Página 1 de 1
Re: CNC a Laser
Enviado: Qua Abr 16, 2014 1:33 am
por chatara
que maravilha Fabio, esse esquadro ficou legal, o original é estupidamente caro!!.
como vc levou as medidas das peças,em que arquivo?
abss
Re: CNC a Laser
Enviado: Qua Abr 16, 2014 7:57 am
por Vespasiano
Sem dúvida um espetáculo de máquina!!!!
Mas esse esquadro é show heim!!! Só que o preço...
Agora, o seu não vai perder nada pra ele amigo Fábio Reis, ainda mais feito em uma máquina dessas de extrema precisão...
Se seu primo aceitar encomendas podemos conversar...
Abraço,
Vespa
Re: CNC a Laser
Enviado: Qua Abr 16, 2014 9:54 am
por Redbaron
Fabio
Essa máquina é o sonho de todo mundo que gosta de CNC, ela é simplesmente fantástica, o teu primo irá fazer trabalhos profissionais ou ainda é só hobby? Só na marcenaria tem um monte de coisas que dá para fazer com uma máquina dessas.
Outra máquina de sonho são as impressoras 3D. Tenho certeza que irá explorar muito o primo rss
Um grande abraço
Pedro
Re: CNC a Laser
Enviado: Qua Abr 16, 2014 10:47 am
por Vespasiano
Ambas as máquinas são, posso dizer que fascinantes!!!!
Me chamou atenção nessa impressora 3D, visto em outra matéria, que ela tem a possibilidade de fazer próteses para deficientes físicos, que até então custam verdadeiras fortunas, acessível somente a poucos. Com essa impressora 3D conseguiu se fazer próteses a um custo infinitamente baixo se comparado ao atual. Obviamente que depende do material utilizado, mas já é um grande começo. Sem contar a precisão que essas máquinas tem.
Muito legal isso!
Abraço a todos,
Vespa
Re: CNC a Laser
Enviado: Qua Abr 16, 2014 5:05 pm
por Lauro
Sensacional Fábio! A torre eu já vi ao vivo

. Mas esse esquadro, hein

. Tem como?

. Abraços!
Re: CNC a Laser
Enviado: Qua Abr 16, 2014 10:47 pm
por Fabioreis
Chatara,
Eu fiz os desenhos em Sketchup e salvei em .skp
O meu primo abriu no AutoCad e salvou de novo, agora em .dwg
O arquivo .dwg é lido pelo computador da CNC e aí é só dar o comando para cortar.
Pedro,
A máquina é para trabalhos profissionais. Ele tem feito lembrancinhas em acrílico para festas de criança, adesivos, letreiros, etc... O que aparece, ele manda ver !
Vespa, Lauro,
Estou te enviando uma MP para vocês.
Re: CNC a Laser
Enviado: Qui Abr 17, 2014 8:16 am
por PC64
Fábio,
Bela máquina....
Dá para fazer coisas legais, mas acho que no caso da torre perde um pouco a graça, pois a do Mestre Zelāo é uma obra de arte. A feita na máquina, embora perfeita, é um produto industrializado!
Também gostei dos esquadros. Pelo que vi o seu primo vai pagar a máquina vendendo esquadros aqui no fórum.

Re: CNC a Laser
Enviado: Sex Abr 18, 2014 12:00 am
por Fabioreis
Concordo totalmente, PC.
A torre do Mestre Zelão é uma verdadeira obra de arte ! Não tem como comparar com uma feita pela máquina.
Por outro lado, o Zelão não tem como atender uma demanda mesmo que pequena, pois ele demora dias, talvez semanas, para terminar uma.
A CNC corta todas as peças em aproximadamente 10 minutos. Aí gasta-se mais uns 20 para montar/colar. Ao final de um dia de trabalho você tem 20~30 torres.
E para quem não conhece o trabalho do Zelão, a torre feita pela CNC é muito bonita. Ele já vendeu dezenas delas, nos mais diversos tamanhos.
Esse é só mais um dos campos onde o trabalho artesanal vem perdendo seu valor, pouco a pouco sendo substituído pela produção em série que é economicamente muito mais viável.
Re: CNC a Laser
Enviado: Sex Abr 18, 2014 8:33 am
por PC64
É Fábio,
O Zelāo nāo teria como cobrar o trabalho dele. Poucos reconheceriam e pagariam. Parece que ele levou duas semanas naquele trabalho!
Outro dia eu ví no Pequenas Empresas & Grandes Negócios uma máquina de dobrar acrílico para fazer porta-retratos e demais utensílios. Era basicamente um fio que esquentava o acrílico na linha onde a chapa seria dobrada. É lógico que a máquina tinha uns batentes reguláveis para fazer a dobra no local desejado e mais alguns controles. O seu primo tem uma? Como foi que você dobrou o seu protetor de fresa?
Aliás, quando eu fizer a minha mesa, vamos fazer uma visita bara essa sua brimo, pois vou encomendar um. Fala para ele nāo jogar o projeto fora! Outra coisa que estava pensando em fazer sāo blast gates. Acho que ficariiam show!
Re: CNC a Laser
Enviado: Sex Abr 18, 2014 11:06 am
por jlunge
Muito legal Fábio ... realmente é uma máquina e tanto!!
Os trabalhos ficaram maravilhosos mesmo ...
Estou prestes a começar a minha CNC Router (Se tudo der certo!!!) ... já conversei com nosso amigo Wadjo que me atendeu prontamente! Vamos ver oq vai dar ...
Grande abraço.
Re: CNC a Laser
Enviado: Sex Abr 18, 2014 7:59 pm
por Fabioreis
PC64 escreveu: Como foi que você dobrou o seu protetor de fresa?
Paulo,
Existe uma regulagem na potência do feixe de luz. De acordo com a dureza do material, você regula a potência para cortar totalmente ou apenas riscar.
Então ele fez um risco no local da dobra e depois, com um soprador térmico, amoleceu o acrílico, fez a dobra, alinhou 90o. com o esquadro, deu uma assoprada para esfriar e pronto. Endurece na hora e fica firme no lugar !
Re: CNC a Laser
Enviado: Sáb Abr 19, 2014 12:20 pm
por mellado
Fábio a maquina do seu primo corta mdf com quantos milimetros, dependendo da espessura que corta poderia fazer feather boards de mdf sob encomenda.
Re: CNC a Laser
Enviado: Sáb Abr 19, 2014 11:35 pm
por Marcos
Vixe mãe. A coisa é danada de boa... CNC a Laser. Matou a pau
Re: CNC a Laser
Enviado: Dom Abr 20, 2014 12:41 am
por ReyFilho
Olá Fábio!
A máquina é sensacional, e se o seu primo aceitar encomendas do esquadro, ele vai vender de monte por aqui, é só anunciar!
Um abraço
Re: CNC a Laser
Enviado: Dom Abr 20, 2014 2:58 am
por Fabioreis
Mellado,
Eu vi cortes de MDF até 6mm, mas tenho certeza de que a máquina é capaz de fazer muito mais que isso - basta fazer vários passes (no fundo, é o mesmo procedimento que usamos para cortar/fresar peças mais grossas - dá-se um passe a mais e tudo se resolve !).
Mas acho que MDF não é o material ideal para featherboards... o MDF não é flexível quanto cortado em tiras muito finas... tenho a impressão de que um plástico fibroso, tipo polipropileno, vai funcionar melhor.
Mas o ideal mesmo é cortar para ver. Vou falar com ele !
Re: CNC a Laser
Enviado: Dom Abr 20, 2014 11:52 am
por mellado
Valeu, vou entrar em contato com ele Para Ver quanto fica o protetor para fresa.