Windows 8 Pro"paganda Enganosa"

Projetos e reparos Eletrônicos ligados a Madeira ou Não!
Esquemas, caixas de som, racks, etc.
Projetos ligados a fotografia, vídeos e filmagem.
Modelismo - Plastimodelismo - Aeromodelismo - Ferromodelismo - Miniaturas

Responder
Matuto
Colaborador Master
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Nilson Silva
Data de Nascimento: 29 Abr 1972
Hobby: Informação
Profissão ou ocupação: Comerciante
Localidade: Itatiba
Estado: SP
País: BR

Windows 8 Pro"paganda Enganosa"

Mensagem por Matuto »

Boa noite pessoal.

Alguém aí sabe se houve novidades quanto a lambança que a Microsoft Brasil fez no lançamento do Windows 8???

Explico-me: Fui um dos "felizardos" que adquiriu o Windows 8 Pro Box (De R$ 699,00 por R$ 269,00 - economize R$ 430,00) acreditando ser a versão completa (FPP) :cry: pelo site da LojaHP/PontoFrio.com.

Até o presente momento não quis arriscar instalá-lo em meu micro pois estaria incorrendo em pirataria :? , uma vez que não tenho licença anterior :oops: . Sei que muitos usuários o fizeram e crêem estar com a razão. No caso da versão box pode até ser, houve total desinformação entre a Microsoft Brasil e as revendas. Infelizmente, muitos usuários estão instalando a versão de download, adquirida e baixada do site da Microsoft, sem ter uma licença anterior sendo que esta, desde antes do lançamento, constava explicitamente ser um Upgrade.

Não encontrei nenhuma manifestação da Microsoft ou das revendas quanto ao que nós "felizardos" devemos fazer. Parece que o Procon-SP iria analisar a embalagem do produto, mas até agora nada...

Desde já agradeço.

Nilson "Matuto"
Cordialmente.
Nilson "Matuto"

"Erra, por certo, gravemente, aquele que hesita em perdoar;
erra, entretanto, muito mais ainda aos olhos de Deus, aquele que condena sem hesitar."

(Confúcio)

Redelease https://www.redelease.com.br/
YanKleber
||||||||||||||||
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Yan Kleber
Data de Nascimento: 19 Abr 1966
Hobby: Música
Profissão ou ocupação: Informatica
Localidade: Sao Paulo

Re: Windows 8 Pro"paganda Enganosa"

Mensagem por YanKleber »

Lamentável... a MS como sempre fazendo algum tipo de cagada no lançamento dos produtos. Quando não é uma cagada técnica é uma cagada comercial.

:x
Pata de elefante nele!!!

acdona
Conselheiro Senior
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Antonio
Data de Nascimento: 21 Nov 1964
Hobby: marcenaria
Profissão ou ocupação: contabilista
Localidade: Indaiatuba-SP

Mensagem por acdona »

Para mim esse tal de windows 8 vai ser igual ao ME e ao Vista.
É apenas para testar os bugs até eles arrumarem,para uma versão mais confiável e estável.
Vou ficar de "seven" mesmo.
[]s Antonio Carlos Doná
Indaiatuba - SP

"Melhor feito do que perfeito."

mellado
Moderador Master
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Alexandre p mellado
Data de Nascimento: 29 Ago 1968
Hobby: marcenaria , informatica
Profissão ou ocupação: programador de computador
Localidade: São Bernardo do campo

Mensagem por mellado »

Tenho um cliente onde uso o win8, até agora, ele tem se mostrado bem estável, e mais rápido que o vista, que ela tinha antes na maquina.
No meu note uso o win7 que tambem é bem confiavel, mas em meu desktop que tenho o vista original vou comprar o 8 por download, pois o vista é terrível.
Realmente quem comprou o box se deu mal, pois por download sai por R$69,00 para quem tem uma versão anterior original.
Um abraço.
Alexandre Mellado.

marcoaandrade
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Marco Aurélio
Data de Nascimento: 23 Jun 1964
Hobby: Áudio, Marcenaria e Bricolagem
Profissão ou ocupação: Engenheiro de Produção
Localidade: Santana de Parnaiba

Mensagem por marcoaandrade »

mellado escreveu:Tenho um cliente onde uso o win8, até agora, ele tem se mostrado bem estável, e mais rápido que o vista, que ela tinha antes na maquina.
No meu note uso o win7 que tambem é bem confiavel, mas em meu desktop que tenho o vista original vou comprar o 8 por download, pois o vista é terrível.
Realmente quem comprou o box se deu mal, pois por download sai por R$69,00 para quem tem uma versão anterior original.
Mellado

É isso aí, eles estão anunciando diretamente do site da Microsoft, me parece que ainda não está disponível. Tem que ter o Windows original e inclusive tem um recurso inicial para verificação de compatibilidade (claro, para checar a autenticidade também) e aí a atualização é feita via download.

Estou esperando estar liberado para atualizar um Vista Premium que tenho no note da minha esposa...

Se você fizer me avise como foi!

ABraço
Marco

Mais vale uma tentativa fracassada do que o fracasso de não ter tentado...

mellado
Moderador Master
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Alexandre p mellado
Data de Nascimento: 29 Ago 1968
Hobby: marcenaria , informatica
Profissão ou ocupação: programador de computador
Localidade: São Bernardo do campo

Mensagem por mellado »

Marco vou ver se aproveito o feriado para tentar fazer.
se conseguir te aviso.

um abraço.
Um abraço.
Alexandre Mellado.

NilsonHirt
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Nilson
Data de Nascimento: 14 Set 1974
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Industriário
Localidade: São Mateus
Estado: PR

Mensagem por NilsonHirt »

Fala Matuto

Pelo que li, tanto essa versão, quanto à versão de download é full. Explico:
Comprei a "atualização" por R$ 69,00 (possuo licença de Windows original).
Como não gosto de instalar por cima, formatei o note e instalei do pendrive (foi gerado após o download). Instalou 100%. Foi pedido a chave de ativação do Windows 8 que eles enviam por email após confirmação de pagamento. Em nenhum momento pediu a chave do Windows antigo.
A conclusão minha e após ler em inúmeros lugares: a Microsoft está fazendo vista grossa, dando a opção das pessoas saírem da "obscuridade" por um preço razoável e promovendo o Windows 8 que possui uma interface que precisa de aceitação pois é diferente.

Gostei muito do W8, é rápido, moderno e ainda dá a possibilidade de usar a interface do 7 (2º desktop).

Agora o "gran finale": estou usando o W7. Porquê? Não consegui usar o Internet Banking da CEF de nenhum jeito, usando IE, Chrome, FF, hacks, extensões etc. Todo o resto funcionou igual ou melhor. Logo que e CEF libere o uso no IE 10, eu instalo novamente.

Também lí que o BB Internet Banking estava dando problema.

Acredito que, se você instalar direto em uma máquina formatada, vai funcionar normal.

Um abraço.

Hirt

YanKleber
||||||||||||||||

Mensagem por YanKleber »

Nilson, até onde eu pude ver até hoje, todas as versões "upgrade" da MS seguem esse mesmo princípio, ou seja, o pacote de "atualização" na verdade é o pacote completo, e instala em qualquer máquina (até as formatadas ou novas) e sem pedir confirmação nenhuma de seriais anteriores. Aliás, não só a MS faz isso, mas diversos (senão a maioria ) dos fornecedores de software, como por exemplo a Adobe.

Em resumo, a atualização é uma questão muito mais do ponto de vista legal do que técnico.

Nem por isso significa que eles estão fazendo vista grossa, pois isso seria no mínimo tratar os outros usuários (que adquirem o pacote full) como trouxas. Embora eles não peçam nenhum número serial anterior, existe uma diferença entre os números de séries dos pacotes full e dos pacotes de atualização, e nos registros deles vai ficar gravado qual é o número do seu.

Pelo lado técnico, isso significa dizer que a qualquer momento e sem aviso prévio algum, eles poderão bloquear o seu Windows. Por exemplo, suponha que daqui a três meses você se conecte no site deles para fazer uma atualização online com o seu novo Windows 8. Pois bem, nesse momento eles vão checar o número de série do seu Windows, irão verificar o banco de dados deles e verão que você não possui um número de série anterior registrado, e poderão justamente aí negar a atualização. Não estou dizendo que isso VÁ acontecer mas que é possível que aconteça.

Depois que você fizer a primeira atualização online com sucesso (ou não) conte para a gente saber, daí teremos realmente certeza da política da MS em relação a isso.

Já pela abordagem da questão da legalidade, suponha que você tenha um computador que esteja sujeito à fiscalização do governo (em uma empresa por exemplo), ao instalar um upgrade sem possuir uma versão legal anterior, não ficará legalizado. Continuará ilegal, como se estivesse usando uma cópia pirata e sujeito a todas as sanções como multa, apreensão do equipamento, processo, etc.

:roll:
Pata de elefante nele!!!

Matuto
Colaborador Master

Mensagem por Matuto »

NilsonHirt escreveu:Fala Matuto

Como não gosto de instalar por cima, formatei o note e instalei do pendrive (foi gerado após o download). Instalou 100%. Foi pedido a chave de ativação do Windows 8 que eles enviam por email após confirmação de pagamento. Em nenhum momento pediu a chave do Windows antigo.

Fala aí meu homônimo... :lol:

Concordo contigo até certo ponto. Realmente acredito que o Windows 8 seja uma versão full. O problema é quanto a legalidade de usá-lo desse modo, o contrato deixa claro que para sua utilização o usuário deva possuir uma licença válida anterior.
Como eu disse lá em cima, a Microsoft deixou explicitamente claro, desde antes do lançamento, que versão a de download era uma licença de atualização. Ou seja, o usuário que estiver usando-o como versão full conscientemente está assumindo o risco de perder essa licença. O mesmo não pode se dizer da versão Box pois mesmo depois do lançamento ainda houve muitas dúvidas sobre se era um pacote de atualização ou completo.
O mais absurdo é saber que a Saraiva está vendendo o pacote full do Windows 7 Ultimate por R$ 499,00 então, pergunto eu, como alguém pode cogitar que o Windows 8 Pro vai custar "apenas" R$ 699,00 após o término da promoção e ser somente uma atualização????

Outra coisa. Tenho lido que o pessoal tem conseguido instalar o Windows 8 em hd´s formatados porque o programa de instalação ainda consegue detectar que houve um Windows anterior. Entretanto, se fizer uma formatação com Zero Fill (quando sobrescreve-se todas as posições do Hd com zeros) dificilmente haverá sucesso na instalação.

Abraço Nilson Hirt.

Nilson "Matuto"
Cordialmente.
Nilson "Matuto"

erra, entretanto, muito mais ainda aos olhos de Deus, aquele que condena sem hesitar."

(Confúcio)

Matuto
Colaborador Master

Mensagem por Matuto »

YanKleber escreveu: Pelo lado técnico, isso significa dizer que a qualquer momento e sem aviso prévio algum, eles poderão bloquear o seu Windows. Por exemplo, suponha que daqui a três meses você se conecte no site deles para fazer uma atualização online com o seu novo Windows 8. Pois bem, nesse momento eles vão checar o número de série do seu Windows, irão verificar o banco de dados deles e verão que você não possui um número de série anterior registrado, e poderão justamente aí negar a atualização. Não estou dizendo que isso VÁ acontecer mas que é possível que aconteça.
Eu creio que isso ocorrerá em breve, ainda mais sabendo-se que a Microsoft fixou um limite para o número de ativações automáticas. Cada serial permite fazer até 5 instalações. Depois é preciso entrar no Call Center da Microsoft para novas ativações.

Só a título de curiosidade. Muitos usuários que compraram a atualização do W8 logo após o lançamento ficaram felizes pois dizem ter ganho a atualização de graça (para quem não sabe: o site de Microsoft anunciou a atualização por R$ 69,00 mas a cobrança foi de R$ 83,29 devido a uma falha na conversão de dólar para reais + IOF).

A boa notícia: esses "sortudos" receberam um e-mail comunicando sobre o erro e que seriam reembolsados integralmente (R$ 83,29) e ainda permaneceriam com a licença.

A má: dias depois, receberam outro e-mail informando como e quando se daria o reembolso e mais uma "surpresa". Deveriam reinstalar a licença original do W8 :?: pois a atual seria invalidada...

Também não pode faltar uma Teoria da Conspiração: a ativação é feita através da coleta de informações do equipamento em que está sendo instalado, gerando um código de identificação único atrelado ao serial do Windows 8. Ou seja, a Microsoft agora dispõe de uma grande base de dados sobre os micros rodando W8 para serem rastreados via internet... :o

Por enquanto tô só na moita... :roll:

Abraço.

Nilson "Matuto"
Cordialmente.
Nilson "Matuto"

(Confúcio)

Matuto
Colaborador Master

Mensagem por Matuto »

mellado escreveu:Realmente quem comprou o box se deu mal, pois por download sai por R$69,00 para quem tem uma versão anterior original.
Há de se levar em consideração que:

- somente pode se baixar uma versão do W8, a qual depende do micro em que está sendo feito o download (32/32bits ou 64/64bits) não importando se é ou não a versão desejada pelo usuário. A versão box tem tanto a mídia da versão 32 quanto a 64bits.

- por se tratar de uma compra internacional, há somente duas formas de pagamento - cartão de crédito internacional ou PayPal (qualquer cartão de crédito). Quem não tem cartão de crédito inexiste para a Microsoft! Muitos compradores tem tido problemas para validar o pagamento e/ou efetuar o download.

- ainda por se tratar de uma compra internacional, não há a emissão de nota fiscal de compra.

- a mídia original é uma garantia física de posse do produto.

Se eu tivesse uma versão anterior e soubesse que o pacote que estava sendo vendido era tão somente uma atualização, ainda acharia mais vantajosa a versão Box. Tanto que ainda não fiz o óbvio: devolver o produto e pedir seu reembolso.
Aguardo tão somente saber qual será o posicionamento das autoridades: se a favor do consumidor ou do fabricante. Se o consumidor levar bucha (como sempre) e sua única opção for a devolução sem qualquer outro direito, vou preferir ficar com o produto e adquirir uma licença do W7 Home Premium para validar a atualização.

Abraço.

Nilson "Matuto"
Cordialmente.
Nilson "Matuto"

(Confúcio)

dantesoares
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): dante soares
Data de Nascimento: 22 Out 1955
Hobby: marcenaria
Profissão ou ocupação: chaveiro
Localidade: rio de janeiro
Estado: rj
País: br

Mensagem por dantesoares »

Quanto a instalação do win8 pode ser feita, não formatando e sim reparticionando o hd e colocando em dual boot, mas pra isso tem que ser ter certo conhecimento em hardware, quer dizer, procure um tecnico de confiança.

Forte abraço a todos.

Dante Soares

Edit.

Não tente se não sabe fazer isso, pois perderá o sistema antigo.

NilsonHirt
Ativo

YanKleber escreveu:Nilson, até onde eu pude ver até hoje, todas as versões "upgrade" da MS seguem esse mesmo princípio, ou seja, o pacote de "atualização" na verdade é o pacote completo, e instala em qualquer máquina (até as formatadas ou novas) e sem pedir confirmação nenhuma de seriais anteriores. Aliás, não só a MS faz isso, mas diversos (senão a maioria ) dos fornecedores de software, como por exemplo a Adobe.

Isso eu não sabia. Achava que atualização era uma coisa e pacote completo era outra.

Em resumo, a atualização é uma questão muito mais do ponto de vista legal do que técnico.

Nem por isso significa que eles estão fazendo vista grossa, pois isso seria no mínimo tratar os outros usuários (que adquirem o pacote full) como trouxas. Embora eles não peçam nenhum número serial anterior, existe uma diferença entre os números de séries dos pacotes full e dos pacotes de atualização, e nos registros deles vai ficar gravado qual é o número do seu.

Em relação à vista grossa, lí isso em fóruns específicos, por isso cheguei à mesma conclusão.

Pelo lado técnico, isso significa dizer que a qualquer momento e sem aviso prévio algum, eles poderão bloquear o seu Windows. Por exemplo, suponha que daqui a três meses você se conecte no site deles para fazer uma atualização online com o seu novo Windows 8. Pois bem, nesse momento eles vão checar o número de série do seu Windows, irão verificar o banco de dados deles e verão que você não possui um número de série anterior registrado, e poderão justamente aí negar a atualização. Não estou dizendo que isso VÁ acontecer mas que é possível que aconteça.

Sei que você não está falando do "meu Windows" mas, só para deixar claro, possuo licença anterior.

Depois que você fizer a primeira atualização online com sucesso (ou não) conte para a gente saber, daí teremos realmente certeza da política da MS em relação a isso.

A primeira atualização online já foi feita. Foi logo após a instalação e ocorreu sem problemas.

Já pela abordagem da questão da legalidade, suponha que você tenha um computador que esteja sujeito à fiscalização do governo (em uma empresa por exemplo), ao instalar um upgrade sem possuir uma versão legal anterior, não ficará legalizado. Continuará ilegal, como se estivesse usando uma cópia pirata e sujeito a todas as sanções como multa, apreensão do equipamento, processo, etc.

Concordo plenamente. E é aí que entra a questão da vista grossa. A Microsoft sempre fez vista grossa para a pirataria doméstica. Quantos por aí utilizam Windows ativado por meios obscuros em todas as versões? Uma infinidade, acredito. Fazendo com que todos utilizem o Windows em casa (em uma rápida pesquisa, 90% dos computadores domésticos), torna-se difícil instalar uma distribuição Linux ou qualquer outra (mais barata, confiável, consumidora de menos recursos etc.) em uma escola ou empresa (quem realmente é fiscalizado). A familiaridade com o sistema faz o condicionamento.

:roll:
Não estou dizendo com isso, que sou a favor da pirataria (como sabe). Tudo o que escrevi foi apenas o meu ponto de vista em relação ao funcionamento do mercado.

NilsonHirt
Ativo

Matuto escreveu:
NilsonHirt escreveu:Fala Matuto

Outra coisa. Tenho lido que o pessoal tem conseguido instalar o Windows 8 em hd´s formatados porque o programa de instalação ainda consegue detectar que houve um Windows anterior. Entretanto, se fizer uma formatação com Zero Fill (quando sobrescreve-se todas as posições do Hd com zeros) dificilmente haverá sucesso na instalação.

Olá Nilson Matuto (bonito nome)
Apesar de estar utilizando o W7, meu W8 está instalado em outro HD (que era "virgem"). Tive a preocupação de testá-lo no que diz respeito a compatilibilidade de hardware e software. Como disse anteriormente, só não consegui instalar o Internet Banking

Abraço Nilson Hirt.

Nilson "Matuto"

YanKleber
||||||||||||||||

Mensagem por YanKleber »

Voltando à questão da "vista grossa", esse é um ponto assim bastante obscuro pois dá margem à várias interpretações, e acho perigoso confiar nisso e explico o porquê.

Fazer vista grossa não significa incluir na legalidade, o que, em tese, quer dizer que a qualquer momento a MS pode mudar de idéia e não há mecanismo legal que permita uma defesa usando tal argumento. Aliás, quem garante que a MS não está dando corda para que os próprios usuários se enforquem e depois dar uma puxada e pegar todo mundo?

Também tem a questão da fiscalização. Suponhamos que uma empresa de software venda um determinado programa mas não se importe com aqueles que o pirateiem, pois o que ela ganha com os pagantes já é o suficiente. Agora suponha que você tenha uma cópia desse programa no computador do seu escritório. Um dia bate uma fiscalização lá, e você não vai poder usar esse tipo de argumento pois os fiscais não querem nem saber qual é a política da empresa de software em relação à pirataria dos produtos deles. A única coisa que eles sabem é que pirataria é ilegal, independente de qualquer ponto de vista, e vão enquadrar você de qualquer jeito.

A minha opinião em relação à MS é a seguinte: eles vendem MUITO. E lucram MUITO. O que significa dizer que mesmo com o enorme parque de computadores com Windows (e outros softwares) piratas, para eles a vantagem ainda é grande. E acreditem ou não, é bom para eles que todo mundo use Windows, mesmo que pirateado, pois isso só aumenta o número de seguidores da linha deles. Não acredito que algum dia a MS irá iniciar qualquer movimento de combate aos usuários piratas de seus produtos, pois como já disse anteriormente, em termos de marketing essa adesão (mesmo que irregular) é ótima para eles. Não obstante, não significa que vão deixar correr frouxo. E eles não deixam. Uma prova disso é ver que já há alguns anos eles estão dificultando a atualização online de cópias ilegais. Também acho que essas cópias de atualização vão sofrer as mesmas sanções. Talvez não agora, mas a médio e longo prazo. Mas acho que não vai passar disso.

;)
Pata de elefante nele!!!

YanKleber
||||||||||||||||

Mensagem por YanKleber »

Matuto escreveu:Aguardo tão somente saber qual será o posicionamento das autoridades: se a favor do consumidor ou do fabricante. Se o consumidor levar bucha (como sempre) e sua única opção for a devolução sem qualquer outro direito, vou preferir ficar com o produto e adquirir uma licença do W7 Home Premium para validar a atualização.
Importante também verificar se a atualização vale apenas para usuários do W7. Normalmente essas atualizações cobrem versões anteriores, o que facilitaria muito a coisa, pois é fácil encontrar versões "obsoletas" com número de série e tudo bonitinho por preço de banana.

:mrgreen:
Pata de elefante nele!!!

Matuto
Colaborador Master

Mensagem por Matuto »

YanKleber escreveu:...pois é fácil encontrar versões "obsoletas" com número de série e tudo bonitinho por preço de banana.

Ô bananinha cara... tem anúncio na internet vendendo Windows XP Pro (a mínima autorizada para atualização, e SP2 ainda) pela pechincha de R$ 110,00 até R$ 499,00... :lol:
Cordialmente.
Nilson "Matuto"

(Confúcio)

Matuto
Colaborador Master

Resolvido!!!

Mensagem por Matuto »

Boas notícias pessoal :oba:

Depois de conversar por telefone, e-mail e chat... O suporte da Microsoft, por intemédio do "Escalation Specialist Consumer" Jonathan Micael, entrou em contato por e-mail nesta segunda-feira se desculpando pelo inconveniente e, para a resolução do "problema", ofereceu duas alternativas:

- bloqueio da chave do produto (atualização) e devolução do dinheiro :whack: ; ou
- fornecimento de uma licença do produto completa mediante envio dos comprovantes de compra! :clap1:

Nem preciso dizer qual foi minha opção né :Compchat:. Tão prontamente enviei os comprovantes, recebi e-mail com uma nova chave do produto.

Agora estou terminando de instalar o Windows 8 Pro... sua utilização é bem diferente do W7 mas creio que seja uma questão de poucos dias até me acostumar.

Resumindo, agora parece que estou com o produto que havia pensado ter comprado: Windows 8 Pro licença FPP, versão Box

:10:
Cordialmente.
Nilson "Matuto"

(Confúcio)

YanKleber
||||||||||||||||

Mensagem por YanKleber »

Parabéns!

Pata de elefante nele!!!

marcoaandrade
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Marco Aurélio
Data de Nascimento: 23 Jun 1964
Hobby: Áudio, Marcenaria e Bricolagem
Profissão ou ocupação: Engenheiro de Produção
Localidade: Santana de Parnaiba

Mensagem por marcoaandrade »

Matuto

Permita-me incomodar você um pouco, pois tenho algumas máquinas com ´varias versões de Win e estou pensando em atualizá-las (todas legais). Entretanto quero saber se o danado é bom mesmo...depois preciso ver a compatibilidade para atualizar...

Valeu!

Abraços
Marco

Mais vale uma tentativa fracassada do que o fracasso de não ter tentado...

Matuto
Colaborador Master

Mensagem por Matuto »

YanKleber escreveu:Parabéns!

Valeu Yan.
marcoaandrade escreveu:Matuto

Permita-me incomodar você um pouco, pois tenho algumas máquinas com ´varias versões de Win e estou pensando em atualizá-las (todas legais). Entretanto quero saber se o danado é bom mesmo...depois preciso ver a compatibilidade para atualizar...

Valeu!

Abraços

Como eu disse, ainda tô na fase da instalação... me dê alguns dias e eu passo minhas impressões pra você.

Ah.Antes que me esqueça. Minha máquina é um I-5 com 8 Giga de memória então, teoricamente, é pra o Windows 8 rodar redondo... vamos ver se assim é, realmente.

:amg:
Cordialmente.
Nilson "Matuto"

(Confúcio)

Responder

Voltar para “Eletrônica, Eletricidade, Áudio, Vídeo, Fotografia, Informática, CNC, e Assuntos Relacionados..”