Data venia, sem que vc diga o "trampos" que pretende fazer, os colegas estarão dando sugestões no escuro!
Sua dúvida é exatamente em máquinas que considero intermediárias entre tupias de coluna (com padrão médio de 6 kg e com 1.200/1.600 W) e tupias laminadoras (em média com 1,5 kg e 530 w).
Eu tenho uma
Tupia de coluna da BR Motors e adquiri recentemente, seguindo conselhos sábios do PC64, uma Makita RT0700C.
Pelas minhas experiência e necessidades pessoais, conclui que necessito de ambas para executar mais tranquilamente e perfeitamente os serviços aqui na luthieria. Explique-se melhor: executo trabalhos de dois tipos (ambos com madeira maciça):
1) alguns que exigem potência da máquina e no qual tenho que fresar madeira de 4 cm -> usar fresas de 12 mm ou 1/2" deixam o trabalho mais seguro... e pela potência facilita...
2) outros trabalhos são menos exigentes, porém exigem precisão -> então usar uma máquina mais leve é melhor pq eu tiro e olho... são várias passadas (aprofundando) e movimentando a máquina daqui pra li...
Quando usava a tupia de coluna para os serviços de baixo (2), percebi que me cansava demais com as idas e vindas, levantando a máquina para ver, com aquele treme-treme. E testei, nesse sábado, usar a tupia laminadora nos serviços de cima (1)... ela não chegou nem perto do BRUTAL desempenho da tupia de coluna de 1.500 W.
Não é muito comum que as pessoas executem esses dois tipos de trabalhos corriqueiramente. Em outras palavras, com a maioria das pessoas, prevalece um dos dois tipos de serviços... com base no serviço que pretende executar, você define a sua máquina...