Lixadeira de cinta não esta ficando no meio do rolete

Imagem



Apesar de ser um assunto já debatido em outros tópicos deste Fórum, mesmo assim resolvi postar este vídeo por mim produzido sobre a construção de uma Lixadeira de Cinta Caseira, pois acredito que irá ajudar àqueles que também queiram construir uma.



Vídeo produzido por: Samuel1960

Responder
geraldofran
Ativo
Mensagens: 130
Registrado em: Qui Jan 03, 2013 3:52 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Geraldo Franchoza
Data de Nascimento: 24 Set 1960
sexo: Masculino
Hobby: marcenaria
Profissão ou ocupação: aposentado
Localidade: Pirassununga
Estado: SP
País: BR

Lixadeira de cinta não esta ficando no meio do rolete

Mensagem por geraldofran »

Por gentileza, estou tentando acabar de fazer uma lixadeira de cinta. (de madeira (inclusive os roletes), pequena e artesanal).
Gostaria de saber se os roletes tem que estarem retos ou seja a medida da ponta de um rolete para a ponta do outro é a mesma medida do pé de um rolete para o outro.
Esclareço que os roletes estão no nível, são retos ou seja não são cônicos.
Já tentei de várias maneiras e a lixa não fica no meio dos roletes, quando giro ela com a mão, ora eu abro demais o rolete, ora p'ra menos, as vezes a lixa para no centro de um rolete e no outro não ou tende a sair para fora ou para dentro.
Sei que alguém do M&B já fez uma praticamente igual a que estou tentando terminar, já fazem dois anos que iniciei e enrosquei agora.
A pouco tempo acabei digitando a medida dela errada aqui no MB, acho que escrevi 2,20m mas na verdade é 1,20m, mas isso também não muda nada.
Desde já agradeço.

Redelease https://www.redelease.com.br/
Avatar do usuário
Adenilson
Ativo
Mensagens: 2193
Registrado em: Sex Nov 09, 2012 8:20 am
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Adenilson
Data de Nascimento: 25 Mai 1968
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Vendas
Localidade: Tanabi
Estado: SP
País: Br
Localização: Tanabi-SP

Re: Lixadeira de cinta não esta ficando no meio do rolete

Mensagem por Adenilson »

Amigo, os roletes devem estar assimétricos.

na minha lixadeira eu fiz um rolete fixo no eixo e o outro eu deixei com a possibilidade de parafusar puxando para um lado ou para o outro, dando a possibilidade de "regular" não só o aperto da lixa, mas tambem para resolver isso de ficar puxando.

realmente não é um trabalho muito fácil... rs. pois além de estarem em linha reta, simétricos eles devem estar em um angulo reto tambem, se tiverem inclinados para um lado ou par ao outro tende a correr tambem.

uma coisa que ajuda é fazer os cilindros, pelo menos 1 deles, oblongo, deixando o centro do cilindro mais alto que as extremidades, pois como a tendencia da lixa é correr para o lado mais alto a corça centrifuga vai jogar a lixa para o centro ja que ele é mais alto.

Imagem

este é o sistema que usei para regular o rolete bobo...


e este é o eixo fixo (ja mudei este sistema, pois ficou muito fragil, coloquei uma peça mais robusta para prender o eixo)

Imagem

como o sistema da mesa era frágil tendia a desnivelar- por isso tinha colocado uma barra roscada para regular a mesa no nível, agora como mudei ja não necessito dela... Mas se a mesa não estiver no nível a lixa tende a sair do centro tambem...

Imagem

se puder ajudar em algo mais, estou por aqui...
Adenilson Salmo da Silva
------------------------------------------------------------

Deus é Amor - Apóstolo João
Tudo o que se faz por amor acontece além do bem e do mal - Nietzsche
Ame e faça tudo o demais - Santo Agostinho

Avatar do usuário
Edmundo
Ativo
Mensagens: 14
Registrado em: Sáb Nov 10, 2012 10:41 am
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Edmundo
Data de Nascimento: 18 Ago 1960
sexo: Masculino
Hobby: Cutelaria
Profissão ou ocupação: Autonomo
Localidade: Paranavaí
Estado: PR
País: BR

Re: Lixadeira de cinta não esta ficando no meio do rolete

Mensagem por Edmundo »

Geraldo, vai apenas uma opinião, tente fazer um teste, passe algumas voltas de fita adesiva, pode ser até a fita crepe, no centro do rolete (um deles), deixando assim mais ou menos com uns 2mm mais alto que a beirada, já fiz isto em uma lixadeira para cutelaria e funcinou, mas a lixa é de 5cm de largura apenas.
SAE funcionar, mande o rolete à um torneiro e faça um serviço definitivo, se não me engano, a diferença do centro do rolete às extremidades deve ser de 1 à 2 %.

Abraços.

geraldofran
Ativo
Mensagens: 130
Registrado em: Qui Jan 03, 2013 3:52 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Geraldo Franchoza
Data de Nascimento: 24 Set 1960
sexo: Masculino
Hobby: marcenaria
Profissão ou ocupação: aposentado
Localidade: Pirassununga
Estado: SP
País: BR

Re: Lixadeira de cinta não esta ficando no meio do rolete

Mensagem por geraldofran »

Valeu pessoal, com esses conteúdos já dá pra animar mais, agora mãos a obra.
Obrigado.

Grilo
iniciado
Mensagens: 2
Registrado em: Sáb Jan 02, 2016 1:17 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Ianes
Data de Nascimento: 26 Jul 1980
sexo: Masculino
Hobby: Mecânica
Profissão ou ocupação: Professor
Localidade: Manhuaçu
Estado: MG
País: BR

Re: Lixadeira de cinta não esta ficando no meio do rolete

Mensagem por Grilo »

Olá amigo Adenilson, estou tentando fazer uma lixadeira desta aqui em minha casa para poder lixar peças pequenas, gostaria de saber se você teria como disponibilizar as dimensões de todos os elementos de seu projeto, estou com dúvidas a respeito das medidas dos roletes, pois devo passar para o torneiro, o restante das peças como motor, polias e transmissão irei usar peças de máquina de costura. se puder posta aí as dimensões! Obrigado! :up:

Avatar do usuário
Adenilson
Ativo
Mensagens: 2193
Registrado em: Sex Nov 09, 2012 8:20 am
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Adenilson
Data de Nascimento: 25 Mai 1968
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Vendas
Localidade: Tanabi
Estado: SP
País: Br
Localização: Tanabi-SP

Re: Lixadeira de cinta não esta ficando no meio do rolete

Mensagem por Adenilson »

Grilo escreveu:Olá amigo Adenilson, estou tentando fazer uma lixadeira desta aqui em minha casa para poder lixar peças pequenas, gostaria de saber se você teria como disponibilizar as dimensões de todos os elementos de seu projeto, estou com dúvidas a respeito das medidas dos roletes, pois devo passar para o torneiro, o restante das peças como motor, polias e transmissão irei usar peças de máquina de costura. se puder posta aí as dimensões! Obrigado! :up:
Mano não tenho projeto... vou cortando e fazendo minhas coisas.... kkkk

mas posso falar de forma geral...

entre os dois eixos corre uma lixa de 1 metro, e a largura da lixa é de 12 cm, entao os roletes devem ter no minimo 15cm

acho que é basicamente isso... Mas esta semana vou desmontar esta lixadeira inteira e refazer ela, pois deixei pegar chuva e molhou a base que era de mdf e os mancais ou trocar para aucentrantes... vou tentar ir fotografando e depois posto..
Adenilson Salmo da Silva
------------------------------------------------------------

Deus é Amor - Apóstolo João
Tudo o que se faz por amor acontece além do bem e do mal - Nietzsche
Ame e faça tudo o demais - Santo Agostinho

Grilo
iniciado
Mensagens: 2
Registrado em: Sáb Jan 02, 2016 1:17 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Ianes
Data de Nascimento: 26 Jul 1980
sexo: Masculino
Hobby: Mecânica
Profissão ou ocupação: Professor
Localidade: Manhuaçu
Estado: MG
País: BR

Re: Lixadeira de cinta não esta ficando no meio do rolete

Mensagem por Grilo »

Muito obrigado meu caro. A minha dúvida era quanto a estes tamanhos e só faltou você me falar o diâmetro dos cilindros, mas tudo bem, só o que você me falou já dá para ter uma ideia de como farei a minha, muito obrigado! :happy;

Responder

Voltar para “Lixadeira de Cinta Caseira”