Essa idéia já é antiga, povoa o Youtube e outras mídias, porém vejo poucos brasileiros se aventurando a produzi-los.
Como na vida nada se cria, tudo se copia e se transforma, na minha máquina não seria diferente. Esta idéia saiu de um modelo um pouco mais tosco que pesquei na rede. Só dei uma melhorada no sistema que carrega a tupia. Fiz uma cabine para abafar o som e conter a poeira e a serragem. Também utilizei a própria base da Makita para fixá-la no carro, assim não precisei fazer um fixador e posso tira-la com rapidez para outras tarefas, além disso o próprio sistema original avança e recua a tupia.
As fresas tem funções múltiplas. Utilizo a "ponta reta" para arredondar o pontalete. As "de entalhar" faço a rosca que pode ser em V, U ou quadrada, dependendo do tamanho e do modelo da fresa.
A relação entre o movimento de avanço do carro da tupia e o movimento de rotação da peça de madeira é de 1/4 e ocorre com duas engrenagens interligadas. A menor com 20 dentes e a maior com 80 feitas em mdf. Roda maior para a rotação da peça de madeira e roda menor para o avanço do carro da tupia.
O carro está atrelado a uma porca de 7/8 (3,00) atarraxada numa barra roscada da mesma medida (38,00). As extremidades da barra estão fixadas em rolamentos (18,00 cada). O carro da tupia é uma engenhoca feita em mdf tendo em sua base 4 rolamentos como rodas de deslocamento. É o suficiente para correr de um lado ao outro sem folgas. O fixador da peça a ser tupiada é semelhante a de um torno, só que invertido. Uma ponta que gira junto com a engrenagem maior (a direita) e a contra ponta que está fixada num trilho (a esquerda).
Há um grande problema nesta idéia. Ela não faz a porca. Há uma teoria de utilizar esta máquina para isso, porém ainda estou estudando e o maior obstáculo é a confecção da fresa de corte interno. Lembrando que o desbaste da rosca do parafuso tem que ser idêntico ao da porca, qualquer diferença, mesmo mínima, os dois não vão combinar. Quando estiver no ponto, vou postar aqui o resultado. Porém a simples confecção de parafusos de madeira de diversos tamanhos e modelos para decoração e apreciação já é atraente.
Bolei a máquina para tupiar pontaletes de até 8 cm x 8 cm, ou seja é possível fazer parafusos de até 8 cm de bitola, mas quem copiar a idéia pode ampliar para bitolas maiores, fazer outras relações de engrenagens, criando fusos mais longos e enviesados para produção de balaustres, etc. Motorizar o movimento com um motor redutor, neste, é manual. Pode fazer um coletor de serragem a ser embutido na cabine para coleta durante o trabalho... e assim por diante!
Eu vou melhorá-la e apresentar novos resultados mas, espero que alguém resolva copiar, transformar e melhorar ainda mais a engenhoca e é claro, compartilhar com todos.