Esquadro pitagórico

Projetos e reparos Eletrônicos ligados a Madeira ou Não!
Esquemas, caixas de som, racks, etc.
Projetos ligados a fotografia, vídeos e filmagem.
Modelismo - Plastimodelismo - Aeromodelismo - Ferromodelismo - Miniaturas

Responder
joaotex
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): João Carlos Teixeira
Data de Nascimento: 19 Mar 1950
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Engenheiro
Localidade: Jaraguá do Sul
Estado: SC
País: BR
Contato:

Esquadro pitagórico

Mensagem por joaotex »

Sou fã do mestre Pitágoras, mas não conhecia este dispositivo.
Pode, com muito cuidado, ser feito em casa.

[ ]s JCTeixeira
"A simplicidade é o último grau da sofisticação."
Leonardo Da Vinci

JCTeixeira.com.br

Redelease https://www.redelease.com.br/
sideni
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Sideni
Data de Nascimento: 27 Jun 1963
Hobby: musica
Profissão ou ocupação: entalhador/marceneiro
Localidade: Vila rica
Estado: MT

Re: Esquadro pitagórico

Mensagem por sideni »

eu não conheço este dispositivo, mas achei bem interessante,

valeu Tex,
Sideni Inocencio
....................................................................................
A MADEIRA BRUTA É COMO DIAMANTE , SO É BELA QUANDO LAPIDADA.

mellado
Moderador Master
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Alexandre p mellado
Data de Nascimento: 29 Ago 1968
Hobby: marcenaria , informatica
Profissão ou ocupação: programador de computador
Localidade: São Bernardo do campo
Estado: SP

Mensagem por mellado »

achei bem interessante, vou tentar fazer um com perfil de alumínio que tenho em casa, parece bem fácil,e funcional, se der certo posto as fotos.
Um abraço.
Alexandre Mellado.

silvio56
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): silvio
Data de Nascimento: 29 Set 1956
Hobby: Tornearia
Profissão ou ocupação: aposentado
Localidade: Sao Paulo
Contato:

Mensagem por silvio56 »

Amigo João, é um dispositivo muito interessante, e pelo visto além de eficiente é bem tranquilo para se fazer.
Um belo achado, valeu companheiro
Um grande abraço
Silvio
Nada sei, observo muito, quase tudo aprendo, tudo que posso ensino

Web site

Lauro
Membro Mebista
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Lauro
Data de Nascimento: 08 Fev 1970
Hobby: marcenaria
Profissão ou ocupação: cartorário
Localidade: São Paulo

Mensagem por Lauro »

As coisas desses caras são bem legais mesmo. Abraços!
Lauro.

Edu
Administrador
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): José Eduardo
Data de Nascimento: 30 Out 1960
Hobby: Áudio, Marcenaria e Bricolagem
Profissão ou ocupação: Professor de TI PEB1
Localidade: Bady Bassitt

Mensagem por Edu »

Mto bom o assunto, valeu :up:

Estou preparando um tópico com as medidas para montar esses esquadros, e os diversos materiais que podem ser usados :up:

Aguardem :D
Abraços
Edú

Temos de respeitar nossas máquinas, excesso de confiança nunca foi boa compania!

-

-

YanKleber
||||||||||||||||
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Yan Kleber
Data de Nascimento: 19 Abr 1966
Hobby: Música
Profissão ou ocupação: Informatica

Mensagem por YanKleber »

Sinceramente, achei muito interessante como experimento matemático para demonstrações em uma aula de geometria. Agora, para o dia a dia como ferramenta não rola. O que eu realmente não gostei foi:

1) Ele é específico para medir esquadro pelo interior de caixas, ou seja é limitado
2) Se for muito menor ou se for maior que a caixa sendo medida não serve, ou seja, não é flexível e o obriga a praticamente ter os tamanhos diferentes
3) Ele faz o quê? Demonstra se uma junção está em perfeitos 90 graus? Qual o sentido de uma nova ferramenta para fazer aquilo que um esquadro comum já faz há milhares de anos?

/think

Enfim, não vejo em que ele supere um esquadro convencional. O fato é que essas empresas como Woodpeckers, Kreg, etc, estão sempre inventando moda e criando essas geringonças para manter a lista de desejos dos carpinteiros hobbystas sempre cheia. De vez em quando e em meio às maluquices que eles criam, acabam acertando em cheio com um "ovo de colombo" mas dessa feita acho que realmente não foi o caso...

:roll:
Pata de elefante nele!!!

Edu
Administrador

Mensagem por Edu »

Yan em projetos de caixas de som, eu uso, principalmente no meu caso que costumo criar um protótipo para testes e ajustes, nas caixas de som costumo utilizar a "Proporção áurea", então a utilidade depende do fim que se destina, para móveis em geral, acho que teria pouca utilidade.
A proporção áurea, número de ouro, número áureo ou proporção de ouro é uma constante real algébrica irracional denotada pela letra grega Ø (PHI), em homenagem ao escultor Phideas (Fídias), que a teria utilizado para conceber o Parthenon, e com o valor arredondado a três casas decimais de 1,618. Também é chamada de seção áurea (do latim sectio aurea), razão áurea, razão de ouro, média e extrema razão (Euclides), divina proporção, divina seção (do latim sectio divina), proporção em extrema razão, divisão de extrema razão ou áurea excelência. O número de ouro é ainda frequentemente chamado razão de Phidias.
Víu cada louco com as suas manias :fio: Não se esqueça que dentro de mim reside um audiófilio :doh:
Abraços
Edú

Temos de respeitar nossas máquinas, excesso de confiança nunca foi boa compania!

-

-

YanKleber
||||||||||||||||

Mensagem por YanKleber »

Mas o que é que esse esquadro pitagórico tem a ver com a "proporção áurea"? Pelo que eu assisti no vídeo e pude entender ele é apenas uma forma diferente de aferir os 90 graus... continuei sem entender no que é que ele supera um esquadro tradicional.

/think
Pata de elefante nele!!!

joaotex
Ativo
Contato:

Mensagem por joaotex »

YanKleber escreveu:Mas o que é que esse esquadro pitagórico tem a ver com a "proporção áurea"? Pelo que eu assisti no vídeo e pude entender ele é apenas uma forma diferente de aferir os 90 graus... continuei sem entender no que é que ele supera um esquadro tradicional.

/think
O da proporção áurea é outro...

[ ]s JCTeixeira
Leonardo Da Vinci

JCTeixeira.com.br

YanKleber
||||||||||||||||

Mensagem por YanKleber »

joaotex escreveu:
YanKleber escreveu:Mas o que é que esse esquadro pitagórico tem a ver com a "proporção áurea"? Pelo que eu assisti no vídeo e pude entender ele é apenas uma forma diferente de aferir os 90 graus... continuei sem entender no que é que ele supera um esquadro tradicional.
O da proporção áurea é outro...
Obrigado, João, bem que eu imaginei que uma coisa não tinha nada a ver com a outra...

:up:
Pata de elefante nele!!!

joaotex
Ativo
Contato:

Mensagem por joaotex »

YanKleber escreveu:Sinceramente, achei muito interessante como experimento matemático para demonstrações em uma aula de geometria. Agora, para o dia a dia como ferramenta não rola. O que eu realmente não gostei foi:

1) Ele é específico para medir esquadro pelo interior de caixas, ou seja é limitado
2) Se for muito menor ou se for maior que a caixa sendo medida não serve, ou seja, não é flexível e o obriga a praticamente ter os tamanhos diferentes
3) Ele faz o quê? Demonstra se uma junção está em perfeitos 90 graus? Qual o sentido de uma nova ferramenta para fazer aquilo que um esquadro comum já faz há milhares de anos?

/think

Enfim, não vejo em que ele supere um esquadro convencional. O fato é que essas empresas como Woodpeckers, Kreg, etc, estão sempre inventando moda e criando essas geringonças para manter a lista de desejos dos carpinteiros hobbystas sempre cheia. De vez em quando e em meio às maluquices que eles criam, acabam acertando em cheio com um "ovo de colombo" mas dessa feita acho que realmente não foi o caso...

Concordo com tudo que você escreveu aí, YanKleber. :up: Só ganha do esquadro convencional na facilidade de guardar.
Apenas achei interessante a ferramenta, pois fui professor de física e geometria, usei muito o teorema de Pitágoras e não a conhecia.
Eu não compraria uma dessas, mas... se ganhasse de presente... :Hk:

[ ]s JCTeixeira
Leonardo Da Vinci

JCTeixeira.com.br

YanKleber
||||||||||||||||

Mensagem por YanKleber »

Mas João, é aquela velha história... de graça (ou de presente) a gente pega até ônibus errado...

:mrgreen:

Mas agora, falando sério, minha intenção não foi esculhambar a sua indicação -- e que fique muito claro isso para todos! Minha idéia foi realmente fazer uma análise fria e calculista a respeito do artefato enquanto ferramenta. Já percebi que muitas vezes nos deixamos levar pela empolgação de objetos bem engenheirados sem nos darmos conta de que aquilo nem sempre vai ter uma utilidade tão grande quanto o fascínio que nos causa.

Acredito piamente que as empresas que criam tais objetos estão fazendo o papel delas. Afinal eles têm que manter o fluxo de caixa! Com certeza eles contam com um time de engenheiros cuja função é queimar neurônios tentando descobrir novas formas de reinventar a roda e suprir o desejo consumista dos marceneiros de garagem com os mais elaborados instrumentos...

:up:
Pata de elefante nele!!!

joaotex
Ativo
Contato:

Mensagem por joaotex »

Perfeito, YanKleber :up:

Novamente concordo com tudo o que você escreveu. Sua análise está perfeita e em nenhum momento me senti "esculhambado".
Fique tranquilo e vamos pra outra... :Hk:

[ ]s JCTeixeira
Leonardo Da Vinci

JCTeixeira.com.br

SergioN
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Sergio Nakasone
Data de Nascimento: 27 Jan 1965
Profissão ou ocupação: Servidor Publico
Localidade: Mogi das Cruzes

Mensagem por SergioN »

Realmente parece inviável ter um jogo destes dispositivos apenas para conferir ângulos retos e apenas pelo lado interno. Muito limitado e só mesmo se for para ganhar.
Me lembrou de uma forma para descobrir se o ângulo de duas paredes forma realmente 90º sem dispor de um esquadro, que aprendi há muitos anos. Basta lembrar dos números 3,4,5. Marcando-se, por exemplo, 30 cm em uma parede e 40 cm na outra, a hipotenusa deverá ter 50 cm caso as paredes formem um ângulo reto.

Abraços

Fabioreis
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Fabio Reis
Data de Nascimento: 22 Jun 1966
Profissão ou ocupação: Aposentado
Localidade: Cotia, SP

Mensagem por Fabioreis »

YanKleber escreveu:Sinceramente, achei muito interessante como experimento matemático para demonstrações em uma aula de geometria. Agora, para o dia a dia como ferramenta não rola. O que eu realmente não gostei foi:

/think

+1 :up:

Abraços,
Fábio Reis.
Abraços,
Fábio Reis.

"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."
Chico Xavier

Vespasiano
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Luiz Carlos
Data de Nascimento: 13 Ago 1963
Profissão ou ocupação: Telecomunicações
Localidade: Agora em Peruíbe

Mensagem por Vespasiano »

:o :o Baratinho...

SergioN
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Sergio Nakasone
Data de Nascimento: 27 Jan 1965
Profissão ou ocupação: Servidor Publico
Localidade: Mogi das Cruzes

Mensagem por SergioN »

Vespasiano escreveu::o :o Baratinho...

Carinho!!!

Edu
Administrador

Mensagem por Edu »

Olha o Pitágoras aí gente :oba: Um pouco de informação :up:

O quadrado oblongo, como todo retângulo, pode ter qualquer tamanho, desde que dois lados paralelos sejam maiores do que os outros dois.

Proporção Áurea, que é de aproximadamente 1×1,618. Essa famosa proporção, foi utilizada na concepção do Parthenon e adotada por artistas como Giotto. Também está presente na natureza, como em algumas partes do corpo humano e nas colméias, além de vários outros exemplos envolvendo o crescimento biológico, o que torna tal proporção ainda mais intrigante. Pitágoras, registrou a presença da Proporção Áurea no Pentagrama, tornando esse o símbolo de sua Escola.

:arrow: Talvez você esteja pensando: “Como é possível um quadrado ser oblongo? Aí não seria quadrado, e sim retângulo! Esse termo está errado!”

Se você pensou algo parecido, saiba que muitos ao longo dos últimos séculos pensaram como você. Eles também acharam o termo de certa forma contraditório e foram substituindo-o ao longo do tempo. Hoje, vê-se “quadrilongo” e até a aberração “retângulo alongado”! Ora, se é retângulo, então já é alongado, não é mesmo?

A verdade é que o quadrado oblongo, o quadrilongo e o retângulo são apenas nomes diferentes para a mesma figura geométrica. Nenhum deles está errado, nem mesmo o “quadrado oblongo”, o mais antigo deles. Entenda o porquê:

Procure na bíblia a palavra “retângulo”. Aliás, não procure porque você não encontrará. Isso não significa que não há objetos e construções retangulares descritos na bíblia. Simplesmente, o termo não existia.

Para que se entenda melhor a questão, deve-se compreender o verdadeiro significado da palavra “quadrado”. Quadrado vem do “quadratus”, que é o particípio passado do verbo em latim “quadrare”, que significa “esquadrar”. Assim sendo, quadrado, no sentido original, era toda forma geométrica de quatro lados formada por ângulos retos. Quando os quatro lados eram do mesmo tamanho, o quadrado era “quadrado perfeito”, e quando dois lados paralelos eram maiores que os outros dois, era “quadrado oblongo”. A palavra retângulo veio surgir muito tempo depois.

Muito que me conhecem sabem que sou da escola antiga, e adoro fazer meus projetos e desenhar no papel, já tentei usar o computador para isso, mas faltou algo, gosto de lápiseira, compasso, esquadros, caneta de pena, cheiro da papel, etc.

:arrow: Esse esquadro citado pelo João tem a peça do centro móvel, então se obtem angulos diferentes, segue link para entender melhor :oba:

Abraços
Edú

-

-

Edu
Administrador

Mensagem por Edu »

Desculpem pela longa missiva acima, mas... quando queremos passar uma idéia, temos de nos alongar na teoria :Compchat:
Abraços
Edú

-

-

YanKleber
||||||||||||||||

Mensagem por YanKleber »

Edu escreveu:Desculpem pela longa missiva acima, mas... quando queremos passar uma idéia, temos de nos alongar na teoria :Compchat:
Boa explicação, mas... o que é que isso tudo tem a ver com a proporção áurea???

Pata de elefante nele!!!

joaotex
Ativo
Contato:

Mensagem por joaotex »

Na realidade esta ferramenta só tem em comum com Pitágoras (570 aC - 497 aC) o triângulo retângulo. Não usa o teorema dele, mas o teorema de Tales de Mileto (624 aC - 558 AC) . Como Pitágoras é mais conhecido, dá mais IBOPE.

O retângulo áureo entrou na conversa porque a empresa que fabrica esta ferramenta também fabrica a outra.

[ ]s JCTeixeira
Leonardo Da Vinci

JCTeixeira.com.br

Edu
Administrador

Mensagem por Edu »

YanKleber escreveu:
Edu escreveu:Desculpem pela longa missiva acima, mas... quando queremos passar uma idéia, temos de nos alongar na teoria :Compchat:

Yan :!: quem é audiofílio sabe do que estou falando, muitos estudios de gravação, caixas de som para audiofílios, assim como salas de audição, são projetados em cima da Proporção Áurea.

Um exemplo recente; Ontem a noite eu estava recuperando um mixer de painel da marca Micrologic MX12 (Nashville), é da decáda de 70, 100% transistorizado, gostei muito da sonoridade dele (isso é relativo depende da percepção auditiva de cada um), como tem espaço dentro, transformarei em amplificador/mixer, instalando 2 canais de 35W RMS cada, projeto meu, totalizando 70W RMS, este vai para minha sala de home, onde tenho 2 torres Diy de 4 vias projetadas de acordo com Proporção Áurea.

Estou tentando passar onde se usa a Proporção Áurea, muitos podem achar misticismo, mas não era isso que pensava Pitágoras.
Abraços
Edú

-

-

YanKleber
||||||||||||||||

Mensagem por YanKleber »

Edu escreveu:
YanKleber escreveu:

Yan :!: quem é audiofílio sabe do que estou falando, muitos estudios de gravação, caixas de som para audiofílios, assim como salas de audição, são projetados em cima da Proporção Áurea.
Isso eu entendi... o que não ficou claro é o que a proporção áurea tem a ver com o esquadro articulado da Woodpeckers e as definições de quadrados e retângulos!

/think

PS: Desculpe a minha ignorância... acho que ando meio burro ultimamente!

Pata de elefante nele!!!

Responder

Voltar para “Eletrônica, Eletricidade, Áudio, Vídeo, Fotografia, Informática, CNC, e Assuntos Relacionados..”