Adenilson escreveu:YanKleber e o que são aqueles números então? sempre achei que fossem o torque da maquina...
Aqueles números são só uma referência, onde quanto maior o número maior o torque (e vice versa), mas eles não estão diretamente ligados ao torque em si.
Para entender melhor o que eu estou dizendo, veja essa máquina da Black & Decker:
https://www.dutramaquinas.com.br/produt ... -gc9600-br
Observe que embora a máquina possua um seletor de 12 posições (numerados de 2 à 24, de dois em dois) o torque máximo dela é de apenas 10.4 Nm. Na realidade os números correspondem ao dividendo fracional do torque total, onde no caso da máquina acima, a posição marcada como 2 corresponderia a 2/24 do torque total (ou 0.86 Nm) e a posição 24 corresponderia a 24/24 do torque total (ou 10.4 Nm).
O que é mais chato nesse caso, é que existem seletores com mais e menos posições e os números variam de acordo com a marca e o modelo da máquina. Combine isso com os diferentes torques, e você verá que, além dos números não possuírem relação direta com o valor do torque, em cada máquina, o mesmo número representará um torque diferente. Ou seja, se você pegar cinco máquinas diferentes, a posição com o número "2" terá um torque diferente em cada uma delas.
Eu tenho uma Makita, por exemplo, com seletor variando de 1 à 16 para um torque total de 22 Nm. Isso significa dizer que a posição número "2" na minha máquina corresponde a 2.75 Nm. Sentiu o drama????
Outra observação interessante é que algumas máquinas (nem todas) possuem uma posição a mais no final do seletor com o desenho de uma broca. Essa posição engata a "junta rígida" (as posições numeradas se referem à "junta flexível", ou seja, aquela que patina quando o torque do seletor é alcançado). Quando a máquina está engatada na junta rígida, significa que ela está "bypassando" a embreagem, ou seja, o mandril está engatado diretamente no mecanismo, quer dizer, a máquina está em torque máximo. Essa posição deve ser selecionada quando for usar a máquina como furadeira ou quando precisar de força total na parafusadeira.
Nas máquinas que possuem a posição junta rígida, normalmente não é possível atingir o torque total quando estiver na junta flexível. Por exemplo, a minha Makita que eu mencionei acima, atinge 36 Nm na junta rígida, mas na flexível ela vai até um máximo de 22 Nm. Assim, quando eu preciso de força MESMO, eu sempre coloco o seletor na posição da junta rígida, e passo a caixa de redução para a primeira marcha (tem duas marchas).