Fórum com assuntos sobre marcenaria e bricolagem em geral
Ad blocker detected: Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker on our website.
Pessoal, chamou-me a atenção uma dica simples, custo zero, para se encontrar o ângulo correto na afiação de brocas.
Talvez não seja a melhor opção, contudo, espero ter ajudado já que, afiar brocas é sempre um desafio; a não ser que tenhamos muita prática ou um gabarito de elevado valor monetário.
Bom dia, fiquei com uma dúvida, eu nunca afiei brocas, qual é a face do rebolo do esmeril que deve ser usada para desbastá-la? já vi fotos na internet usando a lateral do rebolo e outras usando a face mais estreita.
Quanto ao angulador, gostei da ideia. dá pra fazer uma chapinha com uma porca colada ou parafuso com cabeça sextavada e acoplar no suporte de ferramenta do esmeril
"Enquanto for feio ser brasileiro (ou mais bonito ser descendente do chamado "primeiro mundo"), este país não tem remédio." BL
Roger, rebolo deve ser utilizado só de forma radial, na lateral (axial), vc enfraquece a estrutura e corre o risco de rompimento e acidente em 3500 RPM na sua frente.
Quando falo que youtube é terra de ninguém, muitos se ofendem, mas tem muita aberração lá.
Abraço.
[quote="Giulliano"]Roger, rebolo deve ser utilizado só de forma radial, na lateral (axial), vc enfraquece a estrutura e corre o risco de rompimento e acidente em 3500 RPM na sua frente.
Quando falo que youtube é terra de ninguém, muitos se ofendem, mas tem muita aberração lá.
Abraço.[/quote]
Valeu Giulliano! Eu tinha uma vaga ideia sobre isso. Acho que pra ser usada na lateral, tem que ser o rebolo em formato de copo, não é isso?
obrigado
"Enquanto for feio ser brasileiro (ou mais bonito ser descendente do chamado "primeiro mundo"), este país não tem remédio." BL
Roger, nunca vi esse rebolo, mas existem uns para desbaste e retífica nesse formato.
Os "nossos", só de forma radial e sempre retificados para a face ficar uniforme e o desbaste idem.
Abraço.
Roger,
O rebolo que você postou deve ser utilizado na lateral. Se você utilizar na outra face, como nos rebolos comuns, você vai enfraquecer o rebolo, pois a superfície vai se desgastando e afinando, chegando a quebrar.
Abs,
Paulo Celso
________________________________ Na minha oficina sigo a máxima me meu avô: "UM LUGAR PARA CADA COISA, E CADA COISA FORA DO SEU LUGAR."
[quote="Giulliano"]Roger, o PC respondeu muito bem.
Abraço.[/quote]
Obrigado pela resposta, inclusive na imagem que eu postei tinha essa informação no corte do desenho.
Tenho 10 anos de serralheria e uma das coisas que aprendi a fazer foi a afiar brocas nunca usei jig ou ferramenta propria para isso uso somente o esmeril e dou o angulo no olhômetro mesmo ja afiei broca ate na esmerilhadeira segurando a broca com uma mão e a maquina na outra
para o homem só é impossível aquilo que ele não quer fazer
[quote="leosilva"]... ja afiei broca ate na esmerilhadeira segurando a broca com uma mão e a maquina na outra[/quote]
Esse é o meu sonho....
Abs,
Paulo Celso
________________________________ Na minha oficina sigo a máxima me meu avô: "UM LUGAR PARA CADA COISA, E CADA COISA FORA DO SEU LUGAR."
[quote="PC64"][quote="leosilva"]... ja afiei broca ate na esmerilhadeira segurando a broca com uma mão e a maquina na outra[/quote]
Esse é o meu sonho....[/quote]
PC, o fabricante de suportes precisa sobreviver... por favor... kkkkkkkkkk - (só p não perder o costume de dar pitaco nas conversas alheias....)
[b]Ninguém faz bem o que faz contra a vontade, mesmo que seja bom o que faz.
Santo Agostinho
Na vida tudo é providência... nada é coincidência... portanto, não devemos deixar guardados nossos talentos e, sim, mostrá-los a fim de dividir experiências...
[/b]
[quote="jaugustog"][quote="PC64"][quote="leosilva"]... ja afiei broca ate na esmerilhadeira segurando a broca com uma mão e a maquina na outra[/quote]
PC, o fabricante de suportes precisa sobreviver... por favor... kkkkkkkkkk - (só p não perder o costume de dar pitaco nas conversas alheias....)[/quote]
Não é isso...
É que quando estou com a esmerilhadeira parece que sofro de Parkinson! Não tenho a mão firme.
Abs,
Paulo Celso
[quote="PC64"][quote="leosilva"]... ja afiei broca ate na esmerilhadeira segurando a broca com uma mão e a maquina na outra[/quote]
Foram poucas as vezes que afiei desse modo normalmente afiava na oficina mas imagina ter que fazer instalação e a broca cega tinha que afiar como desse tanto que na caixa de ferramente tem um rebolinho com eixo para usar na furadeira para essas ocasiões
para o homem só é impossível aquilo que ele não quer fazer