

Estou agora ouvindo Rick Astley no Winamp, gosto deste Skin que deixa um visual retro com VUs analógicos

Um dos software mais antigos de música digital on-line, lançado nos primórdios da onda dos MP3, vai encerrar suas atividades em 20 de dezembro, após 15 anos memoráveis.
De acordo com o “University Herald”, a AOL, empresa dona do software, decidiu descontinuar tanto o Winamp quanto seus serviços associados à web. O software continuará a funcionar, mas não estará mais disponível para download após a data estipulada.
“O Winamp.com e serviços web associados a ele deixarão de estar disponíveis após 20 de dezembro de 2013. Além disso, os tocadores Winamp Media deixarão de estar disponíveis para download. Faça o download da última versão antes dessa data. Obrigado por apoiar a comunidade Winamp por mais de 15 anos”, disse um comunicado divulgado no site da empresa.
O player e visualizador de música digital para Windows foi criado por Justin Frankel e Dmitry Boldyrev, ex-alunos da Universidade de Utah. O software foi inicialmente chamado Nullsoft. Dois anos depois, a AOL adquiriu o serviço, quando comprou o Nullsoft por US$ 80 milhões em ações.
Mas a decisão da AOL de suprimir serviços do popular player de áudio não vem como uma surpresa. O software não vinha sendo atualizado há um longo tempo. Além disso, a crescente popularidade e supremacia do iTunes e Windows Media Player ocasionaram o desaparecimento do Winamp no lotado mundo tecnológico.
O desligamento do Winamp, “diz muito sobre o utilitarismo vicioso do mundo da tecnologia e sobre sua predisposição para eliminar aplicações e serviços que tenham deixado de ser utilizados pela grande massa de usuários”, Justin Peters escreveu no “Slate".
Em uma tentativa de começar de novo e competir com os mais recentes softwares no mercado, o Winamp lançou sua edição de 10 º aniversário em 2007, com uma versão Android do aplicativo em 2010 e o Winamp Sync for Mac em 2011. Mas ele não conseguiu conquistar (ou reconquistar) os corações, o que levou à sua morte.
Apesar de vários softwares terem sido introduzidos para atender às crescentes demandas de música on-line, os fãs ainda estão se sentindo nostálgicos sobre o fechamento do Winamp.
“O Winamp é um pioneiro na revolução da música digital e o iTunes não existiria sem o trabalho inovador que eles fizeram", diz Michael Robertson, veterano na música on-line e fundador do MP3.com, disse o "Mashable". "Os caras por trás do Winamp foram pioneiros que merecem um lugar no hall da fama da música”.