Elevador de Tupia CNC

Projetos e reparos Eletrônicos ligados a Madeira ou Não!
Esquemas, caixas de som, racks, etc.
Projetos ligados a fotografia, vídeos e filmagem.
Modelismo - Plastimodelismo - Aeromodelismo - Ferromodelismo - Miniaturas

Responder
PC64
Colaborador Master
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Paulo Celso
Data de Nascimento: 24 Mar 1964
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Engenheiro
Localidade: Sāo Paulo
Estado: SP
País: BR
Contato:

Elevador de Tupia CNC

Mensagem por PC64 »

Caros colegas,

Estou querendo fazer uma mesa para colocar minha tupia invertida (só depois que eu acabar o armário da patroa). Andei pesquisando alguns modelos e já tenho ideia de como será a mesa. Também andei vendo alguns tipos de elevador, pois minha tupia (Black & Decker) não dispõe de parafuso para elevação como a Hitachi.

Depois de ver vários projetos de elevador pensei em fazer um onde a tupia seria movimentada através de uma rosca sem fim. Pensei então em colocar um motor para acionar a elevação. Aí começou a "viagem":

Vou colocar um motor e dois botões tipo campainha: um para subir e outro para descer a tupia;
Já que eu vou colocar um motor, poderia ser um motor de passo. É mais fácil de controlar os ajustes finos;
Caramba, mas já que é um motor de passo, eu consigo controlar a elevação automaticamente. Basta um controlador
:up:

Meu elevador teria os seguintes componentes: motor de passo, controlador, teclado numérico e um display.
O funcionamento seria o seguinte: após a colocação da fresa o sistema entraria no modo de calibração. Esse modo consistiria em zerar a altura da fresa, ou seja, informar ao controlador que a fresa está rente à mesa. A fresa seria posicionada na altura zero e isso seria informado ao controlador.
Após a calibração o sistema esá pronto para uso. Seria digitada a altura que se deseja elevar a fresa. O sistema enviaria um comando para o motor avançar um determinado número de passos, acionando o elevador atá a altura desejada.

Tenho um pouco de habilidade em eletrônica. Já cheguei até a fazer placa de circuito impresso, mas isso foi há mais de 30 anos (nossa, como estou velho!). Acho que sou capaz de integrar componentes básicos.
Sei que existem placas acopladas em computadores que controlam motores através de software, entretanto não gostaria de usar um computador. Micro e marcenaria não combinam. Muita poeira. O único gadget que entra na oficina é o iPad, e mesmo assim encapado, pois ele é à prova de poeira. Usar um computador seria como matar passarinho com canhão. Acho que isso é muito simples e deve existir algo semi-pronto, afinal é a mais básica das funcões de um controlador.

Pensem na utilidade de um dispositivo desses. Acionar o elevador é apenas uma delas. Uma vez tendo o dispositivo ele poderia ser adaptado para regular com precisão a altura e inclinação da serra circular, adaptado em jigs para correr um batente, etc.

Será que é possível ou viajei demais? Tá legal, eu sei que é frescura! Mas como diz o Fabrício, vale o aprendizado para todos nós. Pretendo postar todas as etapas do projeto. Por enquanto é só uma ideia. Um dia, quem sabe, se tornará realidade.

Toda ajuda será bemvinda. :up:
Abs,
Paulo Celso

Meu blog: http://cafofodopc.blogspot.com.br/

Redelease https://www.redelease.com.br/
Marcos
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Marcos
Data de Nascimento: 15 Nov 1949
Profissão ou ocupação: Nenhuma
Localidade: Brasilia
Estado: DF
País: Br

Re: Elevador de Tupia CNC

Mensagem por Marcos »

Paulo, existem inúmeros vídeos no Youtube sobre como fazer o que você deseja. Com ou sem motor. Aliás, motor não é uma coisa que acho interessante por ser mais complicado de controlar na hora do ajuste fino. Tem alguns com o uso de uma parafusadeira velha e por aí afora.
Um dos mais inteligentes e simples que já vi foi o desenvolvido pelo Samuel, aqui do fórum. Tem um post dele explicando o passo a passo e muitas fotos. Procure por mesa para tupia ou tupia invertida que vai ser fácil achar.

Lauro
Membro Mebista
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Lauro
Data de Nascimento: 08 Fev 1970
Hobby: marcenaria
Profissão ou ocupação: cartorário
Localidade: São Paulo

Mensagem por Lauro »

A ideia é bem legal Paulo :up: . Não manjo nada de eletrônica, então vou ficar só acompanhando :D . Boa sorte e abraços!
Lauro.

PC64
Colaborador Master
Contato:

Mensagem por PC64 »

Marcos escreveu:Paulo, existem inúmeros vídeos no Youtube sobre como fazer o que você deseja. Com ou sem motor. Aliás, motor não é uma coisa que acho interessante por ser mais complicado de controlar na hora do ajuste fino. Tem alguns com o uso de uma parafusadeira velha e por aí afora.
Um dos mais inteligentes e simples que já vi foi o desenvolvido pelo Samuel, aqui do fórum. Tem um post dele explicando o passo a passo e muitas fotos. Procure por mesa para tupia ou tupia invertida que vai ser fácil achar.
Marcos,
A vantagem do motor de passo é essa. Você tem absoluto controle para fazer o ajuste fino. Ele não gira. Dá pequenos avanços controlados. A controladora envia pulsos para o motor e ele vai avançando, passo a passo.
Como a tupia subirá de acordo com o passo da rosca sem fim, é fácil correlacionar os passos do motor com a subida da fresa.
Já o motor de uma parafusadeira você não consegue controlar mesmo, tornando o ajuste fino difícil.
Vou pesquisar a mesa de tupia do Samuel. :up:
Lauro escreveu:A ideia é bem legal Paulo :up: . Não manjo nada de eletrônica, então vou ficar só acompanhando :D . Boa sorte e abraços!
Lauro,
A parte eletrônica não é complicada. São kits que se integram facilmente. O problema é que eu não quero usar um computador para comandar a controladora do motor. Aí o bicho vai pegar.
Por enquanto é só uma ideia. Tenho um proojeto em andamento que precisa ser terminado, mas nada impede de se pensar no próximo. :up:
Abs,
Paulo Celso

paulosena
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Senna
Data de Nascimento: 15 Mar 1914
Hobby: Pescaria
Profissão ou ocupação: Pescador
Localidade: medford
Estado: MA
País: US

Mensagem por paulosena »

o projeto 'e ambicioso e plausivel mas vale a pena todo esse investimento e trabalho pra uma black and decker?
Se quiser ir rápido vá sozinho mas se quiser ir longe va acompanhado

VANGODIAS
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Vanderley
Data de Nascimento: 09 Jan 1962
Hobby: marcenaria
Profissão ou ocupação: Contador
Localidade: Senador Canedo
Estado: Go

Mensagem por VANGODIAS »

Caro Paulo, acho que é o que você deseja, veja o blog e video desse los hermano, tem outras coisas bacanas lá
http://www.enredandonogaraxe.com/2013/0 ... adora.html
"Na vida, não vale tanto o que temos, nem tanto importa o que somos.
Vale o que realizamos com aquilo que possuímos e, acima de tudo, importa o que fazemos de nós!"
(Chico Xavier)

PC64
Colaborador Master
Contato:

Mensagem por PC64 »

paulosena escreveu:o projeto 'e ambicioso e plausivel mas vale a pena todo esse investimento e trabalho pra uma black and decker?
Paulo,
Eu sei que não vale a pena pela tupia e pelo quanto eu uso dela. Mas vale pelo desafio e pelo aprendizado. Eu quero principalmente dominar a tecnologia.

O dispositivo servirá para qualquer coisa. No futuro eu posso trocar a tupia ou adaptá-lo para outras funções. É apenas um início. Basicamente estou construindo um dispositivo que dada uma distância ele faz uma porca se deslocar numa rosca sem fim. Já pensou se tivéssemos algo assim, pronto. Não estou pensando no lado comercial. Faço isso apenas por hobby, mas seria interessante ter um dispositivo desses à venda numa loja. :up:
Abs,
Paulo Celso

PC64
Colaborador Master
Contato:

Mensagem por PC64 »

VANGODIAS escreveu:Caro Paulo, acho que é o que você deseja, veja o blog e video desse los hermano, tem outras coisas bacanas lá
http://www.enredandonogaraxe.com/2013/0 ... adora.html
Vanderley,

Eu ainda não me decidi qual o sistema que vou usar para fazer o elevador. Esse usado no vídeo que você postou parece ser interessante. Ele comprime a mola através de uma rosca sem fim e cabos de aço. Esse sistema funcionaria com o dispositivo que eu quero fazer, ou seja, basta substituir a manivela movida a feijão por um motor de passo controlado digitalmente. A única coisa que eu não gostei é que fica difícil tirar a tupia da mesa para usá-la na mão por causa dos cabos de aço. Eu havia pensado em um sistema que a tupia subisse e descesse como um todo. Ela seria colocada no elevador com a fresa totalmente baixada e o elevador passaria a subir e descer todo o conjunto. Isso facilitaria a fixação da tupia no elevador.

Como o sistema de controle motorizado é mais complicado de executar eu até pensei em fazer a coisa em duas etapas: faço a mesa com o elevador acionado por uma manivela e depois substituo a manivela pelo motor. Dependendo da dificuldade é isso que vou acabar fazendo para ganhar tempo, pois posso usar a tupia com o elevador manual enquanto pesquiso e construo o elevador motorizado. :up:
Abs,
Paulo Celso

marcio39souza
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Marcio Antonio de So
Data de Nascimento: 23 Out 1962
Profissão ou ocupação: Analista
Localidade: Uberaba
Estado: MG
País: Br

Mensagem por marcio39souza »

boa tarde PC64 veja o elevador que fiz na minha foi esse do video

http://www.marceneirosebricoleiros.com. ... f=12&t=297

PC64
Colaborador Master
Contato:

Mensagem por PC64 »

marcio39souza escreveu:boa tarde PC64 veja o elevador que fiz na minha foi esse do video

http://www.marceneirosebricoleiros.com. ... f=12&t=297
Márcio,

Em primeiro ligar, parabéns. O seu elevador ficou muito bom. :1st:

Eu já havia visto esse modelo de elevador e era um dos que eu tinha em mente.
A única diferença é que eu quero colocar um motor de passo com controle numérico no lugar da manivela. :up:
Abs,
Paulo Celso

Fabioreis
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Fabio Reis
Data de Nascimento: 22 Jun 1966
Profissão ou ocupação: Aposentado
Localidade: Cotia, SP

Mensagem por Fabioreis »

Paulo,

O seu projeto é ousado e acho que você vai se divertir muito com ele. Muito sucesso com seu novo brinquedinho.

Estarei acompanhando esse tópico atentamente !

Abraços,
Fábio Reis.
Abraços,
Fábio Reis.

"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."
Chico Xavier

paulosena
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Senna
Data de Nascimento: 15 Mar 1914
Hobby: Pescaria
Profissão ou ocupação: Pescador
Localidade: medford
Estado: MA
País: US

Mensagem por paulosena »

ainda acho q vale a pena ariscar usando uma tupia mais doida ou fazer o projeto de forma q possa ser usada qualquer outro modelo de tupia ,eu sei q depois e tudo pronto vc vai desejar uma tupia do tipo chupa-cabra
Se quiser ir rápido vá sozinho mas se quiser ir longe va acompanhado

Responder

Voltar para “Eletrônica, Eletricidade, Áudio, Vídeo, Fotografia, Informática, CNC, e Assuntos Relacionados..”