Fórum com assuntos sobre marcenaria e bricolagem em geral
Ad blocker detected: Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker on our website.
Atualmente, disponho de uma serra circular B+D modelo Cs1024, uma parafusadeira e uma furadeira, estas duas últimas são antigas mas trabalham bem. Além disso, tenho umas 04 chaves combinadas, umas 03 de fenda e umas outras 05 philips, um martelo, uma cegueta, 4 formões made in china e 01 jogo de chave allen.
Esse é o meu inventário, , praticamente nada.
Sinto muita falta de uma serra de bancada, de tico tico, lixadeira, esmerilhadeira e tupia e um jogo de chaves.
Portanto, gostaria dos amigos dicas do que começar a comprar.
Abraços,
____________________________________
"O prazer no trabalho aperfeiçoa a obra."
Aristóteles
Esse post eu fiz há exatamente 1 ano (20/06/2016). Os preços estão um pouco desatualizados, mas dá para ter uma base.
Quando saí da casa de meu pai (há 23 anos atrás) tive que começar do zero, pois as ferramentas lá de casa eram do meu pai e, embora tivesse alguma coisa minha, resolvi não levar comigo. As únicas coisas que eu tinha eram algumas chaves de boca, alicate e chave de fenda que estavam em uma bolsa de ferramentas que eu tinha no carro. Essa bolsa eu considero parte do carro e não uso essas ferramentas em casa. São para serem usadas em caso de emergência.
Fui morar em um "apertamento" de pouco mais de 3 30 m², onde não havia lugar para muita coisa. Como não consigo viver longe das ferramentas eu precisava de um kit básico. Comecei comprando uma caixa plástica para ferramentas, martelo, alicate universal, alicate de pressão, um jogo de chaves de fenda e phillips. Depois fui comprando uma coisinha aqui, outra coisinha ali, pois TUDO teria que caber na caixa, pois não havia espaço. Sempre que precisava de algo que não tinha (furadeira, grifo, arco de serra. etc) eu pegava na casa do meu pai.
Ao mudar de apartamento um ano mais tarde, saí de 30 para 70m². Nesse apartamento havia mais espaço e comprei minhas primeiras ferramentas elétricas: uma furadeira, uma lixadeira orbital e uma lixadeira de cinta. Também fui completando a caixa de ferramentas... Desde então minha oficina só cresceu. De uma caixa de ferramentas a uma garagem (há 12 anos moro em uma casa).
Sempre comprei coisas de qualidade. Tenho a maioria das ferramentas que deram início à minha coleção. A furadeira e as lixadeiras funcionam até hoje. Tenho o martelo, as chaves de fenda e os alicates, e continuo usando...
Minha dica: fuja das ferramentas Xing-Ling! Tenha um pouco de paciência e compre uma coisa boa que ela vai lhe acompanhar durante toda a vida. Tenho ferramentas que eram do meu avô.
Abs,
Paulo Celso
________________________________ Na minha oficina sigo a máxima me meu avô: "UM LUGAR PARA CADA COISA, E CADA COISA FORA DO SEU LUGAR."
Comparei os preços e percebi que hoje está um pouco mais caro, mas nada que altere muito.
Muito legal sua história, inspiradora... mas vim de uma cultura diferente... Meu pai sempre preferiu pagar do que fazer o trabalho em casa... Mas me casei a 3 anos e na casa da minha esposa meu sogro sempre foi o resolve tudo da casa e ela meio que acabou me mostrando o tanto que é gratificante resolver os próprios problemas domésticos...
Então fui comprando minhas coisas de acordo com que foi surgindo as necessidades... Há um tempo um amigo que trabalha em uma industria aqui na cidade comentou conosco que eles descartavam muitos paletes e minha esposa ficou super interessada... Em poucos dias peguei 04 paletes e os trouxe para casa, mas ficaram abandonados por mais de ano, até que um dia os usamos para fazer um cercado para nossa cachorra... De lá para cá foram surgindo outras idéias e fizemos outras coisas juntos... Daí nasceu meu gosto pela coisa e a necessidade por novas ferramentas...
____________________________________
"O prazer no trabalho aperfeiçoa a obra."
Aristóteles
Saudações a todos,
Alguém tem o arquivo do PC com a lista de ferramentas para a oficina? Cheguei há pouco ao fórum, mas não consigo visualizar a lista, mesmo indo ao Photobucket.
[quote="Agostinho Rosa"]Saudações a todos,
Alguém tem o arquivo do PC com a lista de ferramentas para a oficina? Cheguei há pouco ao fórum, mas não consigo visualizar a lista, mesmo indo ao Photobucket.[/quote]
Agostinho,
Editei o post e coloquei a imagem original, pois o Photobucket bloqueou o acesso às imagens. Clique no link abaixo:
[link2]Quanto custa uma oficina básica,http://www.marceneirosebricoleiros.com.br/viewtopic.php?f=19&t=9815&#p123188[/link2]
Abs,
Paulo Celso
________________________________ Na minha oficina sigo a máxima me meu avô: "UM LUGAR PARA CADA COISA, E CADA COISA FORA DO SEU LUGAR."
Agostinho,
Na hora de comprar lembre-se: você leva aquilo que paga! Não existe milagre. Coisa boa custa um pouco mais caro. É assim com tudo na vida, e com ferramentas não é diferente.
Compre com calma. Ferramentas boas lhe acompanharão pelo resto da vida. Eu tenho coisas que pertenceram a pessoas que não estão mais entre nós.
Se precisar de alguma orientação poste sua dúvida e veja o que as pessoas dizem a respeito. Já ajudamos muita gente a não jogar dinheiro fora.
Abs,
Paulo Celso
________________________________ Na minha oficina sigo a máxima me meu avô: "UM LUGAR PARA CADA COISA, E CADA COISA FORA DO SEU LUGAR."
Gabriel,
Você fez a coisa certa ao procurar sugestões para aquisições de maquinas e ferramentas, coisa que não fiz há pouco tempo atrás o que me acarretou muito contratempo diante da inexperiência sobre o assunto em tela.
Por isso, dou-lhe um conselho: na dúvida, ao comprar uma maquina ou ferramenta que mais se adéque ao à sua necessidade poste aqui que os amigos do M&B terão a maior boa vontade do mundo para auxilia-lo em sua decisão.
O conselho do Paulo Celso é valioso, ele diz que: “Na hora de comprar lembre-se: você leva aquilo que paga! Não existe milagre. Coisa boa custa um pouco mais caro.”
Foi aí que errei feio. Adquiri alguns produtos, uns de baixa qualidade outros de modelos inadequados para o que pretendia executar.
Conclusão: tenho coisas que já troquei, coisas que trocarei, coisas que doei, e coisas que venderei; por exemplo comprei uma tupia laminadora Makita há poucos meses e me arrependi por não ter comprado uma de coluna, acertei na Marca mas errei no modelo.
Ambas são excelentes, mas a de coluna seria mais apropriada para o uso que dela farei.
Vou tentar vende-la, alguém se habilita?
Abraços,
Mauricio.
Maurício,
Você vai vender e vai se arrepender de novo. As tupias laminadoras e de coluna são complementares. Para acabamentos e pequenos serviços as tupias de coluna são muito grandes e desajeitadas (a minha pesa 6 kg). As laminadoras são melhores por serem menores.
Se você comprou a Makita 3709 fez uma ótima compra. Essa tupia é excelente. Há o modelo RT0700 que possui uma série de bases intercambiáveis. Uma delas é a de coluna. Esse modelo é show, mas a tupia é pequena, embora possua potência de 710W.
Abs,
Paulo Celso
________________________________ Na minha oficina sigo a máxima me meu avô: "UM LUGAR PARA CADA COISA, E CADA COISA FORA DO SEU LUGAR."
Pois é, Maurício. Não venda essa laminadora de jeito nenhum !
Eu tenho duas de coluna (uma delas fica invertida na mesa) e mês passado comprei a 3709 que é muito útil para trabalhos leves.
Abraços,
Fábio Reis.
"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."
Chico Xavier