Afiadora Manrod (quase um Tormek)

Fórum dedicado a máquinas e ferramentas: Hobby e Profissionais
Responder
Lauro
Membro Mebista
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Lauro
Data de Nascimento: 08 Fev 1970
Hobby: marcenaria
Profissão ou ocupação: cartorário
Localidade: São Paulo
Estado: SP
País: BR

Afiadora Manrod (quase um Tormek)

Mensagem por Lauro »

Amigos, vi hoje no site da Celmar a afiadora marca Manrod da foto abaixo, que lembra muito uma Tormek. Liguei lá e o preço é salgado, por volta de R$950,00 mas não chega nem perto do que está sendo cobrado numa original, cujo modelo mais barato, o T-4, está sendo vendido por volta de R$4.500,00. Que tiver interesse, o site é este . Abraços!

Imagem
Lauro.

Redelease https://www.redelease.com.br/
PC64
Colaborador Master
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Paulo Celso
Data de Nascimento: 24 Mar 1964
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Engenheiro
Localidade: Sāo Paulo
Contato:

Re: Afiadora Manrod (quase um Tormek)

Mensagem por PC64 »

Muito bacana, mas se eu comprar mais uma chave de fenda minha mulher me coloca para dormir com a Mila, minha Cocker de 12 anos...
Abs,
Paulo Celso

Meu blog: http://cafofodopc.blogspot.com.br/

amaschio
Moderador Master
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Agostinho
Data de Nascimento: 20 Set 1965
Profissão ou ocupação: Engenheiro Eletricista
Localidade: Campinas
País: Br

Mensagem por amaschio »

A diferença de preço é gritante, Lauro

Será que isso se reflete na qualidade do produto ou será que o Tormek cobra exagerado pela grife?

Seja num caso, seja no outro, ainda é muita moeda para o meu parco cofrinho.

Então, agradeço novamente sua dica das lixas e aquele post dos formões brilhando feito espelho....
Meta: Serrar, com serrote, em linha reta

Mila
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Artur
Data de Nascimento: 19 Set 1969
Hobby: Artesanato
Profissão ou ocupação: Marcenaria
Localidade: Campo Belo
Estado: MG

Mensagem por Mila »

ÒOOOOOOoaaaaaaaa! Fiquei assustado com o início da sua mensagem Paulo. Pensei que era comigo.
Sartei de banda, meu cumpadi.

Lauro, a grande dificuldade de tentar comprar nesta Celmar é que ela é totalmente o oposto da Ferramix. A ferramix é sem dúvida a melhor loja no quesito rapidez na postagem da compra e uma das melhores no quesito preço e atendimento. A Ferramix é o tipo da loja que não gosta de ficar amarrando a égua, ou seja, não gosta de ficar enrrolando a entrega da compra. Recentemente fiz duas compras que comprei no domingo e despacharam segunda. A segunda compra depositei o dinheiro antes de ontem, o dinheiro caiu na conta deles por causa do tempo de depósito do banco ontem e e já despacharam hoje sempre me enviando o código de rastreio. E muitas das ferramentas que sempre pesquiso preço esta Ferramix quando não tem o melhor preço ela acaba estando sempre entre as lojas de melhor preço. Na maioria das buscas o preço tá o melhor.
Agora já esta Celmar nunca vi loja com maior pouca vontade de vender. Mandei dois emails pedindo orçamento do torno Manrod MR1236 e em nenhum momento me retornaram para me avisar do orçamento e frete. Vai ser ruim lá na casa do chapéu. Se antes da venda ela não está nem aí pra gente, agora imagine uma compra nesta loja com entrega de produto estragado, ou quebrado no transporte. Dou nota 10 para a Ferramix e nota 0 para esta Celmar.

Obs. ôooo Ferramix, depois deu virar garoto propaganda e de puxar bastante o saco de vocês, quem sabe não me dão um descontinho na próxima compra. :loll:
Há mais coisas entre o céu e a terra do que sonha a nossa vã filosofia. - XEIKISPIR

Lauro
Membro Mebista

Mensagem por Lauro »

Mila, é que, na verdade, a Celmar não é bem uma loja. É mais um escritório de distribuição. Eles vendem para lojas, entende? Estive lá duas vezes já. A última vez fui com o Fábio Reis e ele viu como é. Tem um pequeno show room, com algumas poucas máquinas e outras poucas ferramentas manuais, embora o catálogo dos caras seja enorme. Sinceramente, nem sei se eles despacham encomendas de pessoa física pelo Correio. O foco deles é vender para o comércio varejista. Mas, se quiser comprar algo com eles, ligue para o Renato, que é muito gente boa. Abraços!
Lauro.

Mila
Ativo

Mensagem por Mila »

Valeu, Lauro, pela informação. Esta deles serem mais varejistas eu já sabia. Também já tive notícias de que eles despacham para quem quiser comprar com eles e o despacho é via transportadora. Tenho notícias de que uma pessoa comprou lá neste sistema justamente este torno Manrod. A pessoa depositou o valor da compra e o frete e despacharam. Já eu não tive sorte, pois nem mesmo me retornaram em dois emails pedindo orçamento e frete via transportadora. Mas mesmo que eles tivessem me dado o orçamento ainda, descobri depois em seguida que este torno tinha na Sintecpromaquinas e com preço mais barato , seja para pagamento à vista ou até dividido no cartão. E na sintecpromaquinas tem muitos produtos da Manrod e lá já é tudo mais fácil porque não tem esta enrroleira da Celmar de mendigar orçamento. Na sintec já tem os´preços e da para fazer o cálculo do fretes na hora. Quando comprei meu torno despacharam rapidinho. Questão de dois dias.
Mas mesmo assim obrigado por avisar.
Abraços.
Há mais coisas entre o céu e a terra do que sonha a nossa vã filosofia. - XEIKISPIR

Lauro
Membro Mebista

Mensagem por Lauro »

Por e-mail lá é difícil mesmo Mila :harg: . Mas, por telefone, nunca tive problemas. Sempre falo com o Renato e resolvo rapidinho o que preciso. Essa Sintec eu não conhecia. Entrei no site e gostei da loja. Bastante variedade. Valeu a dica :up: .
Lauro.

marleytc
iniciado
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Márley
Data de Nascimento: 03 Jun 1977
Hobby: luthieria
Profissão ou ocupação: bombeiro militar
Localidade: Florianópolis
Estado: sc

Mensagem por marleytc »

Estou seriamente pensando em comprar essa maquina de afiar... alguem tem algo a falar sobre ela concretamente?
QUanto a T7 e T4 (versão menor), o nobre colega está referindo-se ao preço no Brasil, pois nos EUA, elas custam respectivamente 599US e 399US... convertendo, a versão menor fica em torno de 1600 reais e a maior 2400 reais. Ainda assim, se fosse esse preço aqui, eu optaria por elas... mas quem sabe nossa versão (ou a versão da MAnrod seja tao boa quanto... espero alguem comentar que já a possua ou conheça concretamente a máquina.
abs

Lauro
Membro Mebista

Mensagem por Lauro »

Marley, eu não vi a máquina ao vivo. Apenas o anúncio e foto dela no site que indiquei. Não posso lhe dar maiores referências. Quanto ao preço das Tormek, esse é o valor que os poucos vendedores aqui no Brasil estão praticando. Fazendo a simples conversão do preço lá fora fica mais barato, mas se for taxado na importação já vai ficar mais caro.
Lauro.

marleytc
iniciado

Mensagem por marleytc »

Sim sim... mas ainda fico meio assim de comprar uma maquina dessas, pois para formões eles acabam deixando a ponta do formão meio ovalada... enfim... parece ser um baita equipamento, agora precisamos de gente que já comprou... impossível não ter alguém... :) Quem sabe eu seja o primeiro...
Mas eu adaptei um que tenho, aliás, so troquei a pedra. Trata-se de um esmeril da gamma, onde uma pedra gira em alta velocidade e a outra bem devagar:
Moto Esmeril Afiador de Bancada com Cubeta de Água, Bivolt, 400w - 1686BR - Gamma
Mas certamente esse da Manrod deve dar de 10 a 4 kk

abs

Márley

PC64
Colaborador Master
Contato:

Mensagem por PC64 »

marleytc escreveu:....
Mas eu adaptei um que tenho, aliás, so troquei a pedra. Trata-se de um esmeril da gamma, onde uma pedra gira em alta velocidade e a outra bem devagar:
Moto Esmeril Afiador de Bancada com Cubeta de Água, Bivolt, 400w - 1686BR - Gamma
Mas certamente esse da Manrod deve dar de 10 a 4 kk...
Marley,

Duvido que o Manrod valha R$750 a mais que o seu .

Eu não a conhecia, mas dei uma olhada na máquina e achei uma excelente relação custo/benefício (R$250). Pelo menos pelas especificações técnicas, pois não conheço a máquina.
Abs,
Paulo Celso

Lauro
Membro Mebista

Mensagem por Lauro »

PC, eu tenho esse Gamma. A ideia dele é ótima, o projeto é bom, mas a execução é péssima. A pedra que vem nele é grão 80, cinza. Os caras colocam uma pedra de desbaste numa afiadora :shock: . A engrenagem helicoidal da caixa de redução veio com folga e torta. Tive que refazer a furação dela e colocar uma bucha para ficar justa no eixo. As flanges da pedra também vieram tortas e com folga no furo. Tive que fazer outras. E ainda não ficou 100%, pois os mancais da caixa de redução são com buchas de plástico, que também estão folgadas. Essas estou vendo se substituo por rolamentos. Além disso, como a pedra tem 8" e 4cm de largura, ela é bem pesada, o que força bastante o motor. Se ficar ligado muito tempo, esquenta um absurdo. E, finalmente, é necessário criar todo o aparato que esse Manrod tem para afiação estilo Tormek, o que ainda não consegui concluir. Enfim, dependendo do que essa afiadora Manrod oferecer em termos de qualidade, talvez valha R$750,00 a mais sim, mas o problema é que não temos referências dela. Aí fica complicado avaliar. Abraços!
Lauro.

PC64
Colaborador Master
Contato:

Mensagem por PC64 »

Você esclareceu tudo....

A pedra até que é fácil substituir por uma de óxido de alumínio com granulometria mais fina... Eles colocam qualquer pedra só para vender o esmeril.

O problema é ter que refazer a máquina porque ela é mal feita. Tá explicado porque, mesmo serndo uma máquina mais complexa, ela custa metade do preço de um esmeril decente!

O pior é que essas coisas queimam a marca. Veja bem: o desengrosso deles é EXCELENTE (o Ilton que diga). Entretanto o esmeril é um lixo. Aí, por causa de um esmeril que o cara comprou e era aquela porcaria ele deixa de comprar o desengrosso.....
Abs,
Paulo Celso

marleytc
iniciado

Mensagem por marleytc »

Mas a da manrod vem com uma pedra de grao 220 (o que é pouco para uma afiação bem fina) e o outro lado não sei o que é! Acho que os produtos manrod são bem bons, o problema é que no site eles detalham pouco os equipamentos. Presumi que o grão seja de 220 pq vi na foto.

Lauro
Membro Mebista

Mensagem por Lauro »

Marley, para formões e plainas, pode até ser, embora eu ache um pouco de exagero o que o pessoal faz em questão de afiação. Mas para ferramentas de tornearia é mais que suficiente. Aliás, acho que esse tipo de máquina só se justifica para isso, pois para ferramentas comuns é muito melhor afiar não mão, com pedras planas, e chegando à granulometria que quiser.
Lauro.

sandrozc
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Sandro
Data de Nascimento: 07 Mai 1970
Profissão ou ocupação: Servidor Publico
Localidade: Cachoeiro
Estado: ES

Mensagem por sandrozc »

Gostaria de vossas magnânimas opiniões sobre tal moto-esmeril-afiadora Gamma, modelo 1686-BR
Imagem

Alimentação 127/220 V - 60 Hz
Amperagem 3,6 / 1,8 A
Potência 400 W
Rebolos Ø 6" - 152 mm e Ø 8" - 203 mm
Velocidade 2900 / 134 r.p.m.
Serviço S2 - 30 min
Dimensões 265 x 425 x 260 mm
Imagem

Utilizações (segundo o fabricante)
Para a elaboração e afiado de facas, tesouras, cinzéis e toda ferramento com fio cortante.

Eu vou utilizar para afiação facas, formões e ferro de plainas manuais (estes dois últimos será para iniciar a afiação, que se completará manualmente com jig próprio para tanto); e eventualmente o esmeril de 2.900 RPM, para desbaste de pequenas peças de metal (parafusos e barras em geral).

Custo de R$ 292,08 (com frete)

PS. Depois que escrevi o post, notei que o confreade Marleitc citou os problemas que teve com o produto. O que já me desestimulou um pouco.

Lauro
Membro Mebista

Mensagem por Lauro »

Sandro, dê uma olhada na minha postagem do dia 23/3. Fiz um apanhado geral sobre essa máquina. Ela não é um Tormek, mas não me arrependo da compra. Está sendo muito útil para a afiação das ferramentas de tornearia. Quanto à afiação de formões e plainas, o melhor é manualmente mesmo, mas para iniciar é uma boa também. Só que já tenha em mente que terá que trocar o rebolo, pois ela vem com um grão 80. Impossível pensar em afiação com essa granulometria.
Lauro.

sandrozc
Ativo

Mensagem por sandrozc »

Lauro esqueci de citar sua mensagem, que já havia lido. E acabei trocando as bolas entre você e o Marleitc.

Pois é... estou um pouco ressabiado, justamente pelo que você diz, sobre a qualidade da montagem do mesmo.

Eu tenho outra máquina Gamma, (desempeno conjugado com desengrosso) e sei do que você fala. O projeto é bom, mas falta uma finalização legal, para ficar uma máquina perfeita como ferramenta (padrão encontrado em Bosch/Makita).

Como eu vou usar também o esmeril , estou na dúvida se vale a pena arriscar neste equipo.

Se eu comprar um moto-esmeril normal, não terei a redução de velocidade que este Gamma tem...
Se eu pudesse (falta $$$) comprar aquele Manrod, ele só serviria para ser uma afiadora...

Uma pergunta, o redutor deve ser banhado a óleo ou graxa... existe local para se engraxar (lubrificar o mesmo) colocando o lubrificante dentro do redutor?

sandrozc
Ativo

Mensagem por sandrozc »

mais uma pergunta Lauro...

Você trocou o rebolo de afiação (daqueles brancos, para ferramentaria)?
Foi por um Norton ou similar?
O eixo do Gamma (cujo diâmetro, que não consta das informações de fabrica)aceitou o rebolo normalmente, ou teve que adaptar com bucha?

Lauro
Membro Mebista

Mensagem por Lauro »

Sandro, é lubrificado com graxa. É só abrir a tampa (quatro parafusos) e colocar graxa, mas o sistema é muito simples e não necessita lubrificação constante. O rebolo comum que veio nele também é muito grosso. Nem sei que grão é. Substitui por um Norton branco grão 100 que eu já tinha, com bucha de redução. Não lembro exatamente o diâmetro do eixo. Depois que fiz todos os procedimentos mencionados, o aparelho ficou muito bom. A única coisa que ainda não fiz foi substituir as buchas do eixo reduzido por rolamentos. Mesmo assim, está atendendo muito bem. Quanto à parte estrutural, não tenho queixas. As peças são boas, os eixos são bem retificados e balanceados. O rebolo rápido gira macio. Como disse, não me arrependo da compra, mas não compraria pela internet. Se puder comprar em loja física é melhor, pois poderá testar o aparelho e verificar se os rebolos estão girando retos ou jogando, o ruído da máquina, etc. Descobri que a minha tinha problema na engrenagem cônica da caixa de redução pelo barulho que fazia quando girava e o jogo que causava no rebolo.
Lauro.

sandrozc
Ativo

Mensagem por sandrozc »

Lauro, valeu pela ajuda.
Vou pensar este FDS, se compro.

Lauro
Membro Mebista

Mensagem por Lauro »

Qualquer dúvida, é só perguntar :up:
Lauro.

sandrozc
Ativo

Mensagem por sandrozc »

Estava a procura de um moto-esmeril, e não precisava ser para cortar casco do Titanic. Ao contrário, o ideal é que fosse possível diminuir bem a velocidade do mesmo, para poder usar na afiação de ferramentas.

Achei, com a ajuda do pessoal daqui, a afiadora da Gamma, modelo 1686BR
Imagem

Ela vem com uma cubeta de água, para que o rebolo trabalhe molhado resfriando-se.
Imagem
Este rebolo trabalha numa velocidade menor que o esmeril do outro lado:
Imagem

Velocidades estão aqui:
Imagem

A pedra do esmeril é de 6" e grossa, como todas as que vem em moto-esmeril normal. Só serve para desbastar mesmo.

Já a pedra de afiação de 8" já é visivelmente e mais fina no tato, informa grana 80.
Porém, mesmo assim, vou investir num rebolo Norton de afiação (Oxido de Alumínio Branco) - FE38A.

A cubeta de plástico (PVC) veio com uma lingueta lateral que a fixa no moto-esmeril quebrada. Vou adaptar uma lingueta (formato de mão francesa pequena com furos em cada lado) e prender a mesma
Outra lingueta que fixa a cubeta por baixo também veio rachada (já tasquei super-bond nela).

O redutor de velocidade não é com rolamentos, mas buchas de plastico. (Vou usar até gastar e trocar por rolamentos), uma boa idéia do irmão Lauro.
Para evitar desgaste prematuro dobrei a quantidade de graxa que veio dentro do redutor (veio uma graxa sem vergonha laranja/marron; lambuzei bastante com graxa azul).
Estou pensando em encher completamente a caixinha do redutor com graxa azul até o talo (não sei se isso resultaria alguma segurança maior).

O motor é 400W, achei mais que suficiente para o fim de amolar. Já não sei para desbastar com a parte de esmeril.

Senti falta de buracos de ventilação no corpo onde fica o motor, e ele esquenta o corpitcho de plástico. (Tou pensando em fazer uns furos por baixo / e mesmo adaptar uma ventoinha de PC nele depois)
A ideia é fazer uma central de afiação (idéia também chupada de outro confrade daqui), incluindo umas pedras japas que comprarei em seguida, e uns Jigs de madeira e metal que estou bolando, deixado com um jeitão de Tormek.

Aberto a vossas sugestões de melhora.

Lauro
Membro Mebista

Mensagem por Lauro »

Boa Sandro! Brinquedo novo é só alegria :happy; :happy; . Quando for trocar o rebolo de 8", repare que ele é mais largo que os vendidos em lojas. Talvez precise mandar fazer um.
Lauro.

sandrozc
Ativo

Mensagem por sandrozc »

Fiz uma mesa (tablado) de afiação, para poder trabalhar em qualquer lugar (bancada) da oficina, visto o aperto de espaço que possuo na mesma. Assim móvel, eu posso guarda-lo em qualquer cantinho, sem ocupar espaço em cima de uma bancada de trabalho.

O afiador-esmeril fica preso numa bolacha de compensado, e este em cima do tablado, fixo por um eixo com porca borboleta. Pode se mover para frente e para trás, e ser virado 360°

Na frente fiz com barra roscada um apoio (trilho) para manter as mãos firmes ao segurar a ferramenta a ser afiada.
Como o afiador corre pelo tablado , ele pode ficar próximo ou distante do trilho e este pode ser elevado ou abaixado, ajustando-se o ângulo do fio da ferramenta facilmente com uma suta ou outro aparelho de verificar ângulos.

Próximo passo é fazer um "berço" para receber as ferramentas e firmá-las, este que correrá lateralmente no trilho sobre as barras roscadas, mantendo a distância e o ângulo da afiação fixos. assim poderei correr a ferramenta sobre o disco rebolo.

Estou esperando 02 rebolos brancos Norton (óxido de alumínio - especial para ferramentaria) chegar e trocar os originais do esmeril.

E finalmente, adquirir as pedras japonezas, para a afinação fina.

Ilton
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Ilton
Data de Nascimento: 27 Out 1965
Profissão ou ocupação: Gráfico / CNC
Localidade: Sorocaba

Mensagem por Ilton »

Sandro, ficou muito bom seu tablado para afiação... parabéns... :up:
Grande abraço - Ilton

João 3:16 / Isaías 55:6

Lauro
Membro Mebista

Mensagem por Lauro »

Excelente Sandro :clap1: :clap1: :clap1:
Lauro.

Fabioreis
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Fabio Reis
Data de Nascimento: 22 Jun 1966
Profissão ou ocupação: Aposentado
Localidade: Cotia, SP

Mensagem por Fabioreis »

Muito bom. Parabéns !

Também tenho essa afiadora Gamma e gostei dela. Estou atualmente montando uma espécie de "bancada de afiação".
Abraços,
Fábio Reis.

"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."
Chico Xavier

Mila
Ativo

Mensagem por Mila »

Sandro, deu coincidência que eu acabei de te responder sua pergunta da goiva. E agora eu é quem está precisando de lhe fazer uma pergunta.
Você escreveu: "O redutor de velocidade não é com rolamentos, mas buchas de plastico"
Eu não entendi o que você falou.
Tudo que está dentro da caixa de redução (as engrenagens de redução) são de plásticos. Ou eles são de metais, porém instalados em buchas? Foi assim que eu entendi que as egrenagens são de emtal, mas instalados em buchas. É isto mesmo?
Tem como você postar fotos da caixa aberta?
Estou a muito tempo olhando este esmeril. Mas o que não me ajudou na escolha foi a marca Gamma. E agora com este seu depoimento fiquei em dúvida de como seria esta caixa por dentro.
Você ainda está satisfeito com este esmeril?
Agradeço se puder postar fotos.

sandrozc
Ativo

Mensagem por sandrozc »

engrenagens de metal, e buchas de plastico untadas na graxa.

Nesta foto dá para ver o eixo de metal e parte da bucha de plastico:
Imagem

tirando o fato que desde que chegou a cubeta de água é péssima no quesito de montar no esmeril, pois tem poucos pontos de fixação, de resto estou satisfeito. Já pranejei fazer uma cubeta melhor em metal, ou resina, ou mesmo fibra de vidro, mas por enquanto a original ainda está lá trabalhando.

Lembrando que o esmeril é para uso hobby, a potencia não aguenta trabalho pesado e direto. Eu uso principalmente para dar o primeiro aspecto de cunha em lâminas, no rebolo grosso, e depois inicio o fio no rebolo norton grão 120 que comprei... depois vou para as pedras carborundum (normal e as especiais de grão 1000, 4000, 8000) afiando as lâminas.
Aqui em casa acabou a história e faca, canivetes ou qualquer lâminas cegas.

Estava pensando em comprar um rebolo de lustro e colocar no lugar do rebolo grosso neste Gamma,
Imagem
e depois comprar outro moto-esmeril para ficar como rebolo de desbaste, mais possante... 1 CV, mas o preço da agudo e a patroa está controlando até o ar que eu respiro....

Vi este aqui da manrod http://www.manrod.com.br/produto/moto-e ... eira-mr-46 de 1/2 HP, com um lado com lixa de cinta... tá um pre;o razoável... parece aqueles da Schulz lançou a um tempo atras e que todo mundo reclamou por causa da potencia... por isso estou na duvida se este seria interessante...
Imagem

Estou precisando urgente de uma lixadeira de cinta de cuteleiro, inclusive já vi um projeto seu, muito legal aproveitando uma lixadeira combinada... mas infelizmente não tenho ainda a capacidade tecnica de fazer algo do tipo...

Giulliano
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Giulliano Morais Pir
Data de Nascimento: 18 Jan 1972
Profissão ou ocupação: Técnico de Mecânica
Localidade: Volta Redonda
Estado: RJ

Mensagem por Giulliano »

EStou de olho nesse da Gamma, mas o que me desanima é a grana 80.

Terei que comprar uma de no mínimo 120 para afiar as goivas.

Belo post Sandro :clap1:
Abraço.
Att;
Giulliano.

"A vida é muito simples, nós que a complicamos"

"O que somos é consequência do que pensamos"

Alguns

Mila
Ativo

Mensagem por Mila »

Sandro, obrigado pelas suas análises sobre este esmeril.
Tem bastante tempo que venho pesquisando sobre ele. O que você disse ainda anima um pouco, pois fiquei cismado com esta caixa de redução.
Sobre esta lixadeira que eu fiz, ela tem muita utilidade. Serve como lixadeira para cuteleiro. Recomendo que faça uma, se caso tiver uma lixadeira deste formato. Na minha não mudei em nada a estrutura da lixadeira.
É uma das ferramentas que mais uso aqui. Uso para dar acabamento em cortes com a tico-tico de bancada. E é uma beleza para amolar facas também
Upei um vídeo dela para te mostrar o tanto que é fácil de trocar a lixa.
Veja.

Responder

Voltar para “Máquinas, Ferramentas, Review, Hobby e Profissional”