Alguem entende de instalação eletrica residencial?

Projetos e reparos Eletrônicos ligados a Madeira ou Não!
Esquemas, caixas de som, racks, etc.
Projetos ligados a fotografia, vídeos e filmagem.
Modelismo - Plastimodelismo - Aeromodelismo - Ferromodelismo - Miniaturas

Responder
Lukas
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Lucas
Data de Nascimento: 27 Ago 1984
Hobby: cutelaria, marcenaria
Profissão ou ocupação: Balconista
Localidade: Londrina
Estado: PR
País: BR

Alguem entende de instalação eletrica residencial?

Mensagem por Lukas »

Boa noite amigos!

Venho humildemente solicitar a ajuda dos amigos que entendem sobre instação eletrica residencial...

Vou fazer a instação de um quadro de distribruição na casa nova de uma amiga... Eu entendo relativamente bem, mas não com muitos conhecimentos tecnicos...

Eu sei que fios para iluminaçao sao de 1,5, tomadas simples fios de 2,5, chuveiro e torneira eletrica fios 6,0...

Que dijuntor para chuveiro é de 40A (220), para as lampadas 16A, tomadas simples 22A...

Eu sei que primeiramente passamos todo o fio neutro pela casa, e os fase, seram interrompidos pelos dijuntores,

DPS, dipostivo contra surtos (raios e quedas de energia)

IDR, para a questao de segurança, desarmam qdo há fugas de energia, ou choque eletrico...

Fazer uma ligação com apenas dijuntores parece ser simples... Porem, sei que nao estou certo em tudo, pesquisei pela net, assisti videos, mas... aqui sei que tem pessoas que podem me ajudar a entender os nomes dos componetes adequados, como por exemplo, aquela borrachinha que fica apos a ligação do dijuntor...
O fio 2,5 utilizado para as tomadas, podem sair do dijuntor e ser dividido entre as tomadas? ou o fio que sobe para as tomadas antes de serem divididos precisa ser um pouco mais?
Qual fio usar para instalação de ar-condicionado?
As emendas, são feitas como antigamente, ou existem conectores?

Aqueles que puderem esclarecer minhas duvidas, ficarei mto grato... E peço para que me envie uma mensagem privada com o e-mail, ou preferencialmente o msn para eu tirar algumas duvidas... Eu prometo tentar não ser mto curioso, ok?

Muito obrigado!

Abraços...

Redelease https://www.redelease.com.br/
Mila
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Artur
Data de Nascimento: 19 Set 1969
Hobby: Artesanato
Profissão ou ocupação: Marcenaria
Localidade: Campo Belo
Estado: MG

Re: Alguem entende de instalação eletrica residencial?

Mensagem por Mila »

Prezado Lukas
Pelo que você já escreveu, acredito que o básico você já tenha uma noção.
Presume-se que numa instalação industrial , no mínimo vá se usar a instalação bifásica (220 volts).
Partindo desta premissa você terá que utilizar disjuntores bipolares nas instações que envolvam puxar os dois fios fases (ex. chuveiros e máquinas pesadas), bem como o terceiro fio para os sistema de aterramento.
O sistema de aterramento é tão ou até mais importante quanto a instalação em si.
Para possíveis curtos e fugas advindas de máquinas dê preferência para o sistema de aterramento linear. Para descargas advindas da natureza (exemplo: raios) ou de alta tensão acidental provocada pelo transformador da fornecedora de energia elétrica dê preferência para o sistema de aterramento triangular (este sistema é o mais utilizado).
Utilize todos os fios na bitola de no mínimo 6mm ou superior (8 mm) até a caixa de distribuição principal. A partir daí faça a distribuição utilizando sempre o cálculo da potência permitida pelo fio baseada na fórmula Pot = U x i (potência é o produto da tensão pela corrente). Siga também uma tabela conforme a do link http://pt.scribd.com/doc/55948972/Tabel ... a-por-cabo . Isto de acordo com a teoria. Mas na prática jogue sempre 30% acima da tolerância permitida pelo fio. Ou seja o disjuntor não precisa ser utilizado aquele cuja amperagem máxima permitida seja certinha. Pode se usar um acima ( geralmente dada de 5 em 5 amperes). Existe no mercado conectores rosqueáveis ou parafusáveis próprios para de unirem os fios. Mas dê preferência para soldar os fios com solda própria utilizada em equipamentos eletrônicos e passe fita isolante. Dê preferência para soldar os fios, pois lembre-se que os fios enrroscados com o tempo oxidam provocando mau contato. Para isto te indico duas soldas muito boas.: a da marca BEST e a outra da marca CORBI. Ambas são excelentes.
Tem um livro que te indico " instalação elétrica Industrial" do autor João Mamede Filho. Só que este livro é muto complexo, cheio de cálculos e ele dá mais ênfase às instalações industrias de grande porte. Se o seu caso for para pequeno ou médio porte leia este link que te indico http://pt.scribd.com/doc/10231125/Manua ... iais-CEMIG. Ele é da CEMIG é de leitura e
download gratuito. Lá você irá sanar muitas dúvias de instalação elétrica.
Espero ter colaborado contigo.
Um grande abraço.
Há mais coisas entre o céu e a terra do que sonha a nossa vã filosofia. - XEIKISPIR

Mila
Ativo

Mensagem por Mila »

Lukas.
Em tempo venho corrigir uma falha minha. Você disse instalação residencial. Mas no que eu te orientei, serve para instalação residencial apesar de ter te passado instalação industrial. Sugiro que faça em sua residência a instalação bifásica (220 volts) e este link da cemig que te passei está voltado para instalação residencial. Muito explicativo. Mesmo na sua residência não deixe de fazer o sitema de aterramento. Ok?
Um grande abraço.
Há mais coisas entre o céu e a terra do que sonha a nossa vã filosofia. - XEIKISPIR

Lukas
Ativo

Mensagem por Lukas »

Nossahhhh, que aula heim rsrrs.... Parabens pela explicação...

Me ajudou mto...
Obrigado por reforçar o assunto de aterramento, aqui ha mtos eletricistas que nao fazem isso...

algumas duvidas...

Vou usar um ou dois dijuntores para as tomadas, aprendi que no maximo se deve usar 10 tomadas por dijuntores... para tomadas TUG s (tomadas para uso geral)... aprendi que devemos usar fios de 2,5... tenho a seguinte duvida, o fio que sobe para o forro para ser distribuido entre as tomadas, pode ser o de 2,5 e divididou, ou seria melhor um de 4,0 para ser dividido lah em cima com fios de 2,5 para cada tomada?

E a questao do neuto, quando eu entrar com ele na casa, qual devo usar? Ou uso um de bitola 6,0 e vou fazendo as ligações com fios 2,5 para tomadas comuns, e 1,5 para iluminação???

Para a geladeira, uma tomada com fio de 2,5?

E onde se vai ligar o microondas, qual fio usar?

e onde vai ligar secador de cabelo, chapinha etc pode ser o 2,5????

Rsrsrsrs, desculpa pelas inumeras perguntas rsrrsrsrs...

Estou assistindo alguns videos mto bom sobre a maneira de como montar o quadro de distribuição...

Muito obrigado mesmo.... eh de grande valia sua ajuda...

Abraços...

Mila
Ativo

Mensagem por Mila »

Lukas.
Este lance de usar 10 tomadas para cada disjuntor é muito arriscado, apesar de se poder fazer isto. Até mesmo usar um único disjuntor para a casa a toda.
Fazendo isto , então não se chamará caixa de distribuição. Concorda?.
Pois bem, o termo caixa de distribuição refere-se na verdade a cada ponto instalado na casa. Mas para isto se for colocado em prática, haja disjuntor, não é mesmo?
Sugiro colocar no máximo duas tomadas para cada dijuntor. Se a distãncia não superar uns dez metros pode usar o fio 2.5 saindo diretamente deste disjuntor sem problema nenhum (também depende de qual aparelho ou máquina você irá instalar nesta tomada, para uma geladeira por exemplo pode perfeitamente). Lembre-se sempre que quanto menor for a bitola e maior a distância do fio, maior será a perda da tensão devido a resistência causada pelo fio.
A questão do neutro sugiro entrar a té a caixa de distribuição com no mínimo fio 6mm ou superior igual aos outros dois fios fase (se optar por 220volts). A partir da caixa de distribuição pode-se usar o mesmo fio de mesma bitola ao ser distribuído nos pontos. Uma Geladeira mesmo sendo duplex aguenta muito bem o fio 2,5. Para Microondas utilize pelo menos fio 4mm. Secador e chapinha geralmente tem entre 1000 a 2000 wats de potência, portanto não é aconselhável usar fio 2,5. Utilize para isto também o fio 4mm.
Agora uma observação que te faço e de muita preocupação é o seguinte: Em outro tópico aqui postado sobre instalação elétrica, foi primeiramente mencionado por um nosso colega e muito bem explicado pelo nosso amigo Yankleber. A questão é a instalação correta dos fios até aonde vai o ponto de iluminação. Numa instalação de iluminação sempre vá com o neutro e o fio de retorno até a lâmpada. Nunca puxe um fio fase diretamente até a lâmpada. Se fizer de um ou de outro jeito. irá funcionar? Claro que sim! Porém ai está a questão da segurança. Simplesmente porque quando você for trocar uma lâmpada basta apenas desligar a chave do interruptor para trocá-la. Se um fio fase for ligado direto na lâmpada, não adiantará nada você desligar o interruptor, pois você correrá um risco de tomar um choque ao trocar a lâpada. E nisto, provavelmente, você estará em cima de uma escada e correrá sério risco de vida. Então todo o fio de Lâmpada será acionado pelo fio fase que será levado diretamente até o interruptor de teclas. OK?
Um grande abraço.

Lukas
Ativo

Mensagem por Lukas »

A sim, com certeza o fio a ser interrompido em uma iluminação será a fase (positivo)...

Ao colocar um a fiação de 4,0mm2 para microondas e secador de cabelo, eu tb preciso me preocupar em pegar uma tomada adequada para suportar maior amperagem, certo??? as tomadas, tem algum diferencial para que o usuario possa constatar qual tipo de equipamento eletrico ela suporta?

Vc pode me explicar um pouco sobre a intalação do fio terra? posso usar apenas uma haste para chuveiro, computador, geladeira, microondas, e outros? qual fio devo utilizar para levar até o quadro de luz? sei que eh verde, e na distribuição nas tomadas, qual fio usar???

Mto obrigado!

Vc tem sido mto amigo comigo...

Abraços

Mila
Ativo

Mensagem por Mila »

Lukas.
As tomadas mais comuns que encontramos no mercado suportam 10 amperes e a outra suporta 20 amperes (esta são confeccionadas geralmente com um plástico preto mais resistente ). Na minha residência, em particular, para o forno e meu microondas eu ligo numa mesma tomada, porém eu uso uma tomada fêmea de louça e mudei os plugues machos destes dois aparelhos para plugue macho de louça também. Na prática as tomadas de 20A no mercado derretem com o tempo ao usar fornos ou microondas. Já as de louças chegam a suportar geralmente até 90 amperes. Veja só para referência: geralmente o aparelho mais forte é o chuveiro, na casa dos 45 amperes. Esta Tomada de louça chega a aguentar até dois chuveiros ligados nela.
Quanto ao aterramento são muitas informações. Vou passar dois links que caem direto em formato PDF para você pesquisar. São muito bons Segue:
http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j ... 0187,d.eWU

http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j ... 0187,d.eWU.

Tenho outro pdf também guardado em meu HD que é melhor que estes do link. Só que no momento não encontrei pois tenho 3 HDS externos de 1tera cada um lotados de tudo sobre marcenaria. Com calma vou achar e tento te passar. Fala praticamente tudo sobre aterramentos. Muito bom.
Um grande abraço.

mellado
Moderador Master
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Alexandre p mellado
Data de Nascimento: 29 Ago 1968
Hobby: marcenaria , informatica
Profissão ou ocupação: programador de computador
Localidade: São Bernardo do campo
Estado: SP

Mensagem por mellado »

Mila, obrigado pela aula com certeza irá ajudar muito amigos do fórum.
Um abraço.
Alexandre Mellado.

Adenilson
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Adenilson
Data de Nascimento: 25 Mai 1968
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Vendas
Localidade: Tanabi
País: Br

Mensagem por Adenilson »

Mila, muito obrigado pelas aulas, tem me elucidado muita coisa.

Apesar do tópico ser tão bem direcionado, queria fazer uma perguntinha de ordem técnica.
Em uma localidade onde o padrão de energia não é 127 (fase+neutro) mas sim 220 (fase+fase) não existe a função do neutro? em uma lampada por exemplo, sempre terá um fio vivo?
Adenilson Salmo da Silva
------------------------------------------------------------

Deus é Amor - Apóstolo João
Tudo o que se faz por amor acontece além do bem e do mal - Nietzsche
Ame e faça tudo o demais - Santo Agostinho

Mila
Ativo

Mensagem por Mila »

Caro Melalado, agradeço que tenha gostado.
Adenilson, eu desconheço qualquer fornecedora de energia que forneça energia bifásica (220v) com apenas dois fios, ou seja, somente os dois fios fase. É necessário ter um terceiro fio que chamamos de neutro ou negativo. Não devemos confundí-lo com fio terra, apesar de fazer o mesmo efeito deste fio terra (apenas para escoamento da carga). Conheço muitos eletricistas que utilizam este fio neutro como terra, a exemplo ligando o fio terra de um chuveiro no fio neutro. É muito comum fazer isto e é erradíssimo fazer isto.
Toda e qualquer lâmpada, motor elétrico ou qualquer aparelho elétrico para fazer funcioná-los precisará da existência de uma diferença de potencial (dpp) e para isto tem que existir a presença de um fio vivo (fase). O que pode haver é a ausência do fio neutro, como é o caso de se funcionar em 220volts. A função do fio Neutro na instalação bifásica é a de dar opção de fazermos instalação em alguns pontos usando a tensão em 110v ( 1 fio fase + 1 fio neutro), portanto ele é importante , pois nem sempre temos aparelhos que funcione em 220v.
Fazermos uma instalação em 220v teremos uma grande vantagem de podermos usar fios mais finos para tanto.
Um grande abraço a todos.

Mila
Ativo

Mensagem por Mila »

Caro Mellado desculpe pois foi erro de digitação. Está escrito Melalado. Corrigi em tempo.

YanKleber
||||||||||||||||
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Yan Kleber
Data de Nascimento: 19 Abr 1966
Hobby: Música
Profissão ou ocupação: Informatica
Localidade: Sao Paulo

Mensagem por YanKleber »

Lukas, eu acho que você está superdimensionando os seus disjuntores. Os valores estão muito altos.

Eles deveriam ser:

Para para iluminação 10A
Para tomadas 16A
Torneira elétrica 25A
Para chuveiro 32A

/think
Pata de elefante nele!!!

Lukas
Ativo

Mensagem por Lukas »

YanKleber escreveu:Lukas, eu acho que você está superdimensionando os seus disjuntores. Os valores estão muito altos.

Eles deveriam ser:

Para para iluminação 10A
Para tomadas 16A
Torneira elétrica 25A
Para chuveiro 32A

/think
Boa tarde amigo Yan... Mas os dijuntores para iluminação, e para as tomadas, dependem da quantidade de tomadas e lampadas, nao eh? Apesar que, vc tem razao, uma lampada encadecente que seja, consome bem menos que um amperes, e uma florescente entao rsrsrs...

Antes de mais nada, vou montar o projeto, e postar aqui para os amigos darem suas opnioes...

Mila, muito bem argumentado ao falar sobre tomadas de louças, realmente devemos levar em consideração isso...

Hj vou fazer a planta da casa, e começar a desenhar o esquema eletrico, e logo posto aqui o que pretendo fazer...

Mais uma vez, muito obrigado...

mellado
A rede bifasica 110/220 realmente tem tres fios, um neutro, duas fases de 110 cada, pelo menos eh assim aqui no norte do Pr, mas varia de regiao para regiao... Mila esta correto... Porém talvez na sua instalação, devem estar sendo utilizado dois fios fases par gerar o 220V, por isso a duvida de como interromper apenas a fase nesse caso... Por isso é bom ter um quadro de distribuição, assim podemos desligar onde vamos trabalhar... seja em rede 110 ou 220...

Algumas pessoas pensam, nossa, tudo isso pra trocar uma lampada?
Mas amigos, já pensou uma pessoa idosa tentando trocar uma lampada e cair devido ao choque? Acho que vai se machucar um pouco neh? Entao, segurança nunca eh demais, e todos nos vamos ficar velhinhos um dia...

Obrigado amigos...

Abraços, logo terei mais duvidas rsrsrs...

Adenilson
Ativo

Mensagem por Adenilson »

Mila, posso estar totalmente equivocado, mas tenho quase certeza que em várias aprtes do pais temos a energia residencial em duas fases com a ausência do neutro. Ou seja 220.

Friburgo por exemplo, e creio que toda a Bahia pelo menos.
Adenilson Salmo da Silva

YanKleber
||||||||||||||||

Mensagem por YanKleber »

Lukas escreveu:
YanKleber escreveu:Lukas, eu acho que você está superdimensionando os seus disjuntores. Os valores estão muito altos.

Eles deveriam ser:

Para para iluminação 10A
Para tomadas 16A
Torneira elétrica 25A
Para chuveiro 32A

/think
Boa tarde amigo Yan... Mas os dijuntores para iluminação, e para as tomadas, dependem da quantidade de tomadas e lampadas, nao eh?
Na verdade não. Eles dependem da bitola do fio que você estiver usando. E o padrão para as bitolas são:

1,5mm --> 10A
2,5mm --> 16A
4,0mm --> 25A
6,0mm --> 32A

Também, é só você pensar bem: no caso das tomadas por exemplo, que sentido faz você colocar tomadas de 10A e lascar um disjuntor de 16A? Em caso de superaquecimento a tomada e o fio vão derreter e o disjuntor não vai nem tomar conhecimento.

Também as tomadas de 20A NÃO devem ficar no mesmo circuito das de 10A, até porque o fio neste caso deveria ser o de 4mm e o disjuntor o de 25A. Aqui em casa, eu acabei de fazer a instalação completa, e para a tomada do micro-ondas, por exemplo, eu coloquei um circuito separado só para ele com fio de 4mm e disjuntor de 25A.

É importante ter em consideração que o disjuntor tem função dupla: ele desarma por curto-circuito e/ou por superaquecimento. O superaquecimento é detectado através de um bimetal que existe dentro dele e que se deforma à medida que aquece, fazendo com que em determinado momento ele desarme. No entanto, esse superaquecimento no bimetal se dá pela passagem excessiva de corrente e não pelo aquecimento do fio em si (disjuntor não é termômetro), o que significa que se você utilizar um disjuntor ACIMA da especificação do fio para o qual ele foi calculado, ele nunca desarmará por superaquecimento, pois o fio ou a tomada poderão estar pegando fogo que o disjuntor continuará "frio".

Nesse caso, o disjuntor estará cumprindo apenas parcialmente seu papel, qual seja de desarmar por curto circuito.

:up:
Pata de elefante nele!!!

YanKleber
||||||||||||||||

Mensagem por YanKleber »

Adenilson escreveu:Mila, posso estar totalmente equivocado, mas tenho quase certeza que em várias aprtes do pais temos a energia residencial em duas fases com a ausência do neutro. Ou seja 220.

Adenilson, a maioria dos 220V residenciais NÃO tem neutro. São duas fases 127V e o terra. Para circuitos em 127V você usa apenas uma das fases e o neutro. Para circuitos em 220V, usa as duas fases e dispensa o neutro.

Aqui em casa é assim.

Pata de elefante nele!!!

Adenilson
Ativo

Mensagem por Adenilson »

“Sobre o uso domiciliar de energia elétrica, a alimentação depende da carga a ser atendida. Na maior parte do País, nas residências, a ligação monofásica prevalece, na tensão de 127 V, como é o caso do Rio de Janeiro, São Paulo, Belém, Belo Horizonte, Corumbá, Cuiabá, Curitiba, Foz do Iguaçu, Porto Alegre, Salvador e Santarém. A tensão de 220 V é usada em Brasília, Florianópolis, Fortaleza, Recife e São Luís”, pontua o ex-presidente da Light, José Brito de Carvalho."

fonte: http://www.osetoreletrico.com.br/web/co ... eiros.html
Adenilson Salmo da Silva

Adenilson
Ativo

Mensagem por Adenilson »

YanKleber escreveu:
Adenilson escreveu:Mila, posso estar totalmente equivocado, mas tenho quase certeza que em várias aprtes do pais temos a energia residencial em duas fases com a ausência do neutro. Ou seja 220.

Adenilson, a maioria dos 220V residenciais NÃO tem neutro. São duas fases 127V e o terra. Para circuitos em 127V você usa apenas uma das fases e o neutro. Para circuitos em 220V, usa as duas fases e dispensa o neutro.

Aqui em casa é assim.

Yan, desculpe minha cabeça dura.. mas não entendi... vc diz: "para circuitos 127 vc usa apenas uma fase e o neutro" mas se não fornecem o neutro??? seria uma fase e o terra?? ou vc ja esta falando de onde o padrão é fase e neutro??

pois a minha pergunta inicial era: em uma residencia aonde é por padrão 220, e eu tenho que colocar um ponto de luz (lampada) usando duas pernas vivas, mesmo que eu interrompa 1 a outra ainda fica viva.
Adenilson Salmo da Silva

Mila
Ativo

Mensagem por Mila »

Adenilson.
Eu já tinha conhecimento que em Brasília funciona somente em 220v. Em outras partes do país fiquei sabendo através de você. E você tem razão. Pesquisando na web Veja o link http://www.turismoevariedades.com/2009/ ... iedades%29.
O que eu deixe claro e entendido é que o fio Neutro ( ou positivo) pode muito bem ser dispensado numa instalação. Podemos ligar qualquer lâmpada ou aparelho em 220v utilizando os dois fios fases (desde que este aparelho seja para fucionamento em 220v). Creio que em outras partes do país a Empresa fornecedora de energia deva fornecer um outro terceiro fio que eles chamam de fio terra. Ou talvez você tenha que ligar em um fio de aterramento particular, caso queira ter algum ponto em 110v. Não posso te afirmar ao certo como é em outras partes do país. O que posso te dizer é que se você fizer um aterramento bem feito, este aterramento pode muito bem chegar a ser até melhor do que próprio neutro fornecido pela Empresa de energia em matéria de escoamento da carga, ou seja, pode muitas das vezes o aparelho preferir fazer o escoamento da carga através do fio terra do que no próprio fio neutro desta Empresa.
Existe também no mercado o transformador conhecido por auto-transformador que converte 110 em 220 ou 220 em 100v. Tenho um e funciona perfeitamente. Veja no link http://www.turismoevariedades.com/2009/ ... iedades%29.
Um grande abraço.

Mila
Ativo

Mensagem por Mila »

Adenilson: Corrigindo onde se lê "fio Neutro ( ou positivo)" é Fio neutro (ou negativo).

Adenilson
Ativo

Mensagem por Adenilson »

é interesante Mila, que no Afeganistão (a energia é uma vixíi) mas a companhia leva até a casa do cliente somente um fio, e na casa tme um sistema de aterramento que funciona como o neutro..

Mas acho que desvirtuei o topico do companheiro...

voltemos a ele.
Adenilson Salmo da Silva

YanKleber
||||||||||||||||

Mensagem por YanKleber »

Adenilson escreveu:
YanKleber escreveu:

Aqui em casa é assim.

Yan, desculpe minha cabeça dura.. mas não entendi... vc diz: "para circuitos 127 vc usa apenas uma fase e o neutro" mas se não fornecem o neutro??? seria uma fase e o terra?? ou vc ja esta falando de onde o padrão é fase e neutro??

pois a minha pergunta inicial era: em uma residencia aonde é por padrão 220, e eu tenho que colocar um ponto de luz (lampada) usando duas pernas vivas, mesmo que eu interrompa 1 a outra ainda fica viva.
Adenilson, até onde eu sei TODO fornecimento de energia possui neutro.

Em relação ao 220V, Eu conheço dois tipos de fornecimento: o primeiro, chamado "220V bifásico", que é o que eu tenho aqui em casa, possui três fios (duas fases 127V cada e um neutro). Já o segundo, chamado "220V monofásico" possui dois fios (uma fase 220V e um neutro).

Se no fornecimento que você possui são apenas duas fases 127V (sem neutro), o único inconveniente é que você nunca poderá fazer uma instalação em 127V. Para interromper as duas fases, você terá que comprar um interruptor bipolar, onde cada pólo corta uma fase.

Não pode usar terra como se fosse neutro, pois o neutro tem a função de retornar a energia para a rede, permitindo que exista o fluxo de elétrons (caso contrário eles viriam pelo fio e parariam no aparelho, e é justamente o fluxo dos mesmos que faz as coisas funcionarem). Já o terra é simplesmente uma via de saída para energia residual (como um ladrão), fazendo com que esse resíduo se descarregue na terra ao invés de dar um choque. No caso do 220V, como a energia é alternada, quando estamos usando as duas fases, elas se alternam como fase e neutro na freqüência da rede (60 vezes por segundo). Assim, quando uma fase está "viva" a outra fica "neutra" e vice-versa, e é por isso que o 220V bifásico não precisa de um fio neutro específico.

Pensando bem aqui, se você pegar o neutro e jogar para terra, teoricamente isso forçaria um fluxo de energia, e teoricamente talvez até funcionasse. Mas sinceramente não sei se dá certo. Mas é fácil de testar. É só enfiar um pedaço de metal na terra e ligar uma lâmpada na tomada, mas só no pino da fase. Daí é só pegar o outro fio da lâmpada e encostar no pedaço de metal enterrado com a ponta pra fora. Se acender, é porque funciona. Se funcionar, poderia-se usar essa gambiarra para fazer um circuito 127V com aquele seu fornecimento 220V em duas fases sem neutro. Mas não sei se é boa idéia fazer esse tipo de ligação, e que tipo de efeito colateral isso poderia causar.

Pata de elefante nele!!!

Adenilson
Ativo

Mensagem por Adenilson »

YanKleber, tb não sei muito sobre o assunto, o que sei é somente de ler.

mas esta informação de que o monofasido 220 é formado por dois fios 1 fase (220) e um netro é nova para mim.
Até onde eu sei o monofásico 220 é feito de duas fases 127. Ou pelo menos eu sempre entendi isso. Mas posso estar equivocado, como disse não é a minha praia.
Adenilson Salmo da Silva

YanKleber
||||||||||||||||

Mensagem por YanKleber »

Adenilson escreveu:YanKleber, tb não sei muito sobre o assunto, o que sei é somente de ler.

mas esta informação de que o monofasido 220 é formado por dois fios 1 fase (220) e um netro é nova para mim.
Até onde eu sei o monofásico 220 é feito de duas fases 127. Ou pelo menos eu sempre entendi isso. Mas posso estar equivocado, como disse não é a minha praia.
Não, Adenilson, se fosse apenas UMA fase seria MONO-fásico. O BI-fásico é formado por DUAS fases 127V + neutro. Existe também o trifásico, que são justamente 3 fases de 127V cada + neutro.

Assim:

MONO = UM
BI = DOIS
TRI = TRÊS

Pata de elefante nele!!!

YanKleber
||||||||||||||||

Mensagem por YanKleber »

Adenilson,

Basicamente, é só pensar assim:

a) se entra voltagem por UM fio, é monofásico
b) se entra voltagem por DOIS fios, é bifásico
c) se entra voltagem por TRÊS fios, é trifásico

Isso é independente da tensão (voltagem) que vem pelo fio. Tensão é uma coisa, se é monofásico, bifásico ou trifásico é outra coisa. São conceitos diferentes.

Enquanto a tensão determina a voltagem que chega, o "x-fásico" determina como a voltagem chega (se em um, dois ou três fios).

Exemplos:

127V monofásico -> uma fase de 127V + neutro
127V bifásico -> duas fases de 127V + neutro
127V trifásico -> três fases de 127V + neutro
220V monofásico -> uma fase de 220V + neutro
Etc...

Curiosidade: no caso de ambientes industriais onde existem máquinas que consomem tensões mais elevadas como 380V monofásico, 600V monofásico, etc, o fornecimento de energia é completamente diferente. Normalmente entra os 13.000V direto dos cabos de alta tensão e o transformador ao invés de ficar no poste, fica na fábrica, e, lá dentro é feito um PA (quadro de alta tensão) ligado ao transformador que distribui as tensões que forem necessárias. Normalmente os prédios que têm elevador é a mesma coisa, ou seja, o transformador fica no prédio e distribui para os apartamentos, justamente porque as máquinas do elevador necessitam uma tensão elevada para funcionarem.

Leia aqui:
http://www.rta.com.br/conceito-de-redes ... rifasicas/

Pata de elefante nele!!!

Lukas
Ativo

Mensagem por Lukas »

Boa noite pessoal, o topico ta ficando interessante heim rsrsrrrs...

Onde moro é assim, rede bifasica, com tres fios, dois com 127 e um neutro...ha lugares com redes monofasicas, uma fase de 127 e um neutro...

Amigos, hj fui visitar a obra, a qual pretendo fazer a instalação eletrica, confesso que fique assustado, sao mtas tomadas... sera que vou dar conta????

Tecnicamene me sinto instruido, porém, a pratica eh que vai me mostrar o quanto estou preparado...

Pretendo montar um quadro simples, sem IDR ou DPS... usando os dijuntores conforme nosso amigo Yan compartilhou...

Penso em dividir os dijuntores em comodos. Ou sera melhor do modo certo, tomadas e iluminação de forma separada?

A casa eh pequena, 70m2, porem, nunca imaginei que em uma casa caberia tantas tomadas rsrsrsrs...

logo tentarei desenhar o projeto....

abraços...

Adenilson
Ativo

Mensagem por Adenilson »

Yankleber, eu acho, que tem lugares aonde a energia vinda da rede é 220 sendo que chega na residencia 2 fases de 127 sem o uso do neutro. Esta opção de que em 1 perna tem 220 e na outra é o neutro, eu não sabia...
Brasilia por exemplo, eu acho que é assim.
Adenilson Salmo da Silva

YanKleber
||||||||||||||||

Mensagem por YanKleber »

Lukas escreveu:Boa noite pessoal, o topico ta ficando interessante heim rsrsrrrs...

Onde moro é assim, rede bifasica, com tres fios, dois com 127 e um neutro...ha lugares com redes monofasicas, uma fase de 127 e um neutro...

Amigos, hj fui visitar a obra, a qual pretendo fazer a instalação eletrica, confesso que fique assustado, sao mtas tomadas... sera que vou dar conta????

Tecnicamene me sinto instruido, porém, a pratica eh que vai me mostrar o quanto estou preparado...

Pretendo montar um quadro simples, sem IDR ou DPS... usando os dijuntores conforme nosso amigo Yan compartilhou...

Penso em dividir os dijuntores em comodos. Ou sera melhor do modo certo, tomadas e iluminação de forma separada?

A casa eh pequena, 70m2, porem, nunca imaginei que em uma casa caberia tantas tomadas rsrsrsrs...

abraços...
Lukas, aqui em casa eu fiz circuitos independentes de luz e tomadas, mas nao fiz por cômodo, pois senao ficariam muitos disjuntores. Os quartos e a sala tem uma media de 12 tomadas cada. No total se nao me engano sao 56 tomadas, sendo que eu as dividi em 5 disjuntores, sem contar os circuitos de chuveiro, microondas, aquecedores de torneira que sao separados. Isso deu uma media de 11 tomadas por disjuntor, e pode parecer muito mas na realidade as tomadas nao estarão sendo todas utilizadas ao mesmo tempo, então nao há problema algum. Para a iluminação eu usei três circuitos elas: um para cada metade da casa e útero para as luzes de fora. Também nao usei IDR e nem DPS.

Para as tomadas foram disjuntores de 16A e fio 2,5mm
Para a iluminação foram disjuntores de 10A e fio 1,5mm
Para o chuveiro foi disjuntor de 32A bicolor e fio 6mm
Para as torneiras e o microondas foi disjuntor de 25A bipolar e fio 4mm

Pata de elefante nele!!!

YanKleber
||||||||||||||||

Mensagem por YanKleber »

Lukas escreveu:Boa noite pessoal, o topico ta ficando interessante heim rsrsrrrs...

abraços...
Lukas, aqui em casa eu fiz circuitos independentes de luz e tomadas, mas nao fiz por cômodo, pois senao ficariam muitos disjuntores. Os quartos e a sala tem uma media de 12 tomadas cada. No total se nao me engano sao 56 tomadas, sendo que eu as dividi em 5 disjuntores, sem contar os circuitos de chuveiro, microondas, aquecedores de torneira que sao separados. Isso deu uma media de 11 tomadas por disjuntor, e pode parecer muito mas na realidade as tomadas nao estarão sendo todas utilizadas ao mesmo tempo, então nao há problema algum. Para a iluminação eu usei três circuitos elas: um para cada metade da casa e útero para as luzes de fora. Também nao usei IDR e nem DPS.

Para as tomadas foram disjuntores de 16A e fio 2,5mm
Para a iluminação foram disjuntores de 10A e fio 1,5mm
Para o chuveiro foi disjuntor de 32A bicolor e fio 6mm
Para as torneiras e o microondas foi disjuntor de 25A bipolar e fio 4mm

Pata de elefante nele!!!

Lukas
Ativo

Mensagem por Lukas »

muito bem Yan, tenho certeza que ficou otima sua instalação, mas quanto tempo levou???

To ainda meio assustado com o trabalho rsrrrrsrs...

Mas estou aguardando minha amiga decidir se vai pagar um eletricista de verdade rsrsrs

Mas estou aprendendo muito aqui, tenho certeza que alguns amigos tb estão acompanhando... rsrsrs

Obrigado Yan... Tenha um bom final de semana...

Abraços...

YanKleber
||||||||||||||||

Mensagem por YanKleber »

Lukas, eu nao fiz tudo de uma vez então nao sei lhe dizer quanto tempo gastei, mas nao é nada do outro mundo. Normalmente se pegar firme, isso é trabalho para uns dois dias. Vou te dar três sugestões:

1) antes de mais nada faça um projeto no papel, e calcule todo o material necessário. Mesmo fazendo isso ainda vai faltar coisas. Fios e disjuntores sao o básico, mas você vai precisar ainda de caixa de distribuição, bocais, interruptores, tomadas, fita isolante e as ferramentas.
2) os pedreiros deixaram arame dentro dos conduítes para facilitar a passagem dos fios? Se nao, já adianto que você vai suar um pouco - providencie um passa-fio com comprimento de no mínimo o maior conduíte que terá que passar. Ah, e nao caia na besteira de comprar fio rígido: compre cabinho flexível.
3) arranje um ajudante, você vai precisar!

Pata de elefante nele!!!

paulocesar
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Paulo
Data de Nascimento: 25 Abr 1970
Hobby: marcenaria
Profissão ou ocupação: Estudante
Localidade: Caçapava

Mensagem por paulocesar »

Lukas escreveu:Boa noite amigos!

Fazer uma ligação com apenas dijuntores parece ser simples... Porem, sei que nao estou certo em tudo, pesquisei pela net, assisti videos, mas... aqui sei que tem pessoas que podem me ajudar a entender os nomes dos componetes adequados, como por exemplo, aquela borrachinha que fica apos a ligação do dijuntor...
O fio 2,5 utilizado para as tomadas, podem sair do dijuntor e ser dividido entre as tomadas? ou o fio que sobe para as tomadas antes de serem divididos precisa ser um pouco mais?
Qual fio usar para instalação de ar-condicionado?
As emendas, são feitas como antigamente, ou existem conectores?
Abraços...
Olá Lucas, vi hoje o seu tópico, talvez vc já teve ter feito a instalação, porém se caso ainda não se aventurou e resta-lhe dúvidas, mande uma mp com um pequeno esboço da planta marcando os pontos de luz, tomadas e tomadas especificas (chuveiro, ar, geladeira, etc), que farei um rascunho dos componentes que serão utilizados e como utilizar.
Abraço

Responder

Voltar para “Eletrônica, Eletricidade, Áudio, Vídeo, Fotografia, Informática, CNC, e Assuntos Relacionados..”