Pesquisando sobre o assunto descobri que o nome desse efeito é "Lens Flare", não consegui traduzir, mas o acessório que corta este efeito é "Lens Hoods" ou Lens Shades" vamos chamar de capa de lente ou mais aportuguesado "Capa Corta Luz" essa luz seria este efeito na lente da câmara.
Alguns mais fanáticos dizem que isso foi um OVNI que passou enquanto ele estava filmando

Como eu não quero nenhum OVINI atrapalhando minha filmagem, e este Lens Hoods, só importando, resolvi fazer meu DIY

Peguei um porta caneta azul que uma faculdade da região distribuiu de brinde, usei como guia um Lens Hoods da Nikon, cujo diâmetro é o mesmo da minha filmadora, e recortei o porta caneta na Dremel.
Fiz um corte na base destacável do suporte da câmara/filmadora do tripé, coloquei um fita de aço com 1,5mm de espessura x 15mm de largura x 70mm de comprimento, fiz dois furos no aço e também no Lens Hoods, coloquei 2 parafusos para segurar o Lens Hoods no fita de aço, a outra ponta da fita introduzi no corte feito na base do suporte que vai no tripé, fixei com Durepoxi, pintei com tinta spray preto fosco

O mais importante é que mantive a filmadora original, e eu posso usar ela com ou sem o Lens Hoods manualmente, basta remover ela da base destacável do tripé, já no tripé só com o Lens Hoods.
Segue fotos: