Fórum com assuntos sobre marcenaria e bricolagem em geral
Ad blocker detected: Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker on our website.
Prezados,
Gostaria de conhecer melhor esta ferramenta (raspilha), que acredito ser muito importante no acabamento de trabalhos realizados manualmente. VI algumas postagens sobre o tema no forum antigo, mas não estou conseguindo acessar os tópicos completos.
Assim, pedindo desculpas pela repetição, gostaria de "ouvir" as experiências dos colegas sobre o seu uso. Técnicas, aplicações, afiação, tudo será muito bemvindo !
Obrigado desde já!
Abraços,
Tonim
Oi, Rodrigo.
Obrigado pelo retorno.
Eu fiz essa busca no forum antigo, e num primeiro momento, apareceu uma relação de links (38 no total), mas não estavam acessíveis; num segundo momento, não apareceu nenhum resultado.
Consultando a administração do forum, fui informado pelo Edu de que os tópicos serão trancados, e ele sugeriu criar um novo tópico aqui.
De qualquer forma, a ótima discussão anterior ainda não respondeu todas as minhas dúvidas...
Por exemplo: recentemente eu visitei um antigo marceneiro aqui da região, que estava trabalhando numa cristaleira de peroba mica. Fiquei impressionado com o acabamento (a madeira fica parecendo uma pedra, de tão lisa!). E ele me disse que o segredo é o "raspador"...
Fiquei de voltar lá, pra vê-lo trabalhando, mas não consegui ainda. E as perguntas não param de surgir na cabeça: como a raspilha é usada? em que sentido? qual é a "pega"? e várias outras...por isso decidi abrir o tópico, na esperança de que alguém possa ajudar.
é num entendo tanto, duma vez um colega postou a afiação, e fiquei impressionado pelo capricho.
ela é uma das ferramentas mais antigas que conheço, bom tambem antigamente num se tinha tantas opções,
quando comecei a mexer com mdf, tive dificuldades no bordeamento, ai achei uma raspilha jogada
no canto e testei e pra mim deu tão certo, que aposentei aqueles acessorios caros, comprados na Léo
pra bordeamento,
num tenho tanto capricho na afiação, como são baratas, afio no esmeril mesmo, até virar o corte,
tem vez que dou uma brunida se tiver a mão o treco que a gente passa nas facas de churrasco
ou uma broca de aço rapido mesmo.
sim de fato antigamente após a plaina, acabava-se o serviço com ela.
to pra comprar aquelas da Bahus, que dizem ser as melhores do mundo, ai vou ter de caprichar na afiação.
ha antes de enviar me veio a lembrança, a gente usava tanto, que esquentava e onde se apoiava
o dedão, chegava a aquecer a ponto de ou usar outra ou dar um tempo, se desse um tempo o velho
marceneiro ficava resmungando que nem eu fico atualmente com os jovens.
rocco
oi gente, tem gente, usando de gente, pra ser gente, na vida
Caro Dagoberto,
Peço desculpas pela longa demora (estou há semanas sem acessar por conta de um trabalho aqui).
Muito obrigado pelo vídeo! Sempre imaginei usar a rspilha no sentido inverso!
Abraço,
Tonim
rocco escreveu:.
sim de fato antigamente após a plaina, acabava-se o serviço com ela.
to pra comprar aquelas da Bahus, que dizem ser as melhores do mundo, ai vou ter de caprichar na afiação.
ha antes de enviar me veio a lembrança, a gente usava tanto, que esquentava e onde se apoiava
o dedão, chegava a aquecer a ponto de ou usar outra ou dar um tempo, se desse um tempo o velho
marceneiro ficava resmungando que nem eu fico atualmente com os jovens.
rocco
Prezado Rocco, já deu uma dica muito valiosa!!!
Obrigado pela atenção.
Abraço,
Tonim