Há algumas semanas eu postei uma nova aquisição: um relé para controlar o meu coletor de pó ()
Eu sei que prometi fazer um tutorial do funcionamento de um relé, mas ainda não tive tempo.

Nesse post eu mostro um passo-a-passo da instalação do relé no meu coletor de pó.
1 - Meu coletor de pó
2 - Caixa do interruptor
3 - Caixa do interruptor sem a capa
4 - Interruptor - ligação dos fios. No meu caso a energia entra pelos contatos da esquerda, passa pelo interruptor e sai pelos contatos da direita em direção ao motor.
5 - Para instalar controle remoto o fio azul será desligado do interruptor e passará pelo controle remoto.
Nessa ligação eu estou colocando o controle remoto interrompendo um fio do motor após o interruptor manual. Desse modo para o coletor funcionar será necessário acionar o interruptor manual e ligar pelo controle remoto. Eu optei por fazer assim para evitar do receptor do controle remoto ficar ligado permanentemente.
6 - Para fazer o fio azul passar pelo controle remoto é necessário puxar um fio do contato do interruptor onde o fio azul estava ligado até a placa do controle remoto, que será instalada do lado de fora. Como não dispunha de fio azul eu usei um vermelho mesmo. Além do motor também é necessário energizar o receptor do controle remoto que necessita de 220V para funcionar. Para isso será usado um par de fios, saindo do interruptor, na antiga ligação do motor. Esses fios podem ser finos, pois são só para alimentar o controle.
7 -Também é necessário aumentar o fio azul que foi desligado do interruptor para ele poder chegar até a placa do controle. Foi usado um fio amarelo (deveria ser azul, mas eu não tinha).
8 - Essa é a placa do controle remoto. Eu já havia feito a programação dela antes para funcionar corretamente. No conector do lado esquerdo é ligado o 220 V de alimentação (são usados os dois contatos das pontas). No lado direito, também nos contatos das pontas é ligado o fio que se deseja interromper. Quando o controle é acionado os fios ligados no lado direito são conectados, acionando o motor.
9 - Ligação do fio de alimentação.
10 - Ligação do fio do motor.
11 - Como o fio do motor é muito grosso (2,5 mm²) foi necessário fazer uma ranhura na caixa do controle (são aquelas mais ao centro) para ele poder passar, pois o fio não é suficientemente maleável para usar a entrada original.
12 - Fechamento da caixa com fita isolante
13 - Instalação da caixa. Não prendi, pois o próprio fio que vai para o motor segura a caixa.
Fiz os testes e funcionou.