TRIBUTO À PEROBA ROSA

Imagem


Trabalho efetuado em madeira segmentada no torno, com 170 peças de madeira Peroba Rosa e Ipê


Vídeo produzido por: Silvio56

Responder
Avatar do usuário
robertoguz
Ativo
Mensagens: 961
Registrado em: Qua Fev 13, 2013 6:26 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Roberto
Data de Nascimento: 06 Mar 1953
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Médico
Localidade: Marilia
Estado: SP
País: BR

TRIBUTO À PEROBA ROSA

Mensagem por robertoguz »

Boa noite pessoal.
Estou chegando agora neste espaço e estou assustado com o nível das informações, discussões e conhecimento das pessoas.Tenho muito a aprender aqui e acho que pouco a contribuir.
Mas gostaria de prestar um tributo à peroba rosa, que era nativa na minha região(oeste paulista) nos anos 50 e que foi dizimada pelo uso na carpintaria de telhados, secadores de café, tulhas de armazenagem do mesmo e casas de colonia em fazendas e na cidade.
Há 7 anos construi a minha casa definitiva utilizando tijolos e madeira de demolição. Garimpava pela cidade casas antigas que estavam sendo demolidas e observei que sempre era o mesmo pessoal. Fiz amizade com o "seu Geraldo" que era o patrão e começei a comprar vigas(6x12, 6x16, 20x8 e algumas pranchas de 35x6), caibrose palanques de 25x25. Tudo foi tratado com lixamento feito por lixa circular em esmerilhadeira e ao desnudar a beleza da peroba rosa, imediatamente aplicava-se osmocolor incolor, para impedir a oxidação da madeira que a desvitalizava.
Tudo isto foi sendo guardado e depois utilizado em toda o madeiramento que existe em casa e que oportunamente poderei postar as imagens(sou ruim para documentar fotograficamente).
Hoje, já morando há 4 anos aqui, vejo as madeiras e muitas delas sei a origem e tenho em minha casa um pouco da história da minha cidade e a beleza da peroba rosa, não tendo derrubado uma árvore siquer para conquistar o meu objetivo. Tenho guardado ainda muitas vigas e caibros pretos e farelentos, que a lixadeira faz reviver em toda sua plenitude, muito rapidamente. O seu Geraldo, mesmo muito tempo depois de ter acabado a construção me ligava ofertando tijolos e madeira.
Estranhei que não mais ligasse e então fiquei sabendo que diabético e hipertenso, tinha sido levado por um infarto fulminante. Enquanto morar aqui, ficará muito presente a peroba rosa, os tijolos de 3 kg e... "seu Geraldo".
Abraços
Roberto

Em filmes de suspense o vilão é sempre o mordomo... já na marcenaria é o esquadro!!

Redelease https://www.redelease.com.br/
Avatar do usuário
Marcos
Ativo
Mensagens: 3540
Registrado em: Dom Nov 11, 2012 2:29 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Marcos
Data de Nascimento: 15 Nov 1949
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Nenhuma
Localidade: Brasilia
Estado: DF
País: Br
Localização: Brasilia

Re: TRIBUTO À PEROBA ROSA

Mensagem por Marcos »

Eu nem conheço a Dona Peroba Rosa mas pelo tanto que o pessoal fala aqui, deve ser uma maravilha a ser conservada. Desde agora cumprimentos ao amigo e obrigado antecipadamente pelas fotos que você vai postar. Grande abraço

Avatar do usuário
sideni
Ativo
Mensagens: 1501
Registrado em: Sáb Nov 10, 2012 7:38 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Sideni
Data de Nascimento: 27 Jun 1963
sexo: Masculino
Hobby: musica
Profissão ou ocupação: entalhador/marceneiro
Localidade: Vila rica
Estado: MT
País: BR

Re: TRIBUTO À PEROBA ROSA

Mensagem por sideni »

olá amigo , seja bemvindo !! :amg: :amg:

abraços.
Sideni Inocencio
....................................................................................
A MADEIRA BRUTA É COMO DIAMANTE , SO É BELA QUANDO LAPIDADA.

Avatar do usuário
ChicoCedro
Ativo
Mensagens: 166
Registrado em: Qui Ago 01, 2013 6:49 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Francisco
Data de Nascimento: 02 Out 1954
sexo: Masculino
Hobby: Carpintaria
Profissão ou ocupação: Carpinteiro
Localidade: São Paulo
Estado: SP
País: BR

Re: TRIBUTO À PEROBA ROSA

Mensagem por ChicoCedro »

Amigo Roberto.

Sou novo no M&B e vi seu forum da tribo Peroba Rosa e fiquei admirado com sua fascinação pela Peroba.
Então se você me permitir posso passar mais informações sobre ela.
Sou carpinteiro a 40 anos e +\- durante 25 anos trabalhei com Peroba. Até os anos 1980 ainda tinha ela.
Seu maior uso era estruturas de telhado pela sua resistência e peso moderado.
Mas também era indicada para: Portões, Batentes, Assoalho(só com 5 e 10cm de largura), Guarnições.(Nestes casos a Peroba tinha que ser escolhida com veio liso).
A Peroba nunca era utilizada para fabricar esquadrias(Portas, Janelas, Venezianas ou Moveis).
Sua origem é do Oste de SP ate Mato Grosso, ainda hoje é possível comprar em vigas, sarrafos, pranchas, etc..Sua origem é do
Paraguai madeira de qualidade fraca mas é Peroba Rosa.
A ultima vez que comprei uma Tora de Peroba e mandei desdobra ela media 7,50mts. comprimento e 2mts. de diâmetro. Dela tirei varias pranchas e fiquei com a maior ela tem 7,50 comp. x 80 largura x 6cm espessura, tem 30 anos e ainda tenho ela.
Roberto, vou parar senão vou te perturbar muito.
Agradeço sua paciência e por favor me desculpe.
Abraços
Chico
Abraços,
Chico
_________________________________________________
Não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros.
Confúcio

silvio56
Ativo
Mensagens: 2845
Registrado em: Sex Nov 09, 2012 10:04 am
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): silvio
Data de Nascimento: 29 Set 1956
sexo: Masculino
Hobby: Tornearia
Profissão ou ocupação: aposentado
Localidade: Sao Paulo
Estado: SP
País: BR
Localização: são sebastião sp
Contato:

Re: TRIBUTO À PEROBA ROSA

Mensagem por silvio56 »

Amigo Roberto, fiz um trabalho a algum tempo atras exatamente com esta madeira e uns pedaços de ipê, para exaltar a beleza desta madeira que a uns 30 anos achava-se em qualquer madeireira, e que hoje em dia só se encontra em galpões de demolição. É uma pena!
Se tiver curiosidade o meu trabalho foi apresentado aqui no M&B exatamente com o mesmo titulo de seu post. Veja o link

http://www.marceneirosebricoleiros.com. ... f=13&t=580

Um grande abraço
Silvio
Nada sei, observo muito, quase tudo aprendo, tudo que posso ensino

Web site

Avatar do usuário
robertoguz
Ativo
Mensagens: 961
Registrado em: Qua Fev 13, 2013 6:26 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Roberto
Data de Nascimento: 06 Mar 1953
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Médico
Localidade: Marilia
Estado: SP
País: BR

Re: TRIBUTO À PEROBA ROSA

Mensagem por robertoguz »

Que é isso Chico, não me perturba de maneira alguma. eu também me entusiasmo quando falo na peroba rosa, pois ela é muito bonita e qualquer tratinho que vc dê ,ela agradece e mostra toda a sua beleza.
Sílvio, como eu ainda não frequentava o fórum à época só agora estou vendo seu magnífico trabalho. Vc é muito craque mesmo, não só pelo trabalho todod, mas por tornear aroeira, que é algo meio parecido com ferro fundido. Lindo o seu segmentado. um dia vou à praia que nem o Marcos, para ver vc trabalhar no torno. \_/ ^:)^
abraços e obrigado
Roberto
Abraços
Roberto

Em filmes de suspense o vilão é sempre o mordomo... já na marcenaria é o esquadro!!

silvio56
Ativo
Mensagens: 2845
Registrado em: Sex Nov 09, 2012 10:04 am
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): silvio
Data de Nascimento: 29 Set 1956
sexo: Masculino
Hobby: Tornearia
Profissão ou ocupação: aposentado
Localidade: Sao Paulo
Estado: SP
País: BR
Localização: são sebastião sp
Contato:

Re: TRIBUTO À PEROBA ROSA

Mensagem por silvio56 »

A casa estará sempre aberta para os amigos, é só aparecer :up: :up: .
Um grande abraço ao amigo.
Silvio
Nada sei, observo muito, quase tudo aprendo, tudo que posso ensino

Web site

Responder

Voltar para “TRIBUTO A PEROBA ROSA”