Página 1 de 1

Ruido em serras circulares

Enviado: Sex Dez 28, 2012 1:59 am
por gaspardpaolo
Como muitos sou marceneiro de apartamento e ruido é um aspecto que preocupa, principalmente em horários noturnos onde o calor diminui e fica mais agradável trabalhar.. Para cortar madeira uso muito Tico Tico de velocidade variável que permite redução da velocidade com que se executa o corte e consequentemente o ruido.
Tenho duas uma Bosch suissa invertida numa mesa de 900 x 1100mm que pode funcionar com ou sem guia superior. A guia superior ( rolamentada ) é muito útil quando se pretende fazer cortes com muitas curvas, pois esta mantem a serra na posição. Em cortes retos ( guiados pela mesa deslizante ) tenho obtido bons resultados mesmo sem a guia.
A segunda é uma Festool onde tenho inclusive trilho de 1,4m que resolve o problema de racionamento de peças de grandes dimensões.

Embora consiga resolver grande parte das minhas necessidades com estas duas Tico-Tico e com 2 circulares que tenho, resolvi comprar uma Skil 3610 que deve chegar nos próximos dias, esta deve trazer um problema adicional que é o ruido. Comprei em 220 V e tenho a possibilidade de alimentá-la com 220V ou 127V. Isto deve resolver um pouco o problema o problema de ruido.

Pesquisando um pouco mais encontrei este estudo e devem haver outros similares e uma série de macetes já desenvolvidos para incomodar os vizinhos dentro do aceitável.

http://www.osh.dol.govt.nz/order/catalo ... wnoise.pdf

Re: Ruido em serras circulares

Enviado: Sex Dez 28, 2012 8:13 am
por Adenilson
graças a Deus meu cafofo é longe de tudo... em uma chácara, eu fico é com medo de acontecer algum acidente e eu estar sozinho... rs.

Re: Ruido em serras circulares

Enviado: Sex Dez 28, 2012 9:28 am
por Vespasiano
Caro Gaspard,

o problema de ruído com relação aos vizinhos é bem complicado. Semana passada fui a uma madeireira aqui perto de casa, comprar uns sarrafos, e estranhei que lá não havia mais nenhuma máquina. Questionei o camarada e ele me disse que a prefeitura havía mandado retirar por causa de reclamações dos vizinhos, ele havía preparado todo o amibiente, que não é pequeno, com telas, para evitar a dispersão do pó de serra, mas o problema maior era o ruído. A solução foi arrumar um outro galpão bem longe da cidade, onde as madeiras são cortadas e aparelhadas, e depois trazidas para esse, dentro da cidade. Sem dizer que a madeireira já estava lá muito antes dos vizinhos chegarem. Isso tudo porque eu moro em uma cidade no interior de São Paulo, bem longe da capital. Confesso fiquei indignado.

Agora voltando ao seu problema, em apartamento é pior ainda. Você até pode fazer uma “casinha” para a sua 3610, não sei como, mas vai ficar bem difícl trabalhar.
Mas nem tudo está perdido, existem alguns discos da Freud que são de baixo ruido, ou diminuem bem o ruído de corte. No antigo fórum há depoimentos de que isso é fato, diminui consideravelmente o ruído, além de terem um corte mais limpo. O problema desses discos é o preço, são bem salgados.

Dá uma olhada no link.


É isso, espero ter ajudado.
Abraço,
Vespa

Re: Ruido em serras circulares

Enviado: Sex Dez 28, 2012 10:35 am
por gaspardpaolo
No final dos anos 80 construí uma lancha de 33' com um motor diesel, na época me preocupei com o ruído que poderia sair do compartimento do motor e trabalhei este compartimento com espuma tipo casca de ovo e com fechamento do alçapão bem justo. Sem ter que chegar a ser radical obtive um resultado muito bom o que permitia que se conversa-se, ouvisse musica ou os ruídos da natureza com um nivel de ruido de motor aceitável.
Acredito que com algum cuidado bons resultados podem ser obtidos com a serra de bancada.
Em serras circulares de mão que usualmente atingem 110 dB só reduzindo a rotação e indo devagar.
Usualmente no eixo do motor universal que as equipa é cortada uma engrenagem de dentes retos, solução esta barata mas muito barulhenta, maquinas que usem engrenagens helicoidais são muito mais silenciosas mas da ordem de 50% mais caras ( exemplo Makita 5377 não disponível aqui )

Re: Ruido em serras circulares

Enviado: Sex Dez 28, 2012 11:02 am
por Mila
Nobre Gaspardpaolo.
Vale lembrar que toda ferramenta em 220v foi desenvolvida e projetada para funcionar nesta tensão. Para usá-la em 110v é preciso atentar quanto a perda da potência. Na ferramenta é necessário um torque mínimo para uso devido da mesma. Com o uso na tensão indevida pode acarretar no maior desgaste das engrenagens e no aumento da temperatura do motor, devido o esforço maior do uso. Dependendo da ferramenta de 220v ela nem mesmo possa dar partida em 110v. A exemplo, tenho uma lixadeira de bancada de cinta da skil em 220v que não aciona (trava) o botão na posição de ligar. Eu uso um Variador regulável de tensão (dimer) e faço-o trabalhar na casa dos 75% da tensão em 220v (3/4 ou + ou - 165volts) para cima. Nunca para baixo. Com isto consigo diminuir o nível de ruído e até mesmo prolongar a vida útil da ferramenta. Faço isto com todas as minhas ferramentas de 220v. Mas, sempre me preocupando com o torque.
Grande abraço.

Re: Ruido em serras circulares

Enviado: Sex Dez 28, 2012 11:34 am
por gaspardpaolo
Mila.

Uso em 127 normalmente e nunca tive problemas
Serra circular PKS 66 - 1986 - Alemã - Sem regulagem eletrônica de velocidade
Tico-Tico Bosch 1581-7 - 1986 - Suissa - Com regulagem eletrônica de velocidade
Festool - PS 200 E - Plus - 1998 - Alemã - Com regulagem eletrônica de velocidade

Essas com regulagem eletrônica de velocidade ainda reduzo mais através do dimer mesmo quando usando em 127V.

É logico que tudo depende o que está sendo cortado e da sensibilidade do operador.

Essa Tico Tico Bosch usei muito cortando peças longas, inclinando as peças de forma que a lateral do patim encostasse numa guia, e que a maquina caminhasse no sentido do corte usando a gravidade e sua própria vibração.
Cortes surpreendentemente perfeitos e nem morna a maquina ficava.

Re: Ruido em serras circulares

Enviado: Sex Dez 28, 2012 11:49 am
por gaspardpaolo
Um outro aspecto é que se você pode escolher a velocidade do corte, pode também fugir das frequências de ressonância > menos ruido .
Com um corte mais lento a poeira não vai tão longe, consequentemente você fica menos empoeirado, a respira menos e o sistema de aspiração ( Ciclone + aspirador ) funciona melhor.