sergiomontanha escreveu:Caro amigo Toledo, a serra mármore é projetada para o corte ser feito em direção ao operador, diferente da serra circular para madeira, que é projetada para o corte com a máquina sendo empurrada para frente, por isso esse posicionamento. Não sei se já viu algum pedreiro cortando cerâmica, mas no Youtube tem vários exemplos.
Sérgio,
Embora essa seja uma prática adotada por diversos pedreiros (eu mesmo já vi), é uma forma ERRADA de se operar uma serra mármore. O manual de instruções é claro quanto a isso:
Serra Mármore - Manual.jpg
Toledo,
Eu também me sentiria melhor com o disco à esquerda, pois como você mesmo disse, teríamos uma visão melhor da linha de corte.
Estive pensando no assunto e acho que talvez a explicação esteja na segurança: serras circulares são sujeitas a coices, pois utilizam discos dentados que podem "pular" quando encontram uma heterogeneidade na madeira (um nó ou um prego). Tanto existe esse perigo que todas as serras circulares possuem aquela proteção de disco que se fecha automaticamente. Supondo um operador destro, ao trabalhar com uma máquina com o disco à esquerda o disco ficará voltado para fora do operador, que estará posicionado atrás da máquina. Com o disco à direita a máquina ficará voltada para fora e o operador ficará atrás do disco.
Embora essa posição facilite a visualização da linha do corte, ela expõe muito mais o operador em caso de acidente.
Isso não ocorre na serra-mármore, pois elas não utilizam discos dentados (mesmo o disco próprio para madeira não possui dentes). Nesse caso não há perigo da serra dar coice, pois ao encontrar uma dificuldade no corte a máquina apenas não avança, mas não pula para trás. Por isso a serra-mármore não possui a proteção de disco.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.