Adenilson escreveu:...Mas mano, vc tem ideia do valor aproximado de um projeto destes? Ou seja, de quanto vc gastou em material, é claro que o investimento de pesquisa e hora de trabalho não temos como dimensionar...
Adenilson,
essa montagem que eu fiz não serve muito de parâmetros para preço de projeto de CNC.
Eu digo isso, porque eu gastei com equipamentos que não são imprescindíveis.
Por exemplo:
- Eu comprei um spindle com inversor de frequência por R$ 900,00 sendo que eu poderia simplesmente utilizar uma tupia que eu já tinha.
- Eu comprei uma placa de comunicação que custou R$ 350,00. Mas tem placas de comunicação com porta paralela que podem ser compradas por apenas R$30,00.
- Os drivers que eu comprei também são caros. São drives de micropasso com ligação bipolar. Eu paguei aproximadamente R$ 150,00 por driver (são três) Existem placas de comunicação com os três drivers acoplados que podem ser adquiridos por aproximadamente R$ 80,00.
Por aí da pra perceber que meu projeto não serve de base, não é?
Essas máquinas podem ser construídas por preços bem baixos mesmo. Vai depender do resultado que você quer.
Eu gastei ao todo, uns R$ 3.000,00. Mas não encarei isso como o valor gasto em uma simples máquina. Encarei esse projeto como um aprendizado, e posso dizer que valeu muito a pena!
Abraço!