silvio56 escreveu:Amigo Giulliano, tá ficando bunito demais....Vais ter um torno e tanto.
Uma dica importante também seria pensar a altura do centro de giro até o barramento, para que vc possa girar peças mais largas tipo um prato ou uma fruteira de diâmetro maior. Normalmente nem pensamos no torno trabalhando peças na horizontal, pensamos somente em peças verticais compridas e tal, e na hora que um projeto pede uma peça de diâmetro maior o torno não comporta.
Acho uma medida de diâmetro ideal alguma coisa entre 25 e 30 cm, ai vc tem possibilidades de tornear até 55 cm de diâmetro.
Mas isso é só opinião.
Um grande abraço
Silvio
Silvio, no momento ele tem 170mm de raio, podendo elevar mais 50mm ficando com 220mm.
Meu receio é que o eixo é de 7/8" na ponta e de 20mm nos rolamentos.
O material é aço usado na barra de direção, que presumo ser no mínimo 1045, sei que não vai cisalhar, mas temo pelos rolamentos, já que são de esferas e não rolos.
Assim que as coisas melhorarem, pretendo fazer um outro cabeçote com eixo tubular e rolamentos maiores e de rolo na frente, assim como um motor mais parrudo.
julioferr escreveu:Está ficando excelente!
A dica do Edu é importante, pelo detalhe mencionado.
O meu eu fiz cada barramento soldando 2 cantoneiras, virando um tubo quadrado.
Júlio, será que há essa necessidade?
Acha que pode ocorrer vibrações?
Estou usando cantoneiras de 2" com abas de 1/4" e pretendo colocar coxins nos 6 pés (pés na frente e na traseira, assim como no meio)
schneider escreveu:Ta ficando muito bacana seu torno. Uma estrutura e tanto. Se puder leve em conta a dica do Edu.
Abraço
Obrigado Ademir
Quero ter um metro com folga entre pontas.
Edu escreveu:Na junção entre as duas chapas chatas do L é que esta o ponto de maior resistência, isso evitaria oscilação do conjunto, poderia aparecer riscos indesejados nas peças torneadas, devido a oscilação.
Edu e amigos, vc's me convenceram

vou atrás de mais cantoneiras de 2" x 1500 e 1/4".
Obrigado pelos incentivos.
