Estou precisando de uma guia de cópia que possa ser adaptada à tupia Black&Decker RP 250BK. Alguém tem alguma dica?
Obrigado!
Re: Guia de cópia para tupia RP 250 BK?
Enviado: Sáb Out 12, 2013 3:31 pm
por YanKleber
Pessoal, nem esquentem a cabeça!
Depois de procurar acabei constatando que as guias de cópia que existem à venda no mercado não se adaptam à base da RP e a B&D não oferece o acessório (nem aqui e nem lá fora).
Acabei comprando a "tupia de palma" (laminadora) da Skil que já vem com o acessório que é essa aqui:
Eu estava entre essa e a da AWT mas acabei preferindo a da Skil pois gosto da marca.
Re: Guia de cópia para tupia RP 250 BK?
Enviado: Sáb Out 12, 2013 5:00 pm
por DICAPEREIRA
Caro Yan!!!
Que bom te-lo aqui conosco de novo amigo...
Grande abraço..
Dicapereira
Adilson...
Re: Guia de cópia para tupia RP 250 BK?
Enviado: Sáb Out 12, 2013 6:16 pm
por alflopesrj
Faço minhas as palavras do Adilson!! Que bom que esta de volta.!!!
Abraço,
Antonio
Re: Guia de cópia para tupia RP 250 BK?
Enviado: Dom Out 13, 2013 1:44 am
por Lauro
Yan, embora você já tenha resolvido o problema, o Machado fez o próprio guia dele e publicou do antigo M&B. Mas eu comprei o meu original da B&D numa autorizada aqui em Sampa, igual ao mostrado naquele mesmo tópico. Será que eles pararam de produzir? Abraços!
Re: Guia de cópia para tupia RP 250 BK?
Enviado: Dom Out 13, 2013 6:32 pm
por YanKleber
Obrigado, Lauro! Devem ter parado sim. Eu tentei no Google, e no próprio site da B&D e nem referência à peça eu encontrei. Enfim, agora a solução já foi dada mesmo e uma laminadora nunca é demais!
Re: Guia de cópia para tupia RP 250 BK?
Enviado: Dom Out 13, 2013 11:09 pm
por Marcos
[quote="YanKleber"]Obrigado, Lauro!..... Devem/quote]
PG... Que bom ver você novamente por aqui mano. Muito obrigado por retornar.
Bom, não sei para que serve esta tal de Guia de Cópia.... Mas estou interessado em saber a aplicação.
** PG = Putz Grila
Re: Guia de cópia para tupia RP 250 BK?
Enviado: Seg Out 14, 2013 1:15 am
por YanKleber
Marcos escreveu:
YanKleber escreveu:Obrigado, Lauro!..... Devem/quote]
PG... Que bom ver você novamente por aqui mano. Muito obrigado por retornar.
Bom, não sei para que serve esta tal de Guia de Cópia.... Mas estou interessado em saber a aplicação.
** PG = Putz Grila
Valeu mano Marcão!!!!
Agora, a explicação...
Suponha que você precise fazer vários cortes iguais de uma mesma peça. Ao invés de ter um trabalhão danado fazendo vários cortes, você faz o mesmo apenas uma vez, criando um "template" ou molde que irá funcionar como original. A partir desse original você faz as outras cópias simplesmente fixando-o sobre o material virgem e contornando o mesmo.
Para isso você precisa da "guia de cópia" ou "guia copiadora" que é um acessório que vai instalado naquele orifício central da base da tupia. O acessório nada mais é do que uma "camisinha de aço" que envolve parcialmente a fresa (a cabecinha fica de fora) com um tubinho. Esse tubinho funcionará como um batente circular que impede que a fresa encoste no modelo. Então é só ir contornando enquanto mantém a guia bem encostada no modelo, assim a ponta da fresa vai cortando o material que está embaixo. Além de acelerar o processo de corte, você garante que as cópias ficarão idênticas.
Existe um tipo de fresa que dispensa essa guia. A fresa em questão possui um rolamento ACIMA da área de corte de forma que o rolamento faz o papel de guia.
É importante lembrar que quando se usa a guia a cópia vai sair ligeiramente maior do que o original por causa da diferença da distância guardada pela própria guia. Assim, é preciso já considerar essa diferença e fazer o template um pouco menor para que as cópias saiam no tamanho correto. Quando se usa a fresa rolamentada, essa diferença não existe.