O Pica-Pau veio e teimoso correu pra baguncinha, fiz um servicinho leve, a tempos queria fazer um Jig para amolar meus formões, ainda é um prototipo, fiz para amolar com ângulo de 30º, mas pretendo fazer: ou regulável, ou 2 peças com ângulos de 25º e outro com 30º
Falta aperfeiçoar, gostaria do palpite e das ideias dos amigos para este projeto.

Uma coisa que percebi é que rotação está alta, vou fazer um controle eletrônico de velocidade, pois a rotação alta aquece e destempera o aço dos formões, mas com calma e sem aquecer, consegui amolar todos os formões que tenho... Meia Dúzia

Eu usei um pedaço de pinho, a principio eu pensei que estes pedaços de madeira fossem Cedro, mas os veios são bem característicos do Pinho, eu tinha feito teste de tingimento, neste pedaço de chapa, gostei do resultado.
O knobs são puxadores muito antigos que comprei numa lojinha, estavam baratinhos, tipo: "leve pelo amor de Deus", comprei umas 10 peças, aí olhei para eles ontem e vi que dariam excelentes knobs

Tirei os parafuso de 4mm, reabri os furos, passei um macho de 1/4" e coloquei pedaços de parafusos cortados de uma barra de 1/4" colados com Cianocrílato.
Segue fotos do geringonça... Ops!... quis dizer estrovenga

Nesta foto dá para ver o que resultado da amolação, ficou excelente!