Botão para desligar embutido na bancada
- thai
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Thaissa
- Data de Nascimento: 21 Nov 1989
- Hobby: Marcenaria
- Profissão ou ocupação: estudante
- Localidade: Campinas
- Estado: SP
- País: BR
Botão para desligar embutido na bancada
Olá, pessoal...
Sei o quanto todos são contra inverter serra circular em bancada, pelos motivos de segurança que são óbvios.
Porém... é o que tem para hoje. Eu estou trabalhando em uma serra invertida numa bancada que eu e minha parceira desenhamos e fizemos.
A mesa ficou melhor que o esperado... muito firme e no esquadro. A lâmina da serra infelizmente ficou quase um milímetro fora do esquadro (em relação à borda da mesa), mas eu corrijo isso transferindo o grau para a guia, assim a guia e a lâmina ficam perfeitamente paralelas. A serra está presa à mesa por 4 parafusos bem grossos e longos, com porca borboleta, e há uma espécie de uma fita macia entre a serra e a madeira pra absorver qualquer vibração.
Quero deixar claro que conheço os riscos, temo e respeito a ferramenta... e juro juradinho que ainda esse ano vou trocar essa máquina mortífera por uma serra de bancada regular (que é mortífera também, vamos combinar... mas um pouco menos).
Mas enquanto isso não acontece, eu tenho buscado meios de deixar o trabalho mais seguro. Eu sempre uso EPI, nunca, jamais, em hipótese alguma passo a mão nem perto da lâmina, uso empurradores e jigs, sempre me posiciono paralelamente à lâmina, e minha parceira me ajuda a fazer os cortes, assim tem sempre duas mãos extras pra receber as peças do outro lado da mesa. Além disso nossas medidas são extremamente precisas. Nunca tivemos nenhuma situação de travamento da lâmina, coice, lâmina puxando ou empurrando madeira... nada do tipo.
Andei lendo muitas coisas aqui no fórum e vi alguém dando a dica de que é melhor que a bancada seja fechada nas extremidades, assim, se por algum motivo a serra se soltar do tampo, não pega as pernas da gente. Gostei da dica, vou implementar.
Mas o que estou buscando é uma forma de embutir um botão de liga e desliga que pretendo posicionar embaixo do tampo, no local onde eu geralmente fico quando faço os cortes. Atualmente, estou com um filtro de linha nesse lugar, e após o corte eu tiro a serra da tomada, e isso não me deixa nada satisfeita. Instalar uma chave de liga e desliga é simples... minha dúvida é: qual botão eu deveria usar?
Porque desconfio fortemente que não possa ser um botão regular desses que a gente usa pra fazer uma luminária de mesa, né?
Mesmo porque a tomada da serra é 20A, o que já me indica que teria que ser uma fiação mais robusta pra manter tudo seguro... Não sei... estou fazendo sentido? Alguém te alguma dica?
Toda sugestão é bem vinda.
Agradeço desde já.
Sei o quanto todos são contra inverter serra circular em bancada, pelos motivos de segurança que são óbvios.
Porém... é o que tem para hoje. Eu estou trabalhando em uma serra invertida numa bancada que eu e minha parceira desenhamos e fizemos.
A mesa ficou melhor que o esperado... muito firme e no esquadro. A lâmina da serra infelizmente ficou quase um milímetro fora do esquadro (em relação à borda da mesa), mas eu corrijo isso transferindo o grau para a guia, assim a guia e a lâmina ficam perfeitamente paralelas. A serra está presa à mesa por 4 parafusos bem grossos e longos, com porca borboleta, e há uma espécie de uma fita macia entre a serra e a madeira pra absorver qualquer vibração.
Quero deixar claro que conheço os riscos, temo e respeito a ferramenta... e juro juradinho que ainda esse ano vou trocar essa máquina mortífera por uma serra de bancada regular (que é mortífera também, vamos combinar... mas um pouco menos).
Mas enquanto isso não acontece, eu tenho buscado meios de deixar o trabalho mais seguro. Eu sempre uso EPI, nunca, jamais, em hipótese alguma passo a mão nem perto da lâmina, uso empurradores e jigs, sempre me posiciono paralelamente à lâmina, e minha parceira me ajuda a fazer os cortes, assim tem sempre duas mãos extras pra receber as peças do outro lado da mesa. Além disso nossas medidas são extremamente precisas. Nunca tivemos nenhuma situação de travamento da lâmina, coice, lâmina puxando ou empurrando madeira... nada do tipo.
Andei lendo muitas coisas aqui no fórum e vi alguém dando a dica de que é melhor que a bancada seja fechada nas extremidades, assim, se por algum motivo a serra se soltar do tampo, não pega as pernas da gente. Gostei da dica, vou implementar.
Mas o que estou buscando é uma forma de embutir um botão de liga e desliga que pretendo posicionar embaixo do tampo, no local onde eu geralmente fico quando faço os cortes. Atualmente, estou com um filtro de linha nesse lugar, e após o corte eu tiro a serra da tomada, e isso não me deixa nada satisfeita. Instalar uma chave de liga e desliga é simples... minha dúvida é: qual botão eu deveria usar?
Porque desconfio fortemente que não possa ser um botão regular desses que a gente usa pra fazer uma luminária de mesa, né?
Mesmo porque a tomada da serra é 20A, o que já me indica que teria que ser uma fiação mais robusta pra manter tudo seguro... Não sei... estou fazendo sentido? Alguém te alguma dica?
Toda sugestão é bem vinda.
Agradeço desde já.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Redelease https://www.redelease.com.br/
- Lauro
- Membro Mebista
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Lauro
- Data de Nascimento: 08 Fev 1970
- Hobby: marcenaria
- Profissão ou ocupação: cartorário
- Localidade: São Paulo
Re: Botão para desligar embutido na bancada
Procure por "botoeira Margirius" no Google. Pode ser uma bipolar de 30A. É o suficiente para sua máquina. Terá que ligar uma tomada fêmea na base da estrutura, para conectar o plugue da sua serra, e esta tomada na botoeira. Boa sorte.

Lauro.
- PC64
- Colaborador Master
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Paulo Celso
- Data de Nascimento: 24 Mar 1964
- Profissão ou ocupação: Engenheiro
- Localidade: Sāo Paulo
- Contato:
Thaíssa,
Ainda bem que você está ciente dos perigos que a atividade envolve. A serra circular é uma das máquinas mais perigosas que temos em nossa oficina. Os acidentes costumam ser graves.
Deixe-me fazer alguns comentários sobre a sua mesa: a serra foi colocada muito na frente da mesa, deixando a "entrada" muito grande e a "saída". Isso dificulta a operação pois a gente tem que se inclinar muito sobre a mesa para chegar até o disco.
Outro detalhe: você fez a mesa mais comprida do que larga. Isso dificulta quando você tiver que cortar uma madeira maior, pois não terá como apoiar a guia lateral.
Acho importante você colocar uma chave para desligar a serra. Eu não gosto de usar essas réguas. Elas não foram projetadas para trabalhar com grandes correntes. Eu usaria cabo PP 2,5 mm² e uma chave desse tipo: A colocação da chave deve ser tal que possibilite uma operação rápida em caso de emergência.
Não leve minhas críticas a mal. São apenas no sentido de aprimorar o projeto.
Qualquer dúvida é só perguntar.
Ainda bem que você está ciente dos perigos que a atividade envolve. A serra circular é uma das máquinas mais perigosas que temos em nossa oficina. Os acidentes costumam ser graves.
Deixe-me fazer alguns comentários sobre a sua mesa: a serra foi colocada muito na frente da mesa, deixando a "entrada" muito grande e a "saída". Isso dificulta a operação pois a gente tem que se inclinar muito sobre a mesa para chegar até o disco.
Outro detalhe: você fez a mesa mais comprida do que larga. Isso dificulta quando você tiver que cortar uma madeira maior, pois não terá como apoiar a guia lateral.
Acho importante você colocar uma chave para desligar a serra. Eu não gosto de usar essas réguas. Elas não foram projetadas para trabalhar com grandes correntes. Eu usaria cabo PP 2,5 mm² e uma chave desse tipo: A colocação da chave deve ser tal que possibilite uma operação rápida em caso de emergência.
Não leve minhas críticas a mal. São apenas no sentido de aprimorar o projeto.
Qualquer dúvida é só perguntar.
Abs,
Paulo Celso
Paulo Celso
- thai
- Ativo
Obrigada, meninos, era essa informação mesmo que eu buscava!!!
Pois é, PC... quando projetei a mesa, pensei que essa fosse a melhor configuração para cortar uma placa grande, pois teria superfície pra apoiar a placa empurrando para o corte... a saída não precisava ser grande, porque sempre tem uma pessoa recebendo, e um cavalete pra ajudar... Mas agora com o uso já percebi que o melhor mesmo seria que ela fosse mais larga que comprida. Estou fazendo um gabinete para o banheiro nesse momento... assim que terminar esse projeto, vou investir um tempo em fazer melhoras na mesa, e uma delas vai ser fazer um novo corte do outro lado da mesa pra recolocar serra!PC64 escreveu:Deixe-me fazer alguns comentários sobre a sua mesa: a serra foi colocada muito na frente da mesa, deixando a "entrada" muito grande e a "saída". Isso dificulta a operação pois a gente tem que se inclinar muito sobre a mesa para chegar até o disco.
Editado pela última vez por Giulliano em Ter Abr 17, 2018 6:58 pm, em um total de 2 vezes.
- PC64
- Colaborador Master
- Contato:
Recentemente eu comprei uma para melhorar a saída da minha serra, pois trabalho sozinho e quase nunca tem alguém para segurar a madeira na saída. Ela é bastante útil:
Quanto ao interruptor, veja como eu fiz na minha mesa de tupia:
1 - Eu tinha essa chave, semelhante à que o Lauro indicou 2 - Coloquei uma tomada na parte inferior da mesa
Quanto ao interruptor, veja como eu fiz na minha mesa de tupia:
1 - Eu tinha essa chave, semelhante à que o Lauro indicou 2 - Coloquei uma tomada na parte inferior da mesa
Abs,
Paulo Celso
Paulo Celso
- Giulliano
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Giulliano Morais Pir
- Data de Nascimento: 18 Jan 1972
- Profissão ou ocupação: Técnico de Mecânica
- Localidade: Volta Redonda
- Estado: RJ
Thaíssa, apenas acrescentando o que o Lauro e PC disseram, deixo meu "pitaco":
O ideal é essa chave ON/OFF que o PC postou, mas vc não a encontrará em terras tupiniquins (comprei a minha no AliExpress, ).
Tenho 5 chaves desta que o lauro portou e vou transforma-la como a do link acima, vide imagem abaixo:

O grande problema de serras invertidas, é o terrível e temido Coice/kickback, pois a madeira/MDF/compensado etc, pode se fechar por falta do e o disco projetar o material ao encontro do operador.
Seria muito interessante e prudente, a instalação de um.
Após o termino ou em andamento, se quiser, poste seus projetos.
Abraço.
O ideal é essa chave ON/OFF que o PC postou, mas vc não a encontrará em terras tupiniquins (comprei a minha no AliExpress, ).
Tenho 5 chaves desta que o lauro portou e vou transforma-la como a do link acima, vide imagem abaixo:

O grande problema de serras invertidas, é o terrível e temido Coice/kickback, pois a madeira/MDF/compensado etc, pode se fechar por falta do e o disco projetar o material ao encontro do operador.
Seria muito interessante e prudente, a instalação de um.
Após o termino ou em andamento, se quiser, poste seus projetos.
Abraço.
Att;
Giulliano.
"A vida é muito simples, nós que a complicamos"
"O que somos é consequência do que pensamos"
Alguns
Giulliano.
Alguns
- PC64
- Colaborador Master
- Contato:
Eu também preciso fazer uma adaptação dessas na tupia e na serra de bancada, que como comprei usada ele veio quebrado!
Essa peça sobre a botoeira tem dupla função: facilita o desligamento em caso de emergência (é só bater) e dificulta o ligamento acidental.
Essa peça sobre a botoeira tem dupla função: facilita o desligamento em caso de emergência (é só bater) e dificulta o ligamento acidental.
Abs,
Paulo Celso
Paulo Celso
- Giulliano
- Ativo
PC, lembrando que essa chave original é magnética, ou seja, em caso de queda de energia elétrica, a máquina não liga.
Já essa outra que o Lauro postou e tenho algumas aqui, e gosto muito, diga-se de passagem, é "mecânica", que no retorno de uma eventual quede de energia, a máquina irá ligar também.
Mas como vc bem disse, em termos de segurança, é uma ótima alternativa.
Abraço.
Att;
Giulliano.
Alguns
Giulliano.
Alguns
- MPFerreira
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Mauricio
- Data de Nascimento: 06 Ago 1937
- Profissão ou ocupação: Contador
- Localidade: Araguaina
- Estado: TO
Thai,
Apenas um pitaco: quando fores comprar quaisquer maquinas e/ou ferramentas - coisa que logo, logo acontecerá - não deixe de consultar o M&B.
Já amarguei frustrações que até hoje não superei por investir em maquinas e ferramentas as quais não foram indicadas por quem entende do assunto.
Sucesso, abraços,
Mauricio.
-
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Manoel
- Data de Nascimento: 30 Out 1961
- Profissão ou ocupação: Comerciante
- Localidade: Juara
- Estado: MT
ola thai.....primeiramente, parabens pelo projeto...ainda mais vindo de uma mulher,
marcineira!!!...fico orgulhoso por voces...a questao de inverter ou nao e ainda um assunto bem debatido por aqui..eu tambem penso muito..não vo menti!!!kkkk..em fazer um projeto assim mas com todos os pontos nos is...em materia de segurança...mas como hobystas sempre sigo a familia aqui....tem um gringo ,que de tantos videos no youtube sobre
esses projetos...que ate hj e uns dos melhores e mais seguros que já vi....e continuo procurando....veja la e, pro pessoal tambem...e deem suas opiniões de projeto dele...
AUTOR: TIM´S HOW TO MAKE
.HOMEMADE TABLE SAW V2 PART ONE [10:45]
ps: desculpe nao sei passar do youtube pra pagina....nao me dou bem com computadores..kkk
um grande abraço....e fiquem com deus
marcineira!!!...fico orgulhoso por voces...a questao de inverter ou nao e ainda um assunto bem debatido por aqui..eu tambem penso muito..não vo menti!!!kkkk..em fazer um projeto assim mas com todos os pontos nos is...em materia de segurança...mas como hobystas sempre sigo a familia aqui....tem um gringo ,que de tantos videos no youtube sobre
esses projetos...que ate hj e uns dos melhores e mais seguros que já vi....e continuo procurando....veja la e, pro pessoal tambem...e deem suas opiniões de projeto dele...
AUTOR: TIM´S HOW TO MAKE
.HOMEMADE TABLE SAW V2 PART ONE [10:45]
ps: desculpe nao sei passar do youtube pra pagina....nao me dou bem com computadores..kkk
um grande abraço....e fiquem com deus
- PC64
- Colaborador Master
- Contato:
Farinha,
Coloquei aqui a série de vídeos do Tim:
PARTE 1
Coloquei aqui a série de vídeos do Tim:
PARTE 1
Abs,
Paulo Celso
Paulo Celso
-
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Manoel
- Data de Nascimento: 30 Out 1961
- Profissão ou ocupação: Comerciante
- Localidade: Juara
- Estado: MT
obrigado!! PC64...sempre atento...kkkkk...sim amigo PC, eu fico sempre com um pé atraz
nessa materia....mas que da vontade de se aventurar dà...kkkk
eu assisti todos ate o final...e muito interessante...ñ deixem de ver!!!
- thai
- Ativo
Obrigada, pessoal, por todos os comentários e dicas!
A botoeira vai ser minha próxima melhora na mesa pra torná-la mais segura enquanto não compro uma serra de bancada regular!
Maurício.. com certeza vou trocar uma ideia aqui antes de comprar ferramentas...
A última que eu comprei foi uma lixadeira orbital skill usada que está com as presilhas bem frouxas... ou seja, né... só passei raiva...
O vendedor foi bem sacana, e eu muito inocente..
Giulliano.. estou até um pouco constrangida em perguntar, mas.... como um botão permite que uma máquina ligue em caso de queda de energia?? Eu tinha em mente que, caindo a energia, a máquina não ligasse, independente do botão...
- PC64
- Colaborador Master
- Contato:
Thai,thai escreveu:...
estou até um pouco constrangida em perguntar, mas.... como um botão permite que uma máquina ligue em caso de queda de energia?? Eu tinha em mente que, caindo a energia, a máquina não ligasse, independente do botão...
Não se acanhe em perguntar. Estamos aqui par esclarecer e fazemos isso com o maior prazer.
É claro que quando a energia cai nenhuma máquina funciona. O perigo é quando ela volta.
Essas chaves são usadas na indústria como uma segurança. Em caso de uma queda de energia ela desliga e não liga novamente quando a energia volta. Isso é importante por duas razões:
- nenhuma máquina é deixada ligada caso a energia não retorne logo.
- uma máquina quando é ligada provoca um pico de corrente (você já deve ter notado que em algumas casas a luz dá uma piscada quando o motor de uma geladeira ou máquina de lavar é ligado). No caso da indústria há diversas máquinas trabalhando e caso haja uma queda momentânea de energia (a energia cai e volta em poucos segundos) todas elas desligarão na hora que a energia cair e vão querer ligar todas ao mesmo tempo na hora que ela voltar. Isso é perigoso, tanto porque a máquina vai ligar sozinha e pode ser que haja algum procedimento para colocá-la novamente em funcionamento, quanto pelo pico de corrente que todas as máquinas vão provocar ao quererem ligar juntas. A rede não vai suportar e o sistema de proteção vai atuar, desligando tudo novamente.
Abs,
Paulo Celso
Paulo Celso
- PC64
- Colaborador Master
- Contato:
Thai,thai escreveu:...
Maurício.. com certeza vou trocar uma ideia aqui antes de comprar ferramentas...
A última que eu comprei foi uma lixadeira orbital skill usada que está com as presilhas bem frouxas... ou seja, né... só passei raiva...
O vendedor foi bem sacana, e eu muito inocente..
...
No post anterior eu me ative à chave e esqueci de comentar sobre a lixadeira.
Eu já comprei algumas máquinas e ferramentas usadas: minha serra circular, duas serras de fita (vendi uma e comprei outra), uma serra para metais, uma serra tico-tico de bancada e uma lixadeira de cinta. Ao comprar uma maquina ou ferramenta usada eu costumo olhar dois aspectos: estado geral de conservação e funcionamento.
Para mim não basta paenas estar funcionando perfeitamente. Sou apaixonado por ferramentas e dou muito valor ao estado geral da máquina. Sempre avalio o quanto vou gastar para deixá-la zerada.
A sua lixadeira é fácil de consertar. Basta trocar os grampos. Você não citou o modelo, mas creio ser o 7232. Achei no ML, mas eu daria preferência a comprar os originais em uma assistência técnica autorizada (esses do ML a gente nunca sabe de onde vem...). A substituição é bastante facil a você mesmo poderá fazer: basta soltar os 4 parafusos que prendem a base de borracha para ter acesso a eles.
Abs,
Paulo Celso
Paulo Celso
- thai
- Ativo
Oi, PC..
Obrigada.. ah, nossa, claro,faz todo sentido, obrigada pelo esclarecimento!
Minha lixadeira não é essa, é o modelo anterior, não me lembro o número e ela não está aqui comigo... mas vou dar uma olhada em novas presilhas pra trocar, valeu pela dica!
Abraço!
- MPFerreira
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Mauricio
- Data de Nascimento: 06 Ago 1937
- Profissão ou ocupação: Contador
- Localidade: Araguaina
- Estado: TO
Sabia mas não tinha noção exata do problema de queda de energia; pelos esclarecimentos do PC, como sempre, a coisa se aclarou. Minha dúvida: qual chave mais indicada para aparelhos domésticos como ares-condiconados, TVs, Geladeira, etc.?
Abraços,
Mauricio.
- Giulliano
- Ativo
Taíssa escreveu:Giulliano.. estou até um pouco constrangida em perguntar, mas.... como um botão permite que uma máquina ligue em caso de queda de energia?? Eu tinha em mente que, caindo a energia, a máquina não ligasse, independente do botão...
Taíssa, me desculpe por não responder, mas estava em viagem e acessando muito, mas muito pouco a internet (para poder curtir os passeios, rsrs)
Complementando o que o PC esclareceu muito bem (como sempre), a chave que postei o link do AliExpress, é magnética, ou seja, quando a mesma é acionada, uma bobina é energizada e "segura" a mesma ligada. Quando a energia é cortada (não pena concessionária, rsrs), por queda, essa bobina, como tudo, fica sem carga e o botão é solto. Quando a energia é estabelecida, o botão não está colado no circuito e a máquina ou o que quer que seja, não liga.
Na chave de acionamento direto "mecânico", ao acionar o botão de ON, o mesmo se acopla no circuito e e se cair a energia, se desliga, e no restabelecimento, como está acoplado, liga a máquina.
Desculpe a explicação grosseira, mas espero que tenha entendido.
A magnética é muito importante para nossa segurança, já que se longas horas sem energia, podemos nos esquecer que a máquina está ligada e acontecer um acidente.
Espero ter ajudado.
Abraço.
Att;
Giulliano.
Alguns
Giulliano.
Alguns
- thai