dantesoares escreveu:Fabio pense, em vez de comprar uma BT ou SKILL de mesa compre uma serra circular manual e use ela como serra suicida (uso invertida)
Uma serra circular boa custa na faixa de 200,00 +/-, uma Serra de bancada Skill custa 650,00 +/-, para quem investiu 1.500,00 numa multi-funcional Ferrari, gastar 650,00 em suaves 10x não é um valor absurdo.
Acho que 3 máquinas que não devem faltar, (opnião minha!, cada membro pode ter a sua, dependendo do ramo e tipo de trabalho, então você tem de estudar suas reais necessidades):
Tico-tico de manual, pode ser da B&D, boa e barata.
Túpia para trabalhos mais aprimorados. tenho 2 da Makita 3709.
Lixadeira orbital (facilita bastante o trabalho de lichar e uso também para polimento, mas nesse caso não uso lixa, uso 3 camadas de flanelas brancas).
Vamos a compras:
Tico-tico 150,00
Orbital 70,00 (Walmart)
Túpia 329,00
Total 549,00
Ainda dá para comprar Serra de Bancada 650,00 e plaina manual ou elétrica Einhell a 150,00.
Total 1.349,00 o resto será frete
Serra de bancada: muitas lojas (Leo, Gasometro, etc.) você levando as medidas elas te entregam material cortado mediante valor adcional por corte, mas ter, é útil para cortar madeiras avulsas ou quem trabalha com material adquiridos em caçambas de obras (adoro ser caçambeiro).
Sobre a plaina manual tenho 2, mas confesso não adquiri habilidade com elas, já a plaina elétrica domino com maestria.
O torno se for para madeira não é dificil de montar, temos vários membros que já montaram seu torno, tem tópicos aqui no fórum.
Guardem bem a frase que está na minha assinatura
Temos de respeitar nossas máquinas, excesso de confiança nunca foi boa compania!