circular Manual B&D 110v na tomada 220v. :doh:

Fiz um corte de exatos 61cm. Quando tirei a máscara, senti aquele cheirinho de queimado.

Percebi a bobagem que tinha acabado de fazer. Liguei no 110v e fiz mais alguns cortes. Aparentemente está tudo bem. Ainda senti um cheirinho de queimado novamente, mas logo desapareceu. Nos últimos cortes, nenhum cheiro de queimado.

Minha dúvida é: Já que está funcionando, posso supor que está tudo bem ? Ou devo preventivamente levar para a Assistência Técnica para saber se comprometeu alguma coisa (e salvar a máquina enquanto ainda é tempo) ?

Abraços,
Fábio Reis.
Abraços,
Fábio Reis.

"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."
Chico Xavier

Redelease https://www.redelease.com.br/
PC64
Colaborador Master
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Paulo Celso
Data de Nascimento: 24 Mar 1964
Profissão ou ocupação: Engenheiro
Localidade: Sāo Paulo
Contato:

Re: 110v no 220v

Mensagem por PC64 »

Fábio,

Você teve sorte. Certa vez eu cometi esse mesmo engano e torrei uma lixadeira de cinta.
Quando você liga uma máquina 110V em 220V ela gira muito mais depressa que o normal e esquenta até queimar porque o verniz que faz a isolação do enrolamento derrete, colocando o motor em curto circuito.
No seu caso acho que não chegou a danificar o motor porque você desligou logo. O cheiro de queimado que você sentiu, provavelmente foi das escovas, que são muito sacrificadas nesses casos.

Faça um exame na máquina. Ligue ela e veja se o barulho está normal. Procure observar se as escovas estão produzindo mais faíscas que o normal (nem sempre dá para ver).

Eu abriria a máquina e faria um exame nas condições das escovas e do coletor (aquele monte de terminais montados no cilindro onde as escovas fazem contato). O coletor deve estar bem escuro devido ao desgaste do carvão que se depositou nele. Vale a pena dar uma limpada. Você pode passar uma lixa d'água fina, 400 por exemplo, para retirar essa fuligem. Dê uma limpada também nas fendas entre os contatos, com cuidado para não retirar o material isolante que preenche a fenda.

Quanto às escovas, observe se elas estão inteiras, sem partes danificadas. É muito comum nesses casos a escova apresentar pequenos buracos ou cantos quebrados. Ao retirar as escovas preste atenção na posição delas para recolocá-las da mesma posição. Essas peças se assentam no coletor e se você inverter a posição ela pode não dar bom contato. Talvez o ideal fosse trocar as escovas.

Aproveite para ver se não há sinais de danos na isolação do motor.

Boa sorte!
Abs,
Paulo Celso

Meu blog: http://cafofodopc.blogspot.com.br/

Vespasiano
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Luiz Carlos
Data de Nascimento: 13 Ago 1963
Profissão ou ocupação: Telecomunicações
Localidade: Agora em Peruíbe

Mensagem por Vespasiano »

Grande Fabio Reis!!!
Mas que vacilo heim amigo!!!! :harg: :harg:

Putz, sinto informar mas, pelo relato acho que aguentou muito...

Enfim, provavelmente o induzido ou o próprio enrolamento do motor ficou comprometido...
O cheiro de queimado é devido aos fios, que apesar de terem uma "capa" de verniz, que funciona como isolante, perderam a propriedade, fazendo com que este entrasse em "curto circuito", devido ao aquecimento.
Você pode até utilizar normalmente, mas com certeza comprometeu a vida útil da máquina, e nesse caso, se ainda estiver na garantia, a assitência técnica vai sacar o que houve, e isso a garantia não cobre.
Sinto muito amigo. :cry:

Abraço,
Vespa

Marcos
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Marcos
Data de Nascimento: 15 Nov 1949
Profissão ou ocupação: Nenhuma
Localidade: Brasilia
Estado: DF
País: Br

Mensagem por Marcos »

Já fiz esta m... algumas vezes. Quando descobri a bobagem rapidamente, nada de errado pude constatar meses depois.
Quando queimou, foi na hora. Explodiu e finou-se.... quer dizer, lasquei-me-se e só uma ferramenta nova

Mila
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Artur
Data de Nascimento: 19 Set 1969
Hobby: Artesanato
Profissão ou ocupação: Marcenaria
Localidade: Campo Belo
Estado: MG

Mensagem por Mila »

FabioReis.
Aconteceu comigo a mesma coisa com uma Motoserra elétrica da Ryobi novinha.
Depois do meu engano na voltagem observei que depois ao fazer a motoserra funcionar em 110volts um dos carvões ficava vermelho que nem ferro em brasa e fazia o plástico que segurava ele até derreter e cheirar queimado.
A resposta do paulo foi fantástica e era o que iria te dizer.
Substitua os dois carvões e dê uma limpeza em geral dentro da máquina, pois como o motor da sua serra ainda gira é sinal que não danificou o extator e nem o induzido. Então limpe ela por dentro com querosene e troque todos os dois carvões. Verifique se , devido a velocidade do giro, não danificou os rolamentos.
Realizei estes procedimentos e minha motoserra hoje está funcionando direitinho.
Abraços.
Há mais coisas entre o céu e a terra do que sonha a nossa vã filosofia. - XEIKISPIR

PC64
Colaborador Master
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Paulo Celso
Data de Nascimento: 24 Mar 1964
Profissão ou ocupação: Engenheiro
Localidade: Sāo Paulo
Contato:

Mensagem por PC64 »

Fábio,

Assim que você tiver uma avaliação melhor da máquina faça um post relatando os danos eventualmente sofridos. :up:

Com relação à observação do Mila sobre os rolamentos, acredito não ter havido danos: os rolamentos são mais resistentes que a isolação do motor. Ele queima antes de estragar os rolamentos.
Abs,
Paulo Celso

Meu blog: http://cafofodopc.blogspot.com.br/

microscheme
In Memoriam
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): João Batista de Oliv
Data de Nascimento: 01 Jan 1963
Hobby: Marcenaria e Tornearia
Profissão ou ocupação: aeroportuario
Localidade: Guarulhos

Mensagem por microscheme »

. . .

também ja perdi uma esmerilhadeira B&D 110 por ter ligado em extensão 220

precisava eu cortar um azulejo numa parede e pedi pra dona encrenca ligar a esmerilhadeira na tomada

tinha eu acabado de usar a furadeira 220 e a extensão ainda estava no 220; ligada a esmerilhadeira e
com a alta rotação nem percebi até que escutei barulhos estranhos; desliguei, não notei nada, liguei novamente
e ja era; moeu tudo por dentro; conclusão; na hora tive que ir atrás de outra

mais dindim pra loja e menos no meu bolso

. . .
MicroScheme
I'm Going Slow . . . Forever Sloooooooooooow

Responder

Voltar para “Máquinas, Ferramentas, Review, Hobby e Profissional”