Estou querendo fazer uma mesa para colocar minha tupia invertida (só depois que eu acabar o armário da patroa). Andei pesquisando alguns modelos e já tenho ideia de como será a mesa. Também andei vendo alguns tipos de elevador, pois minha tupia (Black & Decker) não dispõe de parafuso para elevação como a Hitachi.
Depois de ver vários projetos de elevador pensei em fazer um onde a tupia seria movimentada através de uma rosca sem fim. Pensei então em colocar um motor para acionar a elevação. Aí começou a "viagem":
Vou colocar um motor e dois botões tipo campainha: um para subir e outro para descer a tupia;
Já que eu vou colocar um motor, poderia ser um motor de passo. É mais fácil de controlar os ajustes finos;
Caramba, mas já que é um motor de passo, eu consigo controlar a elevação automaticamente. Basta um controlador

Meu elevador teria os seguintes componentes: motor de passo, controlador, teclado numérico e um display.
O funcionamento seria o seguinte: após a colocação da fresa o sistema entraria no modo de calibração. Esse modo consistiria em zerar a altura da fresa, ou seja, informar ao controlador que a fresa está rente à mesa. A fresa seria posicionada na altura zero e isso seria informado ao controlador.
Após a calibração o sistema esá pronto para uso. Seria digitada a altura que se deseja elevar a fresa. O sistema enviaria um comando para o motor avançar um determinado número de passos, acionando o elevador atá a altura desejada.
Tenho um pouco de habilidade em eletrônica. Já cheguei até a fazer placa de circuito impresso, mas isso foi há mais de 30 anos (nossa, como estou velho!). Acho que sou capaz de integrar componentes básicos.
Sei que existem placas acopladas em computadores que controlam motores através de software, entretanto não gostaria de usar um computador. Micro e marcenaria não combinam. Muita poeira. O único gadget que entra na oficina é o iPad, e mesmo assim encapado, pois ele é à prova de poeira. Usar um computador seria como matar passarinho com canhão. Acho que isso é muito simples e deve existir algo semi-pronto, afinal é a mais básica das funcões de um controlador.
Pensem na utilidade de um dispositivo desses. Acionar o elevador é apenas uma delas. Uma vez tendo o dispositivo ele poderia ser adaptado para regular com precisão a altura e inclinação da serra circular, adaptado em jigs para correr um batente, etc.
Será que é possível ou viajei demais? Tá legal, eu sei que é frescura! Mas como diz o Fabrício, vale o aprendizado para todos nós. Pretendo postar todas as etapas do projeto. Por enquanto é só uma ideia. Um dia, quem sabe, se tornará realidade.
Toda ajuda será bemvinda.