Fórum com assuntos sobre marcenaria e bricolagem em geral
Ad blocker detected: Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker on our website.
Olá amigos, boa noite.
Hoje resolvi fazer a vedação da minha serra circular para acabar com o pó no ambiente de trabalho. Ví aqui no forum uma vedação com desmonte da máquina e retirada de algumas peças, mas resolvi tentar de uma outra maneira. Utilizei tiras de EVA que eu tirei de uma placa que estava guardada há muito tempo e que utilizava para fazer empunhaduras de varas de pesca. Fui colocando as tiras sob pressão conforme as ilustrações, preenchendo os espaços entre a mesa e o gabinete. http://s1284.photobucket.com/user/rober ... sort=3&o=1[/img]
Depois, tirei um molde do tubo de aspiração e aquele vão que permite o tubo de aspiração acompanhar a inclinação da serra quando necessário.Cortei na tico-tico um bloco de EVA com a mesma forma só que alguns milimetros maior e vedei o espaço.
Quando precisar serrar a 45º é ´s inverter o EVA apos ter posicionado a serra.
Amanã vou testar com madeira e poeira.
abraços a todos.
Abraços
Roberto
Em filmes de suspense o vilão é sempre o mordomo... já na marcenaria é o esquadro!!
Roberto,
Você verá que a aspiração vai melhorar muito com a vedação. A MLT100 é uma peneira. Vaza sucção por tudo quanto é canto.
Depois do teste conte-nos o resultado.
Aliás, qual a sua impressão sobre essa serra? Eu tenho uma e além da vedação eu reformei o goniômetro. O original vem com uma folga que torna impossível um corte preciso.
Abs,
Paulo Celso
________________________________ Na minha oficina sigo a máxima me meu avô: "UM LUGAR PARA CADA COISA, E CADA COISA FORA DO SEU LUGAR."
Yudi,
Não creio haver problema. O aspirador fará o ar circular. A diferença é que será uma ventilação forçada.
O ar entrará pelo inserto.
Como disse o Alexandre, não use sem ligar o aspirador.
Abs,
Paulo Celso
________________________________ Na minha oficina sigo a máxima me meu avô: "UM LUGAR PARA CADA COISA, E CADA COISA FORA DO SEU LUGAR."
Ola Paulo e Pessoal, faço coro com o Yudi, tenho analisado o isolamento proposto pelos Companheiros e verifique que o motor da maquineta sofrerá muito com o ar de refrigeração saturado pela serragem !!! é muito interessamte constatar no motor, aos que já montaram como esta a "sujidade" no interior do mesmo e reporta-nos se no caso, Estou incorreto na minha preocupação.......fico no aguardo!!!
PC64 escreveu:Roberto,
Você verá que a aspiração vai melhorar muito com a vedação. A MLT100 é uma peneira. Vaza sucção por tudo quanto é canto.
Depois do teste conte-nos o resultado.
Aliás, qual a sua impressão sobre essa serra? Eu tenho uma e além da vedação eu reformei o goniômetro. O original vem com uma folga que torna impossível um corte preciso.
Olá PC,
já tinha visto seu excelente trabalho com o goniometro. Projeto futuro com certeza. Quanto à poeira no motor, que pode eventualmente ser problema, acho que se mantiver um bom aspirador ligado, nada deve acontecer, o que vc acha?
opbrigado pelas respostas.
Roberto
Abraços
Roberto
Em filmes de suspense o vilão é sempre o mordomo... já na marcenaria é o esquadro!!
Dagoonun escreveu:Ola Paulo e Pessoal, faço coro com o Yudi, tenho analisado o isolamento proposto pelos Companheiros e verifique que o motor da maquineta sofrerá muito com o ar de refrigeração saturado pela serragem !!! é muito interessamte constatar no motor, aos que já montaram como esta a "sujidade" no interior do mesmo e reporta-nos se no caso, Estou incorreto na minha preocupação.......fico no aguardo!!!
Obrigado por suas considerações Dago.
Acho que após algum tempo de uso, vou ter que abrir a máquina e verificar as condições de sujidade interna. A princípio acredito que um aspirador potente pode dar conta de manter o motor limpo, mas..., melhor que o "achismo", são as evidencias. Assim que eu abrir a maquina, posto aqui o encontrado. mais uma vez obrigado.
Roberto
Abraços
Roberto
Acho as considerações de vocês pertinentes. Não creio haver problema porque estou usando um coletor de pó com motor de 1 CV e 3.500 RPM. Mas para acabar com o achismo, vou fazer inspeções regulares no motor para ver se está acumulando muita serragem. Vale lembrar que quando eu abri a serra para efetua a vedação havia muita sujeira no interior da bancada, e a minha bancada era aberta no fundo!
Abs,
Paulo Celso