SkilSaw 5402 - Corte desalinhado

Fórum dedicado a máquinas e ferramentas: Hobby e Profissionais
Responder
rochanight
iniciado
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Fabricio
Data de Nascimento: 14 Set 1981
Hobby: Bricolagem
Profissão ou ocupação: Programador
Localidade: Belo Horizonte
Estado: MG
País: BR

SkilSaw 5402 - Corte desalinhado

Mensagem por rochanight »

Boa tarde, amigos da comunidade!

Há pouco tempo adquiri uma serra circular da Skil, modelo 5402. Como uso apenas para Hobby nos fins de semana, há poucos dias que comecei a usá-la com mais frequência, foi quando precisei fazer cortes com mais precisão, percebi que a mesma está realizando os cortes desalinhados e 'comendo' mais em algumas partes (cerca de 1mm). Estes cortes também estão um pouco 'chanfrados', como se estivesse alterado a angulação do corte, mas a mesma está no GRAU 0(zero) no ajuste de ângulo. Lembrando que uso uma régua devidamente esquadrejada como gabarito para realizar os cortes e mesmo assim estes não saem da forma que deveria.
Lembrando que já tentei fazer o corte bem lentamente, mas não resolveu.
Alguém aí já passou por situação parecida? Será 'amadorismo' da minha parte ou minha ferramenta realmente precisa de assistência técnica?
Abraço a todos. /think

Redelease https://www.redelease.com.br/
PC64
Colaborador Master
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Paulo Celso
Data de Nascimento: 24 Mar 1964
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Engenheiro
Localidade: Sāo Paulo
Estado: SP
Contato:

Re: SkilSaw 5402 - Corte desalinhado

Mensagem por PC64 »

Fabrício,

Toda máquina deve ser calibrada periodicamente. Quanto ao chanfrado com certeza o disco não deve estar perpendicular à mesa. Eu não confio naquela escala que tem na serra. Aquilo lá não serve para absolutamente nada.
Confira a posição do disco com um bom esquadro e, caso necessário, acerte a regulagem do batente que limita a inclinação quando chega aos 90º. Muito provavelmente a inclinação ou está passando dos 90º ou não chega até ele. Há parafusos que regulam isso. O mesmo ocorre nos 45º.

Quanto a estar "comendo" mais em algumas partes você deve verificar o paralelismo entre a guia e o disco. Caso ela não esteja perfeitamente paralela ao disco o corte não sai perfeito mesmo.
Abs,
Paulo Celso

Meu blog: http://cafofodopc.blogspot.com.br/

rochanight
iniciado
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Fabricio
Data de Nascimento: 14 Set 1981
Hobby: Bricolagem
Profissão ou ocupação: Programador
Localidade: Belo Horizonte

Mensagem por rochanight »

PC64 escreveu:Fabrício,

Toda máquina deve ser calibrada periodicamente. Quanto ao chanfrado com certeza o disco não deve estar perpendicular à mesa. Eu não confio naquela escala que tem na serra. Aquilo lá não serve para absolutamente nada.
Confira a posição do disco com um bom esquadro e, caso necessário, acerte a regulagem do batente que limita a inclinação quando chega aos 90º. Muito provavelmente a inclinação ou está passando dos 90º ou não chega até ele. Há parafusos que regulam isso. O mesmo ocorre nos 45º.

Quanto a estar "comendo" mais em algumas partes você deve verificar o paralelismo entre a guia e o disco. Caso ela não esteja perfeitamente paralela ao disco o corte não sai perfeito mesmo.
Boa noite,Paulo Celso!
Antes de mais nada, obrigado por abrir mão de alguns minutos para responder à essa minha dúvida.
Quando ao gabarito, estava dando uma conferida nele, e realmente há algumas falhas no alinhamento entre o apoio da mesa e o limitador do corte. No fim de semana vou fazer outro, dessa vez com mais cuidado na hora de fazer o "corte de aferição" do mesmo. Quanto ao ajuste do ângulo do corte, não consegui achar o parafuso para tal, mas como é uma máquina nova, acho que vou recorrer à garantia. O que acha?
Abraço e muito obrigado!

Fabrício G. Rocha

PC64
Colaborador Master
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Paulo Celso
Data de Nascimento: 24 Mar 1964
Profissão ou ocupação: Engenheiro
Localidade: Sāo Paulo
Estado: SP
Contato:

Mensagem por PC64 »

rochanight escreveu: ...
Antes de mais nada, obrigado por abrir mão de alguns minutos para responder à essa minha dúvida.
Quando ao gabarito, estava dando uma conferida nele, e realmente há algumas falhas no alinhamento entre o apoio da mesa e o limitador do corte. No fim de semana vou fazer outro, dessa vez com mais cuidado na hora de fazer o "corte de aferição" do mesmo. Quanto ao ajuste do ângulo do corte, não consegui achar o parafuso para tal, mas como é uma máquina nova, acho que vou recorrer à garantia. O que acha?
Fabricio,

Não tem o que agradecer. Somos uma comunidade de amigos e nos ajudamos mutuamente!

Quanto à regulagem da sua serra eu cometi um engano: confundi a 5402 com a 3610. :harg:

Achei que a sua fosse a serra de bancada....

Você citou 2 problemas: o de paralelismo do corte e o de falta de perpendicularismo do disco.

Como, extamente, você está fazendo o corte? Utiliza aquela guia paralela que vem com a máquina? Se você está conseguindo uma precisão de 0,1 mm com aquela guia pode se dar por satisfeito! Acho que aqui no fórum ninguém consegue isso! Aquela guia é a primeira coisa que vai para o lixo. É melhor não tê-la para não cair na tentação de usá-la.

As máquinas manuais não são tão precisas assim. As que usam trilhos, como a Makita SP 6000, são melhores. Se a sua serra não dispuser de trilho você deve fabricar uma guia. Com a guia servindo de apoio para a máquina aí sim você conseguirá um corte melhor.

Quanto ao perpendicularismo do disco basta esquecer aquela escala que vem na serra e regular com um esquadro. Esqueça os parafusos de regulagem do batente: as serras manuais não têm.
Abs,
Paulo Celso

Meu blog: http://cafofodopc.blogspot.com.br/

cfdrigo
iniciado
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Célio
Data de Nascimento: 01 Out 1951
Profissão ou ocupação: Aposentado
Localidade: Araguari

Mensagem por cfdrigo »

Bom Dia a todos!!! Algum companheiro pode me ajudar de como tirar a folga do suporte da proteção de cavaco ou seja da lamina separadora da serra Black Decker modelo bdts 1800.
Muito obrigado.

ViniNess
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Vinícius
Data de Nascimento: 20 Jul 1991
Profissão ou ocupação: Professor
Localidade: Cambuí

Mensagem por ViniNess »

rochanight escreveu:Boa tarde, amigos da comunidade!

Há pouco tempo adquiri uma serra circular da Skil, modelo 5402. Como uso apenas para Hobby nos fins de semana, há poucos dias que comecei a usá-la com mais frequência, foi quando precisei fazer cortes com mais precisão, percebi que a mesma está realizando os cortes desalinhados e 'comendo' mais em algumas partes (cerca de 1mm). Estes cortes também estão um pouco 'chanfrados', como se estivesse alterado a angulação do corte, mas a mesma está no GRAU 0(zero) no ajuste de ângulo. Lembrando que uso uma régua devidamente esquadrejada como gabarito para realizar os cortes e mesmo assim estes não saem da forma que deveria.
Lembrando que já tentei fazer o corte bem lentamente, mas não resolveu.
Alguém aí já passou por situação parecida? Será 'amadorismo' da minha parte ou minha ferramenta realmente precisa de assistência técnica?
Abraço a todos. /think
Boa noite aos amigo aqui do fórum

Estou tendo o mesmo problema de precisão com a serra circular da skil, mesmo modelo, gostaria de saber se o amigo, conseguiu regular a serra com a ajuda dos outros amigos

um abraço a todos

fabioBR
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Fabio
Data de Nascimento: 31 Mar 1980
Profissão ou ocupação: Tecnico informatica
Localidade: Curitiba
Estado: PR

Mensagem por fabioBR »

Quanto a inclinação da serra e isso mesmo que o PC falou, e não confiar na escala da maquina coloca um bom esquadro na lamina da maquina com a mesa para regular. outro caso que pode angular o corte e usar a lateral da mesa que esta mais próxima ao disco deixando a maior parte da mesa apoiada na madeira que esta sendo cortada e solta, com o peso da maquina tende angular o corte. para se poder usar essa lateral menor como guia e corrigir esse problema você pode prender uma placa de sacrifício em baixo da madeira a ser cortada, regula a serra na espessura suficiente para efetuar o corte somente da peça a ser cortada.
E para você conferir se a lamina esta paralela a lateral a mesa você pode conferir com uma régua mesmo, medindo as duas pontas do disco em relação a lateral da mesa. se não estiver na mesma medida, pode levar para assistência que trabalhar com equipamento desalinhado ou empenado e pedir para levar um tranco da maquina ou pior acabar se machucando.

ViniNess
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Vinícius
Data de Nascimento: 20 Jul 1991
Profissão ou ocupação: Professor
Localidade: Cambuí

Mensagem por ViniNess »

fabioBR escreveu:Quanto a inclinação da serra e isso mesmo que o PC falou, e não confiar na escala da maquina coloca um bom esquadro na lamina da maquina com a mesa para regular. outro caso que pode angular o corte e usar a lateral da mesa que esta mais próxima ao disco deixando a maior parte da mesa apoiada na madeira que esta sendo cortada e solta, com o peso da maquina tende angular o corte. para se poder usar essa lateral menor como guia e corrigir esse problema você pode prender uma placa de sacrifício em baixo da madeira a ser cortada, regula a serra na espessura suficiente para efetuar o corte somente da peça a ser cortada.
E para você conferir se a lamina esta paralela a lateral a mesa você pode conferir com uma régua mesmo, medindo as duas pontas do disco em relação a lateral da mesa. se não estiver na mesma medida, pode levar para assistência que trabalhar com equipamento desalinhado ou empenado e pedir para levar um tranco da maquina ou pior acabar se machucando.
Entendi, vou fazer essas aferições e ver como ela esta, a serra é nova, mas como moro no sul de minas é um transtorno enviar para garantia, e como a skil não cobre custos de envio acaba ficando complicado, e como a serra esta com pouca angulação (cerca de 0,5mm) acredito que esses esquemas acabem ajudando, porque tenho medo de enviar para a assistência e ficar aquela enrolação e eles não resolverem nada

Muito obrigado, volto a colocar aqui os resultados

Responder

Voltar para “Máquinas, Ferramentas, Review, Hobby e Profissional”