Qual a diferença em ligar um motor trifazico em Triangulo ou estrela?
sei que um é 220 e o outro 380 e sei que a ligação do 220 vc une algumas pontas enquanto o 380 vc junta o 1,2,3 e liga o 4, 5 e 6 nos tres positivos da rede.
no 220, ou seja em triangulo (delta) é ligado tambem nas tres fases do trifasico ou é em duas e um neutro??
e qual a diferença pratica das duas coisas?
Re: Ajuda dos eletrotecnicos
Enviado: Dom Out 04, 2015 4:13 pm
por chatara
Adenilson veja esta matéria
Partida estrela-triângulo
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Exemplo: Diagrama de comando e potência para partida Estrela-Triângulo.
A Partida estrela-triângulo é um método de partida de motores elétricos trifásicos, que utiliza uma chave de mesmo nome. Esta chave, que pode ser manual ou automática, é interligada aos enrolamentos do motor, que devem estar acessíveis em 6 terminais.
Neste método o motor parte em configuração estrela que proporciona uma maior impedância e menor tensão nas bobinas diminuindo assim a corrente de partida o que ocasionará uma perda considerável do conjugado (torque) de partida.
Através desta manobra o motor realizará uma partida mais suave, reduzindo sua corrente de partida a aproximadamente 1/3 da que seria se acionado em partida direta.
Como o motor parte em estrela, a corrente que passará por seus terminais em fase equivalerá a If será equivalente a In a corrente de linha da rede, porém com tensão de Vf=Vl/(raiz quadrada de 3).
A Partida Estrela-triângulo não pode ser utilizada em qualquer situação. É necessário que o motor tenha disponível pelo menos seis terminais dos enrolamentos e que a tensão nominal (tensão da concessionária) seja igual à tensão de triângulo do motor.
Um ponto importantíssimo em relação a este tipo de partida de motor elétrico trifásico, é que o fechamento para triângulo só deverá ser feito quando o motor atingir pelos menos noventa por cento da rotação nominal. Logo, o ajuste de tempo de mudança estrela-triângulo deverá estar baseado neste fato. O uso de um tacômetro é crucial nesta tarefa na primeira vez que for testar o sistema com carga. A mudança da configuração para triângulo sem que o motor tenha atingido este percentual de rotação provocaria pico de corrente praticamente igual ao que teria se usasse partida direta. Se o motor em questão não preenche este quesito por conta da carga instalada, é conveniente que seja usado outro tipo de partida como: Chave compensadora (Partida compensadora), Soft-starter ou até mesmo um Inversor de frequência nesta função.
Re: Ajuda dos eletrotecnicos
Enviado: Dom Out 04, 2015 4:19 pm
por Adenilson
chatara para eu ligar direto na rede sem uma chave especial para isso somente um liga/desliga qual é a opção correta?
220 ou seja triangulo ou 380 Y???
obrigado pela informação
Re: Ajuda dos eletrotecnicos
Enviado: Dom Out 04, 2015 5:30 pm
por Adenilson
andei olhando algumas coisas na rede... e vamos lá.
Meu motor é abaixo de 7,5 CV então posso ligar ele diretamente, provavelmente com o uso de um disjuntor trifasico para que se falte uma fase ele desligue. E para acional o motor uma chave simples de liga e desliga.
porem ainda me fica uma duvida para a ligação direta como mencionado acima posso usar qualquer uma das duas opções de ligação de um motor trifasico? ou seja:
A - 220V - fios 1 e 6 ligados em L1 - Fios 2 e 4 em L2 - fios 3 e 5 em L3
B -380 V fios 1,2,3 em curto (ligados juntos) fios 3 L1 - Fio 4 L2 - Fio 5 L3
ou tem que ser uma em especifico para ligação direta?
Re: Ajuda dos eletrotecnicos
Enviado: Dom Out 04, 2015 6:14 pm
por chatara
Adenilson, disjuntor trifásico não desliga por falta de fase!!! Só desliga quando uma ou mais fases estiverem em curto e esquentando .
ligue as 3 fases na tensão menor que é 220
abss
Re: Ajuda dos eletrotecnicos
Enviado: Dom Out 04, 2015 6:35 pm
por Adenilson
obrigado Chatara.... to vendo tambem o uso do tal disjuntor motor.... descobri isso que o disjuntor nao desarma com a falta de fase... nao sabia...
Re: Ajuda dos eletrotecnicos
Enviado: Dom Out 04, 2015 7:49 pm
por alflopesrj
Adenilson,
A questao da falta de fase, vc pode usar uma contatora em conjunto com um rele termico. O rele tem de estar devidamente ajustado para a corrente do motor. Quando há a falta de fase, acontece um desbalanceamento na corrente e o rele desarma protegendo o motor.
Abraço,
Antonio
Re: Ajuda dos eletrotecnicos
Enviado: Dom Out 04, 2015 11:07 pm
por caradepau
A questão Delta ípsilon, se detêm á voltagem da rede trifásica, por ex.: se a rede tri for de 220 V entre fases, sua ligação deverá ser em delta porque as bobinas estão calculadas para uma tensão de 220, já se a rede tri for de 380 V entre fases, um dos lados das três bobinas deve ser jampeado para simular um neutro, dessa forma a tensão nas bobinas ficará também em 220 V.
Re: Ajuda dos eletrotecnicos
Enviado: Qua Out 07, 2015 2:01 am
por Giulliano
Bom dia.
Meu motor é trifásico e minha rede elétrica tbm é!
A ligação foi a triângulo.
Para não correr riscos de sobrecarregar os disjuntores do quadro de distribuição, fiz Jumper (puxei os cabos na entrada dos disjuntores).
Uso com um disjuntor tripolar (mais contatora e receptora de controle remoto, projeto de separação/coleta de pó).
No meu canal do YOUTUBE, tem dois videos, mas infelizmente não foquei essa parte.
Desembarcando posto a ligação.
Att;
Giulliano.
Re: Ajuda dos eletrotecnicos
Enviado: Qua Out 07, 2015 7:13 am
por PC64
Giulliano escreveu:...
No meu canal do YOUTUBE, tem dois videos, mas infelizmente não foquei essa parte.
......
Onde está o link para o seu canal...
Re: Ajuda dos eletrotecnicos
Enviado: Qua Out 07, 2015 10:54 pm
por Giulliano
PC64 escreveu:
Giulliano escreveu:...
No meu canal do YOUTUBE, tem dois videos, mas infelizmente não foquei essa parte.
......