Fonte Parruda ATX

Projetos e reparos Eletrônicos ligados a Madeira ou Não!
Esquemas, caixas de som, racks, etc.
Projetos ligados a fotografia, vídeos e filmagem.
Modelismo - Plastimodelismo - Aeromodelismo - Ferromodelismo - Miniaturas

Responder
Avatar do usuário
Edu
Administrador
Mensagens: 7685
Registrado em: Qui Nov 08, 2012 5:18 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): José Eduardo
Data de Nascimento: 30 Out 1960
sexo: Masculino
Hobby: Áudio, Marcenaria e Bricolagem
Profissão ou ocupação: Professor de TI PEB1
Localidade: Bady Bassitt
Estado: SP
País: BR
Localização: SJRP - SP

Fonte Parruda ATX

Mensagem por Edu »

Eu sempre precisei de uma fonte de 12V por uns 20A, para testes de bancada, mas são caras, então eu tinha aqui uma fonte de 600W que fornece em: 5V - 20A, 3,3V - 20A, 12V - 39A, -12V - 500ma, e também -5V e +5VSB 2,5A, mas não vou usar estas tensões de saída.
81483_index_gg.jpg
Mas tinha um porem... eu ganhei está fonte com defeito, ela ligava e desarmava, bom abri ela e verifiquei 2 capacitores eletrolíticos de saída alterados, valor 1000MF 10V, troquei por 2 de 1000MF 25V, a fonte voltou a ligar, aí recorri aos Irmãos Ching e LIng e comprei uma PCI jogo de conectores que transforma fonte ATX em fonte de laboratório, tem também 4 fusíveis, e 4 meters pequenos, e mais uma caixa de montagem eletrônica, exatamente do tamanho da frente da fonte.

Valores:
PCI ATX: D$ 1,90 (Aliexpress)
Meter: D$ 0,90 cada (Aliexpress)
Caixa para montagem R$ 20,00.
Fonte Digratis
Image 2019-07-19 at 20.30.20.jpeg
WhatsApp Image 2019-07-19 at 20.31.30.jpeg
Cortei os fios excedentes e usei apenas os do conector da placa mãe que entra na PCI adaptadora.

Segue fotos da fonte pronta:
Image 2019-07-23 at 19.01.23.jpeg
Image 2019-07-23 at 19.02.48.jpeg
Image 2019-07-23 at 19.01.37.jpeg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Abraços
Edú

Temos de respeitar nossas máquinas, excesso de confiança nunca foi boa compania!

-

-


Redelease https://www.redelease.com.br/
Avatar do usuário
Edu
Administrador
Mensagens: 7685
Registrado em: Qui Nov 08, 2012 5:18 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): José Eduardo
Data de Nascimento: 30 Out 1960
sexo: Masculino
Hobby: Áudio, Marcenaria e Bricolagem
Profissão ou ocupação: Professor de TI PEB1
Localidade: Bady Bassitt
Estado: SP
País: BR
Localização: SJRP - SP

Re: Fonte Parruda ATX

Mensagem por Edu »

Ao abrir está fonte me deparei com uma peça, estranha que tem 4 fios que não vão conectados a nada, dando a impressão de serem 4 antenas, bom minha curiosidade técnicos me fez abrir esta peça e ver o que tinha dentro, tinha uma massa branco mais mole que cimento e internamente uma pó metálico magnético misturado com resina.

Aí entra minha pergunta para que serve este bloco se não tem ligação com o circuito:
seria peso morto :[-X:
Seria uma espécie de filtro para atrair possível ruído de alta frequência gerado pelo circuito da fonte /think

Queria a ajuda dos amigos que sabem o que é este componente passivo nesta fonte, para uma possível explicação.

Observei outras fonte de outras marcas, e também ví este componente nelas nelas:

Segue fotos do ET.

Image 2019-07-19 at 10.42.51.jpeg
Image 2019-07-19 at 11.07.37.jpeg
Aqui montei novamente recoloquei no local de origem:
Image 2019-07-19 at 11.03.36.jpeg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Abraços
Edú

Temos de respeitar nossas máquinas, excesso de confiança nunca foi boa compania!

-

-


Responder

Voltar para “Eletrônica, Eletricidade, Áudio, Vídeo, Fotografia, Informática, CNC, e Assuntos Relacionados..”