Fórum com assuntos sobre marcenaria e bricolagem em geral
Ad blocker detected: Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker on our website.
Projetos e reparos Eletrônicos ligados a Madeira ou Não!
Esquemas, caixas de som, racks, etc.
Projetos ligados a fotografia, vídeos e filmagem.
Modelismo - Plastimodelismo - Aeromodelismo - Ferromodelismo - Miniaturas
Oi , pessoal !
Estou querendo utilizar um motor usado de lavadora de roupas ( Brastemp Clean ) para fazer uma lixadeira de disco. A minha dúvida é como ligar os fios do motor. Ele possui 3 fios ( 1 amarelo, 1 branco e 1 vermelho ) . Falta ligar o capacitor. Ele é 127 V e vou ligar em 220 V . Alguém sabe como ligo esses fios em um interruptor e ligo na tomada ? Sei que antes vou ter que ligar em um transformador 110/220 v . Pelo que eu saiba , dependendo do fio que eu ligar ( desses 3 que estão fixos no motor ) , eu terei velocidades diferentes ( um tem a velocidade de agitação e outro a velocidade de centrifugação ) . Na etiqueta do motor , está marcado que ele tem 1.640 RPM .
Quem puder me ajudar ... .
Obrigado.
Espartano.
Disse Jesus : "Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim" (João 14:6).
Somente pela cor dos fios fica dificil de te dizer. O ideal seria se vc conseguisse o diagrama esquematico dessa maquina em questão ou ir ate uma loja de peças de refrigeraçao/eletrodomesticos que tenha assistencia técnica e perguntar por la que com certeza eles vão saber te informar. Ou alguem aqui no forum que por acaso ja tenha ligado um motor desses.
Abraço,
Antonio
Antonio Luiz
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Que eu não perca a vontade de ajudar as pessoas, mesmo sabendo que muitas delas são incapazes de ver, reconhecer e retribuir esta ajuda.
Chico Xavier.
Guardiano :
esse motor eu já tinha . Desmontei da minha máquina de lavar roupas . Ela estragou os retentores ( depois de 17 anos de uso ininterruptos ) . O conserto ficaria mais caro e depois acabaria estragando outra coisa. A coitadinha já tinha trabalhado bastante. Aposentei ela . Como o motor está bom , resolvi aproveitá-lo .
Espartano .
Disse Jesus : "Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim" (João 14:6).
O capacitor vai ligado nos fios amarelo e vermelho. No branco você liga um dos fios de alimentação. O outro fio você liga no amarelo ou no vermelho. Em cada um deles o motor vai girar em um sentido.
Veja esse vídeo:
Abs,
Paulo Celso
________________________________ Na minha oficina sigo a máxima me meu avô: "UM LUGAR PARA CADA COISA, E CADA COISA FORA DO SEU LUGAR."