desgaste dos dentes da cremalheira (furadeira de bancada)

Fórum dedicado a máquinas e ferramentas: Hobby e Profissionais
Responder
ericohrfs
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Erico
Data de Nascimento: 15 Nov 1990
Hobby: Luthieria
Profissão ou ocupação: Advogado
Localidade: Teresina
Estado: PI
País: BR
Contato:

desgaste dos dentes da cremalheira (furadeira de bancada)

Mensagem por ericohrfs »

amigos, me ajudem aqui

pelas fotos vocês podem observar que os dentes da cremalheira estão se desgastando (muito prematuramente diga-se de passagem.... só levantei e subi poucas vzs, no máximo umas 5 subidas e 5 descidas... montei hoje)

E pelo q observo esse desgaste ocorre do meio para a direita dos dentes (nunca na esquerda). Tendo por referencial os lados da pessoa que está olhando pra foto

eu fiquei na dúvida se era coisa da minha cabeça, desmontei e coloquei meu dedo enquanto girava a alavanca e meu dedo reteve os pedacinhos de metal (dos dentes da cremalheira). Isso acontece na máquina de vocês? Tá dentro de algo tolerável?

Eu fiquei na dúvida, inicialmente, se esses dentes deveriam ser tortos ou deveriam ser bem horizontais... e fiquei na dúvida se montei a cremalheira de cabeça para baixo... na foto do PC64 e de algumas Motomil ela tá assim:
Imagem

Quano eu coloco ao contrário (q é a forma da foto da BR Motors no site da Bracol Importadora), quando chega la embaixo, a mesa pula um dos dentes (dá uma leve despencada)

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Agradeço pela atenção e ajuda de todos

Redelease https://www.redelease.com.br/
Herege
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): João Moreira
Data de Nascimento: 14 Set 1960
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Sitiante
Localidade: Aruja
Estado: SP
Contato:

Re: desgaste dos dentes da cremalheira (furadeira de bancada

Mensagem por Herege »

Olá ericohrfs,

realmente o desgaste não é normal e nem tolerável a meu ver.
Comparando com a minha (Schulz-FSB 16P), a inclinação dos dentes é "normal" e a posição da parte não dentada é para cima.
Quando você sobe e desce, ela faz um jogo com o peso da base de apoio, com pequena folga/jogo horário e anti-horário?

Pitacos:

1º o anel de segurança superior que prende a cremalheira com o anel fixo da base não está muito apertada para baixo? Travando a cremalheira, impedindo o jogo/folga ao subir e descer?
2º já procurou o fabricante ou alguma assistência técnica para ver se o problema também não é de usinagem e acabamento do conjunto?
3º veja o termos de garantia e se possível não force até ter a solução. :up:

João.
João
--------------------------------------------------------------------------------------------
"Faça do seu trabalho uma brincadeira e da sua brincadeira um trabalho."

ericohrfs
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Erico
Data de Nascimento: 15 Nov 1990
Hobby: Luthieria
Profissão ou ocupação: Advogado
Localidade: Teresina
Estado: PI
Contato:

Mensagem por ericohrfs »

O anel superior está bem apertado para baixo, de tal modo que a cremalheira fique fixa durante o deslocamento da mesa. É pra cremalheira ficar mais folgada? Se mexendo, na medida que subo/desço a mesa?
Ao subir/descer, a mesa faz um jogo lateral (sentido horário e antihorario) sim. Quando a cremalheira ta mis folgada, ela se mexe bem e a mesa parece um terremoto

fsimoesjr
In Memoriam
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Fernando
Data de Nascimento: 13 Abr 1964
Profissão ou ocupação: Militar
Localidade: Parati
Estado: RJ
Contato:

Mensagem por fsimoesjr »

A cremalheira deve ficar firme na direção baixo-cima e livre na direção esquerda-direita. Isso se consegue ajustando o anel superior. Tenho uma Schulz igual a do João e o conjunto está perfeito, ou seja, não é para acontecer isso. Talvez o pinhão esteja com problemas de fabricação e, consequentemente, danificando a cremalheira. O conjunto deve subir e descer suavemente, sem trancos ou sinais de atrito.
Se está na garantia, sugiro reclamar com o vendedor.
Grande abraço.
Uma das coisas mais belas da Internet
é a troca de conhecimento sem fins lucrativos.
Parabéns a todos vocês.
Fernando Simões.

Fritsch
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Pedro Fritsch
Data de Nascimento: 07 Fev 1966
Hobby: Carros antigos
Profissão ou ocupação: Marceneiro
Localidade: Caçador
Estado: SC

Mensagem por Fritsch »

Minha Schulz tem a mesma inclinação nos dentes,
em 8 anos de uso, não tive problemas.
Se estiver na garantia, recorra ao fabricante.

Herege
Ativo
Contato:

Mensagem por Herege »

ericohrfs escreveu:O anel superior está bem apertado para baixo, de tal modo que a cremalheira fique fixa durante o deslocamento da mesa. É pra cremalheira ficar mais folgada? Se mexendo, na medida que subo/desço a mesa?
Ao subir/descer, a mesa faz um jogo lateral (sentido horário e antihorario) sim. Quando a cremalheira ta mis folgada, ela se mexe bem e a mesa parece um terremoto
Sim, o anel superior tem que estar firme. Eu particularmente deixei uma folguinha para o movimento da cremalheira, ela se desloca reta e ajustada entre os anéis pelo eixo da coluna da esquerda para direita e vice-versa, deslizando suavemente de acordo com o avanço da elevação.

É minha primeira furadeira de coluna e quando montei também tive dúvidas diversas, pois o manual deixa muito a desejar quanto a tradução/imagens e entrei em contato com o fabricante que me auxiliou via e-mail, até me mandaram um manual "atualizado" (SQNM) e o resto fui pesquisando aqui no M&B e outros fóruns/blogs e testando entre erro e acerto na bixinha.

As recomendações do Fernando Simões e Fritsch são importantes para você observar!

Estou subindo um vídeo com os movimentos da cremalheira aqui com minha banda largada de 1MB e quando finalizar :ipcnt: te mando o link para vc ter uma ideia de como deixei os movimentos.

João.
João
--------------------------------------------------------------------------------------------

Herege
Ativo
Contato:

Mensagem por Herege »

Neste momento estava aqui brigando com o editor para mandar os vídeos quando chegou a a notificação de uma nova mensagem.

Legal que você tenha acertado o ajuste. Realmente trocar o já acertado por algo que além da demora ainda pode vir com alguns brindes indesejáveis...

Espero que te ajude com suas dúvidas.

João.
João

Responder

Voltar para “Máquinas, Ferramentas, Review, Hobby e Profissional”