Ajuda dos eletrotecnicos

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Adenilson
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Ajuda dos eletrotecnicos

Mensagem por Adenilson »

Qual a diferença em ligar um motor trifazico em Triangulo ou estrela?

sei que um é 220 e o outro 380 e sei que a ligação do 220 vc une algumas pontas enquanto o 380 vc junta o 1,2,3 e liga o 4, 5 e 6 nos tres positivos da rede.

no 220, ou seja em triangulo (delta) é ligado tambem nas tres fases do trifasico ou é em duas e um neutro??

e qual a diferença pratica das duas coisas?
Adenilson Salmo da Silva
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chatara
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Re: Ajuda dos eletrotecnicos

Mensagem por chatara »

Adenilson veja esta matéria
Partida estrela-triângulo
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Exemplo: Diagrama de comando e potência para partida Estrela-Triângulo.
A Partida estrela-triângulo é um método de partida de motores elétricos trifásicos, que utiliza uma chave de mesmo nome. Esta chave, que pode ser manual ou automática, é interligada aos enrolamentos do motor, que devem estar acessíveis em 6 terminais.
Neste método o motor parte em configuração estrela que proporciona uma maior impedância e menor tensão nas bobinas diminuindo assim a corrente de partida o que ocasionará uma perda considerável do conjugado (torque) de partida.
Através desta manobra o motor realizará uma partida mais suave, reduzindo sua corrente de partida a aproximadamente 1/3 da que seria se acionado em partida direta.
Como o motor parte em estrela, a corrente que passará por seus terminais em fase equivalerá a If será equivalente a In a corrente de linha da rede, porém com tensão de Vf=Vl/(raiz quadrada de 3).
A Partida Estrela-triângulo não pode ser utilizada em qualquer situação. É necessário que o motor tenha disponível pelo menos seis terminais dos enrolamentos e que a tensão nominal (tensão da concessionária) seja igual à tensão de triângulo do motor.
Um ponto importantíssimo em relação a este tipo de partida de motor elétrico trifásico, é que o fechamento para triângulo só deverá ser feito quando o motor atingir pelos menos noventa por cento da rotação nominal. Logo, o ajuste de tempo de mudança estrela-triângulo deverá estar baseado neste fato. O uso de um tacômetro é crucial nesta tarefa na primeira vez que for testar o sistema com carga. A mudança da configuração para triângulo sem que o motor tenha atingido este percentual de rotação provocaria pico de corrente praticamente igual ao que teria se usasse partida direta. Se o motor em questão não preenche este quesito por conta da carga instalada, é conveniente que seja usado outro tipo de partida como: Chave compensadora (Partida compensadora), Soft-starter ou até mesmo um Inversor de frequência nesta função.
Chatara

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Adenilson
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Re: Ajuda dos eletrotecnicos

Mensagem por Adenilson »

chatara para eu ligar direto na rede sem uma chave especial para isso somente um liga/desliga qual é a opção correta?

220 ou seja triangulo ou 380 Y???

obrigado pela informação
Adenilson Salmo da Silva
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Adenilson
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Re: Ajuda dos eletrotecnicos

Mensagem por Adenilson »

andei olhando algumas coisas na rede... e vamos lá.

Meu motor é abaixo de 7,5 CV então posso ligar ele diretamente, provavelmente com o uso de um disjuntor trifasico para que se falte uma fase ele desligue. E para acional o motor uma chave simples de liga e desliga.

porem ainda me fica uma duvida para a ligação direta como mencionado acima posso usar qualquer uma das duas opções de ligação de um motor trifasico? ou seja:

A - 220V - fios 1 e 6 ligados em L1 - Fios 2 e 4 em L2 - fios 3 e 5 em L3
B -380 V fios 1,2,3 em curto (ligados juntos) fios 3 L1 - Fio 4 L2 - Fio 5 L3

ou tem que ser uma em especifico para ligação direta?
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Re: Ajuda dos eletrotecnicos

Mensagem por chatara »

Adenilson, disjuntor trifásico não desliga por falta de fase!!! Só desliga quando uma ou mais fases estiverem em curto e esquentando .

ligue as 3 fases na tensão menor que é 220

abss
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Adenilson
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Re: Ajuda dos eletrotecnicos

Mensagem por Adenilson »

obrigado Chatara.... to vendo tambem o uso do tal disjuntor motor.... descobri isso que o disjuntor nao desarma com a falta de fase... nao sabia...
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Re: Ajuda dos eletrotecnicos

Mensagem por alflopesrj »

Adenilson,

A questao da falta de fase, vc pode usar uma contatora em conjunto com um rele termico. O rele tem de estar devidamente ajustado para a corrente do motor. Quando há a falta de fase, acontece um desbalanceamento na corrente e o rele desarma protegendo o motor.

Abraço,
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Que eu não perca a vontade de ajudar as pessoas, mesmo sabendo que muitas delas são incapazes de ver, reconhecer e retribuir esta ajuda.
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Re: Ajuda dos eletrotecnicos

Mensagem por caradepau »

A questão Delta ípsilon, se detêm á voltagem da rede trifásica, por ex.: se a rede tri for de 220 V entre fases, sua ligação deverá ser em delta porque as bobinas estão calculadas para uma tensão de 220, já se a rede tri for de 380 V entre fases, um dos lados das três bobinas deve ser jampeado para simular um neutro, dessa forma a tensão nas bobinas ficará também em 220 V.
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Giulliano
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Re: Ajuda dos eletrotecnicos

Mensagem por Giulliano »

Bom dia.

Meu motor é trifásico e minha rede elétrica tbm é! :doh:

A ligação foi a triângulo.

Para não correr riscos de sobrecarregar os disjuntores do quadro de distribuição, fiz Jumper (puxei os cabos na entrada dos disjuntores).

Uso com um disjuntor tripolar (mais contatora e receptora de controle remoto, projeto de separação/coleta de pó).

No meu canal do YOUTUBE, tem dois videos, mas infelizmente não foquei essa parte.

Desembarcando posto a ligação.

Att;
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Re: Ajuda dos eletrotecnicos

Mensagem por PC64 »

Giulliano escreveu:...
No meu canal do YOUTUBE, tem dois videos, mas infelizmente não foquei essa parte.
......
Onde está o link para o seu canal... :harg:
Abs,
Paulo Celso
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Na minha oficina sigo a máxima me meu avô:
"UM LUGAR PARA CADA COISA, E CADA COISA FORA DO SEU LUGAR."


Meu blog: http://cafofodopc.blogspot.com.br/

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Giulliano
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Re: Ajuda dos eletrotecnicos

Mensagem por Giulliano »

PC64 escreveu:
Giulliano escreveu:...
No meu canal do YOUTUBE, tem dois videos, mas infelizmente não foquei essa parte.
......
Onde está o link para o seu canal... :harg:
Boa noite.

Sabia que estava esquecendo algo :harg:

https://www.youtube.com/channel/UC8Yyr6 ... O-mk309-uQ

O motor foi ligado só para testes.

Depois do dia 20 que vou terminar as instalações.

Att;

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Adenilson
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Re: Ajuda dos eletrotecnicos

Mensagem por Adenilson »

pessoal obrigado pela ajuda, andei aprendendo um pouquinho com esta questão.... enfim.

Descobri que
se o meu monofasico entre neutro e fase for 127 meu trifasico é 220
se o meu monodasico entre neuro e fase for 220 meu trifasico é 380.

tambem conheci o tal do disjuntor motor que nao conhecia, que foi a opção escolhida para usar no meu motor.

bem agora a boa noticia. Esta semana fui a um ferro velho e pensei (orei?) Deus bem que podia ter um disjuntor motor la né.. Bom ai vão as fotos.. kkk

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Re: Ajuda dos eletrotecnicos

Mensagem por caradepau »

[googlevideo][/googlevideo][quote="Adenilson"]pessoal obrigado pela ajuda, andei aprendendo um pouquinho com esta questão.... enfim.

Descobri que
se o meu monofasico entre neutro e fase for 127 meu trifasico é 220
se o meu monodasico entre neuro e fase for 220 meu trifasico é 380.


tambem conheci o tal do disjuntor motor que nao conhecia, que foi a opção escolhida para usar no meu motor.

bem agora a boa noticia. Esta semana fui a um ferro velho e pensei (orei?) Deus bem que podia ter um disjuntor motor la né.. Bom ai vão as fotos.. kkk

É exatamente disso que falei no meu post, são esses valores de tenção que definem se a ligação deverá ser delta ou ipsilone
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Re: Ajuda dos eletrotecnicos

Mensagem por Adenilson »

caradepau escreveu:[googlevideo][/googlevideo]
Adenilson escreveu:pessoal obrigado pela ajuda, andei aprendendo um pouquinho com esta questão.... enfim.

Descobri que
se o meu monofasico entre neutro e fase for 127 meu trifasico é 220
se o meu monodasico entre neuro e fase for 220 meu trifasico é 380.


tambem conheci o tal do disjuntor motor que nao conhecia, que foi a opção escolhida para usar no meu motor.

bem agora a boa noticia. Esta semana fui a um ferro velho e pensei (orei?) Deus bem que podia ter um disjuntor motor la né.. Bom ai vão as fotos.. kkk

É exatamente disso que falei no meu post, são esses valores de tenção que definem se a ligação deverá ser delta ou ipsilone
sim, entendi isso depois... muito obrigado pelas informações...
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